sábado, 19 de novembro de 2011

O COPO DE ÁGUA COM SAL

O velho mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal dentro de um copo com água e em seguida bebesse.
- "Qual é o gosto?" - perguntou o Mestre.
- "Ruim " - disse o rapaz.
O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse noutra mão cheia de sal e o acompanhasse. Os dois caminharam em silêncio até um lago, onde o velho pediu ao jovem que deitasse o sal, dizendo-lhe logo depois:
- "Bebe um pouco dessa água".
Enquanto a água escorria pelo queixo do jovem, o mestre perguntou:
- "Qual é o gosto?"
- "Bom!" - disse o rapaz
- "Dá para sentir o gosto do sal?" - perguntou o mestre.
- "Não" - disse o jovem.
Então o mestre sentou-se ao lado do jovem, pegou-lhe na mão e disse:
- "A dor na vida de uma pessoa não muda. Mas o sabor da dor depende do lugar onde a colocamos. Então quando sentires tristeza ou dor a única coisa que deves fazer é deixar de ser copo e tornares-te lago...

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Tibet: O apelo por ajuda

Os tibetanos estão sufocando com o estrangulamento feito pela China. Eles são impossibilitados de praticar sua religião livremente -- fazer o download de uma foto do Dalai Lama na Internet pode levar um tibetano à prisão. E a situação fica cada vez pior na medida em que as tropas chinesas estão bloqueando os maiores monastérios, sequestrando monges e levando-os para programas de "re-educação patriótica". Essa situação horrorosa está saindo do controle.

Desde o começo do ano, 11 monges e freiras atearam fogo em si mesmos e a cada protesto a China aumenta o controle. Para os tibetanos, as auto-imolações são um sacrifício bastante sério que revelam o seu nível de desespero. Eles acreditam que o suicídio têm um impacto devastador no ciclo das reencarnações e pode levar uma pessoa a regredir 500 vidas. Mas a situação do Tibet é tão horrível que os monges e freiras estão perdendo sua posição nesse ciclo em troca de esperança pela atenção internacional e liberdade para seus irmãos e irmãs.

O governo chinês não permitirá que jornalistas e ativistas de direitos humanos entrem na região -- há algunas dias, jornalistas da Sky news e AFP foram expulsos da área. No entanto, diplomatas podem requisitar acesso. E, como vimos recentemente na Síria, são eles a melhor forma de conseguirmos relatos em primeira mão, de mostrar a China que o mundo está observando e de começar conversas políticas de alto-nível sobre os direitos humanos dos tibetanos.

Cabe a nós ativar o alarme global sobre a questão. Se conseguirmos que os EUA, Reino Unido, Austrália, Índia, França e a União Europeia envie uma delegação agora, eles podem pressionar a China por ação. Não temos tempo a perder -- assine a petição urgente:

Sign the petition

Você vive na ilusão e na aparência das coisas.
Há uma realidade, mas você não a conhece.
Quando compreendê-la, vai ver que você não é nada,
E, sendo nada, você é tudo.
Isso é tudo.
Kalu Rinpoche (Tibete, 1905 ~ Índia, 1989)
“The Dharma That Illuminates All Beings Impartially Like the Light of the Sun and Moon”
citado por Jack Kornfield, em “The Buddha is Still Teaching”

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

GOTA D'ÁGUA



Assine a petição no site: http://movimentogotadagua.com.br/
Compartilhe esse vídeo clique em gostei e adicione aos favoritos.

Movimento Occupy, por Michael Stone

Michael Stone é canadense, ativista, psicoterapeuta, professor de Yoga e Budismo.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Quer ouvir o silêncio?


Quer ouvir o silêncio?

Então dedique algumas horas deste seu feriado, torne-as preciosas e assista a O Grande Silêncio, documentário praticamente sem diálogos, sobre o cotidiano dos monges do mosteiro da Grande Cartuxa em Grenoble, nos Alpes Franceses. Para filmar no mosteiro, o documentarista Philip Gröning aceitou as condições impostas pelos monges cartuxos -- ausência de comentário, narração, depoimentos (o que dizer dos gestos, dos olhares, dos closes, e sim, há um depoimento no final) e trilha sonora (para quê, se eles atravessam o filme cantando lindamente?) --, após quase 20 anos de espera pela autorização. O resultado são imagens de "deslumbrante simplicidade", poéticas e fortes. Devoção, contemplação, trabalho, disciplina. É um filme maravilhoso, um milagre de beleza a cada plano, e está disponível para ser assistido on-line (já que não se encontra em dvd no Brasil) através do link: http://www.webislam.com/?idv=491

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign