sábado, 30 de maio de 2009

Cuidados Finais para Maratona SP

Hoje, véspera da Maratona de SP, é dia de pegar o Kit na sede do CUCA, separar todo equipamento que vai ser utilizado, conversar com os amigos para definir a logistica e atualizar o blog...

Pretendo levar gel (VO2) - tenho uma sobra da Comrades.

Também vou levar BCAA e cápsulas de sal... O tenis vai ser o mesmo da Comrades (Kayano 15) e o tradicional uniforme do CUCA.

Durante a prova vou tomar um cuidado especial com a reposição hídrica, de suplementos e com o ritmo, pois estou cansado e ainda meio gripado.


Hoje o dia vai ser para descansar e para fazer os últimos acertos logísticos para o translado entre Campinas e o Pq do Ibirapuera (local da chegada).

Neste ano, vamos 4 Cucanos juntos, sendo que, três para Maratona (42,2Km) e 1 para os 25Km... Dos três cucanos maratonista, sou o menos preparado e o mais cansado...

Gostaria de reforçar meu apoio ao Daniel que vai para sua segunda Maratona, ele treinou duro durante todo esses meses e vai, com certeza, completar em muito menos de 4 horas (Sem caimbras, desta vez!!!)

Recebi um convite especial para o final da Maratona... Churrasco na casa do Rodolfo! Pena que eu seja vegetariano, mas vou fazer o possível para aparecer e abraçar todos os amigos MM...

Afinal, quais são as recomendações especiais

- Antes da prova -> descansar, deixar todo equipamento separado, planejar para chegar cedo na largada e pensar positivo.

- Durante a prova -> manter boa hidratacao (tem postos a cada 3Km), nao exagerar no ritmo, seguir o planejamento (mas, se nao for possivel, ter sempre um plano B), pensar positivo e se divertir!

- Apos a prova -> Confraternizar com os amigos! Comemorar MUITO! Afinal, foram 42,2Km rodados ate a linha de chegada!


Boa prova a todos!





sexta-feira, 29 de maio de 2009

Maratona SP 2009

A Maratona Internacional de São Paulo 2009 prevista para acontecer no próximo Domingo (31/05) apresenta como sempre, o maior número de “corredores amadores” das maratonas no Brasil.

Podemos ainda afirmar que a Maratona Internacional de São Paulo está para o Brasil como a Maratona de Nova York está para os Estados Unidos da América.

São justamente esses corredores amadores que fazem dessa Maratona um evento muito especial para todos. Mas, por outro lado, trás também preocupações com os possíveis exageros de alguns desses corredores.

Quando me questionam se eu não estou exagerando (exigindo muito do meu corpo) fazendo maratonas em cima de maratonas?

Respondo sempre com a seguinte frase de Nuno Cobra (Treinador físico do Airton Senna): Correr uma maratona não é perigoso, desagradável ou agressivo. É extraordinariamente maravilhoso, desde que a pessoa se respeite!”

Nuno Cobra ainda afirma: “O grande problema é justamente a sociedade contemporânea, que acaba passando para as pessoas a necessidade maluca de competir. É importante entender que correr uma maratona é extremamente salutar e se reveste de um importante processo terapêutico”

Então, qual é o segredo? Como obter esses benefícios da maratona?

A resposta é muito simples: O corredor deve ter um mínimo controle emocional para apenas participar da prova e não competir com ninguém, nem mesmo com ele.

O corredor que conseguir não se importar com o tempo, mas apenas em participar do evento grandioso, dentro da faixa cardíaca de batimentos que lhe for conveniente, desenvolverá um poder natural de enfrentamento da vida com muito mais decisão.

Sim! Vou participar da Maratona de São Paulo, mesmo sendo a uma semana depois da Comrades, porque já me sinto recuperado o suficiente para fazer a maratona dentro desse princípio discutido pelo Nuno Cobra... (Tenho somente que curar a gripe!)

Nos encontramos nas ruas de Sampa...

Boa Prova!
Nota: A Globo deveria acordar para as verdadeiras estrelas das Maratonas... Os que realmente dão a esse evento a sua real importância, emoção e brilho: Salve, salve os corredores amadores !

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Largada Comrades 2009





Acordei (na verdade nem dormir) às 1:30 da manhã de domingo (24/05/2009) no quarto Hotel Albany em Durban... Após alguns minutos de preparativos matinais (ver foto do equipamento utilizado) fui exatamente às 2 horas da manhã fazer um dejejum no restaurante do hotel. Me limitei a comer frutas e a tomar sucos... Mesmo porque eu não tinha fome naquela hora ( 21horas do sábado em Brasília). Encontrei 2 corredores Ingleses (um deles era green number) e combinamos encontro no hall do Hotel às 2:30 para nos dirigirmos ao Ponto de ônibus que nos levaria a Pietermarizburg (palavra que ainda não sei pronunciar).

Durante o percurso do Hotel até o ponto de ônibus, conversamos um pouco sobre a prova e ele me disse várias vezes: "Today will be a long day, so take it easy!" (Hoje vai ser um longo dia, portanto, vá com calma!)... Essa palavras me fizeram lembrar umas das ultimas frase que nosso Treinador Da Silva me disse antes de eu partir para África do Sul: "Lembre-se que a linha de chegada esta 10 horas a sua frente!"

Ao chegarmos no local encontramos uma fila que se movia rapidamente, pois tinham vários ônibus e vans nos aguardando...

O frio que eu sentia vinha de fora (temperatura em torno dos 14oC) e dentro (frio na barriga por saber que o grande dia tinha chegado).

Na van, durante toda viagem, nenhum voz se escutava... Todos estavam calados e estranhamente calmos... Mas, essa "calma" eu traduzi como: "concentração", "respeito" e "medo".

Finalmente chegamos a cidade! A van parou, nos descemos e eu me senti perdido... Eu não conseguia enterder para onde era a largada... Tinha pessoas andando em todas as direções, o frio era bem maior que em Durban, várias ruas estavam bloqueadas para pedestres, carros ou corredores. Bom! resolvir acompanhar o meu recente amigo Ingles green number... Mas, mesmo ele teve dificuldades em se localizar...

Acredito que o motorista da van nos deixou no local errado, ele estava mesmo com muita pressa, pois na estrada ele passou, no mínimo 3 ônibus com corredores...

Bom! Cheguei ao local, percebi que as "baias" estavam bem organizadas e identificadas... Tinha uma barraca oferecendo café, chá e pão aos corredores. Resolvi, portato, tomar um chá para esquentar...

Ainda não tinha muita gente, e os corredores presentes se amontoavam nas portas das lojas para se proteger do vento e do frio... Fiz o mesmo!

Com o passar do minutos, o local vai ficando cada vez mais cheio... Resolvo ir ao banheiro e depois de uma fila de 10 minutos consigo entra na cabine... Tentei observar em volta, mas estava tudo muito escuro... Fazendo uma comparação com os banheiros no Brasil, vejo que são exatamente os mesmos... Somente o mal cheiro que é mais intenso aqui no Brasil... Mas. que pode ser resultado do calor.

Finalmente, fui para a minha "baia", onde encontro dois outros Brasileiros que tinha ido de pacote pela X-Travel (portanto, eles dormiram em um hotel perto da largada). Um dos brasileiros já tinha feito no ano passado e estava todo excitado para o inicio da prova... Eu continuava com o frio na barriga!

Foi dada a largada exatamente as 5:30 da manhã do dia 24 de maio, na seguinte sequência: Hino nacional, galo cantando (tradição), tiro de revolver... Muita gente. um se apoiando no outro com cuidado para não se machucar ou machucar o próximo... E finalmente, consegui iniciar um trote, mas ainda com muito cuidado, por dois motivos: Local escuro e muita gente correndo por perto.

Interessante que já naquela hora da manhã tinham populares nas ruas de Pietermaritburg dando apoio aos corredores... E esse apóio faz a diferença! Ainda fico emocionado somente em recordar!

Assim começou meu longo dia... Me lembrando a cada instante da frase do Da Silva: "Alberto, a linha de chegada vai estar a 10 horas a sua frente!"

Bons Treinos!

Nota:

1. A foto que apareço, foi feita antes da largada e estou com todo equipamento e o copo de chá que falei no relato acima. O "casaco" branco foi dado pela organização no kit do atleta... Ele foi utilizado por 99% dos corredores durante uma boa parte do percurso.

2.O equipamento que utilizei foi o seguinte:

- Uniforme do CUCA ( shorte de lycra do uniforme feminino)

- Tênis ASISCS KAYANO 15 (Muito bom! Como sou pronador tenho que corrigir a pisada e ele foi fantástico)

- Meia Kayano (ganhei com o tênis): Aprovada nos treinos e credenciada após a comrades.

- 2 relogios: GPS Garmin 405 (a bateria acabou com 7 horas de prova) e o meu velho Polar que me ajudou nos ultimos quilometros.

- Ponchette: Peguei uma ponchette que eu tinha em casa e comecei a treinar com ela, mas, infelizmente ela não aquentou o tranco dos 89Km.

- Gel VO2, BCAA, Pílulas de Sal

- Numero na frente e nas costas

- Lenço de cabelo com a bandeira do Brasil (Utilizado em vários momentos para chamar a atenção do público que eu era brasileiro e tinha orgulho disso...)

- Viseira que veio junto com o Kit: Esse material eu não tinha testado, mas olhando fotos e filmes da Comrades, percebi que não se utilizava bonés e sim viseira... Daí resolvi fazer o mesmo... Deu certo!

- Luvas: Eu utilizei um par de luvas velhas e quentinhas que ficaram pelo caminho... Me ajudaram muito, pois tenho pressão baixa e muito frio nas mãos...

E, o mais importante dos equipamentos, crucifixo que levo em todas as minhas corridas: Desde um simples treino até uma ultra maratona como a Comrades.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Alguns comentários de um iniciante na Comrades...

Acredito que a experiencia de uma primeira vez na Comrades, já seja suficiente para que eu faça alguns comentários do que considero como oportunidade de melhoria, portanto, gostaria de apontar alguns “erros” que cometi durante a Comrades para que os mesmos sejam evitados no ano que vem:

Logística Pré-prova:
- Viajar um dia antes da data em que eu viajei, isto é, viajando-se na quarta-feira à noite pode-se garantir a presença no tour pelo trajeto da corrida. Esse tour acontece na sexta-feira pela manhã (8 horas)
Motivo: Principalmente para principiantes como eu era, ter uma visão do percurso ajudaria bastante na questão da estratégia de corrida.
- No caso de provas em anos impares, com largada em Pietermaritzburg, deve escolher um hotel para pernoitar de sábado a domingo próximo da largada e não na chegada (Durban) como eu fiz.
Motivo: O ônibus de Durban para largada em PMB sai as 3 horas da manhã, obrigando-me a acordar por volta da 1:30 da manhã de domingo. Se considerarmos o fuso horário somando com a questão da ansiedade fica-se sem dormir nesta noite... O que, para o meu caso, atrapalhou um pouco.

Durante a prova:
- Fazer paradas ativas desde o inicio da prova, mesmo não se sentindo necessidade; isso faz parte da estratégia de manter um ritmo bom até o final dos 89Km.
Paradas ativas = intercalar caminhada com corrida em subidas. Por exemplo, fazer 2’ de caminhada intercalada com corrida até o final da subida.
- Levar papel higiênico para adicionar também a possibilidade de se utilizar banheiro ao ar livre, haja vista, os banheiros, até a metade da prova, encontrarem-se com fila de espera...
- Utilizar uma “pochette” mais apropriada à corrida de longa distancia: A minha não agüentou o tranco e tive que amarra na cintura atrapalhando um pouco a corrida.
- Utilizar os “buses”: Existem vários “pacers” que puxam grupos de corredores com o mesmo objetivo de tempo, geralmente esses pacers são experientes e sabem exatamente quando e por quanto tempo deve-se fazer as tais paradas ativas.
- Ter cuidado com a concentração: São tantas e tão diferentes as atividades durante o percurso da Comrades, que o corredor pode facilmente se distrair do seu objetivo.
Comentários:
. É impossível deixar de se emocionar com as crianças em linha e em torno do percurso com a mãozinha esticada esperando uma tapinha do corredor, entretanto, o corredor deve-se manter atento para o objetivo dele.
. É impossível também deixar de se acelerar o ritmo (esquecendo-se do planejado) quando se entra em um ponto de apóio popular e alguem grita: “Alberto you are looking good! Keep going...”

Outros:
- A marcação da quilometragem na Comrades tem um conceito diferente do que estamos acostumados, isto é, no Brasil se identifica os Km rodados. Na Comrades é identificada a distancia que falta para a chegada. Isso me causou certo “conflito psicológico”, pois eu estava acostumado a me concentrar no que foi realizado e não no que faltava para se completado.
Sugestão: Fazer treinamento mental nesse sentido.
- Subidas: Elas existem e são inúmeras. Não importa se o trajeto é em ano par ou impar; elas existem e são “assustadoras” quando se olha de longe... Portanto, esqueça as subidas e concentre-se no seu planejamento. Evidentemente que nos anos pares elas são um pouco mais acentuadas.
- Descidas: Elas também existem e são igualmente inúmeras. Nos anos impares elas machucão muito, pois são mais íngremes depois dos 50Km quando as pernas já estão mais castigadas.
Sugestão: Treinamento e muita musculação como preparação. Fiz bastante, mas se eu soubesse teria começado bem antes a fazer musculação na Academia do nosso Treinador Da Silva. (Me arrependo de não ter começado antes, conforme solicidado por meu treinador)
- Não ficar gripado!
Bons Treinos!

terça-feira, 26 de maio de 2009

Voltei!!!

Completei a Comrades Marathon um pouco acima do que eu planejava, mas devido as circunstâncias que depois vou relatá-las considero que foi uma GRANDE VITORIA!

Lutei muito para ficar com o tempo abaixo de 10 horas (Sub -10) para ganhar a medalha de bronze... E consegui!

Meu tempo foi 09:57:15, isto é, SUB-10 Medalha de Bronze... (Já vou começar a me preparar para medalha de Prata em 2010...)

Na categoria fiquei em 1193 e na geral masculina foi 3780...
Somente para registrar: "Nunca corri em um percurso igual a esse; são inúmeras (longas e curtas) subidas e descidas... O que não se encontra são retas..."

Obrigado a todos pelo apoio e torcida... Foi tudo muito importante antes e durante a prova...
Para se completar a Comrades precisa-se muito de um bom condicionamento físico mas, o "condicionamento psicológico" é fundamental...
Depois conto os detalhes!

Domingo tem Maratona de São Paulo (né Daniel???) Como minhas dores musculares estão quase passando, já posso pensar em fazer uma Maratona para baixar o meu tempo... Brincadeira! ( ou não?)

Para verificar no site é somente digitar:

Race No: 27366
First name: Alberto
Last name: Peixoto Neto

Grande abraço!

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