quinta-feira, 4 de junho de 2009

Maratona do Fogo - 2009


Fiquei sabendo pelo Hideaki (MM # 1024) sobre a realização de “mais uma” maratona no Brasil, apesar de a mesma estar em sua 23ª edição, confesso que somente fiquei sabendo de sua existência ontem.

Acredito que o motivo do meu desconhecimento seja porque esta prova ficou suspensa por quatro anos, justamente no período em que eu comecei a me apaixonar pelas maratonas... (Desculpe-me!)
A 23ª Maratona do Fogo de Dourados será realizada no dia 28 de junho, com largada prevista para as 7h30 da manhã, na praça central de Fátima do Sul. O percurso é de 42 quilômetros e 195 metros, com chegada em frente ao Corpo de Bombeiros de Dourados.
O evento é coordenado pela FUNCED (Fundação Cultural e de Esportes de Dourados) em parceria com a FUNDESPORTE (Fundação do Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), Secretaria de Esportes do município de Fátima do Sul e Corpo de Bombeiros, com apoio de diversos órgãos e entidades locais e regionais.
Segundo os organizadores, com apenas uma semana de inscrições abertas, a 23ª Maratona do Fogo já tem confirmados mais de 50 corredores. A expectativa é de que o evento, neste ano, ultrapasse a marca de 200 participantes.

Gostaríamos de participar dessa prova, entretanto, a data coincide com a Maratona Internacional do Rio de Janeiro e já tenho tudo organizado: passagens de avião, hotel, inscrição e etc.

Como afirmou o Hideaki: “É uma lástima que vai acontecer no mesmo dia da Maratona do Rio...“
Importante destacar, que a Maratona do Fogo, é considerada como uma das mais antigas prova de pedestrianismo do Brasil. A Maratona de São Paulo no último final de semana completou os seus 15 anos de existência.
Ainda segundo os organizadores: “a Maratona do Fogo volta a manter a distância estabelecida na Olimpíada de Londres em 1908 e que foi adotada como oficial. Segundo Neres, a grande procura por parte de atletas é justamente pelo fato de manter o padrão das provas de nível nacional e internacional.”
Os corredores interessados em participar podem se inscrever em Campo Grande na Casa do Atleta, na Galeria dos Esportes e na Fundesporte.
Em Dourados na Funced e nas demais cidades de Mato Grosso do Sul e fora do Estado, pelo site da Prefeitura de Dourados http://www.dourados.ms.gov.br/ e da Fundesporte http://www.fundesporte.ms.gov.br/ , onde estarão disponíveis o regulamento, a ficha de inscrições e demais informações, incluindo a premiação.
Quanto ao nome “Maratona do Fogo“, eu não tenho certeza, mas acredito que venha do fato de que esse evento esportivo tem como objetivo homenagear o Corpo de Bombeiros, que também é um dos grandes incentivadores e parceiros na organização da Maratona.
Tomei a liberdade de enviar um e-mail para Prefeitura de Dourados e sugeri que nos próximos anos eles consultem o calendário oficial de Maratonas no Brasil para evitarem superposição de Maratonas no mesmo final de semana... Possibilitando-nos participar de todas!
O ideal seria a data ser uma semana depois da de São Paulo para aproveitar os atletas que vão até lá. Como é a Corrida de Reis de Cuiabá, que é realizada uma semana após a São Silvestre. E em poucas edições já conseguiram cobertura da Rede Globo.
Bom! Fica a dica para quem a conheceu no passado, para quem ainda não a conhecia e para aqueles que não estão dispostos a encarar a Maratona do Rio de Janeiro no dia 28 do corrente mês.
Que seja bem vinda - de volta - a Maratona do Fogo!
Esperamos que no ano que vem, a Funced verifique o calendário das corridas de todo o Brasil, para aproveitar melhor as datas.

Dica de leitura:
Relato de José Carlos Angst sobre a Maratona do Fogo - Dourados MS, 2003http://www.copacabanarunners.net/marafogo.html

Nenhum comentário:

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign