sexta-feira, 15 de maio de 2009

Mensagem do Marcio Villar

Conforme solicitação do Marcio Villar, segue abaixo mensagem para divugação:

Agora é oficial o INCA autorizou por escrito o evento, nos dias 18 e 19 de julho de 2009 estarei fazendo o “DESAFIO RIO DE JANEIRO / BÚZIOS” cerca de 200 Km para divulgar o trabalho do INCA Voluntário e captar pessoas para doarem sangue e serem voluntários do INCA.
Ontem falei com o secretario de esportes de Búzios, Sr. Rafael que vai nos apoiar, estou vendo com ele que tipo de ajuda ele pode nos fornecer na chegada em Búzios.Para esse evento preciso ter um carro de apoio, alimentação e hidratação para todos que irão me dar apoio no percurso, combustível, pagar um massagista que irá acompanhar durante toda a jornada que deve durar mais ou menos entre 24 a 28 horas, sairei do Rio de Janeiro no dia 18 de julho (sábado) pela manhã e chegarei em Búzios no dia 19 de julho mais ou menos umas 14 horas, ou seja, alem de estar divulgando o trabalho do INCA.
Favor divulgarem esse material para o Maximo de pessoas que conseguirem, para conseguirmos apoio e para que o evento seja um sucesso para o INCA, que consiga bastante doadores de sangue, voluntários e verbas para os custos do INCA Voluntário.
QUEM TIVER BOM CONTATO: Preciso de autorização para correr na Via Lagos. Acho que preciso autorização da Policia Rodoviária Federal.
Sei que é querer demais, porem não custa sonhar, que liberem uma pista da Ponte Rio Niterói por 2 horas no dia 18 de julho pela manhã, se não, quando chegar na cidade terei que atravessar de barca e continuar correndo do outro lado. A ceito sugestões".
"A dor e o incomodo são passageiros, mas o orgulho é eterno"
Esta mensagem foi enviada por Marcio Villar Ultramaratonista e um grande ser humano!
Caso queira saber sobre mais sobre o assunto, visite o perfil de Marcio Villar: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=14839784373099929053&mt=2

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Você é viciado em corrida?



A corrida oferece tantos benefícios para o corpo e para a mente, que é difícil pensar num esporte tão completo e tão acessível quanto ela. Alguns minutos de treino diário reforçam a saúde e aumentam a disposição, além de ajudar na eliminação dos quilos que sobram na balança. Com tantas vantagens, não é difícil encontrar quem se torne viciado no esporte e na sensação de prazer que ele proporciona. O lado mau da história é que os benefícios acabam perdendo força frente a série de riscos que seu corpo passa a se sujeitar. Então, antes que isso aconteça com você, responda o teste abaixo.

Escolha uma alternativa para cada pergunta e veja se você está passando da conta na hora de treinar.


http://yahoo.minhavida.com.br/materias/esporte/Voce+e+viciado+em+corrida.mv


Depois de fazer o seu teste e receber o resultado, leia abaixo a questão do "barato da corrida"


Correr dá barato, a ciência comprova

O primeiro efeito é o orgulho de si mesmo, por vencer um desafio e conseguir realizar uma atividade que poucas pessoas conseguem.

Mas o bem-estar trazido pela prática da corrida não pára no aumento da auto-estima.

Tem reação química envolvida no processo, pode acreditar. Aquele sentimento de euforia, relatado por alguns corredores que acabaram de finalizar o treino, é um dos sinais mais evidentes de que há alguma mudança química no cérebro de quem faz atividades aeróbias.

A sensação tem até nome, dado pelos atletas americanos: runner´s high (algo como barato de corredor, em tradução livre). Ela surge graças ao aumento da descarga de endorfina no sangue.

Trata-se de um neurotransmissor naturalmente produzido pelo cérebro e liberado em situações de estresse, pra nos acalmar.

Exames de tomografia comprovaram o que qualquer pessoa que já experimentou um pique mais forte é capaz de atestar.

Mesmo depois do treino, as endorfinas permanecem agindo no sistema límbico e no lobo pré-frontal, áreas responsáveis pelo prazer e pelas emoções.

Atualmente, os especialistas dedicam-se a descobrir a atuação de outra substância, a anandamida. Enquanto a endorfina seria responsável pelo sentimento de euforia, a anandamida relaxaria o atleta, produzindo um efeito mais longo, capaz de durar várias horas após o exercício.

Tendo isso em vista, fica fácil compreender a irritação que assola os alunos quando são privados de praticar seu esporte. Acostumados à prática diária de atividades físicas saudáveis, eles podem apresentar quadros de ansiedade e até depressão.

Pronto! Temos ai pelo menos duas boas razões químicas para justificar nosso vício: a tão conhecida endorfina e a nova descoberta anandamida.

Queremos mais do que isso?

Boas doses de endorfina e anandamida para vocês no final de semana...

Artigo do Nuno Cobra


Na ultima edição da revista O2 tem, como em outras edições, um bom artigo do Nuno Cobra (ncobra@revistao2.com.br) sobre treinamento físico e metal. Nesta edição, em especial, ele trata de um aspecto muito importante em relação a corrida: Equilíbrio

Veja a seguir trechos desse maravilhoso artigo:

"... posso afirmar que a corrida transforma as pessoas, exercendo um papel terapêutico. Isso ocorre devido a vários fatores bem distintos e o principal é você estar presente com todo o seu ser dentro da corrida."

Mas adiante ele afirma:

"... Seu corpo não é uma perna que se movimenta, nem uma mente que pensa. Ele é um todo que funciona no mais perfeito equilíbrio de tudo junto exatamente ao mesmo tempo. Uma corrida em que você se agride não é uma corrida e sim uma tortura. De nada adianta correr forte e conseguir tempos extraordinários se fizer isso por apenas alguns anos em sua vida porque conseguiu uma lesão que o impossibilita de correr. Perde-se a chance de aquela máquina produzir saúde e torná-lo feliz""

Mais adiante ele continua:

"... Você precisa se permitir estar dentro de sua corrida e ter maior consciência do que seu corpo está realizando. Esta é a parte fundamental para que tudo acima seja aproveitado. Do contrário, a corrida torna-se apenas algo físico e sem nenhuma consequência de formação e transformação...."

E por fim, ele afirma:

"... Faça da corrida um meio dos mais excelentes para desenvolver seus corpos emocional, mental e espiritual. Faça uma corrida justa, equilibrada e acima de tudo saudável. Viva com a corrida e na se mate com ela. Realize este diálogo tão sublime entre seus corpos físico, emocional e mental em uníssona oração."

Fantástico artigo! Me faz considerar os seguintes aspectos:

  • Se estou exigindo muito de mim mesmo (físico, emocional e mental)?
  • Se a corrida que faço esta contribuindo para essa transformação que o Nuno Cobra se refere?
  • Se estou realizando o diálogo que o Nuno Cobra se refere e que possibilita a união entre os meus estados: físico, emocional e mental?
A resposta é uma só:
Sim! Tenho feito isso, mas preciso fazer mais... Preciso ficar mais atento a essa questão:
"A corrida transforma se você transformá-la!"

Bons treinos (físicos, mentais emocionais)!


quarta-feira, 13 de maio de 2009

2 Maratón de Punta del Este

Fui na primeira edição da Maratona Internacional de Punta del Este no ano passado e gostei muito de tudo; o lugar é fantástico, o clima ajuda bastante (apesar do vento), e o relevo é muito favorável para aqueles que buscam a sua primeira Maratona abaixo de 4 horas.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pela internet no próprio site da organização. O pagamento da inscrição, no ano passado, somente foi efetivado (em cash) no dia da retirada do kit.


Para essa segunda edição, entretanto, a organização estará disponibilizando "PayPal" para pagamento pela internet como também agentes autorizados no Brasil (ainda não disponíveis no site).


O custo das inscrições são os seguintes:



  • U$S 30 hasta el 6 de agosto

  • U$S 40 del 7 de agosto al 3 de setiembre

Segue abaixo o link para o site da organização do evento:(http://www.maratondepuntadeleste.com.uy/index.html).


Em caso de dúvidas pode-se também enviar e-mail para consultas@maratondepuntadeleste.com.uy que eles respondem (numa boa) em Português...


Vale a pena participar; além da Maratona ainda se faz um turismo legal pela Península... A dica é visitar a "Casa de Pablo". Lembrando que a maratona é no domingo (6 de setembro) e no dia seguinte é feriado...


Atenção que o limite máximo de inscrições são de 800 corredores.

Bom final de semana...
Bons Treinos!


terça-feira, 12 de maio de 2009

Historia de Cliff Young by Avila



Recebi o seguinte e-mail de um grande amigo, atleta, e excelente ser Humano, conhecido no CUCA como Avila:


Meu caro Alberto
Parabens pelo belo trabalho que agora poderemos acompanhar mais de perto. Fique certo que a torcida é grande.
Quanto a mim, menas...menas...vamos esperar o meu desempenho na meia (de 25km) de s. Paulo em 31.05, se terminar bem é provavel que me dedique mais a essa distancia.
Para melhorar estou me espelhando nos meus grandes idolos como o Cliff Young (
http://www.my-inspirational-quotes.com/inspirational-stories/cliff-young-a-farmer-who-inspires-a-nation/) e tambem no Cliff Young brasileiro chamado de Alberto....Alberto Peixoto!
O Caminho da fé como disse é tentador. Vamos analisar, apesar de que a experiencia "solo" é bem diferente, sem falar nso ritmos de cada um. Mas vamos analisar.
Quando Cliff Young costumo utilisar a historia dele no meu trabalho. Quem sabe algo para o seu Blog, como exemplo de humildade e superação.
Um abraço e bons treinos


Segue, portanto, abaixo sumário da história de Cliff Young... Como disse o Avila, um exemplo de humildade e superação (vale apena ler!)


"Todo ano acontece na Australia uma ultra-maratona entre Sidney e Melbourne, considerada a mais dificil ultra-maratona do mundo, com 875km de extensão. Em 1983 demoravam cerca de 5 dias pra finalizar a prova, e só atletas profissionais patrocinados por grandes marcas tinham coragem de participar.Na edição de 1983, um cara chamado Cliff Young apareceu na largada da prova, ninguem deu importancia no começo por pensar que ele estava ali pra ver o evento, até que ele colocou o numero sobre a camisa de flanela e seguiu até a linha de largada de galochas. Foi quando todos perceberam que aquele senhor de 61 anos iria realmente participar da corrida, disputando ela com atletas internacionais com metade da idade dele. A emissora local ficou curiosa com o fato e na largada fez algumas perguntas:-"Quem é você e o que faz?"-"Eu sou Cliff Young e sou de uma fazenda onde corremos atras de ovelhas, perto de Melboune."-"Você vai participar dessa corrida?"-"Sim"-"Você tem apoio pra corrida?"-"Não"-"Entao vai ser dificil você conseguir correr"-"Veja bem, nasci em um sitio onde nao tinhamos dinheiros pra ter cavalos ou carros, e eu corria atras de ovelhas desde pequeno. Entao anos atras conseguimos juntar um dinheiro e compramos uma fazenda grande, com 2000 ovelhas, mas mesmo já tendo carros e cavalos, quando se aproximava uma tempestade era eu que tinha que ir atras delas, e isso podia durar 2, 3 dias pra eu conseguir. É por isso que eu acho que consigo, são só 2 dias a mais de corrida. 5 dias. Eu corria 3 na fazenda."Quando a maratona começou, todos deixaram Cliff pra tras, e quem assistia pela televisão torcia pra que alguem parasse quele senhor banguelo, ele poderia morrer durante a prova. Nem correr corretamente ele corria, corria como se estivesse machucado, desengonçado.Qualquer profissional sabia que demoravam 5 dias pra terminar a corrida, e que pra isso era necessario correr 18 horas e dormir 6. Esqueceram de avisar isso a Cliff.Quando amanheceu, as pessoas não só ficaram surpresas de Cliff ainda estar correndo, como também de saber que ele correu a noite inteira. Mesmo continuando bem atras dos profissionais ele continuava correndo sem dormir. Cada noite ele se aproximava mais do pelotão da frente, até que na ultima passou todos e ganhou a corrida. Não só ganhou a corrida como bateu em 9 horas o recorde anterior.Ele finalizou a corrida em 5 dias, 14 horas e 4 minutos e quando lhe deram o prêmio de U$10.000 ele disse que nao sabia que haveria um prêmio, e, que como nao correu por dinheiro, distribuiu toda a quantia entre os outros corredores, sem ficar com um centavo.Hoje em dia, o jeito desengonçado que ele correu a maratona é usado por varios atletas, por ser mais aerodinâmico e gastar menos energia.Ninguem mais dorme durante a ultra-maratona Sidney-Melbourne, se você quiser ganhar ela hoje, tem que correr como Cliff correu em 83."

Dando continuidade a questão do lactato: O ritmo mais acelerado de uma corrida pode favorecer a perda de peso?

Muitos acreditam que treinamento exaustivo significa perder peso, mas aparentemente o que a Ciência prova é justamente o contrário, vejam a reportagem abaixo:
Existem vários estudos que discutem a intensidade do treino e a perda de peso. A maioria defende que se deve trabalhar em intensidades mais baixas e por longa duração, onde você prioriza a queima de gordura, ao passo que nos treinos mais intensos você prioriza a queima de carboidratos, perdendo muitos líquidos, mas não queimando tanta gordura.
Em ritmo muito acelerado, acima de 85% de sua freqüência cardíaca máxima, você produz lactato em acesso, e ele inibe a queima de gordura.
Para saber o ritmo ideal, ou você faz um teste ergoespirométrico, ou aplica a fórmula para achar sua freqüência cardíaca máxima 208,75 - (0,73 x idade) no meu caso (49 anos) 173bpms.
Conhecendo a minha freqüência cardíaca máxima, eu posso priorizará os treinos abaixo de 85% dela, 147 batimentos por minuto, para queimar gordura.
Um grande abraço magro!

Depois do Lulalá... O Cucano lá fora...

Vejam abaixo artigo publicado no site do CUCA - Corredores Unidos de Campinas - Mas, atenção que eles são TODOS meus amigos portanto, somente falam das coisas boas...
"CUCANO LA FORA
Alberto Peixoto Neto, começou a participar de competições recentemente. Há pouco mais de 1 ano. Em 2008 conheceu o grupo de atletas da CUCA que treinavam todas as terças e quintas na Lagoa e não parou mais. No mesmo ano participou de sua primeira maratona e logo vieram 8 (6 no Brasil e 2 no exterior) em seu curriculum. Movido a desafios, conforme dito por ele, seguiram os 50Km de Rio Grande e os 100KM de Cubatão. Daí para a COMRADES foi uma corrida (para manter a fidelidade a linguagem dos corredores), qualificou-se com o resultado da Maratona de Buenos Aires com o tempo de 3:31h e foi aceito no bath "C", atletas que vão completar a prova em até 9:30h. A seguir transcrevemos o comentário do próprio atleta: "Estou somente repetindo a mesma experiência e força de vontade de muitos outros corredores de rua que acabam não se contentando em correr uma prova de 10 KM, pois logo começam a pensar na meia maratona e depois, em ultra-maratona" Ainda segundo o atleta: "Quem sabe no ano que vem, outros cucanos estejam presentes também na COMRADES" Alberto, de nossa parte desejamos toda a sorte para você que levará o nome "CUCA" em um continente tão distante. Que você brilhe na Africa do Sul, pois torcida não lhe faltará".
Gostaria mais uma vez de agradecer pela força que os amigos do CUCA tem nos dado e, em especial, ao nosso Treinador Da Silva.
Obrigado à todos! Vamos nessa...
Alberto Peixoto

segunda-feira, 11 de maio de 2009

A importância do Lactato


Durante meu último treino de ritmo, conversando com um amigo que esta se preparando para a sua segundo Maratona, percebí que o tema Lactato ainda é muito pouco compreendido pelos corredores... Resolvi, portanto, complicar um pouco mais:

Embora os cientistas saibam desde o início deste século que o lactato ou ácido lático é produzido em abundância durante o exercício, na década de 1970 descobriu-se que o conhecimento da concentração sanguínea de lactato era uma importante ferramenta para o trabalho de treinamento.
Os alemães orientais começaram a aplicar medidas de lactato para preparação de suas equipes na Olimpíada de 1976, tendo obtido resultados surpreendentes. No Brasil, os técnicos têm utilizado a medição do lactato para a aplicação de programas de treinamento mais individualizados, permitindo o aproveitamento máximo do potencial dos atletas.

A importância do lactato
O lactato é uma substância produzida em grande quantidade pelo músculo durante a contração. Em algumas circunstâncias essa produção é necessária para que o músculo exerça sua função. Entretanto, a sua produção em demasia provoca dois efeitos indesejáveis para a atividade muscular:
a) altas concentrações musculares de lactato produzem fadiga muscular localizada e
b) o lactato muscular lançado para a corrente sanguínea pode diminuir o funcionamento normal das células nervosas, diminuindo a coordenação e concentração do atleta.

Informando sobre o tipo de metabolismo
Todo exercício utiliza três vias de produção de energia:
Metabolismo anaeróbio alático, que significa sem oxigênio e sem produção de lactato, é uma via de formação rápida de energia, a partir do ATP ( adenosina trifosfato ) e CP ( creatina fosfato ). Pode fornecer energia em exercícios de curtíssima duração (até 10 segundos), tais como saltos, corrida de 100 metros, natação de 25 metros, etc.
Metabolismo anaeróbio lático, que significa sem oxigênio com produção de lactato, forma a energia a partir da “queima” de glicose sem oxigênio e com produção de lactato. Fornece energia suficiente para até cerca de 3 minutos de duração, corrida de 800 metros, prova de perseguição no ciclismo, etc.
Metabolismo aeróbio, que significa com oxigênio, produz energia a partir da queima de glicose, gorduras e proteínas em presença de oxigênio, é o metabolismo usado em provas longas, maratona, travessias de natação, ciclismo de estrada, etc. Assim, quando o exercício é realizado em condições aeróbias ou anaeróbia alática não há produção de lactato.
Sendo assim, atletas com altos estoques de ATP e CP produzem menos lactato. Em via de regra, os estoques de ATP e CP nos músculos são muito baixos. Quando estes estoques se esgotam, o metabolismo anaeróbio lático é imediatamente ativado. Assim se um atleta apresentar baixos estoques de ATP e CP rapidamente começara a produzir lactato, e conseqüentemente entrar em fadiga. Portanto o atleta que apresentar maior estoque e ATP e CP produzirá menos lactato e menos fadiga.

Baixa capacidade aeróbia Implica em grande produção de lactato.
Atletas com alta capacidade aeróbia conseguem produzir grandes quantidades de energia utilizando-se de oxigênio e com maior rapidez do que atletas com baixa capacidade aeróbia. Estes atletas, passam menos tempo de exercício produzindo lactato, e quando o fazem produzem em muito menor quantidade.
Assim, alta capacidade aeróbia implica em menor fadiga e melhor coordenação. Em provas que tem duração entre 10 segundos e 3 a 4 minutos, a principal fonte de energia muscular é o metabolismo anaeróbio lático. Nessas provas é imprescindível o atleta conseguir produzir e suportar grande quantidade de lactato.
Os cientistas descobriram que se os níveis de lactato são muito elevados, o atleta necessitará de 48 a 72 horas de recuperação. Portanto, neste tipo de prova e de treinamento este período de recuperação é absolutamente necessário. Entretanto, esta recuperação pode ser mais rápida se o atleta apresentar um bom condicionamento aeróbio.

O conhecimento do lactato na preparação
As pesquisas em treinamento desportivo mostraram que o lactato é urna ferramenta útil e indispensável no processo de preparação física porque:
a) permite avaliar com precisão os estoques de ATP e CP nos músculos, a capacidade aeróbia e a capacidade anaeróbia de um atleta,
b) possibilita a elaboração de programas mais individualizados de treinamento.

O lactato e a frequencia cardíaca
Um dos métodos mais populares de acompanhar a intensidade do treinamento é a freqüência cardíaca. Entretanto, a frequência cardíaca de treinamento deve ser menor no período de preparação básica e maior no período de preparação específica. Além disso, atletas iniciantes devem treinar a frequencia cardíaca menor do que os atletas mais condicionados. Adivinhar a frequencia cardíaca “alvo” é uma tarefa difícil para qualquer técnico.
O lactato pode auxiliar nesta decisão. Os níveis de lactato sanguíneo fornecem um indicador fidedigno do estado de solicitação do organismo.

Lactato e métodos de treinamento
Existe uma estreita relação entre os diferentes métodos de treinamento e os níveis de lactato. Verifique a comparação treinamento/lactato, na tabela abaixo:

Treinamento ........................................................ Lactato mM/l
Velocidade e força ...........................................................................Até 6
Resistência aeróbia-método contínuo .......................................... 2 a 3
Fartlek ...............................................................................................2 a 4
Intervalado pausa curta ................................................................. 3 a 5
Intervalado pausa longa ................................................................. 4 a 6
Resistência anaeróbia ......................................................................6 a 12

O lactato indica a intensidade ótima do treinamento aeróbio
O lactato aumenta proporcionalmente à intensidade de esforço. Quando o lactato sanguíneo atinge 4 mM/l o organismo está empregando o máximo da capacidade aeróbia. Atletas com baixa capacidade aeróbia atingem 4 mM/l com esforços de intensidades menores. O melhor treinamento para a capacidade aeróbia é aquele realizado com lactato de 4 mM/l. Para o trabalho intervalado este limite deve ser aumentado para 6 mM/l.

Conhecendo os valores pode-se estabelecer melhor a recuperação
O lactato produzido pelos músculos é removido para o sangue e pode ser ‘queimado’ pelos músculos na recuperação. Demonstrou-se que a intensidade que produz maior ‘queima’ do lactato é aquela correspondente a 2 mM/l.
Assim, imediatamente após um esforço intenso, o atleta deve ser instruído para realizar exercícios naquela intensidade. Pesquisas demonstram claramente que se este procedimento não for realizado, a atleta não consegue uma recuperação satisfatória.
Veja a tabela abaixo. Nela estão indicados os níveis de lactato atingidos com um treinamento e o tempo necessário de recuperação:

Lactato mM/l .............................................Recuperação em horas
2 a 4 ........................................................................................12 horas
4 a 6 ........................................................................................24 horas
6 a 8 ........................................................................................36 a 48 horas
8 ou mais ................................................................................48 a 72 horas

Por exemplo, no trabalho para desenvolvimento de resistência anaeróbia, os níveis de lactato podem atingir até 12 mM/l. Segundo a tabela, este trabalho poderá ser repetido somente após 48 ou 72 horas de intervalo, porem nada impede que possa ser realizado outro tipo de trabalho, como por exemplo, um treino de resistência aeróbia após 12 horas.

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign