sábado, 1 de maio de 2010

Chat Verde

Chat Verde - O bate-papo dos vegetarianos

O bate-papo que fica na Rede Social Vista-se está mais fácil de ser acessado. Repare na barra lateral direita aqui do Vista-se, agora há um botão que leva direto ao chat, mediante login e senha ou dados de cadastro, caso você ainda não seja registrado na Rede Social Vista-se.
Uma vez  cadastrado na Rede Social aqui do site, além de poder usar o bate-papo e conhecer os outros usuários, você terá acesso a todo o conteúdo exclusivo da Rede, como por exemplo a possibilidade de ter sua página personalizada com perfil, blog entre muitas outras coisas.

Somos uma única Raça: A Raça Humana

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Liberdade


“Liberdade começa na mente. Entender o eu é a chave para a liberdade.
Quanto mais entendemos a nós mesmos, mais nos liberamos do inútil.
Liberdade significa não ser influenciado e afetado.
É estar em paz consigo.
Liberdade verdadeira é experimentar nossa essência verdadeira que é a paz.”

DIETA QUE FUNCIONA - LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO

Toda semana uma novidade. A última foi que pizza previne câncer do esôfago. Acho a maior graça. 
Tomate previne isso, cebola previne aquilo, chocolate faz bem, chocolate faz mal, um cálice diário de vinho não tem problema, qualquer gole de álcool é nocivo, tome água em abundância, mas, peraí, não exagere... 
Diante desta profusão de descobertas, acho mais seguro não mudar de hábitos. 
Sei direitinho o que faz bem e o que faz mal pra minha saúde. 
Prazer faz muito bem. Dormir me deixa 0km. 
Ler um bom livro, faz-me sentir novo em folha. 
Viajar me deixa tenso antes de embarcar, mas, depois, rejuvenesço uns cinco anos! Viagens aéreas não me incham as pernas; incham-me o cérebro, volto cheio de idéias!
Brigar, me provoca arritmia cardíaca. Ver pessoas tendo acessos de estupidez, me embrulha o estômago! Testemunhar gente jogando lata de cerveja pela janela do carro, me faz perder toda a fé no ser humano...
E telejornais... Os médicos deveriam proibir... Como doem!
Caminhar faz bem, namorar faz bem, dançar faz bem, ficar em silêncio quando uma discussão está pegando fogo, faz muito bem: você exercita o autocontrole e ainda acorda no outro dia sem se sentir arrependido de nada. 
Acordar de manhã, arrependido do que disse ou do que fez ontem à noite, isso sim é prejudicial à saúde. E passar o resto do dia sem coragem para pedir desculpas, pior ainda. 
Não pedir perdão pelas nossas mancadas, dá câncer, guardar mágoas, ser pessimista, preconceituoso ou falso moralista, não há tomate ou muzzarela que previna!
Ir ao cinema, conseguir um lugar central nas fileiras do fundo, não ter ninguém atrapalhando sua visão, nenhum celular tocando e o filme ser espetacular, UAU! Cinema é melhor pra saúde do que pipoca. 
Conversar é melhor do que piada. Exercício é melhor do que cirurgia. 
Humor é melhor que rancor. Amigos são melhores do que gente influente. 
Economia é melhor do que dívida. 
Pergunta é melhor do que dúvida. 
Sonhar é o melhor de tudo e muito melhor do que nada!" 
"Por que nos esquecemos de sonhar? Porque estamos esquecendo nossa inocência. Dessa forma, a indústria do entretenimento acaba fazendo todo o trabalho por nós. Como resultado, vamos perdendo a capacidade de sonhar futuros possíveis. Agora, mais do que nunca, nós precisamos parar, fechar os olhos e sonhar novamente. Precisamos colocar as estrelas em nossos sonhos e alcançá-las. Não há necessidade de labutar. Basta nutrir o sonho, sustentar a visão, e vê-lo se tornar realidade. É preciso, esta é a lei."

Os 3 últimos desejos de Alexandre, O Grande


Alexander
Enviado por MovieTrailerJunkie.


Quando à beira da morte, Alexandre convoca seus generais e seu escriba e relata a estes seus 3 últimos desejos:

1 - que seu caixão seja transportado pelas mãos dos mais renomados médicos da época;
2 - que seja espalhado no caminho até seu túmulo, seus tesouros conquistados (prata, ouro, pedras preciosas...);
3 - que suas duas mãos sejam deixadas no ar, fora do caixão, a vista de todos.

Um dos seus generais, admirado com esses desejos insólitos, pergunta a Alexandre a razão destes. Alexandre explica então:

1 - Quero que os mais iminentes médicos carreguem meu caixão, para mostrar aos presentes que estes NÃO têm poder de cura perante a morte;
2 - Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem;
3 - Quero que minhas mãos balancem ao vento, para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos, de mãos vazias partimos.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Sobre o impacto ambiental do consumo de carne - Arnaldo Jabor



Conhecido nacionalmente pelas fortes opiniões, o comentarista da Rede Globo, Arnaldo Jabor, expressou sua opinião a respeito do impacto que a dieta centrada na carne oferece ao nosso planeta.

Durante seu comentário na Rádio CBN, das organizações Globo, Jabor ressalta dados importantes. Diminuir o consumo de carne, reduz em 10% a emissão de gases do efeito estufa e ainda, economiza US$20 trilhões nos custos para lutar contra as mudanças climáticas.

   
  

Abaixo, a íntegra do comentário.
"Amigos ouvintes,
A humanidade está um nó difícil de desatar. Eu falo da economia? Não. Eu falo das guerras? Não. Eu falo de ecologia.
Ah, trata-se do desmatamento da Amazônia? Não. Nem do futuro racionamento de água, também não. Eu leio nos jornais que uma das causas mais perigosas do efeito estufa, do aquecimento global, é a nossa dieta de carne vermelha. Isso está escrito: temos que comer, no máximo, 400 gramas por semana, de carne. Ou seja, quase nada. Por que?
Bem, se essa dieta for adotada no mundo todo, diminuindo o consumo de carne, os especialistas calculam que haveria uma redução de mais de 10% na emissão de gases estufa, o que traria também uma economia de US$20 trilhões nos custos de luta contra as mudanças climáticas.
Em primeiro lugar, porque se diminuirmos a ingestão de carne bovina, ovina ou suína, a criação extensiva de animais diminuiria, porque o consumo também baixaria, assim haveria muito mais terra ocupada por vegetação anti-poluente, que consome o CO2. Além disso, e é aí que mora o nosso absurdo planeta, haveria também uma diminuição na emissão de gás metano, que os animais produzem em seus intestinos e que é espalhado na atmosfera.
Os cientistas calculam que tem que cair muito essa emissão de gases para evitar graves alterações climáticas como secas e elevação do nível dos mares.
É um beco sem saída. Se comermos muita carne, morrem as florestas e mais: os rebanhos aumentam. E, senhores, com a licença da palavra, os "puns" dos bois e vacas farão uma crescente sinfonia de gases, sufocando o planeta. Ou seja, depois de milênios de lutas, esforços, guerras, paz, grandes invenções, a arte, a cultura, a ciência, a razão, todos os orgulhos da humanidade, tudo isso poderá ser destruído pelos "puns", isso, "pum, pum, pum", para lá, "pum pum".
Quem diria... Achávamos que acabaríamos em guerra total e ataques de ETs, ou queda de asteróides... Não, seremos destruídos, entre outras besteiras humanas, pelos "punzinhos" e inocentes boizinhos. Aliás, pensando bem, a humanidade não merece muito mais que isso."

Maratona de SP comemora 2.500 anos de história dos 42 km


A história conta que neste ano o mensageiro Filípedes foi escolhido para levar a boa notícia da vitória dos gregos sobre os persas na batalha de Marathon para Atenas. O mensageiro correu cerca de 40 quilômetros entre as duas cidades e logo após a chegada, assim que deu a notícia, caiu morto.

Muitos afirmam que a história não passa de uma lenda. Outros, porém, garantem que o fato realmente aconteceu. O que importa, no entanto, é que a partir dos Primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, realizados em 1896, na Grécia, Filípedes foi homenageado com a disputa de uma corrida de 40 km, batizada como maratona.

A maratona passou a ter a distância atual de 42.195 metros em 1908, nos Jogos Olímpicos de Londres, quando a prova precisou se aumentada um pouco para que os atletas pudessem começar a corrida em frente ao Castelo de Windsor, diante da família real, e terminá-la no Estádio White City. Depois de 16 anos de discussão, em 1924, na Olimpíada de Paris, o percurso passou a ser oficial.

A mais antiga maratona do mundo é a Boston, nos Estados Unidos, disputada em todo feriado do Dia do Patriota, na terceira segunda-feira de abril, desde 1897.

Maratona de São Paulo - Além da prova de 42.195 metros, o evento do dia 2 de maio terá ainda corrida de 10 km e 25 km, e uma caminhada de 3 km, dando, assim, oportunidade para a participação de iniciantes e de atletas bem experientes. A intenção é fazer com que o atleta comece uma atividade física segura, fazendo a caminhada, correndo os 10 km, depois os 25 km e finalmente a maratona.

Assim como nos dois anos anteriores, todas as provas terão largada na Avenida Jornalista Roberto Marinho e terão como atração a Ponte Octávio Frias de Oliveira, mais conhecida como Ponte Estaiada, um cartão-postal da cidade. A chegada da maratona e dos 10 km será no Ibirapuera, enquanto a prova de 25 km terminará na Avenida Escola Politécnica, ao lado do IPT. Já a caminhada de 3 km terá a linha de chegada na própria Avenida Jornalista Roberto Marinho.

Estaremos lá... 
Correndo... Correndo... Correndo...Correndo... Correndo... 
Como fez o mensageiro Filípedes!

Bioeletricidade: energia é captada diretamente das plantas

Bioeletricidade: energia é captada diretamente das plantas.
Em vez de hackearem as folhas das plantas, os cientistas plugaram um fio nas células de algas marinhas e capturaram diretamente o fluxo de elétrons produzido pela fotossíntese.
Recentemente, cientistas franceses construíram uma biocélula capaz de aproveitar um composto intermediário da fotossíntese das plantas para gerar eletricidade.

Agora, cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, foram além, e capturaram a eletricidade diretamente das plantas, sem a necessidade de uma biocélula.

Bioeletricidade


A fonte da energia usada pelos pesquisadores de Stanford também é a fotossíntese.

Mas, em vez de hackearem as folhas das plantas, eles literalmente plugaram um fio nas células de algas marinhas responsáveis pela fotossíntese e capturaram diretamente o fluxo de elétrons que elas produzem.

"Nós acreditamos sermos os primeiros a extrair elétrons de células de plantas vivas," diz o Dr. WonHyoung Ryu, coordenador da pesquisa, destacando que o experimento pode ser o primeiro passo rumo à geração de bioeletricidade de alta eficiência.

Roubando elétrons

Ryu e seus colegas desenvolveram um nanoeletrodo ultra fino, feito de ouro, inicialmente projetado para sondar células vivas individuais.

Eles inseriram cuidadosamente os eletrodos através das membranas das células de algas. As células "abraçaram" os eletrodos, selando a membrana ao seu redor, o que as permite manterem-se vivas por algum tempo.

Os eletrodos coletam os elétrons no interior das células fotossintetizadoras e os transmitem para o exterior, criando uma pequena corrente elétrica.

"Nós continuamos nos estágios científicos da pesquisa," alerta Ryu. "Nós estamos lidando com células individuais para provar que podemos colher os elétrons."


Cloroplastos

As plantas usam a fotossíntese para converter a energia da luz em energia química, que é armazenada nos açúcares que elas utilizam como alimento.

Esse processo acontece nos cloroplastos, verdadeiras usinas de força das células, onde são produzidos os açúcares e que são também os responsáveis pela cor verde das folhas e das algas.

Nos cloroplastos, a água é quebrada em oxigênio, prótons e elétrons. A luz do Sol penetra no interior do cloroplasto e excita os elétrons para um nível de energia mais alto, o que faz com que ele seja prontamente capturado por uma proteína.

Os elétrons passam por uma série de proteínas, que sucessivamente capturam mais e mais de sua energia para sintetizar os açúcares - até que toda a energia dos elétrons seja gasta.


Geração de energia sem liberação de carbono

Neste experimento, os cientistas interceptaram os elétrons assim que eles foram excitados pela luz, quando estavam em seu nível mais alto de energia.

O resultado, destacam eles, é uma produção de eletricidade que não libera carbono na atmosfera. O único subproduto da fotossíntese são os prótons e o oxigênio.

"Esta é potencialmente uma das fontes de energia mais limpas para a geração de eletricidade. Mas a questão é, será ela economicamente viável," pergunta-se Ryu.

Nanoenergia

Cada célula de alga produz 1 picoampere - uma quantidade de energia tão pequena que seria necessário plugar eletrodos em 1 trilhão de células fotossintetizadoras para gerar a energia disponível em uma pilha AA.

Ainda assim, a eficiência na conversão da energia luminosa em eletricidade atinge 20% - equivalente à das células solares fotovoltaicas. Mas os cientistas afirmam que, teoricamente, deve ser possível se aproximar dos 100% de eficiência.

O problema mais sério, contudo, é que as células morrem depois de uma hora. Os cientistas ainda não sabem se elas morrem por causa de vazamentos na membrana celular ao redor do eletrodo ou se é porque elas estão perdendo a energia que seria necessária aos seus processos vitais.

O próximo passo da pesquisa é aprimorar os eletrodos para que a célula possa viver mais tempo. Eletrodos maiores deverão conseguir capturar mais eletrodos. E cloroplastos maiores podem capturar mais energia por área.

Bibliografia:
Direct Extraction of Photosynthetic Electrons from Single Algal Cells by Nanoprobing System
Seoung-Jai Bai, Joong Sun Park, Zubin Huang, Jeffrey Moseley, Tibor Fabian, Rainer J. Fasching, Arthur R. Grossman, Fritz B. Prinz
Nano Letters
Vol.: 10 (4), pp 1137-1143
DOI: 10.1021/nl903141j
Aplicações da Nanotecnologia
Com o advento da nano tecnologia (nano = 10^-9 = 0,000000001 metros ) estão a surgir propostas diferentes para a produção de energia.

Esta solução aposta na produção de minúsculos painéis solares que aproveitam não só a energia solar como também a brisa que as fazem abanar como se fossem folhas de uma árvore. O curioso desta solução é combinar a energia solar e eólica num mesmo produto que também é muito versátil devido ao pequeno tamanho. Estas folhas podem ser utilizadas como cobertura no exterior das paredes dos edifícios.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Overrrunning: 1 Ano de Blog


Vale Relembrar alguns pontos do primeiro Post:
Estréia (28/04/2009)
Quase todos meus amigos corredores possuem um blog e eu não poderia resistir muito tempo para começar a dividir minhas experiências e dúvidas...

Hoje como estréia vou brindar à todos com a frase de nosso amigo e ultra maratonista Marcio Villar:

"A dor é temporária. Ela pode durar 1 minuto, 1 hora, 1 dia, 1 semana, 1 ano ... mas em algum momento ela passa... e se você desistir, vai ter de conviver com o incômodo de ter abandonado uma batalha e a sensação de perda. Mas se você for em frente..."

terça-feira, 27 de abril de 2010

Testes em Animais

Quando um medicamento chega ao mercado, são os consumidores as primeiras cobaias de fato, independentemente da quantidade de testes conduzida previamente em animais. Somente os humanos podem exibir efeitos desejáveis ou colaterais na espécie para qualquer substância testada. A indústria vivisseccionista não apenas coloca em risco nossas vidas como impede que outras vidas sejam salvas.





“De acordo com o Dr. Albert Sabin, pesquisas em animais prejudicaram o desenvolvimento da vacina contra o pólio. A primeira vacina contra pólio e contra raiva funcionou bem em animais, mas matou as pessoas que receberam a aplicação. Albert Sabin reconhece que o fato de haver realizado pesquisas em macacos Rhesus atrasou em mais de 10 anos a descoberta da vacina para a pólio.”

“As perigosas drogas Talidomida e DES foram lançadas no mercado depois de serem testadas em animais. Dezenas de milhares de pessoas sofreram com o resultado”

Para mais vídeos clique aqui.

Além de deixar de consumir produtos de limpeza, de higiene e cosméticos testados em animais, a PEA incentiva também que você evite, na medida do possível,  a compra de produtos que trazem ingredientes de origem animal em sua formulação: Para conferir a lista de ingredientes de origem animal clique aqui.

Veja também testes em animais 

Fonte: http://www.pea.org.br/crueldade/testes/index.htm  

É fácil viver sem carne?

O Yoga e o vegetarianismo estão tão próximos que é difícil separar um do outro. O vegetarianismo sempre foi proclamado na Índia como a forma mais adequada de se alimentar, sustentado por um dos princípios mais importantes da filosofia yóguica, o ahimsa (não-violência).

Ahimsa é a ética do hinduísmo, do jainismo e do budismo, que estabelece o respeito pela vida e exalta a importância evitarmos produzir sofrimento e dor aos outros seres, tanto física como emocionalmente. Esse mesmo princípio nos conduz a uma ação ativa de benevolência e compaixão por todas as criaturas viventes.

As Leis de Manu, um dos textos sagrados do hinduísmo, afirmam que "sem matar os seres vivos, a carne não pode ser utilizada, e como matar é contrário aos princípios de ahimsa, deve-se, então, renunciar o consumo de carne".

Já no Yoga Sutra, texto autorizado do Yoga do século III a.C., encontramos que "Estando (o yogue) firmemente estabelecido na não-violência, deixa de existir hostilidade e sua presença". II-35

Nos Corpos
Quando a carne é ingerida, ingere-se junto toda a adrenalina retida no músculo do animal, impregnada de medo e violência. Este medo mantém o homem em um contínuo estado reativo frente às situações da vida. Essa alteração bioquímica produz males físicos e psíquicos.

O constante estado de inquietude e medo torna-o muito sensível às vibrações mais terrenas que ativam o consumo de bebidas e outros hábitos autodestrutivos.

No corpo sutil, o consumo da carne estimula cobiça, ira, medo, luta e fuga e desejos inferiores da alma. O corpo astral do animal é muito forte e aquele que se alimenta de carne embrutece seu corpo emocional, tornando-o mais insensível às vibrações sutis e tênues da vida espiritual.

Na mente
A Chandogya Upanishad diz que a parte mais sutil do alimento forma a matéria mental, ou seja, nossa mente é formada por aquilo que comemos. Assim, o nível vibracional do alimento determina a qualidade dos nossos sentimentos e emoções.

A carne predispõe o homem a agir instintivamente, impulsionado pelo medo, aversão, raiva e outros sentimentos que impregnam os corpos mais sutis. O homem necessita manifestar a intuição e não o instinto, que é o elemento motivador do reino animal.

A carne é um alimento que se opõe à lei eterna da vida (dharma), é geradora e fruto de sofrimento dos maus tratos vividos pelo animal. Não é considerada um alimento adequado à vida espiritual e tampouco aos que desejam trilhar um caminho sustentado na benevolência e na paz. Seu consumo embrutece a natureza humana.
Na alma
A indústria pecuária, só no Brasil, produz cerca de 200 toneladas de excrementos por segundo. Os resíduos gerados por um rebanho de 10 mil cabeças de gado equivalem aos de uma cidade de 110 mil habitantes. Além disso, a pecuária é responsável por 18% das emissões de gases metanos que atuam diretamente no efeito estufa.

A quantidade de grãos usados para alimentar um boi é suficiente para alimentar 40 pessoas. Esse mesmo boi precisa de um a quatro hectares de terra para produzir em média 210 kg de carne. Com a mesma quantidade de terra e no mesmo tempo, poderiam ser produzidas 23 toneladas de trigo, 19 toneladas de arroz, 44 toneladas de batata e 56 toneladas de tomate.

Enfim, não justifica mais querermos comer carne ou manter a crença que a carne é necessária para a manutenção do corpo. Precisamos sair da esfera egoísta pessoal e começar a cuidar do planeta.

Hari OM


Maria Laura Garcia Packer
Professora de Yoga há 23 anos e vegetariana há 29 anos.
Autora dos livros Vegetarianismo - Sustentando a Vida e A Senda do Yoga - Filosofia, Prática e Terapêutica.
www.casadeyogashantiom.com.br 

Coloque um V em sua foto!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

A sua xícara está cheia?

Cena retirada do filme 2012 onde um mestre tibetano Rinpoche da a seu discípulo o ensinamento budista da "xícara de chá".


Segue abaixo o famoso conto Zen da "Xícara de Chá".

Nan-In, um mestre zen japonês durante a era Meiji (1868-1912), recebeu um professor de universidade que veio lhe inquirir sobre o Zen. Este iniciou um longo discurso intelectual sobre suas dúvidas.

Nan-In, enquanto isso serviu o chá. Ele encheu completamente a xícara de seu visitante, e continuou a enchê-la, derramando chá pela borda.

O professor, vendo o excesso se derramando, não pode mais se conter e disse:
“Está muito cheio. Não cabe mais chá!”

“Como esta xícara,” Nan-in disse, “você está cheio de suas próprias opiniões e especulações. Como posso eu lhe demonstrar o Zen sem você primeiro esvaziar sua xícara?”

Uma imagem vale mais que mil palavras!

Foto da Equipe que correu (e muito) a Volta à Ilha no último sábado (24 de Abril de 2010)




Obrigado a TODOS e em especial ao Henrique (Triatleta e grande parceiro), ao nosso suporte técnico e emocional Betão  (meio) , ao Raulino (infelizmente não está na foto) que deu um grande apoio em toda a logística da prova e a todos aqueles que nos incentivaram chegar até aqui.

Grande Abraço!

Nota: Dando sequência ao "terno" - depois da Ultra de Cubatão e Volta à Ilha - no domingo que vem temos Maratona de São Paulo.

Naturaltech 2010

 
Um dos espaços de maior sucesso na edição de 2008 e 2009 da NaturalTech - o Salão Vegetariano volta a acontecer de 20 a 23 de maio de 2010. 

O Salão Vegetariano está organizado em três espaços:
  1. Feira Veg Cultura - produtos sem ingredientes de origem animal (entrada gratuita)
  2. Cozinha Vegetariana - demonstrações com chefs vegetarianos (entrada gratuita)
  3. Seminário Alimentação Ética, Saudável, Sustentável. – confira a programação 
 IMPRIMA SEU CONVITE AQUI

    domingo, 25 de abril de 2010

    Sarau Música Poética




    Céu Aberto Arte e Consciência
          Rua Eng. Edward de Vita Godoy, 828
          Barão Geraldo, Campinas.
          Fone 3308 6351

    Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

    Sign by Danasoft - Get Your Free Sign