sábado, 18 de junho de 2011

Pedalar é preciso

O movimento de pedalar, não é somente o empurrar os pedais pra baixo com força. As pernas, devem agir independente umas das outras, de modo que acabam auxiliando e diminuindo a força necessária para empurrar o pedal.
Mas como é isso?
Bom, se você tirar um dos pés do pedal, o outro precisará “puxar” o pedal pra cima para manter o ciclo. É esse o movimento que deve ser constante.
Movimento dos pés durante o ciclo


Ciclistas mais experientes, as vezes brincam dizendo que fulando esta pedalando quadrado. Acontece quando não se faz o movimento de puxar o pedal, acabamos balançando o tronco, como se estivesse com a roda quadrada. Pedalar requer somente movimento das pernas.

Para aproveitar melhor o movimento, os joelhos devem permancer numa linha perpendicular à ponta dos pés, fazendo uma linha vertical durante todo o ciclo. Os pés, empurram e puxam os pedais. Quando um empurra (movimento natural para nós) o outro deve puxar, aliviando a força da outra perna e utilizando melhor a musculatura da perna.
Esse ciclo, é simples, porém mesmo os profissionais, durante todo o inicio de temporada nos treinos de força, corrigem esse movimento para manter o sincronismo da pedalada.

Agora é montar na bike, sair pra pedalar e concentrar no “puxa e empurra”. Ah, como empurrar é natural, concentre em puxar o pedal. Com o tempo isso fica automático, facilitando muito as subidas, principalmente em terrenos escorregadios.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Que frio!!!

Procedimentos podem ajudar muito a fazer da pedalada algo prazeroso e sem danos para a saúde, mesmo quando o termômetro marcar temperaturas baixas.

Conheça os principais cuidados que eu tenho para os dias mais frios:

Gentileza



"A gentileza é a simpatia em movimento. Em cada gesto, em cada ação, a gentileza está sempre imersa na virtude da bondade. Aquele que é gentil nunca saberá o que são inimigos nem desperdiçará seu tempo e energia com conflitos internos em relação a ninguém. Ser gentil é iluminar o rosto triste de alguém com o ingrediente da esperança e da coragem, como uma lanterna que ilumina o caminho em uma noite escura de inverno."


António Sequeira

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Usina de Belo Monte



Convite para 2ª GRANDE MANIFESTAÇÃO "BRASIL PELAS FLORESTAS" !!! 19 Junho 2011 a partir das 14:30 no MASP

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Um museu sobre… você mesmo

Um museu sobre… você mesmo. Baseado nessa ideia, o novo projeto da Intel permite que você passeie por uma galeria virtual e veja uma exposição sobre a sua vida.
Para dar cabo desse conceito um tanto egocêntrico (e por isso mesmo irresistível), o site pede permissão para acessar seus dados do Facebook; fotos pessoais e imagens de amigos, vídeos, dados geográficos, frases postadas… tudo passa a integrar a curiosa mostra desse centro cultural fictício. 
Se quiser ver como seria a sua vida se ela fosse exibida em um museu, clique aqui. Bom passeio.

Yoga para corredores

Vídeo com dicas de exercícios de Yoga para auxiliar na corrida: (3m09s)
Veja 6 exercícios para correr melhor

domingo, 12 de junho de 2011

Cúrcuma - Açafrão da Terra

Originária da Índia é cultivada em todo o mundo tropical.
Nome científico: Curcuma longa L.
Nome Ayurvédico: Haridra/gauri/turmeric
Nomes populares: açafrão, açafrão-da-índia, açafrão-da-terra, açafroa, açafroeira, açafroeiro-da-índia, batata-amarela, gengibre-amarelo, gengibre-dourada, mangarataia, turmeric.
Principais benefícios:
  • Possui ação expectorante, anti-inflamatória e depurativa do sangue, beneficiando o fígado
  • Elimina os gases e a inflamação intestinal
  • Fortalece o sistema imunológico, prolongando a vida
  • Deve se utilizado diariamente
É um poderoso redutor de kapha. Digere ama (toxina) do organismo.

Usos:
Seu uso é milenar na medicina tradicional da Índia e da China. No Brasil estes rizomas vêm sendo utilizados como tempero de alimentos. Tanto na medicina popular como na fitoterapia científica,  é usada por suas propriedades anti-hepatotóxica, anti-hiperlipidêmica e antiinflamatória, todas reconhecidas internacionalmente.

Os rizomas podem ser usados em estado fresco, na dose de 5 a 15 gramas por dia, como parte da salada de verduras, ou sopa de legumes. Ensaios farmacológicos revelaram uma ação colerética, isto é, estimulante da secreção da bílis, o que justifica seu uso como medicamento para os casos de prisão de ventre habitual
e para auxiliar a digestão e melhorar o apetite; é usada também no tratamento de cálculo biliar, e disfunções hepáticas.

Embora sem justificativa científica, é comum no Nordeste do Brasil a prática caseira de usar pedaços de açafrão para pintar um círculo ao redor dos olhos, ou na garganta, na crença de prevenir a conjuntivite e dor de garganta que podem ocorrer nas crianças acometidas de sarampo. Em outras experiências pôde ser demonstrada a atividade citotóxica para células de linfomas, reduzindo o crescimento de tumores.
Precauções:
Não usar durante a gravidez;
Não usar durante o excesso de Pitta, em manifestações de doenças, como icterícia ou hepatite aguda.

Curiosidades:
Membro da família do gengibre, a cúrcuma é apreciada na Ásia, principalmente na Índia, por seu perfume almiscarado e sua cor dourada.
Geralmente, o pó amarelo encontrado nos mercados da Índia, assim como nos do Brasil, é pó de cúrcuma, que em inglês é denominado turmeric.
Quanto mais escuro o pó, de melhor qualidade é a cúrcuma.
Como corante tradicional para têxteis, sua tintura amarelo-ouro é muito usada, não só na Índia, como em todo o Sudeste Asiático,
O aroma é ligeiramente apimentado e fresco, com um leve perfume de laranja e de gengibre; o gosto, porém, é amargo, picante e adstringente.
Sendo um componente essencial da massala, perfuma numerosos pratos da Ásia do Sul.
Muito usada na cozinha vegetariana indiana, acompanha tradicionalmente as lentilhas.
No Ocidente, é usada nos pratos prontos e nas mostardas aromáticas.
Na Ásia, tem amplo uso medicinal para tratar problemas do fígado e é muito empregada nos cremes e ungüentos dermatológicos.
Na Índia, é reputada como imprescindível para a pele, sendo aplicada como pasta sobre o rosto como máscara de beleza.
A especiaria que confere tonalidade intensa à mostarda e aos pratos com curry, pode ajudar a estabilizar níveis descontrolados de glicose no sangue. Isso porque a raiz do açafrão-da-terra ou cúrcuma (parente do gengibre) é uma das fontes mais concentradas de curcumina – composto antioxidante que previne oscilações glicêmicas, ao menos em animais diabéticos. Ainda não se sabe exatamente como a curcumina age,
mas pesquisadores apontam para algumas possibilidades. A principal dela seria a ação direta no pâncreas, estimulando a liberação de insulina. A curcumina também possui potentes efeitos antioxidantes que ajudariama prevenir doenças cardíacas e males relacionados à hiperglicemia, como doenças renais, lesão nervosa e retinopatias (lesões oculares).
Na Índia e em outros países o açafrão-da-terra há muito é usado para tratar dores de estômago,inflamações, artrites e entorses. Essa planta também está sendo estudada como especiaria anticancerígena.
Estudo de populações revelaram redução drástica da incidênciade câncer de cólon em indivíduos cuja alimentação é rica em curcumina.
Testes realizados em tubos de ensaio mostraram que a curcumina
provocou a morte de células cervicais cancerosas e bloqueou mutações celulares novas.
Mais recentemente, pesquisadores começaram a observar se a curcumina ajudaria a evitar a doença de Alzheimer.
Na Índia, onde é um ingrediente quase onipresente nos pratos típicos, há uma incidência muito baixa desse distúrbio.
Em estudos com animais reduziu a formação de amilóide, proteína encontrada em quantidade excessiva no cérebro de portadores da doença de Alzheimer.
Embora as descobertas sejam promissoras, a curcumina ainda não foi estudadampara fins de tratamento e prevenção dessa doença em humanos.

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign