sábado, 11 de julho de 2009

Yes, nós temos banana...

Diretamente do DF (Aguardando a Maratona de Brasília amanhã...):
Ela é uma das frutas mais consumidas no mundo. Além de suas vantagens nutricionais, que a faz ser baastante procurada por atletas, sua "embalagem" é considerada perfeita, fácil de abrir em qualquer lugar.
Banana é banana em português, inglês, espanhol e italiano. Em francês e alemão, vira banane. Acredita-se que a origem so termo venha de banan, que significa dedo, em árabe.

Seu nome botânico vem do latim - Musa sapientium - e pode ser traduzido como fruta dos homens sábios.
Considerada uma das culturas mais antigas do mundo, a banana teria vindo do Sudoeste Asiático. Sua origem conhecida remonta à Antiguidade. Perdendo-se em registros da mitologia grega e indiana - nestes, o fruto é descrito inclusive em poemas épicos como Mahabharata e Ramayana.

Os nutricionistas esportivos afirmam que a banana é rica em carboidratos - que fornece energia ao organismo -, em potássio (mineral importante para o funcionamento dos músculos) e em vitamina B6, importantíssima para a formação das células do sangue e de substâncias do cérebro. Ela também ajuda a manter o bom humor.
A banana contém triptofano, nutriente envolvido na produção de serotonina (substância conhecida por corredores e que é responsável pelo humor).

Sua fama de evitar câimbras, segundo os nutricionistas, nasceu pelo fato de a fruta conter potássio. Mas, ela ressalta que as câimbras são multifatoriais, ou seja, nem sempre acontecem por deficiência de potássio.

Claro que a fruta é uma boa opção aos esportistas e atletas... É importante ressaltar que o potássio é um mineral importantíssimo para o funcionamento adequado dos músculos, inclusive do músculo cardíaco.

Bons Treinos com boa alimentação: dupla perfeita!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

8º Desafio Praias e Trilhas - 84 Km 24 e 25 de Outubro de 2009

Resolvi adicionar "Praias e Trilhas" entre os desafios de 2009:
São 84 km em dois dias (sendo uma maratona em cada dia) num percurso que inclui trilhas na mata, costões de praias , areia e chão batido.
O Desafio Praias e Trilhas é considerada a prova mais difícil do Brasil no gênero.
Segundo os organizadores: "Este evento surgiu depois de nossa participação no Verdon Trail Aventure no
sul da França, que é uma prova de 3 dias pelas gargantas do Rio Verdon".
No primeiro ano houve a participação de 83 atletas, de diferentes regiões do Brasil, além da França, Portugal e Uruguai.
Segundo também os organizadores: "É uma das provas mais importante no cenário de corridas do Brasil e também do exterior".

Esse desafio pode ser enfrentado individualmente (meu caso) ou em equipe de três atletas.


Inscrição Individual:

R$ 230,00 até 25/09 - R$250,00 de 26/09 a 15/10
Inclui:
- Jantar no dia 23/10/2009
- Jantar de confraternização dia 25/10/2009
- abastecimento no percurso
- transporte para largada
- transporte de bagagem
- massagem fisioterápica na chegada
- medalha de participação (uma para cada dia da prova)
- camisetao

Hospedagem

A reserva de hospedagem, deverá ser feita pelo próprio corredor, diretamente nos hotéis.

Para preços especiais, o atleta precisa se identificar como participante do 8º Desafio Praias e Trilhas.

A organização oferecerá ao atleta os jantares dos dias 23 e 24 de outubro 2009.

Primeiro dia

Opção 1:

Hotel Oficial 23 e 24/10/2009: Hotel Joaquina Beach - www.joaquinabeachhotel.com.br -(48) 3232 - 5059

Opção 2:

Hotel 23 e 24/10/2009: POUSADA BISKAIA - www.bizkaia.com.br - (48) 3232 - 5273

Segundo dia

Hotel Oficial 25/10/2009: Hotel Costa Norte Ponta das Canas http://www.hoteiscostanorte.com.br - (48) 3261.0800

Vamos nessa... Eestou saindo para Brasília... Mais uma Maratona!

Bom final de semana & Bons Treinos...



www.ultratrailmb.com

www.hoteiscostanorte.com.br



www.clubdecorredores.com


www.comradesmarathon.com


www.crocs.com.br

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Badwater Ultramarathon

Badwater: Ultramaratona de 135 milhas (217Km) que acontece na próxima semana entre os dias 13 - 15 de Julho. Reconhecida mundialmente com uma das mais difíceis ultramaratonas do mundo. A largada é no Vale da Morte (Death Valley) onde a altitude é de 85 metros acima do nível do mar e termina em Mt. White Portal a 2533 metros. Considerado um dos pontos mais altos dos EUA. Outro fator que exige muito dos competidores são as temperaturas que chegam aos 55C (no deserto).

Vão largar 50 atletas veteranos e 38 novatos, entre eles temos 6 Brasileiros. Outro aspecto interessante é a média de idade dos participantes: 46 anos.

Se não me falha a memória, nosso amigo Marcinho (Marcio Vilar) foi o primeiro Brasileiro a completar essa prova...

Segue abaixo o quadro com detalhes dos participantes:
(Para melhor visualização clique na foto)



Nossos votos de boa sorte a todos os participante e especial para nossos herois Brasileiros..
Quem sabe em 2010 eu seja entre um desses!?!?

Segue website e twitter:

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Maratona Brasilia Run Day - Últimas informações

Somente para registrar as ultima informações recebidas:

1) Flyer com os detalhes para retirada do kit, chip e horário da largada:

(recebido por e-mail )

2) Previsão do Tempo: Umidade média prevista para domingo durante a Maratona: 49%

Vamos que vamos...

Corredores deveriam beber cerveja?

Além de matar a sede e relaxar, a cerveja ajuda na recuperação após a prática esportiva. A afirmação é do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha, que apresentou um estudo defendendo o consumo moderado da cerveja para os atletas como fonte de hidratação diária.

O estudo "Idoneidade da cerveja na recuperação do metabolismo dos desportistas", apresentado nesta terça-feira, foi baseado em relatórios e pesquisas de especialistas em medicina, fisiologia e nutrição da Universidade de Granada com o aval do CSIC.

Segundo o documento, os componentes da cerveja ajudam na recuperação do metabolismo hormonal e imunológico depois da prática desportiva de alto rendimento e também favorece a prevenção de dores musculares. A tese é defendida pelo cardiologista e ex-jogador de basquete da seleção espanhola, Juan Antonio Corbalán, medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles (1984).O estudo foi realizado em dois anos e recomenda o consumo de três tulipas de 200 ml de cerveja (ou de 20g a 24g de álcool) para homens e duas para mulheres (10g a 12g) por dia; volume que os autores do relatório definem como moderada.

Cerveja ou suco de laranja
De acordo com os pesquisadores, a cerveja contém 95% de água e é a bebida alcoólica com menor gradação (5% em média). Uma tulipa de 200 ml possui 90 calorias, o mesmo que um copo de suco de laranja.Para chegar a essa conclusão de consumo na dieta de desportistas, os cientistas fizeram pesquisas com 16 atletas universitários com idades entre 20 e 30 anos, em boa forma física e que alcançavam uma velocidade aeróbica máxima (VAM) de 14 km/h.Além disso, todos deveriam ser consumidores habituais e moderados de cerveja, manter uma dieta mediterrânea, não ter hábitos tóxicos nem antecedentes familiares de alcoolismo.

Os testes foram feitos durante três semanas em baterias diárias de uma hora de corrida, sob calor de 35º, 60% de umidade relativa e duas horas de pausa para hidratação.Nesse intervalo os atletas bebiam água ou cerveja (máximo de 660 ml), alternando as bebidas em cada pausa de hidratação para comparar resultados.

Tão boa quanto água
A conclusão foi que a cerveja permitia recuperar as perdas hídricas e as alterações do metabolismo tão bem quanto a água.
Os cientistas usaram parâmetros indicativos como: composição corporal, inflamatórios, imunológicos, endócrino-metabólicos e psico-cognitivos (coordenação, atenção, campo visual, tempos de percepção-reação, entre outros) para comprovar que o álcool não afetava a atividade de hidratação.
O estudo destaca ainda que a cerveja contém substratos metabólicos que substituem algumas substâncias perdidas durante o exercício físico como aminoácidos, minerais, vitaminas e antioxidantes. Mas apesar desta defesa do consumo da cerveja, os pesquisadores espanhóis afirmam que o consumo nunca deve passar da moderação, porque o excesso de álcool não se metaboliza e, por isso, afeta o sistema nervoso central.
No caso dos desportistas a recomendação do relatório é beber durante as refeições. Nunca momentos antes de praticar exercícios nem logo depois.

O intervalo indicado para a cervejinha da hidratação é de duas horas antes ou depois de suar.

Cuidado com a overdose!

Bons Treinos...

terça-feira, 7 de julho de 2009

Fim do mistério: Nike anuncia o Desafio dos 600K

Ir de São Paulo até o Rio de Janeiro… correndo.

Se você é um apaixonado pela endorfina e sentiu os músculos aquecidos só de pensar no assunto, comemore. Após uma longa expectativa do que a Nike havia preparado para os corredores esse ano, anunciamos oficialmente a Corrida SP - RJ, Desafio dos 600K, o maior revezamento já realizado nas Américas!
É isso aí. Os corredores que estão dispostos a encarar um dos maiores desafios de suas vidas sairão no dia 22 de outubro do Parque do Ibirapuera, correndo, rumo à Cidade Maravilhosa, ponto final da prova, no dia 25. Serão 20 equipes, divididas em 12 atletas cada, sendo dez titulares - com o mínimo de três mulheres -, além de um atleta reserva pra cada sexo.

A infraestrutura da prova será única e jamais foi visto nada parecido em eventos de atletismo no Brasil. O percurso inclui as mais belas paisagens da rodovia Rio-Santos, ou seja, o sonho de estar correndo uma prova inédita terá como cenário o visual incrível dos litorais paulista e fluminense.
Não pense que o conforto e o apoio constante da Nike aos atletas será um mero detalhe. A cada uma das três noites, os participantes serão acomodados nos pontos de parada que estão no roteiro, um para cada dia, também conhecidos como Nike Villages. É lá que os atletas terão o descanso, a alimentação adequada, o suporte médico e farão a preparação da equipe para a etapa do dia seguinte.

Outra inovação nunca antes utilizada em uma prova com esse formato é a cronometragem, que será feita pela tecnologia Nike+. Todo atleta terá a sua pulseira marcando as informações de tempo, ritmo, distância e calorias queimadas, além do monitoramento constante de seu rendimento.
Faltou alguma coisa? Acho que não. Agora é caprichar ainda mais nos treinos, segurar a ansiedade e não desgrudar do blog para saber muito em breve todas as informações sobre inscrições, percurso e outros detalhes da prova!






Os 600K estão chamando…

Mais informações: Nikecorre.com

A Nike vai mudar o seu conceito de grandes corridas...



A Nike vai anunciar hoje à noite o que está chamando, nos convites para a imprensa, de uma "corrida que vai entrar para a história". Segundo também o Twitter da Nike, a "Nike vai mudar o seu conceito de grandes corridas"

Segundo o blog do grande Rodolfo Lucena, será "uma das maiores do mundo".

Estão guardando a sete chaves os detalhes do evento, mas já fiquei sabendo que será um superrevezamento, uma prova de 600 km para ser disputada em equipe.

E a supercorrida deve acontecer em outubro.

Mais informações a partir de hoje às 21h no site da Nike
Vamos aguardar!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Torneio de carregamento de esposa...

Após 11 anos, Finlândia vence torneio de carregamento de esposa
Copa do Mundo era dominada por competidores da Estônia.
Vencedor carregou mulher por percuso de 250 m em 1min02s.

Alemão participa de campeonato de carregamento de esposa em Sonkajarvi. (Foto: AFP)
Após onze anos de supremacia da Estônia, um competidor finlandês conseguiu trazer um dos títulos mais importantes da região de volta para o país. No domingo, Taisto Miettinen conquistou a Copa do Mundo de Carregamento de Esposa, realizado anualmente em Sonkajaervi, na Finlândia.

Mettinen correu o percurso de 250 metros, que inclui duas barreiras e um obstáculo aquático, em 1min02s, carregando nas costas a parceira Kristina Haapanen. Eles derrotaram o casal da Estônia, Alar Voogla e Kristi Viltrop, por um décimo de segundo.

Foi a décima vez que o vencedor participou da competição. "Já perdi por frações de segundo. A vitória, enfim, tem um sabor especial", afirmou Mettinen, novo herói finlandês.

Os finlandeses Heikki Hannukainen e Heini Rauhamaa completaram o pódio, chegando a 6s do casal vencedor. Neste ano, participaram da Copa do Mundo competidores de oito países.

Mais sobre o esporte:
Para competir, os homens precisam correr 240 metros carregando as mulheres nas costas e enfrentando uma série de obstáculos. A parte mais difícil era cruzar uma piscina de 1,2 metro de profundidade. Segundo Antony Partradgi, campeão da corrida nos últimos quatro anos, as mulheres não precisavam ser necessariamente as esposas, mas teriam de ser maiores de 17 anos e pesar mais de 50 quilos. "Caso contrário elas teriam que usar um cinturão com pesos extras", ele explicou.

A forma de carregamento também tem regras. "Há apenas três estilos para carregá-las", explicou um dos organizadores, David Vaughan.

Uma das formas é nas costas, com a mulher entrelaçando as pernas na cintura do homem e os braços nos ombros, outra é com as pernas de um lado dos ombros e os braços no outro ombro, no estilo salvamento, e a outra, com a mulher de cabeça para baixo, com as pernas entre o pescoço do homem e com os braços ao redor da cintura do corredor. "Esta é a mais popular", disse Vaughan.

"A mulher tem uma função importante no jogo. Ela ajuda ou atrapalha a corrida dependendo de como ela distribuiu o corpo sobre o homem", explicou David Stow, um dos participantes.

O vencedor é quem conseguir fazer todo o trajeto em menos tempo. Uma das recompensas é o peso da esposa em cerveja.

O esporte é originário da cidade de Sonkajarvi, na Finlândia, e começou como uma brincadeira e uma forma de recordar histórias do passado, quando homens, para cortejar mulheres, usavam a força bruta.

Hoje em dia o esporte é praticado, além da Austrália e Finlândia, na Estônia, Noruega e Estados Unidos. O atual recorde mundial é de um casal estoniano, que completou o percurso em 55.5 segundos.

Bons Treinos (com ou sem esposa no pescoço!)

Força, envelhecimento, treinamento e saúde

Dos 18 aos 30 anos atingimos o pico de hormônios como Testosterona e GH (hormônio do crescimento). Nessa fase ganhamos músculos e perdemos massa gorda com facilidade. Depois a concentração do hormônio diminui década a década.

Então, depois dos 30 anos, tendemos a perder tecido magro e massa muscular e a ganhar gordura. Um adulto perde aproximadamente 200 gramas de músculo por ano e ganha cerca de 600 gramas de gordura. Isso equivale a uma perda de 1 Kg de músculo e o acúmulo de 3Kg de gordura por década.

Se isso não bastasse, o gasto energético cai em média, 5% a cada dez anos. É como se nossa massa muscular fosse como o cilindro do motor de um carro: Quanto mais cilindros, mas combustível ele gasta. Sendo assim, quanto mais músculos se têm, mais energia consume.

Vale ressaltar, portanto, os benéficos que os exercícios aeróbicos e a musculação para todos e principalmente para os jovens com mais de 40 anos:
Os exercícios aeróbicos tem mais repercussão sobre o sistema cardiorrespiratório (capacidade de trabalho do coração, capacidade de consumo de oxigênio), levando a uma melhoria do potencial geral do trabalho físico. Isso é importante, quando se sabe que a capacidade aeróbica declina com o envelhecimento.

Quanto à força, sabe-se que uma das características mais marcantes do processo de envelhecimento é o declínio gradual da capacidade de desempenho muscular, portanto, a manutenção da força muscular contribui para prevenir a instabilidade articular, a osteoporose e melhora a auto-estima.

Outras leituras:
Nível de atividade física e hábitos alimentares
O envelhecimento e o treinamento de força
Prescrição e benefícios do treinamento de força para indivíduos idosos
Nutrição e atividade física para a promoção da saúde no envelhecimento
Qual é a sua idade de corredor?

Um pouco da poesia de Fernando Pessoa:

Nada Fica
Nada fica de nada.
Nada somos.
Um pouco ao sol e ao ar nos atrasamos
Da irrespirável treva que nos pese
Da humilde terra imposta,
Cadáveres adiados que procriam.

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign