sábado, 6 de junho de 2009

Maratona das Praias - Bertioga


Tive a maior alegria em saber que este ano vamos ter mais uma Maratona no Brasil: 1ªMaratona das Praias - Bertioga .
Grande Iniciativa! Parabéns!
A TH5 informa que já estão abertas as inscrições para a 1ª Maratona das Praias - Bertioga 2009, programada para o domingo, 13/setembro com largada as 8hs da manhã, na Praça de Eventos, próximo ao Forte São João, em Bertioga, litoral norte de SP.


A iniciativa para realização do evento partiu de encontro entre os diretores da TH5, Oswaldo e Marcia com o Prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini, quando do jantar de massas que antecedeu a prova 25km InterPraias realizada em março.

A prova inédita no estado terá percurso rústico, 100% pela areia na orla, passando pelas praias da Enseada, SESC, Vista Linda, Indaiá, Riviera de São Lourenço e a deserta Itaguaré, onde próximo e um pouco antes do rio que divide as praias de Itaguaré e Guaratuba, os atletas farão o retorno ao ponto de partida, no Forte São João.

Paralelamente a prova, uma Meia Maratona com largada e chegada também no Forte São João, com percurso semelhante, também pela praia, com retorno no Canto do Indaiá.
Categorias em ambas as provas: Individual (masculino e feminino), não havendo a opção para revezamento.

Na Maratona (42k) serão premiados os 5 primeiros do Geral (M/F) e os 5 primeiros nas categorias por faixa etária (de 5 em 5 anos)
Já para a MeiaMaratona (21k) premiação somente para os 5 primeiros do Geral (M/F), não havendo premiação por idades.

Limite de 800 inscritos somando-se todas as categorias.
Toda inscrição dará direito ao Kit do Atleta, composto de camiseta + medalha "finish" + gatorade + lanche fruta + numeral e chip + jantar de massas
Sorteio: no final da prova, 01 Sorteio "surpresa" entre todos os inscritos (divulgação do prêmio em breve)

Apoios: Prefeitura de Bertioga, Gatorade, Ativo.com, Sabesp e Rent A Tour
TH5 informações e Site da prova: 013 3313-1196 / www.th5eventos.com.br/maratona/index.asp
Mais um bom motivo para treinar...




sexta-feira, 5 de junho de 2009

Antarctic Ice Marathon & 100 Km

Estamos sempre procurando pelo próximo desafio... É essa vontade de "desbravar" o desconhecido e superar limites que nos mantém vivos e treinando duro... E é justamente com esse propósito de procurar pelo próximo grande desafio, que mantenho esse blog com os amigos corredores.

Tenho, portanto, o imenso prazer de apresentar para quem ainda não conhece, e tornar a relembra para quem já tinha ouvido falar: A Maratona & os 100 Km da Antártida.

A Maratona (42,2 Km):
A Maratona vai acontecer no dia 12 de dezembro de 2009 (um bom presente de Natal). Essa vai ser sua quinta edição. Segundo os organizadores: “Essa prova oferece aos corredores o extraordinário e genuíno desafios da Antártida sob os pés”

A temperatura média será em torno dos -20ºC e, ainda existe a grande possibilidade de se enfrentar ventos, gelados e fortes causados, principalmente, pela altitude de 3.000 pés.

Essa é a única maratona no interior do Continente Antártico e é organizada pelo Polar Running Adventures, o mesmo organizador da maratona anual do Pólo Norte (Nort Pole Marathon)

A agenda de oito dias, cobre desde o embarque em Punta Arenas (Chile) de avião para Antártida (Patriot Hill) até a volta no mesmo lugar, veja abaixo detalhes:
December 8th - Chegada em Punta Arenas, Chile
December 9th - Recomendações de Pre-Embarque
December 10th – Vôo para o local da Maratona em Patriot Hills, Antarctica
December 11th – Aclimatização (processo de adaptação) & Corrida Teste
December 12th – Grande dia: Antarctic Ice Marathon
December 13th – Meia-maratona (caso haja demanda suficiente)
December 14th – Descanso
December 15th – Dia da Ultra-maratona: Antarctic 100k
December 16th - Conclusão dos 100k (caso necessario)
December 17th – Dia livre
December 18th – Vôo de return para Punta Arenas, Chile
December 19th – Embarque para casa
No site a organização afirma que todo esforço vai ser feito para se seguir a agenda, mas que em função das condições do tempo pode-se ter vôos cancelados e pode-se esperar dias de atraso o que é normal em vôos na Antártida... Eles continuam dizendo que não se deve agendar nada importante nas duas semanas seguintes a data que você pretende voltar.
Os desafios são realmente grandes e começam na logística de transporte!

A Ultra Maratona (100Km)
A ultra maratona vai acontecer no dia 15 de dezembro (conforme agenda acima) e serão os 100 quilômetros mais frios do mundo, segundo a organização do evento.
Ainda segundo a organização, essa ultra maratona é reservado somente para os atletas mais fortes e resistentes... Esses 100Km vão ser corridos sob um sol que nunca se põe por trás das montanhas de Patriot Hill e Ellsworth Mountains.
A taxa de inscrição é de US$16,500 com direito aos vôos ida-volta entre Punta Arenas e o acampamento em Patriot Hills. Acomodações, alimentação durante os 8 dias que estarão na Antártida e a inscrição para participar da prova de sua escolha.
A organização sempre deixa claro que os 8 dias programados podem ser mais ou menos dependendo da condições do tempo.
Somente lembrando que nesse período temos 24 horas com luz do dia (sem noites)
Acredito que até hoje nenhum brasileiro tenha ido... Quem vai se candidatar para ser o primeiro?
Pena que o preço é salgado! Mas, quem sabe... quem sabe... quem sabe...
As fotos abaixo mostram as acomodações em Patriot Hills:

http://www.npmarathon.com/


quinta-feira, 4 de junho de 2009

Dicas para treinar no frio



Nesta semana estamos enfrentando temperaturas baixas. Agora mesmo, às 10 horas da manhã, os termômetros em Campinas (SP) marcam 7oC e a sensação térmica é de 5oC. Felizmente o ar não está muito seco...

Ai vem a pergunta que se faz todos os anos quando o inverno chega:
Quais os cuidados para se treinar no frio?
Como tudo na vida, a resposta gira sempre em torno da questão de se ter "bom senso"... Mas, vale relembrar algumas dicas para correr no frio:

-Proteja o corpo com roupas especiais para o inverno. A região do corpo que merece maior atenção é o peito, por reunir órgãos vitais

-As extremidades do corpo, como pés e mãos, são muito sensíveis ao frio, procure protegê-las com luvas e meias

- Cabeça e pescoço merecem também atenção especial. A cabeça é uma região muito vascularizada, que perde bastante calor. Use gorro ou boné, sempre de tecidos respiráveis

-Passe manteiga de cacau ou algum produto semelhante nos lábios para evitar rachaduras

-Use várias camadas de roupa quando for correr e vá retirando, uma a uma, à medida que o corpo for aquecendo

- Se você está com roupa suficiente para não sentir frio parado antes da corrida, provavelmente está com muita roupa para correr e irá sentir calor durante o treino ou prova

- Faça um bom aquecimento. Trotar de 10 a 15 minutos, a 50% do VO2 máx é importante para preparar o organismo, além de equilibrar a respiração

- Para evitar infecções respiratórias, não treine “outdoor” em dias muito secos e com muita poluição. Prefira a esteira da academia também nos dias muito frios

-Alongue e aqueça o suficiente para deixar a temperatura do corpo agradável para iniciar a atividade

-Evite o consumo de álcool, pois aumenta a vasodilatação e, com isso, aumenta também a perda de calor

-Vista roupa seca assim que terminar o treino. Roupa e corpo úmidos de suor aumentam o risco de hipotermia, pois o valor isolante fica comprometido e a umidade da pele facilita a perda de calor por condução, convecção e evaporação

-Não esqueça da hidratação. Mesmo no inverno, é necessária a ingestão de água antes, durante e após os exercícios

- Repor as energias gastas pelo exercício ingerindo carboidratos também é importante no inverno

- Para os asmáticos, antes de treinos intensos e competições, é importante usar as medicações preventivas (broncodilatadores e antiinflamatórios), sempre com prescrição médica.

Bons Treinos!


Fonte: Revista O2

Maratona do Fogo - 2009


Fiquei sabendo pelo Hideaki (MM # 1024) sobre a realização de “mais uma” maratona no Brasil, apesar de a mesma estar em sua 23ª edição, confesso que somente fiquei sabendo de sua existência ontem.

Acredito que o motivo do meu desconhecimento seja porque esta prova ficou suspensa por quatro anos, justamente no período em que eu comecei a me apaixonar pelas maratonas... (Desculpe-me!)
A 23ª Maratona do Fogo de Dourados será realizada no dia 28 de junho, com largada prevista para as 7h30 da manhã, na praça central de Fátima do Sul. O percurso é de 42 quilômetros e 195 metros, com chegada em frente ao Corpo de Bombeiros de Dourados.
O evento é coordenado pela FUNCED (Fundação Cultural e de Esportes de Dourados) em parceria com a FUNDESPORTE (Fundação do Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), Secretaria de Esportes do município de Fátima do Sul e Corpo de Bombeiros, com apoio de diversos órgãos e entidades locais e regionais.
Segundo os organizadores, com apenas uma semana de inscrições abertas, a 23ª Maratona do Fogo já tem confirmados mais de 50 corredores. A expectativa é de que o evento, neste ano, ultrapasse a marca de 200 participantes.

Gostaríamos de participar dessa prova, entretanto, a data coincide com a Maratona Internacional do Rio de Janeiro e já tenho tudo organizado: passagens de avião, hotel, inscrição e etc.

Como afirmou o Hideaki: “É uma lástima que vai acontecer no mesmo dia da Maratona do Rio...“
Importante destacar, que a Maratona do Fogo, é considerada como uma das mais antigas prova de pedestrianismo do Brasil. A Maratona de São Paulo no último final de semana completou os seus 15 anos de existência.
Ainda segundo os organizadores: “a Maratona do Fogo volta a manter a distância estabelecida na Olimpíada de Londres em 1908 e que foi adotada como oficial. Segundo Neres, a grande procura por parte de atletas é justamente pelo fato de manter o padrão das provas de nível nacional e internacional.”
Os corredores interessados em participar podem se inscrever em Campo Grande na Casa do Atleta, na Galeria dos Esportes e na Fundesporte.
Em Dourados na Funced e nas demais cidades de Mato Grosso do Sul e fora do Estado, pelo site da Prefeitura de Dourados http://www.dourados.ms.gov.br/ e da Fundesporte http://www.fundesporte.ms.gov.br/ , onde estarão disponíveis o regulamento, a ficha de inscrições e demais informações, incluindo a premiação.
Quanto ao nome “Maratona do Fogo“, eu não tenho certeza, mas acredito que venha do fato de que esse evento esportivo tem como objetivo homenagear o Corpo de Bombeiros, que também é um dos grandes incentivadores e parceiros na organização da Maratona.
Tomei a liberdade de enviar um e-mail para Prefeitura de Dourados e sugeri que nos próximos anos eles consultem o calendário oficial de Maratonas no Brasil para evitarem superposição de Maratonas no mesmo final de semana... Possibilitando-nos participar de todas!
O ideal seria a data ser uma semana depois da de São Paulo para aproveitar os atletas que vão até lá. Como é a Corrida de Reis de Cuiabá, que é realizada uma semana após a São Silvestre. E em poucas edições já conseguiram cobertura da Rede Globo.
Bom! Fica a dica para quem a conheceu no passado, para quem ainda não a conhecia e para aqueles que não estão dispostos a encarar a Maratona do Rio de Janeiro no dia 28 do corrente mês.
Que seja bem vinda - de volta - a Maratona do Fogo!
Esperamos que no ano que vem, a Funced verifique o calendário das corridas de todo o Brasil, para aproveitar melhor as datas.

Dica de leitura:
Relato de José Carlos Angst sobre a Maratona do Fogo - Dourados MS, 2003http://www.copacabanarunners.net/marafogo.html

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Novas diretivas de dieta


Sem ser muito chato e muito menos radical, eu gostaria de deixar com vocês uma discussão importante sobre a questão alimentar:

Nossas avós e bisavós costumavam usar alimentos frescos, saídos diretamente da horta e do pomar. Isso garantia um sistema imunológico forte. E quando adoecíamos, os remédios eram as plantas medicinais, ervas e temperos que curavam quase tudo.

Os tempos mudaram, mas a boa noticia é que cientistas, médicos e nutricionistas estão cada vez mais interessados em pesquisar esses velhos hábitos alimentares e as pesquisas nessa área revelam que a alimentação pode prevenir e tratar certas doenças.

O segredo para manter a saúde e ter vida longa é simples: consumir menos alimentos industrializados, se possível ingerir somente orgânicos, ter uma dieta bem variada, rica em vegetais, frutas, grãos e cereais.

Parece fácil na teoria, mas porque é tão difícil fazer isso na prática?

Os nutricionistas explicam que é uma questão de mudança de hábitos. Verdade!

Eu mesmo passei por esse processo gradativo de mudança de hábitos há cinco anos... E hoje não sei mais como é viver da outra maneira.

Com a mudança dos meus hábitos ganhei em qualidade de vida, sem duvida!

Hoje eu sinto perfeitamente que somos resultado do que comemos: tanto no aspecto físico como no aspecto emocional e intelectual.

Comecei a correr somente depois de ter mudado meus hábitos alimentares, portanto, não sei dizer especificamente o que ganhei (na corrida) com a mudança alimentar... Mas, acredito que a minha resistência a lesões pode vir desse comportamento alimentar. Como alguns sabem sou Vegetariano do tipo Vegano (faço restrição alimentar de produtos de origem animal: ovos, leites e derivados).


Boa Alimentação e Bons Treinos


Links Importantes:






terça-feira, 2 de junho de 2009

K42 Bombinhas Adventure Marathon



Hoje recebi um e-mail de meu grande amigo "Marathon Manic" - Hideaki (MM # 1024) - no qual informava que iria participar do Bombinhas Adventure Marathon... Como eu não conhecia, entrei prontamente no link, e fiquei apaixonado pelo desafio...

O percurso é maravilhoso, tem quase todo tipo de terreno: praia, terra, asfalto, pedra e etc... Com subidas, descidas e terrenos planos...

Para aqueles que se sentirem interessados, é somente clicar no link a baixo:

No site tem um filme que mostra em alta velocidade todo o trajeto... E´bem legal e tem-se uma boa idéia do trajeto da Maratona. (que na verdade não é Maratona, pois, faltam 195 metros para se caracterizar como tal)http://www.webrun.com.br/home/conteudo/calendario/evento/id/2213



Tem um filme que mostra em alta velocidade todo o trajeto... É muito legal!

O mapa abaixo mostra bem em uma de uma visão maior o que vai ser o desafio... Para maiores detalhes é só clicar em cima do Mapa.


Calendário K42 Bombinhas Adventure Marathon
Inscrições: Ativo.com http://www.ativo.com/Eventos/MostraEvento.aspx?idEvento=1952
Valor Inscrição Solo: R190,00 - R$230 (depende da data da inscrição)
Entrega do Kit: 13 e 14/08/2009
Data da Prova: 15/08/2009
Local: Praia de Bombinhas
Cidade: Bombinhas / SC
Organizador: Bombinhas Adventure Runners
Site do Evento: http://www.bombinhasrunners.com.br/

Alojamento e transporte eu ainda não verifiquei, mas no site do evento, vão estar disponíveis informações...
Mas, a minha dica para quem sai de Sampa (ou Campinas) é pegar voo da Azul para Navegantes e depois alugar um carro ou pegar um ônibus para Bombinhas... Não fica muito longe!
Pousadas e hotéis em Bombinha são muitas opções, principalmente em Agosto...

Vejo vocês por lá...

Bom Treinos !!! (Ainda não voltei aos treinos e musculação, mas volto nesta semana...)



segunda-feira, 1 de junho de 2009

Viva o seu limite!

Gostaria de começar esse "post" com uma pequena homenagem aos nossos heróis Cucanos que enfrentaram a Maratona de São Paulo ou os 25Km...

E o Tramontina? Nem "deu bola" para gente!



Durante a Maratona de São Paulo reencontrei vários amigos que somente encontro-os em provas de maratona ou ultras maratonas... Fui ultrapassado pela maioria deles, entretanto, um em especial, eu o ultrapassei; ele estava caminhando, para meu espanto!

Na verdade, foi ele que me reconheceu e me chamou pelo nome... Como disse anteriormente, me espantei e perguntei: O que aconteceu? Porque estais andando?

Ele me falou que tinha se lesionado durante a seqüência de treinamentos para diminuir o tempo de maratona... Lesão que veio, segundo ele, justamente pelo excesso de treinos e que causou fratura da tíbia por estresse (se não me engano!). E trinta dias depois, ele ainda sentia muita dor... Mas, o que ele estava fazendo ali? Maratona?

Sim! Ele me falou que não iria correr, mas que alguns amigos (amigos?) insistiram para ele participar... São nessas ocasiões que eu agradeço a Deus pelos amigos “cuidadosos” que eu tenho; estão sempre me alertando sobre exageros.

Bom! Achei aquilo tudo muito estranho, pois ele é um atleta novo (25 anos), com boa estrutura física, boa cabeça e aparentemente muito forte. Eu nunca imaginaria que ele se machucaria da forma com que me relatou.

Por outro lado, olhando-se somente para meu ciclo de amigos corredores mais próximos, verifico que a corrida leva muito mais gente aos consultórios do que se imagina. São muito freqüentes lesões da unha, planta do pé, tornozelo, joelhos e quadril.

Estou escrevendo sobre esse assunto justamente para levantar a seguinte questão: As dores musculares que geralmente sentimos após o esforço físico de uma ultra-maratona (como por exemplo, a Comrades) é resultado de uma lesão?

Claro que sim! Mas, observando-se a duração e intensidade dessas dores, verifica-se que as mesmas não interferem no cotidiano por mais de 2 dias. Desaparecendo!

Em outras palavras, como essas dores vão diminuindo de intensidade com passar dos dias e que em dois dias elas desaparecem, não é necessário procurar um médico.

Tenho vários amigos que me alertam o tempo todo em relação aos exageros que podem ser cometidos nos treinos e no excesso de provas de longas distancias que faço em tão curto período de tempo.

Apesar de, às vezes, eu parecer um corredor “fora de controle” e “sem limites”, faço sempre os treinamentos e as provas sob um planejamento técnico, e sempre escutando o meu corpo. Como, por exemplo, na maratona de São Paulo, quando completei a prova com um tempo de 4:14:49 (bem acima do que costumo a fazer).

Agora, a minha gripe ainda não foi embora desde a Comrades... Tenho melhorado, mas continuo gripado... Esse é outro tipo de “lesão” herdada das maratonas: baixa resistência!

Mas, é assunto para outro post...

Bom Treinos e muito cuidado com as lesões!

Maratona de São Paulo: Day after


Ontem acordei às 3 horas e fui ao encontro dos amigos do CUCA (Paulo Sacramento, Daniel Sanches, Toninho e o ) para irmos juntos a São Paulo. O objetivo era chegar cedo para evitarmos problema de congestionamento e estacionamento.

Nosso destino final, nesta madrugada em São Paulo, era o estacionamento da Assembléia Legislativa perto do Ibirapuera e da linha de chegada da Maratona de São Paulo.

Após alguns desencontros e várias ligações por celular, conseguimos nos encontrar em um posto de gasolina na Rodovia dos Bandeirantes por volta das 5 horas da manhã. Onde, finalmente saímos em comboio de dois carros para nosso destino final: Passar uma manhã de domingo ( e parte da tarde) fazendo o que mais gostamos...

Chegamos tão cedo, que pegamos o segundo ônibus para o local da largada: Av. Jornalista Robert Marinho... Ficamos aproximadamente 2 horas esperando a largada que seria por volta das 9 horas. Aproveitamos o tempo para fazer fotos, encontrar outros amigos, rever a estratégia para prova e fazer os últimos preparativos... Valeu!

Dirigimos-nos para as baias de largada, cantamos o Hino Nacional e finalmente o BUM... É dada a largada! Todos espremidos tentando correr e ao mesmo tempo “mandar uma mensagem de satisfação e realização para amigos e familiares pela tela da Globo”... Infelizmente nem todos parecem!

Começou a prova... Agora é para valer! São 42,2 Km a desfrutar!

Importante registrar, para aqueles que nunca experimentaram as alegrias de uma maratona, que uma prova dessa grandeza (42,2 Km) pode ser dividida em várias partes: Na primeira parte, acreditamos que não poderia existir outro lugar melhor para se estar num domingo como aquele.
Logo após, por volta do quilometro 15, começamos a entender o que realmente é correr uma maratona, mas ainda acredita-se que não poderia existir um lugar melhor do que aquele para se estar... Na meia maratona (21,1 Km), começa-se a fazer uma projeção do tempo que se vai levar para concluir a maratona, entretanto, inicia-se um processo de questionamento do tipo: Mas, porque estou aqui mesmo? Não seria melhor ter escolhido uma prova menor? (No caso da maratona de SP os 25Km).
Na seqüência normal dos quilômetros temos os quilômetros 26, 27, 28, 29, 30 e assim por diante... E começa-se a perceber (sentir) que o corpo reclama: uns tem câimbras (né Daniel?) outros, estão tão cansados que precisam caminhar um pouco... Mas, ninguém desiste! Pois, todos sabem que a linha de chegada esta a frente!
Nesta hora a pergunta que vem é quase sempre a mesma: O que estou fazendo aqui? Ou para outros, Vou conseguir completar dentro do prazo que me preparei (treinamento)?

O interessante é que tudo isso passa quando chega a marcação dos 40Km. Fica parecendo que não houve dificuldades ou vontade de desistir nos quilômetros que passaram...

E, quando se cruza a linha de chegada à emoção SEMPRE toma conta: Sorrisos e lágrimas ao mesmo tempo.... É a realização pessoal!

Quando se começa a andar para entregar o chip, logo vem aquele “pensamento teimoso”: Qual é mesmo a próxima maratona que vou fazer?

Tive muitas dificuldades na maratona de São Paulo desse ano, pelo fato de ter corrido a Comrades (89Km) no domingo passado e por ainda estar meio gripado... Mas, completei a prova (num tempo superior ao que costumo completar) e me sinto bem e muito motivado para os próximos desafios... Graças a Deus!

Parabéns a todos que estiveram presentes no domingo e ajudaram a fazer da Maratona de São Paulo, uma festa maravilhosa e emocionante.

Nota:
Alguns amigos de diziam que: “Após fazer a Comrades, completar uma maratona seria fácil (café pequeno)”.
Grande engano! Hoje, a maratona de São Paulo, me forneceu um desafio tão grande como o que tive no domingo passado na África do Sul... E fiquei igualmente tão emocionado em completar a prova!

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign