sábado, 29 de agosto de 2009

Ultra Trail du Mont Blanc 2010

O post abaixo foi copiado do site iRunTrails.net do Montanhista e corredor, George Volpão é mais conhecido como Pepe.

Esse post é para quem acha que correr 42K no asfalto é duro demais. Pode ser duro, mas apenas o piso. Dureza mesmo é completar os 166 Km da Ultra Trail du Mont Blanc no tempo limite de 30 horas. Esta é provavelmente a mais emblemática de todas as corridas de montanha do planeta.
Todos os anos são oferecidas 5.000 vagas que se esgotam rapidamente, mesmo havendo necessidade de ter per participado de provas pré-classificatórias. Sim, não pense que você poderá encarar essa sem antes se qualificar.
Para nós brasileiros, o melhor caminho é participar da única "seletiva" nacional o Desafio Praias e Trilhas que rola todo mês de outubro em Florianópolis. Na prova nacional são duas maratonas em dois dias, perfazendo 84 Km de praias, trilhas, dunas e carreiros de terra.
Mas completar esse desafio ainda não lhe dá direito de correr os 166 km da prova principal.
A prova brasileira qualifica para a CCC (Courmayeur-Champex-Chamonix) que percorre "apenas" os últimos 98 quilômetros do trajeto total da UTMB, sigla pela qual a prova é mais conhecida.
A CCC rola no mesmo período da prova de 166 Km e os corredores correm misturados por vezes. Completando a CCC em menos de 25 horas aí sim você terá o direito de no ano seguinte participar da UTMB e suas mais de 100 milhas e 9.400 metros de desnível acumulado (maior que a altitude do Monte Everest). Nesta prova de 166 km são mais de 2.000 atletas.
Os corredores contam com postos de apoio a cada 10 ou 15 Km. Em dois pontos também é possível deixar materiais de apoio, como roupas, calçados e comida. É obrigatório correr com alguns equipamentos como lanternas (inclusive uma extra e pilhas), jaquetas corta-vento, jaqueta em fleece, manta aluminizada, apito de segurança entre outros.
Em 2008 o vencedor foi o espanhol Kilian Jornet, em incríveis 20 horas e 58 minutos, perfazendo o recorde da competição que até então pertencia ao italiano bicampeão Marco Olmo.

Detalhe: Olmo venceu a prova pela segunda vez em 2007 quando contava com 59 anos!!! Isso demonstra que nas ultramaratonas o passar dos anos só faz melhorar a performance.As fotos que ilustram este site foram recolhidas de diversas fontes principalmente do Wikipedia, onde mais informações podem ser obtidas, bem como no site oficial do evento, cuja edição 2009 se iniciará nesta sexta-feira.
Quem quiser curtir um uma visão 3D do percurso pode conferir o vídeo abaixo ou para quem recebe as novidades via email pode assistir clicando aqui.
Abraços e bons treinos!

Se vc gosta de montanhismo e corridas confira o site do Pepe.



sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Desafio: Travessia EUA by Carlos Dias

Carlos Dias cruza os EUA de ponta a ponta Publicado por CARLOS DIAS
"No dia primeiro de setembro parto para os EUA com um novo desafio, correr o país do “Tio Sam” de ponta a ponta. Ao todo serão 5.000 quilômetros percorridos em 60 dias ininterruptos. Para isso vou contar com o apoio do ciclista e amigo Francisco Silva que me acompanhará durante todo o trajeto.

A largada será dada em Nova York no dia cinco de setembro durante a festa “Brazilian Day”, que acontece todos os anos por lá. Depois sigo pelo rota 80 juntamente com o Francisco. A chegada está prevista para o dia cinco de novembro em São Francisco.

Para quem não me conhece, esse será o meu segundo desafio de travessia. O primeiro aconteceu em 2007 quando cruzei o Brasil do Oiapoque ao Chuí num total de 100 dias.

Mas nesse novo desafio, por incrível que pareça, tive que encarar a falta de patrocínios. Por isso, para ajudar o custeio da viagem e também gerar benefício aos adoráveis amigos do GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), vou vender simbolicamente cada quilômetro do meu desafio por R$20.

Vale lembrar que 20% desse dinheiro será doado diretamente para o GRAACC. Sabemos que o esforço valerá a pena porque sei que poderei gerar com essas colaborações sorrisos e mais qualidade de vida às nossas crianças.

Todo o meu desafio será relatado aqui nesse blog! Conto com o apoio de todos! E para os interessados em colaborar as contas para depósitos são:

Banco Real: Agência 0373/ Conta Corrente 8728393-6/ Favorecido Carlos R L Dias.
Banco Bradesco: Agência 2692-1/ Conta Corrente 0011327-1/ Favorecido Carlos R L Dias.

Assim que voltar do Desafio, vou levar pessoalmente as doações para o GRAACC. Mais para frente informo mais detalhes. Até mais!"
Pessoal,
Vamos ajudar comprando alguns quilometros que o Carlos Dias vai percorrer...
Para acompanhar essa aventura, segue o blog do Carlos Dias
Boa Sorte Carlos!

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Confirmada minha participação: Desafio Praias e Trilhas

Correr, andar,pular,escalar e se deslumbrar são as atividades comuns a esta prova.
São 84 km em dois dias (sendo uma maratona em cada dia) num percurso que inclui trilhas na mata, costões de praias , areia e chão batido.
O Desafio Praias e Trilhas é considerada a prova mais difícil do Brasil no gênero.Este evento surgiu depois de nossa participação no Verdon Trail Aventure no sul da França, que é uma prova de 3 dias pelas gargantas do Rio Verdon.
No primeiro ano houve a participação de 83 atletas, de diferentes regiões do Brasil, além da França, Portugal e Uruguai. É uma das provas mais importante no cenário de corridas do Brasil e também do exterior.
A prova é árdua e o atleta precisa se preparar para enfrentar um percurso difícil e com temperaturas elevadas.
Se você nunca participou de um desafio como este, pois então crie coragem, e tenha uma experiência única.
Será uma corrida inesquecível em Florianópolis
Percurso:
1- O percurso total tem 84km (todo medido com GPS), 42,2 Km por dia. No 1º dia são 21,3 km de praias, 14,8 km de trilhas e 5,0 km de estradas.
No segundo dia 21,6km de praias, 17,2 km de trilhas, 1,6 km de estradas, 0,9 km de dunas e 0,9 km de costão (ver detalhes na altimetria), no menu percurso.
2 - Equipe de 3 corredores.
Cada corredor fará um percurso por dia.1º Dia:
Atleta 1- 17,3 km Atleta 2 - 9,8 km - Atleta 3 -:15 km
Cada corredor fará um percurso por dia.2º Dia:
Atleta 1 - 10,8 km Atleta 2 -14,4 km Atleta 3 - 10,3km

Para os Atletas individuais: uma maratona (42km) cada dia

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Aumente suas defesas com o delicioso Cogumelo Shimeji

Cogumelo Shimeji.
Ideal para pizzas, macarronadas, Yakisoba, refogados e sopas.
Rico em proteínas!

Propriedades Terapêuticas:
As propriedades medicinais de Pleurotus são conhecidas na Ásia, Europa Central, América do Sul. Estudos mostram que o gênero possui a capacidade de modular o sistema imunológico, possui atividade hipoglicêmica e antitrombótica, diminui a pressão arterial e colesterol sangüíneo, e possui ação antitumoral, antinflamatória e antimicrobiana.
Atividade cardiovascular e redução do colesterol:
O melhor e mais conhecido agente farmacológico redutor de colesterol é a lovastatina. Estudos apontam que espécies de Pleurotus são, entre os basidiomicetos, as de maior potencial produtor de lovastatina. Entre as espécies produtoras o Pleurotus ostreatus, é o maior produtor, sendo a lovastatina, encontrada em seus corpos frutíferos nas diferentes fases do seu desenvolvimento. Muitos cientistas, verificaram a redução de colesterol em ratos a partir de uma dieta com corpos frutíferos de Pleurotus ostreatus em pó.
Atividade antiinflamatória e antiviral:
Efeitos imunológicos de glucanos, produzidos pelos Pleurotus, foram observados, não apenas contra células cancerígenas, mas também contra infecções virais, por produzirem o agente antiviral pleuromutilina, ativa contra o vírus da gripe. Os cogumelos Pleurotus eryngii e Pleutotus ostreatus, são recomendados pela Tradicional Medicina Chinesa para problemas nas juntas e para relaxamento muscular. O pó desses cogumelos são efetivos no tratamento de lumbago, problemas com tendões e má circulação sangüínea.
Atividade Anti-Microbiana:
Na década de 40, foram estudadas atividades antimicrobianas de várias espécies de fungos. As substâncias antimicrobianas sintetizadas pelos cogumelos do gênero Pleurotus podem ser divididas em: polissacarídeos de baixo peso molecular, que em alguns casos também apresentam ação anticancerígena e antiviral, em resposta à estimulação do sistema imunológico; metabólitos secundários, devirados de compostos terpenóides e; em diferentes derivados de proteínas.
Pesquisas científicas mostraram que extratos derivados de corpos frutíferos de várias espécies de Pleurotus produzem atividade antibiótica, especialmente contra Staphylococcus aureus.
Atividade antitumoral:
A maioria das pesquisas sobre efeitos antitumorais de cogumelos foram conduzidas no Japão, onde foram estudados os potenciais anticarcinogênicos de diversos basidiomicetos, incluindo espécies do gênero Pleurotus . De acordo com uma dessas pesquisas o extrato de Pleurotus ostreatus inibiu 75,3 % do tumor Sarcoma 180, após 10 dias de tratamento. Após cinco semanas o tumor desapareceu completamente.

Um desafio para você mostrar ao mundo que não veio a passeio!


terça-feira, 25 de agosto de 2009

Desafio 24h Dean Karnazes by JMaratona

Segue abaixo messagem/dica de um grande amigo Ultramaratonista: Jorge Cerqueira

"Alberto, boa noite camarada, meus parabéns pela conclusão dos 50Km de Friburgo.
Olha se quiser fazer mais um treino para as 24 horas de Novembro, nos dia 12 e 13 setembro a Loja THE NORTH FACE em Sampa, vai trazer o Ultramaratonsita Dean Karnazes para correr 24 horas pelas ruas de São Paulo, vai ser num sábado e domingo. A Loja esta convocando os corredores para correrem juntos com o Dean, se vc quiser faça seu cadastro no site abaixo, eu fiz minha inscrição se não tiver de serviço no quartel eu devo ir..."
http://www.thenorthface.com.br/desafio24horas/index2.html
Valeu...Boa semana e bons treinos.
Jorge CerqueiraUltra Maratonista
"...Enquanto caminha a humanidade...Eu corro..." : )
E você, aceita esse desafio?
Quando: dias 12 e 13 de setembro de 2009
Local de Largada: Frutaria São Paulo
Local de Chegada: The North Face, no Morumbi Shopping

Saiu no site da Comrades!

CAMARADAS NEWSLETTER, Agosto 2009

Introdução
Meados de agosto! Como se costuma dizer "o tempo voa quando você está se divertindo" e que é exatamente o que parece estar acontecendo aqui na sede do CMA. 1 de setembro está se aproximando rapidamente, o que é a data oficial de lançamento do 2010 e 85th Anniversary of Comrades Marathon.

85th Anniversary LANÇAMENTO
A 1 de setembro de 2009 verá o lançamento oficial do 85 º aniversário e Camaradas 2010. Isto coincide com o dia da abertura das inscrições. O CMA será anfitrião dignitários e convidados em Montecasino em Joanesburgo, para esta ocasião especial. Esteja atento a todos os detalhes em sua imprensa local ou www.comrades.com visita após 16h00 no dia 1 de Setembro.

INSCRIÇÕES PARA 2010
Com apenas duas semanas, o CMA escritórios têm sido inundados com faxes, e-mails e telefonemas de atletas que desejem participar nos próximos anos 85o Aniversário da raça.

As inscrições serão cortadas em 20.000 corredores, e não extensões serão assumidos. Instamos todos os corredores e corredores potenciais que deseja executar em 2010, para tomar nota cuidadosa do processo de inscrição e as datas-limite. Por isso, exorto-vos a entrar cedo para evitar decepções. As inscrições serão feitas em 2 fases:

1 ª FASE: INSCRIÇÕES ABERTAS - 1 de Setembro a 31 de outubro de 2009
No 1 de setembro de 2009 inscrições serão abertas a todos os camaradas anterior únicos corredores. A fase 1 será limitada a 15.000 participantes e será encerrada em 31 de outubro de 2009, ou o que vier primeiro (por exemplo, se recebemos 15.000 inscrições pelo 10 de outubro de 2009, então ainda há entradas serão aceitos para os corredores anteriores camaradas para 2010). Para se qualificar como um corredor anterior ", você deve ter começado em um precedente Comrades Marathon, mesmo se você não chegou a terminar no prazo de 12 horas.

FASE 2: APELO A TODOS OS NOVATOS - 1 de Novembro a 30 de novembro de 2009
No 1 de novembro de 2009 inscrições serão abertas a todos SOMENTE Noviços e será limitada a 5.000. Entradas encerra no dia 30 de novembro de 2009, ou o que vier primeiro (por exemplo, se recebemos 5.000 inscrições noviço pelo 15 de novembro de 2009, então ainda há entradas serão aceitos).

Não serão aceitas inscrições após o corte datas! Não serão aceitas inscrições em 2010!

Qualificação para o período de 2010 serão as seguintes: 24 de maio de 2009 a 26 de Abril de 2010.
Os corredores que terminaram a Comrades Marathon 2009 podem usar o seu tempo de chegada como um qualificador para 2010. Como em 2009, os corredores serão capazes de entrar antes de qualificar. Isto significa que, enquanto todas as entradas terão que cumprir os critérios de entrada acima, os corredores poderão continuar a qualificar oficiais em provas de qualificação até o mês de abril de 2010, com o 26 de abril de 2010 como o final cut-off data. Após a qualificação, os corredores só precisa apresentar o tempo e detalhes da prova de qualificação até à estância CMA. Após receber as informações de qualificação entrada do corredor será confirmada.

Licenças para 2010 (para os atletas sul-Africano apenas)
Com a nova abertura e as datas das inscrições para os camaradas de 2010, os atletas não estarão na posse das suas licenças de 2010 até ao momento da entrada, porém os atletas ainda terão de cumprir a regra de que devem ser licenciados por meio de um clube de atletismo oficialmente registrado Atletismo filiadas à África do Sul, a fim de executar a Comrades Marathon 2010. Tal como acontece com os novos critérios de qualificação, você será capaz de entrar para a Comrades 2010, antes de ter recebido a sua licença de 2010. Deverá, no entanto tem que enviar seu nome do clube eo número da licença para o CMA, antes ou pela 26 de abril. A falta de apresentação desses dados resultará em sua inscrição a ser rejeitado. Por favor note que a AMC irá verificar os detalhes da sua licença com o seu clube.

CMA ROAD SHOWS
A CMA departamento de Marketing irá embarcar em um projeto gigantesco digressão pela África do Sul durante setembro e outubro. Haverá 25 road shows no total. Por favor, visite www.comrades.com para saber quando e onde a equipa vai ser. Estes são extremamente benéfico para todos os corredores e se você é capaz de assistir, sugerimos que você faça. O treinador Camaradas, Lindsey Parry estarão presentes para ajudar com as suas necessidades de formação.

CAMARADAS GUIA 2010
A CMA tem parceria com o Runners World Magazine novamente este ano, e nós vamos estar produzindo a 2010 Camaradas Guia, que será ensacado na edição de outubro da Runners World. Camaradas dicas, notícias e horários, bem como vários artigos serão todos nesta edição emocionante. A edição de outubro estarão à venda na sua agência de notícias local, em 16 de setembro de 2009.

VITÓRIA SUA ENTRADA EM CAMARADAS 2010
Aqui está a sua chance de ganhar a sua entrada para a Comrades Marathon 2010, basta entrar nesta competição!

SMS "2010" para 38.275

O prêmio garante seu lugar na Comrades Marathon 2010 e inclui a sua taxa de inscrição. Sujeito a qualificação. TERMOS E CONDIÇÕES DE APLICAR.

Todas as receitas SMS são doados para a Campanha de Caridade Camaradas Amabeadibeadi. SMS cobrado R10.00

REGRAS:
Aqui está a sua chance de ganhar a sua entrada para a Comrades Marathon 2010, basta entrar nesta competição!

AUDITADO POR:
Este concurso está aberto apenas para os últimos corredores Camaradas.
Concurso aberto a 1 de agosto de 2009 e fechar ao meio-dia a 31 de agosto de 2009.
O sorteio terá lugar e os vencedores serão anunciados durante o lançamento de 2010 sobre o 1 de setembro.
O sorteio será auditado pela BDO Spencer Steward.
Os vencedores devem ainda cumprir os critérios de qualificação.
Os 10 vencedores serão selecionados e as inscrições serão para além da atribuição de entrada de 20.000.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Campanha Segunda sem Carne


No dia 03 de outubro, será lançada no Parque Ibirapuera, em São Paulo, a campanha Segunda sem Carne.
Iniciativa da Sociedade Vegetariana Brasileira em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, a campanha conta já com o apoio do Slow Food São Paulo, do Instituto Nina Rosa, da Revista dos Vegetarianos, do Greenpeace, entre outros.
A cidade de São Lourenço da Serra aderiu à Campanha.

Fique de olho! Apoie essa ideia!

Participe da campanha Segunda Sem Carne: uma vez por semana tire a carne do seu cardápio. Você pode conhecer os restaurantes vegetarianos ou simplesmente montar um cardápio sem nenhum tipo de carne. É uma ação simples e de grande impacto.

Pelas Pessoas. Pelos Animais. Pelo Planeta.

Acompanhe também: http://diasemcarne.wordpress.com/


domingo, 23 de agosto de 2009

Direto de Nova Friburgo

Temperatura favorável para corrida, altimetria maravilhosa (subida com descidas o que ajuda). Suporte de agua - apesar de eu ter corrido com o meu "camelback". Sem apoio popular, pois a prova foi na estrada RJ116 com transito aberto (corríamos no acostamento a favor do fluxo).
Comecei forte para aproveitar o clima e, para minha surpresa conseguir manter o ritmo durante a maioria do percurso. Nos últimos 5Km, me sentindo muito bem, consegui aumentar o ritmo, a ultrapassar 6 corredores, incluindo Pamela (segundo lugar feminino) uma corredora fantástica de Recife (ACORJA).
ATENÇÃO JULIO CORDEIRO: EU VENCÍ PAMELA!
Mesmo tendo vindo de Bombinhas (K42), consegui atingir meu objetivo de tempo para esta prova... Agradeço a Deus e ao meu Treinador da Silva.
Completei a prova na 26 colocação geral com o tempo de 4H16Min (esqueci de desligar o relógio na chegada - tamanha emoção). Essas informações precisam ser confirmadas quando sair a classificação oficial.
Excelente domingo! Prova incrível!

Em tempo "quase" real... Largada da Super Maratona de Friburgo


Deixei este "post" agendado para "ir ao ar" no momento em que estarei largando na Super Maratona de Friburgo... Hoje, domingo, 23 de agosto de 2009 as 7 horas da manhã.
Previsão do tempo na Largada
Teresópolis: Sol com aumento de nuvens ao longo do dia. À noite ocorrem pancadas de chuva. Max=23C Min=11C
Ventos = 16Km/h
Umidade = 60% - 100%
Previsão do tempo na Chegada
Nova Friburgo: Sol com aumento de nuvens ao longo do dia. À noite ocorrem pancadas de chuva.
Max=18C Min=8C
Ventos = 14Km/h
Umidade = 79% - 100%
Considerando os 42K de Bombinhas realizados na semana passado, como também, a altimétria desfavorável desta prova, minha espectativa é de concluir os 50Km em:
  • Melhor caso: 4H:20Min (5,20min/Km)

  • Pior caso: 4H:40Min (5,60min/Km)
Vamos esperar para ver o que vai acontecer... Como meu corpo e minha cabeça vão responder...
Valeu pela torcida!

Nota:
Mesmo tendo fornecimento de agua e bebidas isotônicas, estou pensando em manter o padrão da ultima maratona (e dos treinos longos) levando comigo meu "camelback".

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign