sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Quedas, tombos e capotes de Bike

Quem quando criança,ou até mesmo agora depois de adulto, nunca caiu de bicicleta? Seja um simples tombo ou até mesmo algo mais sério,como quebrar um braço,perna,dentes etc…
Acho que as quedas mais comuns são quando somos crianças, afinal sempre estavamos inventando arte, como criar rampas com tijolos e tábuas, isso geralmente acaba com alguem se machucando...

Hoje tive uma experiência dessas... Tomei um capote da Tri-bike!
Tudo aconteceu muito rápido: Estava treinando na UNICAMP e vinha clipado qdo um carro - no sentido oposto - entrou a esquerda (dele) e na minha frente... Por falta de prática, devo ter freado + forte com um dos lados, desequilibrei e tomei um chão... As conseqüências foram:  Cotovelo ralado e  Selim da bike rasgado na parte de trás. (O selim esta doendo mais que o cotovelo)










Domingo tem o Desafio da Serra de Campos (60Km), sendo 14Km subindo a Serra...

Nota:
Tudo é muito rápido, mas mesmo assim, vale a leitura de Cair de bike, como se machucar menos

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Leites Vegetais

Rolling... Rolling... Rolling...


"É comum vermos super atletas de corrida, principalmente maratonistas, que treinavam sem condições nenhuma, sem acompanhamento técnico e apenas pela repetição diária terem boas performances, isso já não acontece na natação. Este é um esporte que exige um acompanhamento técnico, pois aplicar força na piscina da maneira errada, vai fazer com que seu corpo memorize esta técnica ineficiente, criando vícios e obstáculos para uma boa natação. E aí enquanto você gira os braços com rapidez, a única coisa que vai ser mais rápida, é a sua fadiga!!"
Mauro Cavanha


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Braçadas em alto mar

Recomendações, conselhos e dicas para quem vai nadar no mar pela primeira vez (como eu):

"No geral, a flutuabilidade é maior e, portanto, mais fácil.
O que é complicado: mar grande (ondas difíceis de serem passadas), marolas e, principalmente, localização.
No mar, as referências são as bóias, os outros nadadores e, na volta, alguma referência na praia.
Roupas de borracha ajudam a deslizar melhor e melhoram ainda mais a flutuabilidade"
Vagner Bessa

"O Vagner falou tudo. É isso.
Eu nunca usei roupa, mas ela vai te ajudar a flutuar mais.
Triatleta adora que a roupa esteja liberada, porque, normalmente, não sentem confiança ou nadam tão bem.
Cara, só estando lá para entender. Use a roupa, se puder e tenha calma meu velho. Não se desespere."
Xampa (André Cruz)

 "A diferença básica, naturalmente, é de paisagem", ensina o professor de Educação Física Ítalo Saldanha. "Na piscina, o espaço é fechado, a água é branda e não há ondas. No mar, temos maré, correnteza e a densidade da água é menor, o que ajuda a boiar".
"Quem pratica a natação sabe o bem que faz. Iniciar ou terminar um dia com algumas braçadas. Em contato com a natureza, então, esses benefícios ficam ainda mais evidentes", conta o triatleta Vinícius Santana.

A travessia é um esporte aeróbico, tão completo quanto a natação tradicional - porém, no oceano, há mais trabalho de resistência e consumo de gordura. A técnica também não é exatamente a mesma para as duas modalidades, embora haja mais semelhanças do que diferenças. Para nadar no estilo crawl, por exemplo, o atleta de piscina respira para o lado. "No mar, se você fizer respiração lateral, vai acabar engolindo água por causa das marolas", avisa Ítalo. "O jeito é levantar a cabeça e olhar para a frente".

O mar é traiçoeiro
O expediente também ajuda o nadador a se orientar. Como no mar não há raias e na maioria das vezes não dá para ver o chão, a solução é adotar um ponto de referência fora d'água para evitar o ziguezague. "É necessário algum tempo para aprender a nadar em linha reta. Uma dica é mirar uma pedra do outro lado da praia", sugere Vinícius.

Outro detalhe: no mar não dá para pôr o pé no chão e nem para segurar na parede na hora do cansaço. Por isso, por mais expert que seja o nadador, ele jamais deve enfrentar uma travessia desacompanhado. Basta observar os atletas de alto rendimento: eles só nadam supervisionados por uma equipe, que inclui desde treinador até bote salva-vidas. "O mar é traiçoeiro", alerta Ítalo Saldanha.

Confira abaixo dicas para praticar a natação no mar com segurança:
  • Procure uma praia tranqüila, com salva-vidas e nade apenas quando o mar estiver calmo. Converse sobre as condições da praia e do mar para nadar.
  • Avise ao salva-vidas que você irá nadar.
  • Use uma touca de natação de cor forte, para que você seja visualizado facilmente.
  • Tenha cuidado com mau tempo.
  • Caminhe pela praia para visualizar bem marcos em terra (postos, por exemplo) e meça a distância que você irá percorrer.
  • Nadar sempre ao longo da praia e nunca em direção a alto mar.
  • Cuidado com cãibras e desidratação. Evite horário de sol muito forte.
  • Use protetor solar.
  • Faça um bom alongamento antes e depois de nadar e caminhe por uns 20 minutos para aquecer, antes de entrar no mar.
  • Entre devagar, molhando as partes do corpo lentamente.

Encontro Direitos dos Animais

Fuga das Ilhas

Inscrições

terça-feira, 16 de novembro de 2010

O Milagre do Estar Atento - Osho

A pessoa precisa começar
observando o corpo...
Caminhando...
Sentando...
Indo para a cama...

A pessoa deveria começar pelo mais sólido, pois isso é mais fácil, e então deveria se mover para experiências mais sutis.

A pessoa deveria começar observando pensamentos, e quando ela ficar especialista em observar pensamentos, então deveria começar a observar sentimentos.

Depois que você sentir que pode observar seus sentimentos...
então deveria começar a observar seus estados de ânimo...
....ainda mais sutis e vagos do que seus sentimentos.

O milagre do observar é o de que enquanto você observa o corpo, seu observador se torna mais forte...
...enquanto você observa os pensamentos,
seu observador se torna mais forte ainda...
....enquanto você observa os sentimentos,
o observador se torna ainda mais forte...

...quando você observa seus estados de ânimo,
o observador é tão forte que pode permanecer ele mesmo...

...observar a si mesmo,
é como uma vela numa noite escura que ilumina
não apenas tudo à volta, mas também a si mesma.

domingo, 14 de novembro de 2010

Ironman - Treinamento

Entrevista com o preparador físico e atleta Enzo Amato:

1- Qual nível técnico ou físico a pessoa deve ter para realizar e completar uma prova tão difícil como o Ironman?

Acredito que seja necessário ter uma bagagem em provas de longa distância, maratona por exemplo, pois além do físico é preciso muita força mental para aguentar um dia inteiro de prova. Seja você profissional ou amador, seu corpo vai reclamar e você precisa saber se pode seguir ou não.

2- Como dosar os treinos de cada modalidade?

Normalmente a modalidade que dura mais tempo se treina mais vezes na semana. No caso de um atleta amador como eu, que precisa conciliar trabalho e treinos, consegui dividir da seguinte maneira. 2x por semana natação, 3x corrida, de 3 a 4x ciclismo e pelo menos uma vez por semana o merecido e necessário descanso. É normal também treinar 2 modalidades no mesmo dia, seja em dois períodos, manhã e tarde ou mesmo uma logo após a outra como na prova. É importante ter o acompanhamento de um professor de Educação Física para dosar os treinos, pois cada pessoa tem uma necessidade e todos precisam ter cuidado para não se lesionar já que a carga de treinos é grande.

3- Quanto tempo antes da prova o atleta deve se preparar, com relação aos treinos e alimentação?

Depende da pessoa, se ela já tem um histórico em provas longas, se vem praticando atividade física, mas uma coisa é certa, alguns meses antes da prova os treinos longos vão ficando cada vez maiores e o corpo precisa aguentar. Sou praticante de corrida há 10 anos e já fiz algumas maratonas, por isso acredito ter uma condição física boa. No meu caso, iniciei os treinos na São Silvestre, portanto 5 meses antes do grande dia.
Quando você se prepara para uma prova dessa magnitude, quer fazer tudo direito, por isso procurei uma nutricionista e o trabalho dela me ajudou muito nos treinos e na prova.

4- Como deve ser feita a alimentação e hidratação antes e durante a prova? Que tipo de alimento deve ser ingerido?

Fiz meu café da manhã como de costume, 2 horas antes da largada, portanto 5 da manhã. Pão de forma com requeijão light, queijo branco e peito de peru e ao invés de leite desnatado com achocolatado, tomei um suplemento hipercalórico indicado pela minha nutricionista que adicionou 500Cal a mais no meu café da manhã. Calorias que seriam gastas logo no início da prova, por isso é muito importante saber o que levar consigo e o que ingerir durante as várias horas de esforço. Na natação era oferecido água na metade do percurso, mas nesse caso não tomei. Na transição para o ciclismo enchi os bolsos da camiseta com o que pretendia comer durante a modalidade, tinha 12 bolinhas de arroz japonês chamado Moti, que é bem concentrado em carboidratos e sacia a fome, coisa que o Gel não faz. Também levei bolachas salgadas e torrone. Me alimentava a cada meia hora, e nos postos de hidratação os staff ofereciam isotônico, água e banana, e em cada posto eu pegava o que achava que precisava mais.

Na corrida os postos de hidratação estavam a cada 2Km e tinham de tudo, refrigetante, água, isotônico, sal, bolacha salgada, fatias de bolo e a partir de certa hora até sopa quente de batata. Durante a corrida num Ironman você pode comer somente alguns alimentos se você estiver correndo forte, mas como a maioria corre em ritmo confortável o corpo aceita qualquer coisa desde que em porções pequenas. Por isso não deixei escapar nada, em cada posto pegava um ou dois ítens citados acima.

5- E depois da prova, como deve ser a recuperação do atleta, com relação à alimentação, treino, descanso, etc?

Logo depois da prova comi e bebi tudo o que me ofereciam na área reservada aos atletas. Pão de queijo, pizza, bolo, refrigerante, sopa, isotônico e até sorvete. Não que estes sejam os principais alimentos para depois de uma prova, alguns eram de expositores divulgando o produto, mas em se tratando de Ironman até sopa de pedra repõe as energias.

Claro que depois de mais de 12 horas de prova eu podia comer qualquer coisa, mas acabei comendo o que normalmente como nas refeições.
Fiquei 2 dias sentindo dores musculares leves por todo o corpo, voltei a treinar uma semana após a prova, porém em menor intensidade e duração. Pretendo treinar dessa maneira por uns 2 meses para o corpo descansar e recuperar 100%. Também acho interessante praticar outras modalidades nesse período como musculação, tênis etc.
Depois da prova passei uma semana com sono durante o dia, mesmo dormindo bem a noite.

6- Descrever a sensação que teve ao participar de um Ironman. Como foi este desafio?

Cheguei em Floripa 3 dias antes da prova e já é possível sentir a vibe do ambiente. Só gente bonita pra lá e pra cá de bicicleta, correndo, e até nadando com a roupa de borracha. A feira de esportes sempre cheia de gente, o enorme tablado que vai da areia da praia até a área de transição que também é enorme. Só de olhar praquilo tudo dá vontade de fazer o tempo passar mais rápido pra ouvir logo a buzina de largada, mas ainda faltam dias. Estava ansioso na Sexta arrumando a sacola de special needs que teríamos que entregar no Sábado junto com a bicicleta, mas meus amigos estavam bem mais apreensivos que eu, talvez por já saberem o que vinha pela frente ou pela pressão de buscar certo resultado na prova. Como era o meu primeiro, só queria chegar ao fim do percurso.
Ouvi amigos dizendo que se emocionam na largada e chegam até a chorar, quando ouvia isso achava exagero, mas só estando lá pra saber o que é encarar um desafio que só de pensar parece impossível, começar ao nascer do sol e só parar a noite. Em determinado momento na corrida me emocionei ao ver meu pai me incentivando, ao perceber que já havia diminuido meu ritmo devido ao cansaço disse "é isso aí, devagar e sempre" algo tão simples, mas que naquele momento foi tão motivador que me fez seguir para os últimos 11Km que faltavam para me tornar um Ironman. Encontrei meu pai novamente faltando uns 100 metros para a chegada, ele bateu a última foto e seguimos de mãos dadas até cruzar o pórtico de chegada, os dois sorrindo nos abraçamos. Muitos cruzaram aquele pórtico antes que nós, mas só de terminar a prova você realmente se sente um Ironman. Todos que cruzaram aquele pórtico passaram por uma provação naquele dia, desde o que fez em pouco mais de 8 horas até o que levou quase 17, todos são vencedores.

7- Mensagem e dica para incentivo ao esporte aos atletas amadores.

Há 10 anos atrás meu objetivo era completar uma prova de 5Km, pois era estreante na modalidade, a medida que o tempo foi passando fui exigindo mais de mim mesmo e curtindo cada prova terminada.
Estipule objetivos num esporte que te agrade e treine para alcançá-los, degrau por degrau, você vai perceber que cada conquista tem um sabor especial e que é mais legal conquistá-las por partes do que acabar logo com a brincadeira. A vivência de ganhar e perder que o esporte proporciona é válida para vários momentos da nossa vida profissional e amorosa, por isso incentive as pessoas que você gosta a praticar algum esporte.


Entrevistado: Enzo Amato – Preparador Físico (http://www.enzoamato.com.br/)
Fonte: Redação MidiaSport / Enzo Amato - www.enzoamato.com.br

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign