sábado, 14 de maio de 2011

Farinha de Banana Verde


Estudos brasileiros indicam que a farinha de banana verde, rica em carboidrato é especial para o seu corpo e pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, tendo grande potencial para melhorar a qualidade de vida de quem tem diabetes.

A banana é um alimento completo, rico em carboidratos, vitaminas A e C e sais minerais. Muitas civilizações através da história dependeram em grande parte da banana para sobreviver. Mas estudos brasileiros estão tentando utilizar o poder de uma substância encontrada na banana verde: o amido resistente.

O amido resistente não é digerido pelo intestino delgado e ao chegar ao intestino grosso é processado pelas bactérias da flora intestinal, resultando em substâncias benéficas para o organismo.
Os benefícios são muitos entre eles a melhora o funcionamento do trânsito intestinal e maior sensação de saciedade. Vale lembrar ainda que o amido resistente retarda a absorção de glicose e de gorduras.

A farinha de banana verde também trás outros benefícios para o organismo ,é excelente para prevenir o diabetes do tipo 2. A farinha de banana verde ainda é rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, que tem poderosa ação antioxidante; e vitamina A, importante para a saúde da pele.


Farinha de Banana Verde
Ingredientes :
bananas verdes de preferência tipo prata
Modo de Preparo :
Escalde as bananas em água fervente, por dois minutos. Descasque e corte em tiras. Coloque em um tabuleiro, dispostas lado a lado. Leve ao forno e deixe torrar até ficarem esturricadas, quebradiças e esfarinhando na mão. Passe em uma máquina de moer ou liqüidificador e depois passe em uma peneira fina.
Fonte da receita : Embrapa

terça-feira, 10 de maio de 2011

Ironman Hawaii - O Filme



Segue abaixo post do blog 96 Pés do nosso grande amigo Xampa (Andre Cruz): 

 

Como andam os treinamentos desse ultra-maratonista e vegano para o IRONMAN 2011?

No dia 29/05, o Alberto largará para seu primeiro IRONMAN.
Pelo andar da carruagem, acho que ele virou ex-ultramaratonista. O cara está gostando dessa brincadeira.
Vamos ver o que ele tem a dizer:


  • Alberto, como foi essa mudança de ultra-maratonista para triatleta? Acompanhei a sua evolução, principalmente, na natação e sei como foi e tem sido complexo para você.
Inicialmente é importante reforçar que correr é muito mais “natural” do que pedalar e nadar (principalmente para um “corredor de rua” como eu)
Tive que aprender e desenvolver as duas modalidades a base de muito treino, esforço e determinação...
Foi muito complicado no início, pois tratam-se de três “mundos” diferentes que juntos formam um só, chamado de Triathlon! 
O primeiro desafio foi parar de correr e dedicar tempo para as outras modalidades... Ao final de alguns treinos eu achava que não tinha treinado, pois não tinha corrido...
Minha agenda ainda estava tomada por provas de 24 Horas e outras ultramaratonas como a BR135.
Mesmo assim, com ajuda dos amigos, comecei a pedalar na estrada, lembro de ter enfrentado logo no início um pedal de 50Km... Achei aquilo extremamente desafiador!
Aos poucos fui criando mais confiança... Cheguei a fazer duas provas de ciclismo para sentir o clima (Claro 100K e Desafio da Serra de Campos)... Sabia que tinha que ter bastante intimidade com a bike, pois é a parte mais longa no IM...
A natação foi terrível, pois “nunca antes na historia” tive a oportunidade de ter nadado... Iniciei praticamente do zero em um piscina pequena... Meu conforto na época, era saber que usaria uma roupa de borracha e que eu não morreria afogado...
O tempo passou, e os “bons ventos” me levaram a uma piscina de 25mts onde tive a SORTE de encontrar meu atual treinador (João Fortes) que me ajudou (e tem ajudado) no Triathlon...
 Fiz minha primeira prova no final do ano passado (ultima etapa do Troféu Brasil) em um Short Triathlon... Foi também minha estréia no mar... Quase morri!!! O Vagner Bessa, que gentilmente se ofereceu para nadar comigo, viu de perto como passei mal nadando no Mar (Foi horrível!!!)
O tempo novamente passou, e tive minha estréia no Triathlon Olímpico: Internacional de Santos... O “vexame” no mar se repetiu!!! Pensei em buscar ajuda psicológica...
Finalmente em Caiobá (Long Distance) tive minha confiança e reputação reconquistadas, pois pela primeira vez em uma prova de Triathlon, eu tinha nadado no mar sem problemas...
 Treino e rezo muito para repetir a mesma “performance” no IM 2011 em Floripa...
 E, que tudo dê muito certo, para todos aqueles 2000 atletas que vão estar na “linha” de largada no dia 29...

  • Por ser vegano você tem uma alimentação diferente dos triatletas onívoros. Como você tem se ailmentado nos treinos de bike? O que tem usado? O que vc usa na sua recuperação?
Ser Vegano tbem tem me ajudado bastante nesta fase de treinos “insanos”, pois entendo que eu consigo balancear melhor os nutrientes do que os Onívoros... Acredito que tenho mais “munição” se comparado aos Onívoros que geralmente colocam todo o peso no consumo somente de Carnes...

Em relação aos treinos longos eu tenho levado sanduíches de tofú temperado, frutas secas, banana e etc...

Levo tbem Malto e Gel, mas confesso que faço por que todos fazem e como iniciante no esporte sigo as orientações e modelos vigentes... Mesmo porque – na maioria das vezes durante os treinos -  não se tem outra opção para uma alimentação correta...

Não tomo nada para recuperação muscular, faço somente a alimentação correta: Feijão, arroz, raízes, vegetais, legumes, frutas, nozes e etc.


  • De janeiro para cá, como foi a sua evolução nos treinos? O que foi mais difícil, o que foi mais prazeroso e aonde está a chave para seguir forte na conclusão dessa meta?
O volume tem aumentado gradativamente, chegando ao ponto de não se perceber tamanho do volume que se esta fazendo...
Acredito que o treinamento bem elaborado e bem seguido tem resultados fantásticos!

A maior dificuldade é a SOLIDÃO... Treino sozinho quase o tempo todo... Qdo encontro um parceiro, ele infelizmente, ou se machuca ou fica doente...
Acho que não sou uma boa companhia!!! Deve ser porque sou lento?


  • O mês de maio começou e muitos triatletas comentam do pico de volume nessa fase. Como vc tem lidado com isso? Já está sentido falta?
Verdade!  Adoro os treinos (mesmo sozinho)! E já começo a sentir falta qdo vejo que a planilha começa levemente a desacelerar em alguns pontos.... No final do treino fico com um vazio!!!

Tenho pensado no que vou fazer depois do dia 29 de Maio.... Preciso arrumar algum outro desafio para manter – de alguma forma – os treinos...  Quero evitar “crise de abstenção” por falta de treino...

  • Qual é a sua perspectiva para a prova? Uma missão ou uma festa? Como vc se vê no dia 29/05 às 6:58 da manhã?
Boa pergunta!  Eu não sei o que responder!
As vezes acho que é uma missão... Outras vezes uma festa... Não sei!!!

No dia 29 às 6:58 vou estar com MUITO medo!!! Mas, é importante dizer que, é foi justamente ELE ( “o medo”) que me fez treinar e que me levou aquele lugar na largada de um IM.

Por outro lado, esse “medo” - se bem trabalhado na minha cabeça - vai servir de energia e motivação para um LONGO e AGRADÁVEL dia!
Muito obrigado!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

You have to make the mind run the body

"Now if you are going to win any battle you have to do one thing. You have to make the mind run the body. Never let the body tell the mind what to do. The body will always give up. It is always tired morning, noon, and night. But the body is never tired if the mind is not tired. When you were younger the mind could make you dance all night, and the body was never tire. You've always got to make the mind take over and keep going." - George S. Patton, United States Army officer

Tradução Livre:
Agora, se você estiver indo para vencer qualquer batalha você tem que fazer uma coisa. Você tem que fazer a mente comandar o corpo. Nunca deixe o corpo dizer à mente o que fazer. O corpo vai sempre desistir. Ele esta sempre cansado de manhã, meio-dia e a noite. Mas o corpo nunca se cansa, se a mente não está cansada. Quando você era mais jovem a mente poderia fazer você dançar a noite toda, e o corpo nunca ficava cansado. Você sempre tem que fazer a mente assumir e continuar. "

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign