sábado, 25 de setembro de 2010



Please help us make October 10th the biggest single day of action against climate change that the world has ever seen.
(Ajude-nos a fazer do dia 10 de Outubro o maior dia de ação contra as mudanças climáticas que o mundo tenha visto antes)
Thousands of events are already planned - there is probably one near where you live, and if you can't find one, you can start your own.
(Milhares de eventos já estão planejados - provavelmente deve existir um próximo de onde você mora - se não conseguir encontrar, poderá criar seu próprio evento.)

Register your own event!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Mais Bicicletas e Ônibus, Menos Carros


Crédito: Uploaded on July 16, 2007 by themikebot_Flickr Creative Commons

Bogotá, pela viabilização do transporte sustentável, se tornou uma cidade mais segura e saudável, com maior integração social e econômica.

Descrição breve do projeto
Em 1998, começa uma transformação no sistema de transporte de Bogotá. Foram construídos mais de 300 km de ciclovias, que se estendem desde as áreas de favelas e subúrbios até o centro da capital. O traçado inclui uma rede de lazer, faixas locais e um sistema longo em áreas verdes. O transporte público também foi melhorado. Não há metrô na cidade, mas o TransMilenio, um sistema rápido e acessível de ônibus, conta com numerosas estações. Devido à restrição de veículos particulares no centro da cidade na hora do rush, esses ônibus funcionam três vezes mais rápido que um típico ônibus de Nova York, o que equivale a 28 km por hora. No “Domingo sem Carro” também se utilizam vias públicas como parques abertos para a prática de esportes e lazer. Bogotá, pela viabilização do transporte sustentável, se tornou uma cidade mais segura e saudável, com maior integração social e econômica.

Objetivos
O projeto visa estabelecer um sistema de transporte mais sustentável, com uma rede de ciclovias capaz de cobrir a maior parte da cidade, um sistema de ônibus atualizado e a restrição ao uso dos carros.

Resultados
• Desde a construção das pistas, o uso da bicicleta aumentou 5 vezes na cidade. Estima-se que aconteçam entre 300 mil e 400 mil viagens feitas diariamente em Bogotá via bicicleta. Uma grande parte dessas viagens acontecem no sul da cidade, onde estão as áreas mais pobres.
• A redução do tráfego de automóvel em Bogotá foi de 40%, o que torna possível aos carros manter uma velocidade média de 28 quilômetros por hora, mesmo durante a hora do rush.
• O total ciclovias construídas em 7 anos e em uso é de 340 km
• Ciclovias em construção: 13 km.
• Investimento global total: US $ 50 milhões. Custo por km construído: USD 147 mil
• Casas com bicicletas: 54%, com a média de 1,596.860 bicicletas por casa
• 83.500 usuários por dia
• 500,650 usuários por semana
• Velocidade média: 17 km / h.
• Motivo de uso: estudos 35%, trabalho 31%, esporte 14%, vários 16%, recreação 4%. No início de 2006, 1.050.000 passageiros viajavam pelo Transmilenio por dia. Devido à restrição de veículos particulares no centro da cidade na hora do rush, os ônibus TransMilenio estão funcionando três vezes mais rápido que um típico ônibus de Nova York, o que equivale a 28 km por hora.

Fontes
http://sustainablecities.dk/en/city-projects/cases/bogota-more-bikes-and-buses-fewer-cars 

A MUSCULAÇÃO NO TRIATHLON E NAS CORRIDAS DE LONGA DISTÂNCIA


Atualmente cresce o número de adeptos ao treinamento de força, como complemento às atividades aeróbicas, como o triathlon e a corrida
O triathlon compreende três modalidades aeróbicas que envolvem vários grupos musculares. Treinando isoladamente os músculos que serão mais requisitados em cada modalidade, pode-se melhorar várias capacidades , tais como, força, resistência e potência; fazendo com que tenhamos um ganho significativo na execução e eficiência do gesto esportivo requisitado ( braçadas mais fortes, pedaladas mais potentes, passadas mais consistentes.....). 
Apesar de utilizarmos predominantemente fibras de contração lenta ou resistência em provas de fundo, como é o caso do triathlon e corridas de longa distância como maratonas e meia maratonas; em determinadas situações, precisamos utilizar fibras de força ou contração rápida, como sprints de chegada, subidas e largadas de natação. Além disso, quando fortalecemos nossa musculatura, minimizamos o risco de lesões musculares, bem como nas articulações, ligamentos e tendões, já que ocorre proporcionalmente uma diminuição na sobrecarga dessas estruturas. 
De qualquer maneira, é importante ressaltar que o treinamento com pesos deve ser realizado como um trabalho complementar. Um treino muito forte poderá acarretar uma hipertrofia demasiada, gerando uma carga extra para "carregar"e uma musculatura "dura". Além disso, esta sobrecarga poderá prejudicar as atividades principais ( natação, ciclismo e corrida), aumentando também o risco de lesões. Portanto, é aconselhável realizar a musculação de 2 a 3 vezes na semana, sendo que os iniciantes devem sempre iniciar com um programa de resistência muscular localizada, para que haja uma adaptação da musculatura. Após esta fase, pode-se seguir vários "caminhos", e a periodização deve ser feita levando em conta as características, objetivos e nível do atleta.
Dentro do conceito acima exposto, reiniciei hoje as sessões de musculação visando o Ironman 2011. 
Treinando para ter braçadas mais fortes, pedaladas mais potentes, passadas mais consistentes...

Idéia para reutilizar tampas de pet

Corte logo abaixo do gargalo usando tesoura ou outro cortador. 




Passe o saco plástico por dentro do gargalo cortado.

 















Depois basta fechar com a tampa. E pode usar nas embalagens de mantimentos, pães etc.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Um dia sem carro e seus impactos ambientais e socioeconômicos.

Entrevista especial com Ladislau Dowbor e Cláudia Costa

“Como o paulistano perde pouco mais de duas horas por dia no trânsito, perdemos mais de R$ 50 milhões por dia. Com esse valor, poderíamos pagar, a cada quatro dias, um quilômetro de metrô”, explica o especialista.

Ontem foi o dia mundial sem carros, uma campanha que pretende fazer com que as pessoas reflitam sobre sua própria mobilidade e, assim, possam encontrar e exigir alternativas para que se diminua a quantidade de carros nas ruas e se dê mais qualidade ao transporte coletivo.

A IHU On-Line entrevistou, por telefone, dois especialistas que falaram sobre a situação atual do transporte rodoviário brasileiro e sua contribuição para o aumento do efeito estufa e, ainda, sobre como podemos entender o cálculo do tempo que perdemos no trânsito.


Confira as entrevistas.

Claro 100k Campos do Jordão - Inscrições Abertas!




Clique aqui e saiba tudo sobre esta etapa

Presente: Vivendo aqui e agora!

“A maior parte de nossos pensamentos se dirige ao passado ou ao futuro. É agradável ocupar a mente com belas memórias e visões. No entanto, ou ficamos presos aos fatos que causaram algum tipo de tristeza, ou nos sentimos inseguros diante do futuro. Por que isso aconteceu? O que irá acontecer? Liberte-se desses pensamentos repetitivos. Deixe o passado ser passado. Focalize sua energia no momento presente. Tenha uma atitude positiva agora e bons frutos serão colhidos no futuro.”


Um outro não pode ser EU 
Lá não pode ser AQUI
Uma outra hora não pode ser
AGORA!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Feliz Aniversário!


Muito mais do que apenas uma formalidade. É assim que considero cada data de aniversário. É sempre uma data para se rever o próprio projeto de vida. Analisar as potencialidades e acompanhar o andamento do que havíamos planejado.
Os animais já nascem prontos. Já nascem contendo em seu código genético tudo aquilo que poderão ser. Um joão-de-barro constrói ninhos da mesma forma que todos os seus antepassados. Eles não acumulam e transmitem conhecimentos de geração a geração como o homem. Este, ao contrário, é um ser por se fazer. Ele não nasce pronto.

O aniversário, como recordação do dia em que chegamos a este mundo, deve também servir para nos lembrar que seria muito mais fácil para nós não existir do que estarmos vivos aqui.
Em categorias aristotélicas, dizemos que se hoje existimos, isso quer dizer que existimos em ato. Mas antes disso existíamos em potência. Passamos então da potência ao ato.
Mas quantas pessoas existem hoje apenas em potência, mas nunca chegarão a existir em ato! Dizendo de outra maneira, quantas pessoas poderiam existir, mas não existem, e nunca existirão! E pensar que somos justamente nós que existimos...

Assim, todo "feliz aniversário" que se ouve deve ser, no fundo, um reconhecimento de que a existência do aniversariante neste mundo é querida, desejada e reconhecida.
E toda omissão desse tipo de felicitação é afirmação tácita de que sua existência é indiferente. De que se ele nunca tivesse passado da potência ao ato, o mundo seria pouco diferente do que é.

Hoje é o dia do meu aniversário!

DICAS PARA MELHORAR SUA NATAÇÃO NO TRIATHLON


Todo esportista sabe que o treinamento é a base de uma boa prova. Por isso seguir algumas orientações e ter cautela durante o treino pode evitar lesões e melhorar o desempenho do atleta. Aí vão algumas da natação que serão muito úteis em treinos e provas:

1ª – Como nos dois outros esportes, respeite a prescrição feita pelo seu coach em relação às intensidades e volume dos treinos. Não esqueça o aquecimento!

2ª – As largadas das provas são sempre tumultuadas e estressantes. Tente simula-las, juntando alguns parceiros de treino (4 a 6) numa mesma raia e fazendo algumas repetições de 25 metros.

3ª – Em muitas provas, precisamos sair da água e contornar bóias na areia, para então partir para a segunda volta. Você pode treinar para uma prova com essa característica, fazendo séries longas (ex: 4x600m ou 3x800m) em ritmo de prova e ao invés de fazer o intervalo parado na borda, saia e dê uma volta correndo ao redor da piscina.

4ª – Como é permitido nadar na esteira de outros atletas durante as provas, procure fazer isso também em alguns treinos. Você aprenderá a nadar rápido poupando energia!

5ª – Como numa prova de triathlon as condições (correnteza, mar agitado, tumulto, entre outras...) são muito diferente das que você encontra na piscina, procure treinar valorizando o que você mais precisará ter: força! Então, utilize bastante o palmar e também o pullboy (que simula a flutuação obtida com o uso da roupa de borracha, liberada na maior parte das provas). Não se preocupe tanto com educativos e séries de pernadas, pois estes te ajudarão muito pouco durante a competição.

6ª – Procure nadar olhando para o fundo, pois isso eleva o quadril e melhora sua posição n’água. Como no triathlon, não batemos muito as pernas (para evitar o desgaste), essa técnica pode ser eficiente!

7ª – Faça treinos em águas abertas com certa regularidade (se for possível), para treinar sua orientação, pois essa é a realidade das provas! Não adianta nadar bem se você não sabe para onde está indo!!!

Rodrigo Tosta, Coach - Rio de Janeiro, Brasil
http://www.ironguides.net  

MENSAGEM BUDISTA

ABRINDO OS “OLHOS DA MENTE”, VEMOS QUE NÃO EXISTE MAL EM LUGAR ALGUM. 

Toda criação de Deus é perfeita. Portanto, a essência do mundo e do ser humano é o bem. Referindo-se a isso, Sakyamuni afirmou: “Todos os seres possuem a natureza búdica” e “Montes, rios, plantas, terra, em tudo está presente a natureza búdica”. Abrindo os “olhos da mente”, vemos que não existe mal algum. Esta é a primeira e a última Verdade. 

Livro: Mensagens de Luz  

terça-feira, 21 de setembro de 2010

ConquistaTuCumbre



 CONQUISTA TU CUMBRE 2010
 Prova de longa distância e com caráter totalmente expedicionário, já que os atletas irão ter apenas 1 (um) ponto de reabastecimento, obrigando todos a carregarem seus equipamentos, alimentos e líquidos para toda corrida.

Dessa vez a região escolhida é Córdoba, onde estão situados os picos de “Los Gigantes” (2.400m), a largada acontecerá na cidade de Mina Clavero, com ida até os picos e retorno para Mina Clavero, porém, é importante ressaltar que cada atleta receberá um mapa onde estarão localizados os Pontos de Controle (PC), que são de passagem obrigatória por todos os atletas.

A prova irá ter 102 km pelas regiões mais montanhosas do país, o objetivo dos organizadores é levar os atletas aos pontos mais altos da região, chegando a altitudes bastante elevadas, onde a variação altimétrica irá variar entre 900 e 2.400m e com a temperatura próxima de 0º durante a maior parte do tempo. A organização acredita que os primeiros atletas completem o trajeto em 25hs e os últimos em 40hs, até agora são 150 inscritos entre atletas individuais e duplas, representando Argentina, Uruguai, Chile, México e Brasil.

A organização estará disponibilizando cobertura ONLINE através do site: http://www.conquistatucumbre.com.ar/.  Na página vai rolar a classificação atual, fotos e notícias do que estará rolando, haverá ainda um canal de envio de mensagens onde familiares e amigos poderão deixar as suas mensagens de apoio aos participantes.
 
Brasileiros na prova: Thiago Mol e Valter Rocon

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Armadilha da impaciência

Sempre que desejamos que a vida seja diferente do que é, somos pegos pela impaciência. Perdemos nosso senso de humor; e a auto-piedade, desespero e a atribuição de culpa se infiltram no coração.

O autodomínio gentil inclui o espírito do perdão. Quando sentimos um conflito com os outros, compreender seu sofrimento é o primeiro passo para sermos capazes de nos comunicar, perdoar e começar de novo.
A prática do perdão acontece quando conseguimos compreender a causa fundamental de nossa raiva e impaciência, e isso nos permite diferenciar entre a falta de habilidade no comportamento de alguém e a sua bondade essencial.
Serenidade e calma se desenvolvem assim que aprendemos a aceitar a imperfeição nos outros e em nós mesmos.
Michele McDonald
Tricycle, verão de 2005 (Tricycle’s Daily Dharma, 25/11/2009)

No dia mundial sem carro, vamos suar a camisa!


O dia mundial sem carro celebra um dia com um ar mais puro. E o que melhor para nós, corredores, do que ter a chance de respirar este ar durante nosso treino?

No dia 22 de setembro, prepare seu cronômetro e transforme um dos seus trajetos no seu #treinododia!

E se você usa o Twitter, utilize a tag #semcarro e faça fluir esta energia.

Circuitinho 2010




Inscrições

domingo, 19 de setembro de 2010

O avanço do vegetarianismo: evidências de uma revolução cultural

A alimentação é muito mais do que um hábito. A psicóloga e socióloga Eliane Carmanim Lima, falou sobre o “O Avanço do vegetarianismo” no segundo dia do III Congresso Vegetariano Brasileiro, que acontece em Porto Alegre até o próximo dia 19.

Eliane Lima apontou que os seres humanos são condicionados por sua cultura, a qual é marcada por um paradigma dominante que confere autenticidade a um conhecimento, sendo este concebido como modelo. Segundo a pesquisadora, o padrão cultural hegemônico é naturalizado, e vivemos sob o paradigma antropocêntrico, especista, em que é normal comer carne (status quo) e que todos o fazem (pensamento hegemônico)”.

Por outro lado, as mudanças culturais levam às mudanças de paradigma e, por conseqüência, surgem leis que dêem conta da mudança. Os paradigmas culturais representam a maioria, sempre havendo pensamentos concorrentes, lembrou a psicóloga. Vivemos uma crise de paradigmas. Ela retomou a palavra crise, de origem grega e derivada de “vento”, cujo significado aponta para um momento de alternância e impossibilidade de ser igual ao que se era antes.

Apesar das mudanças que uma crise impõe, Eliane lembrou que poucas foram as mudanças culturais que foram revoluções, porque uma revolução implica na ruptura do sistema político, econômico e social com a conseqüente formação de um novo sistema. Ela citou como exemplos a revolução do fogo, que marcou o início do sedentarismo e da dominação da terra, e a Copernicana, em que a Terra foi entendida como não sendo o centro do universo.

Eliane acompanha o vegetarianismo há alguns anos e aponta que estamos vivendo uma grande revolução cultural, a revolução vegetariana. Através da rede social Cadastro-Veg, a psicóloga e socióloga percebe o crescimento exponencial do número de pessoas que retiram o consumo de carne e derivados de suas vidas. “Está havendo uma mudança no papel da espécie humana em relação a todas as demais, o despertar para a percepção de que não somos o centro, mas parte da vida”.

Evidências da revolução
Eliane Lima apontou que são muitas as evidências desta revolução. A nível mundial, o crescimento da oferta e demanda de produtos substituindo a carne, sapatos e acessórios veganos, filmes que discutem a questão, além da criação do Partido dos Animais, fundado em 2002, na Holanda e que tem representantes na Comunidade Européia, e a proibição das touradas na Catalunha e Ilhas Canárias. No Brasil, a proibição de animais em circos de diversos estados brasileiros (São Paulo, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul); a proliferação de feiras orgânicas e restaurantes especializados e a informação em rótulos sobre a não-realização de testes em animais ou o uso de derivados destes. Eliane comemora: “o Brasil é o segundo país em que mais cresce o vegetarianismo”, ficando apenas atrás do Canadá.

Por Danielle Sibonis, para EcoAgência de Notícias Ambientais

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