sábado, 16 de outubro de 2010

Você é a luz acesa do mundo

 Que você seja uma luz sempre acesa e conheça sua importância e sua tarefa. Você é a luz do mundo. O mundo será transformado através de sua transformação. Então, deixe que o passado seja passado e conheça seu próprio valor. Você pode promover a transformação do mundo através da autotransformação em um segundo. Simplesmente pratique estar na ação em um momento e recolher-se em quietude no momento seguinte. Da mesma forma que a tartaruga recolhe os órgãos em um segundo, use o poder de empacotar e recolha todos os inúmeros pensamentos que circulam na mente. Em um segundo, estabilize a mente em um só pensamento: eu sou a luz acesa do mundo.

Claro 100K: ETAPA Campos do Jordão/SP

Minha primeira prova ciclística:


Data: 17/10/2010
Local: Sáida de Monteiro Lobato, na Praça Comendador Freire e chegada em Campos do Jordão
Horário da Largada: 09:00h Elite e Escuderias / 09:03h Open
Percurso: Estrada asfaltada com aproximadamente 100k de distância.
 


Altimetria:


Kit:
- Sacola
- Camiseta de Ciclismo
- Pulseira
- Numeral
- Chip de cronometragem

Retirada do Kit:
Em São Paulo
Ciclovece Mega Store - Tel: (11) 3814-1986  (11) 3814-1986
R. Camargo, 379, Butantã, São Paulo, SP - CEP: 05510 -050
Quinta-feira (14/10) - das 10h00 às 18h00
Sexta-feira (15/10) - das 10h00 às 18h00

Em Campos do Jordão
Desafius Sport Bike
Av. Frei Orestes Girardi, 3.159 loja 3 e 4 -Jaguaribe - Campos do Jordão - CEP: 12470-000
Sábado (16/10) das 10h00 às 17h00
Domingo - no local da prova das 07h00 as 08h00

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Respiro, logo emagreço

By Marise Berg
A respiração é a função mais urgente do nosso complexo organismo. É ela que nos provê energia vital (prãna). Podemos passar dias sem comer ou beber, mas, cinco minutos sem respirar são suficientes para dar um curto-circuito irremediável no organismo. O prãna (elemento Ar) flui criando movimento, pulsação, vibração e vida. A palavra espírito tem origem no latim “spiritus”, que literalmente significa respirar.

A Ayurveda (que significa "ciência da vida") entende que somos compostos de corpo físico, mente e consciência. Mente e consciência são termos abstratos enquanto a respiração é uma realidade fisiológica concreta. O estudo da consciência começa com o estudo da verdadeira ciência de respirar. A ciência de controle do prãna é conhecida como prãnãyãma, uma das áreas da Hatha Yoga.

No último congresso de Ayurveda, realizado em agosto de 2010 em São Paulo, foi apresentado um trabalho do Hospital Patanjali Yogpeeth (Haridwar, Índia), mostrando os efeitos da prática de prãnãyãmas na regulação do metabolismo, favorecendo o emagrecimento.

Como assim?

A etapa catabólica do metabolismo é o conjunto de reações químicas que acontece nas células, responsável pela transformação dos nutrientes ingeridos pela alimentação em energia livre (ATP).

Esse processo é bem complicado e envolve um monte de reações químicas, estimuladas por 26 enzimas diferentes, um monte de Carbonos, Hidrogênio, Fosfato e co-fatores como o Magnésio e a Tiamina que interagem sequencialmente, ou seja, o produto de uma reação é utilizado como reagente para a reação seguinte.

Na ponta inicial dessa “fila” de reações encontra-se o nutriente (Glicose), e na ponta final, “puxando” essa cadeia de reações, encontra-se um elemento fundamental, o “guia” da excursão: o Oxigênio!

Tudo o que empobrece o fornecimento de oxigênio para o organismo enfraquece e desacelera o metabolismo: o sedentarismo, o cigarro, a poluição, a Anemia Ferropriva, o estresse (que altera o fluxo da respiração tornando-a peitoral e superficial), obstrução nos seios da face e doenças obstrutivas das vias respiratórias.

Tudo o que enriquece o organismo com Oxigênio contribui para o bom funcionamento do metabolismo: exercícios aeróbicos, pranayamas (exercícios respiratórios), respirar ar puro, controle do estresse, limpeza dos seios da face (Jala Neti ou Nasya) e – muito importante – a dieta.

Os pranayamas que mais estimulam o metabolismo são o Suryabheda (rejuvenescedor), Kapãlabhãti, Ujjãi e o Bhastrika. Esses exercícios são muito simples, mas tão poderosos, que só devem ser praticados com a supervisão de um mestre ou de um especialista. Essa prática é contraindicada em caso de pressão alta.

Além do Oxigênio, três componentes dos alimentos – uma vitamina e dois minerais – são fundamentais na manutenção do metabolismo: a Tiamina (vitamina B1), o Ferro e o Magnésio.

A Tiamina (B1) – vitamina do complexo B – está presente na casca do arroz integral, da aveia, no milho, ervilhas, gérmen de trigo, sementes de girassol, leveduras e algumas frutas e verduras como o abacaxi, manjericão e o espinafre.

O ferro é essencial para a formação das células vermelhas que “carregam” oxigênio por todo o corpo. Esse mineral também é parte de algumas enzimas que tornam a energia disponível. Encontra-se ferro em vegetais folhosos verde-escuros, espinafre, couve, beterraba, damasco, ameixa, feijão, grão-de-bico e tofu. A ingestão de Vitamina C potencializa a absorção do ferro de origem vegetal.

Encontramos o magnésio na água (pura e fresca), iogurte natural, na clorofila, no gérmen de trigo, aveia, chocolate, em nozes, sementes de girassol, amêndoas, brócolis, quiabo, acelga, soja, tofu, damasco, laranja, figo, uva passa e coco.

Parece muito simples, mas, assim como a prática de pranayamas, a escolha da dieta deve ser orientada por um profissional especializado.

Há milênios os sábios mentores da Ayurveda e a Yoga nos ensinam a ter a consciência de que somos o resultado da síntese dos alimentos físicos e energéticos que ingerimos (oxigênio e impressões sensoriais), fornecedores do material necessário para o processo metabólico que nutre a vida. Como podemos perceber, a Nutrição Clínica não discorda desse ensinamento, só usa outra linguagem e outros métodos para chegar às mesmas conclusões.

O sobrepeso é construído por fatores concretos e sutis, físicos e mentais. Lidar com essa condição não deve ser encarado como uma batalha a ser lutada sob a pena de nos tornarmos inimigos de nós mesmos e, em seguida, dos outros. Ao invés disso, podemos desenvolver a consciência para aprendermos a transformar as nossas dificuldades em amigos que estão se apresentando para nos ajudar. Eles nos dão oportunidades pra compreender profundamente as causas das nossas dificuldades. Somente a partir da consciência podemos trilhar a transformação na direção da boa forma, do prazer de viver e da paz.

Referências Bibliográficas
SILVA, Sandra. Tratado de Alimentação, Nutrição e Dietoterapia. Roca, 2007.
JOHARI, Harish. Breath, mind and consciousness. Destiny Books, 1989.
SWAMI TIRTHA, Sadashiva. The Ayurveda encyclopedia. AHC Press, 2007.

Marise Berg - Terapeuta Ayurvédica dedicada à prática da Alimentação Natural Ayurvédica e de Rasayana (rejuvenescimento). Formada pela Escola Yoga Brahma Vidyalaya – Fundação Sri Vájera e Ciymam (curso creditado pela International Academy of Ayurveda – Índia); com extensões em Rasayana (rejuvenescimento) pela Kerala Ayurvedic Chikitsalayam – Pune, Índia; em Ayurveda pela Vishwanath Panchakarma Centre – Rishikesh, Índia; e em Nutrição Ayurvédica pela International Academy of Ayurveda – Pune, Índia. Atualmente cursando a graduação em Nutrição no Centro Integrado São Camilo, São Paulo.



Verdadeira liberdade


Liberdade significa ser capaz de escolher como reagir às coisas. Quando a sabedoria não está bem desenvolvida, ela pode ser facilmente obscurecida pelas provocações dos outros. Nesses casos, podemos ser exatamente como animais ou robôs.

Se não há nenhum espaço entre o estímulo ofensivo e sua reação condicionada imediata — a raiva — então na verdade estamos sob o controle dos outros.

O estado desperto abre tal espaço e, quando a sabedoria está lá para preenchê-lo, a pessoa é capaz de responder com paciência. Não é que a raiva seja reprimida, ela nem chega a surgir.

Andrew Olendzki

Tricycle, inverno de 2006 (Tricycle’s Daily Dharma, 27/11/2009)

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Cadastro Nacional de Bicicletas Roubadas



Informe o roubo da sua bike para as melhores lojas do Brasil, descubra os hábitos dos ladrões e evite locais perigosos






ENVIE O LINK PARA SEUS AMIGOS
O link oficial para o cadastro é: http://www.bicicletasroubadas.com.br/ .
Avise aos seus amigos.

ASSINE E DIVULGUE O FEED RSS
Através do  feed é possível saber os último 10 registros inseridos no sistema. Você também pode disponibilizar essa informaçõa no seu site ou blog. O endereço é: http://feeds.bicicletasroubadas.com.br/bikesroubadas

Ajude a divulgar este serviço gratuito de utilidade pública!
No último final de semana em São Paulo foram registradas várias ocorrências de roubos de bikes em diferentes estradas, veja no link: http://www.pedal.com.br/forum/roubo-na-bandeirantes_topic26073.html (leia até o final).

Estudo prova que BCAAs parecem melhorar a longevidade

Para quem não sabe os os BCAAs ou aminoácidos de cadeia ramificada que são os aminoácidos Leucina, Valina e Isoleucina (leia abaixo)
Esses aminoácidos são muito usados por fisiculturistas e atletas de endurance (corredores, ciclistas, nadadores, triatletas…) para manter a massa muscular. No caso dos atletas de endurance o suplemento serve também para a manutenção do sistema imunológico que se encontra em baixa de pois de treinos e competições muito longas.
Aminoácidos são pequenas unidades que formam uma estrutura maior chamada proteína, que por sua vez é a unidade básica do tecido muscular. Em nosso corpo ocorre a produção de alguns aminoácidos, entretanto outros devem ser adquiridos através alimentação, pois não são fabricados pelo nosso corpo. Estes são chamados de aminoácidos essenciais.
São exemplos de aminoácidos essenciais: leucina, isoleucina e valina que são aminoácidos de cadeia ramificada encontrados, principalmente, em fontes protéicas de origem vegetal. São conhecidos popularmente como os BCAAs, sigla derivada da sua designação em inglês: Branched Chain Amino Acids.
Após a ingestão, os BCAAs são absorvidos no intestino e transportados até o fígado, via circulação porta. No fígado, os BCAAs podem ser utilizados como substrato para síntese protéica e assim entram na construção dos músculos. Além disso, os BCAAs estimulam a produção de glutamina e alanina, entre outras substâncias. O aminoácido glutamina apresenta efeito benéfico sobre a função do sistema imunológico e é o principal combustível das células epiteliais do intestino.
Entretanto, durante a atividade física o corpo entra em um estado de catabolismo, quando ocorre a quebra de um substrato para o fornecimento de energia para as células e esse substrato pode ser a proteína muscular. Para que ocorra a construção de proteínas, e não a degradação, o ideal é que a alimentação seja rica em carboidratos (para oferecer energia para as células) e em aminoácidos diversos, inclusive os BCAA’s, que irão entrar principalmente na construção do tecido muscular. Este estado de construção a partir de substratos é chamado de catabolismo.

Um estudo publicado recentemente na revista Cell Metabolism, trouxe a tona novamente esses aminoácidos, com resultados muito bacanas. Segundo o estudo o BCAA pode ser um ótimo suplemento para os idosos.
Cientistas italianos deram a ratos machos adultos e sadios água que continha uma quantidade de BCAA além da dieta habitual. Outro grupo de animais só recebeu água normal. Depois de vários meses os cientistas constataram que os que receberam o coquetel de aminoácidos viveram em média 12% a mais.

Outro resultado surpreendente foi que além da melhora na longevidade os animais suplementados tiveram um aumento significativo em suas mitocôndrias, as estruturas responsáveis pela produção de energia nas células. Isso em outras palavras melhora o desempenho físico.

O último resultado demonstrado foi a melhora no sistema de defesa que combate os radicais livres, que, se acredita, causarem danos as células. Segundo os cientistas a melhora no combate aos radicais livres pode “retardar” o processo de envelhecimento.

Apesar de o estudo ter sido realizado com ratos os cientistas esperam encontrar resultados semelhantes com humanos, resultados que serão buscados na segunda fase do estudo. Estudos desse tipo são conduzidos com ratos por alguns fatores. Primeiro que o metabolismo do rato é muito semelhante ao metabolismo humano, e muitos resultados podem ser transferidos aos humanos; segundo que o ciclo de vida dos ratos é bem menor do que os humanos, um rato vive em média 2 anos, enquanto um humano pode viver por volta de 80 anos (imagine ter que esperar 80 anos para ver o resultado de um estudo!); e por fim, no caso de novas drogas, os estudos são feitos em ratos para se verificar a segurança das drogas antes de se testar em humanos. Vale ressaltar que, nesse caso, o suplemento BCAA é um suplemento seguro e liberado a vários anos para consumo humano.

Referências:

2010 Chicago Marathon

Um final eletrizante na Maratona de Chicago 2010 (domingo último) entre Wanjiru (medalha de ouro em Pequim) e Kebede (medalha de bronze em Pequim). O penúltimo Km foi corrido em 2'49" e último em 2'45" e isto é o Km 41 e 42 de uma Maratona. Não se via um final de maratona como este desde New York City Marathon 1981 entre Alberto Salazr e Rodolfo Gomes.

Vejam o video:
2010 Chicago Marathon

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Walk on water (Liquid Mountaineering)

Liquid Mountaineer é um "esporte novo" que está tentando alcançar o que o homem tem tentado fazer há séculos: andar sobre a água. Ou para ser mais preciso: correr sobre a água.  
Estão desenvolvendo o esporte a partir do zero. Por acaso descobriram que com o equipamento certo repelente a água pode-se andar em corpos de água, como uma pedra deslizando na superfície.

Valores

“Se você explora e identifica as coisas materiais que você mais valoriza, você eventualmente chegará aos seus valores materiais. Se você explora e identifica os processos que mais valoriza e respeita na sua vida, você chegará aos seus valores éticos. Se você explora seu comportamento no contexto de suas relações, você chegará aos seus valores morais. Se você explora as experiências pessoais mais profundas que você valoriza, você chegará aos seus valores espirituais.” – Mike George

terça-feira, 12 de outubro de 2010

12 de outubro é dia de criança ganhar presente!

"Saiba:
Todo mundo teve infância
Maomé já foi criança
Arquimedes, Buda, Galileu
e também você e eu..."




O Dia das Crianças só passou a ser comemorado mesmo em 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela fez uma promoção junto com a empresa Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas.
A idéia das duas empresas deram tão certo que outros comerciantes resolveram adotar a mesma estratégia. E assim, dia 12 de outubro é dia de criança ganhar presente!

Dia Universal da Criança
A Organização das Nações Unidas (ONU) comemora o dia de todas as crianças do mundo em 20 de Novembro. Foi nessa data que os países aprovaram a Declaração dos Direitos das Crianças.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Os 7 erros mais comuns dos triatletas

Dando continuidade ao post anterior:

É durante a competição que conseguimos testar nosso condicionamento físico e nossos resultados. Mas seu rendimento nas competições depende diretamente da qualidade e da ausência de erros de seus treinos. Confira a lista dos erros mais comuns cometidos pelos triatletas durante o treinamento e maximize seu rendimento nas competições.

triathlon_olympics
Erros durante o treinamento podem atrapalhar sua competição
1- Aumentar o volume de treino muito rápido
Muitos acham que a variável que mais importa no treinamento esportivo é o volume. Aqui a máxima “quanto mais melhor” não vale. O aumento de volume no seu treinamento pode trazer resultados positivos no começo, mas se o incremento de volume se der por muito tempo, você estará no caminho certo para se lesionar.
2- Comprar X Treinar:
Triatletas são os esportistas que mais aceitam coisas novas. Novas vestimentas, meias de compressão, novos equipamentos de bike, equipamentos de corrida…Se por um lado buscar produtos que contribuam para melhora de performance é muito legal, por outro os equipamentos não substituem o treino regular e planejado. Não credite o seu sucesso a um equipamento.
3- Não trabalhar seus pontos fracos:
Todo mundo tem uma modalidade do triathlon onde se destaca mais. Porém dedicar mais tempo a essa modalidade pode não fazer muita diferença aos seus resultados. Ao invés disso experimente mudar o seu treino de forma a fazer a manutenção da sua melhor modalidade e investir na sua modalidade mais fraca. Pode ser uma sessão a mais na semana ou apenas alguns minutos a mais nos seus treinos atuais, mas treinar sua pior modalidade irá trazer os maiores ganhos em sua performance.
4- Ignorar alongamento e prevenção de lesões:
Todo mundo anda cada vez mais ocupado, mas não vale se justificar dizendo que não tem tempo para se alongar. Treinar por muito tempo os mesmos esportes, ao longo dos anos, gera desequilíbrios e encurtamentos musculares que podem ocasionar lesões. Controvérsias a parte, ainda considero os alongamentos a melhor forma de prevenção de lesão. Alongamento é igual a previdência contribua com um pouco após cada treino e você colherá os benefícios mais tarde.
5- Treino não é desculpa para comer o que você quiser:
É verdade que triatletas treinam muito, mas usar seus treinos como justificativa para comer o que quiser não irá ajudá-lo a melhorar seu rendimento. Treinos intensos exigem combustíveis de qualidade, preste atenção na qualidade dos alimentos ingeridos e na hora certa das refeições.
6- Recuperação e descanso:
Se eu pudesse dar apenas uma dica a um atleta eu diria: tente dormir uma hora a mais por noite. É durante o sono que nosso organismo libera o hormônio de crescimento, responsável por, entre outras coisas, ajudar na recuperação dos músculos. Dormir mais significa melhor recuperação e por consequência melhor qualidade no treino do dia seguinte.
7- Exagerar na intensidade dos treinos:
É certo que os treinos em alta intensidade devem fazer parte do seu programa de treinamento, mas não se esqueça que o triathlon é um esporte de endurance. Por isso a maior parte dos seus treinos deve ser realizada em intensidade moderada (menor que 80% da frequência cardíaca máxima). Exagerar nos treinos fortes não só aumenta o seu risco e lesão com também prejudica o seu desenvolvimento no esporte.
Bons treinos!
Fonte: Espírito Outdoor


domingo, 10 de outubro de 2010

10/10/10: Maratona de Buenos Aires

Pela terceira vez consecutiva vou correr com os nossos vizinhos e hermanos... Gosto do "clima" desta prova...

Percurso

La Maratón de Buenos Aires tiene un recorrido que busca que los atletas disfruten de la bella Ciudad de Buenos Aires, recorriendo los lugares más emblemáticos e históricos de la Ciudad.
Durante los 42 Km., encontraran lagos y bosques maravillosos, la lujosa calle Alvear con los mejores hoteles, el mundo financiero en el microcentro, la Casa de Gobierno, junto al cabildo y la catedral, también el obelisco, el turístico barrio de San Telmo, los famosos estadios de Boca Juniors y River Plate, el colorido barrio de La Boca, el sofisticado barrio de Puerto Madero, el río mas ancho del mundo y el nuevo y moderno túnel de Av. Sarmiento, finalizando este impactante recorrido en la arbolada Av. Figueroa Alcorta.

 "Vamo que vamo..."

2500 AÑOS DESPUÉS
Cuenta la historia (y también la leyenda) que el recorrido de maratón tuvo su origen... hace 2500 años. Fue cuando las tropas atenienses de Milcíades derrotaron a la poderosa flota griega del rey Darío. Entonces, uno de los soldados victoriosos, Filípides, corrió a través de la llanura de Maratón-aproximadamente unos 40 kilómetros- para comunicar la noticia a su pueblo y evitar que huyera, incendiando Atenas.

En homenaje a la gesta de Filípides, surgió la carrera de maratón al restaurarse los Juegos Olímpicos en Atenas, en 1896.
En más de un siglo, el maratón -cuya distancia de 42.195 metros se estableció ocho años más tarde, en los Juegos de Lodnres- se ha convertido en un fenómeno masivo, más allá de la cultura física y del deporte.

Este año, al celebrarse los 2.500 años de aquella batalla y de la corrida de Filípides, todos los maratones de primera línea en el mundo realizan acciones de homenaje, que tendrán su culminación a fines de octubre con el maratón de Atenas.




Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign