quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Previsão do Tempo para Bombinhas


Se depender da previsão do tempo, tudo indica que teremos um excelente K42 em Bombinhas - SC no sábado e um final de semana proveitoso.

Nos vemos por lá... Até a volta!

Boa Prova!

Razões Sérias Para Se Perder A Barriga

Por: Izaara Carvalho Alvarenga

ENTENDA OS PERIGOS


Doenças Cardiovasculares: normalmente as células gordurosas presentes na região abdominal são responsáveis pela produção de substâncias inflamatórias que por sua vez estão relacionadas a doenças cardiovasculares. A gordura abdominal em excesso pode ser na maioria das vezes sinônimo de alterações nos níveis do mau colesterol, o qual é o responsável pelo depósito nas artérias e vasos, reduzindo sua luz pelo estreitamento dos mesmos, daí a origem de tais doenças.

Fígado: a gordura abdominal é aquela que circula os órgãos e sendo assim, pode se aderir ao fígado e por fim se depositar nas células deste órgão, os hepatócitos, instala-se aí a esteatose hepática, caracterizada por sucessivas inflamações que pode levar a falência do fígado.

Diabete: as células da região abdominal são muito ativas na fabricação de diversas substâncias que deixam o organismo confuso, dentre estas confusões está a alteração nos níveis de glicose, em busca de suprir a necessidade de insulina, hormônio responsável em transportar todo esse açúcar para dentro das células, entra em cena o pâncreas, que também fica confuso na tentativa de atender à enorme demanda. Mas essa gordura estocada no abdomem também promove a liberação de muitos ácidos graxos livres, que por sua vez, impedem a ação correta da insulina. Daí, como a substância não consegue cumprir sua missão, sobra açúcar e abrem-se as portas ao diabete tipo 2.

Hipertensão: em conseqüência ao problema do diabete acima citado, pelo necessidade aumentada da produção de insulina e estando então seus níveis aumentados acarreta um aumento da atividade do sistema nervoso simpático, que ordena uma maior contração dos vasos sangüíneos. Sem contar que os rins passam a reabsorver mais sódio, tem-se como resultado o aumento da pressão arterial.

Depressão: sem contar com a insatisfação pessoal com a própria imagem, todas as mudanças internas e intensas citadas acima, favorecem o quadro depressivo, visto que interferem na atividade cerebral. Quando se mexem nos níveis de colesterol, pode-se prejudicar a síntese de neurotransmissores, os quais são os responsáveis na manutenção do bem-estar cerebral em geral.

Entendendo os riscos, que além de não serem poucos representam perigosos a saúde.

Cuide de sua alimentação, procure evitar gordura e aumentar os alimentos naturais e os ricos em fibras, realize uma atividade física regular e procure fazer atividades prazerosas diariamente.

Boa semana e dê atenção especial a gordurinha em excesso, mas importante que ter a auto-estima em alta por meio de um corpo sem barriga, é ter saúde para tê-lo.

Perfil o autor:
Izaara Alvarenga é graduada em Nutrição, pela UNILAVRAS, em Lavras - MG. Possui grande experiência na área de Alimentação Hospitalar. Cursa Especialização na UNESP, Botucatu - SP. Com passagem por empresas de porte nacional e multinacional da Alimentação Empresarial, adquiriu extensos conhecimentos neste ramo. Na área de responsabilidade social, atua na Pastoral da Criança e no Lar Esperança e Vida Mateus Loureiro Ticle, de apoio ao portador de Câncer, em Lavras. É também Articulista dos Jornais impressos “A Gazeta” e \"Jornal Agora\" da cidade de Lavras/MG, \"Jornal O Movimento\" da cidade de Carrancas/MG e "Jornal Folha de Catuípe" da cidade de Catuípe/RS, com a coluna “Vida Saudável”.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Corrida na maturidade

Existem cada vez mais evidências científicas apontando o efeito benéfico de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento.
Além dos benefícios já citados no Overrunning anteriormente pela atividade aeróbica existem também importantes benefícios do treinamento de força muscular no adulto e na terceira idade:
Melhora da velocidade de andar.
Melhora do equilíbrio.
Aumento do nível de atividade física espontânea.
Melhora da auto-eficácia.
Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea.
Ajuda no controle do Diabetes, artrite, Doença cardíaca.
Melhora da ingestão alimentar.
Diminuição da depressão.

Uma das principais causas de acidentes e de incapacidade na terceira idade é a queda que geralmente acontece por anormalidades do equilíbrio, fraqueza muscular, desordens visuais, anormalidades do passo, doença cardiovascular, alteração cognitiva e consumo de alguns medicamentos. O exercício contribui na prevenção das quedas através de diferentes mecanismos:
1- Fortalece os músculos das pernas e costas.
2- Melhora os reflexos.
3- Melhora a sinergia motora das reações posturais.
4- Melhora a velocidade de andar.
5- Incrementa a flexibilidade.
6- Mantém o peso corporal.
7- Melhora a mobilidade.
8- Diminui o risco de doença cardiovascular.

Segundo dados científicos a participação em um programa de exercício leva à redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares, 10% nos casos de acidente vascular cerebral, doença respiratória crônica e distúrbios mentais. Talvez o mais importante seja o fato que reduz de 30% para 10% o número de indivíduos incapazes de cuidar de si mesmos, além de desempenhar papel fundamental para facilitar a adaptação a aposentadoria.

Exemplos:
Três corredores com mais de 50 anos contam como começaram a treinar e os benefícios que a prática do esporte lhes proporciona
Confira o vídeo abaixo



terça-feira, 11 de agosto de 2009

K42 Fest!

Segue comunicado recebido por e-mail de Bombinhas Adventure Runners:

A Casa da Lagosta é um lugar de privilégio para celebrar a Vila do Farol K42 Fest! (depois de uma boa corrida, uma boa FESTA! )
Com a entrega de prêmios, musiquinha ao vivo, drinques e lanches e balada!

Data: 15/08 às 20:00 hs.

Ingresso (acompanhantes): R$ 25,00 com direito a uma bebida e um lanche!

O corredor, claro que não paga!

Segundo os organizadores do evento a Casa da Lagosta é ao mesmo tempo, o melhor em gastronomia de Bombinhas, e oferece, como o Restaurante Oficial do evento, pratos especiais para os maratonistas e preços com desconto até 25%.

Espero que tenha alguma opção vegetariana! Caso contrário, vou ficar nas saladinhas e nos alimentos que costumo levar comigo...

No dia 14/08 (sexta- feira) à noite vai ter um jantar especialpara os maratonistas a base de massas.

Endereço:
Casa da lagosta 1, Av. Manoel José dos Santos e Rua Cambaçú

Vamos que vamos... As trilhas e praias de Bombinhas nos esperam...

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Ultimas informações de Bombinha K42

Estimado corredor:

Muito obrigado pela sua participação na Vila do Farol K42 Bombinhas Adventure Marathon. Te enviamos informações que serão úteis, leia com atenção:


Alojamento e Transfer: Se precisar, comunique-se com: Aptos: alejandra@bombinhasrunners.com.br Pousadas: casa@casadoturista.com.br


Credenciamento:
Iniciará no dia 13/08 (quinta-feira) das 14.00 às 20.00 hs e no dia 14/08 das 10:00 às 20:00 hs na Sala Praia do Ribeiro (acesso ao lado da Cantina Lopes) da POUSADA VILA DO FAROL. Av. Manoel José dos Santos, 800 Bombinhas – Centro.
Lembrem-se que deverão apresentar o documento de identidade.

Corrida de confraternização:
Iniciará no dia 14/08 (sexta-feira) às 17:00 hs em frente a Vila do Farol até a Prefeitura, onde será a conversa técnica, sendo o percurso de pouco mais de 1 km, em ritmo lento. Seria ótimo que levassem bandeiras ou símbolos que os identifiquem, pois a corrida vai aparecer no DVD da maratona.

Conversa Técnica:
Será no dia 14/08 (sexta-feira) às 18:00 hs no Auditório da Prefeitura de Bombinhas. Avenida Baleia Juberte n° 348 – Bombas.

Largada:
As largadas de todas as corridas (8KM, 42KM individual e em grupo) ocorrerão simultaneamente, na praia de Bombinhas, em frente a Vila do Farol às 08:00 hs.
As crianças também podem correr!!! O domingo às 11:00hs se realizará as provas Kids K42, para crianças de 4 a 16 anos. Podem fazer as inscrições no local do credenciamento.

Te esperamos no K42!!
Bombinhas Adventure Runners

domingo, 9 de agosto de 2009

Exite um Homem



Existe um homem que se esmera no cumprimento do dever para dar bom exemplo;
Que fica humilde, quando poderia se exaltar;
Que, com o coração dilacerado, se embrutece para se impor como juiz inflexível;
Que, na ausência, usam-no como temor para evitar uma ação menos correta;
Que, quase sempre, é chamado de desatualizado;
Que, apenas fisicamente, passa o dia distante, na labuta, por um futuro melhor;
Que, ao fim da jornada, avidamente, regressa ao lar para levar muito carinho e, às vezes, pouco receber;
Que está sempre pronto para ofertar uma palavra orientadora ou relatar uma atitude benfazeja que possa ser imitada;
Que, muitas vezes, passa noites mal dormidas a decifrar os segredos da vida, para transmitir ensinamentos sem as naturais vicissitudes;
Que, quando extenuado, ainda consegue energias para distribuir confiança;
Que é tão humano e sensível, por isso,normalmente, sente a ausência do afeto que lhe é dado raramente e de forma pouco comunicativa;
Que vibra, se emociona e se orgulha pelos feitos daqueles que tanto ama.
Este homem, geralmente, se agiganta e passa a ser valor inexorável quando deixa de existir para sempre.
Nunca perca, pois, a oportunidade de devotar muito carinho e amizade àquele que é seu melhor amigo:
SEU PAI !!!
MEU PAI!!!
(Desconheço a autoria)



Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign