sexta-feira, 9 de abril de 2010

TAC commercial - 20 years campaigns compiled


On December 10th 1989 the first TAC commercial went to air. In that year the road toll was 776; by last year 2008 it had fallen to 303.


A five minute retrospective of the campaigns produced by the TAC over the last 20 years has been compiled. The montage features iconic scenes and images from commercials that have helped change they way we drive, all edited to the moving song Everybody Hurts by REM.


This campaign is a chance to revisit some of the images that have been engraved on our memories, remember the many thousands of people who have been affected by road trauma and remind us all that for everyones sake; please, drive safely.


Transport Accident Commission Victoria.


quinta-feira, 8 de abril de 2010

PIXELS (by Patrick Jean)

A websfera está eufórica com o vídeo em que Nova York é invadida por criaturinhas de 8-bits e, por isso, a gente não poderia deixar de postar por aqui.
Pixels conta com direção de Patrick Jean, fotografia de Matias Boucard e produção do OneMoreProduction.
A animação é incrível e traz referências a games como o Tetris, Pacman, Atari, Donkey Kong, entre outros. Confira:

Conexões entre Soja e Carne - Luc Vankrunkelsven

Como atividade da campanha Segunda sem Carne Luc Vankrunkelsven estará falando sobre o tema:
Conexões entre Soja e Carne






















A população mundial duplicou nos 50 últimos anos, mas o consumo de proteínas animais quintuplicou (5 vezes mais). Nesta história a soja é o vínculo entre o consumo de carne e o carro: 80% dos grãos de soja consumidos no mundo vão para a ração animal. Temos agora no Brasil, na Europa, no mundo a febre do biodiesel. A locomotiva do biodiesel no Brasil é o óleo da soja.

A soja é para Luc Vankrunkelsven o símbolo, a metáfora da globalização. Mas ele não só escreve e fala sobre o 'problema'... também apresenta alternativas e mostra a criatividade dos agricultores familiares no Brasil e na Europa.

Quando: 07 de abril de 2010 - 19:30h
Onde: UMAPAZ - Parque Ibirapuera - São Paulo
Endereço: Av. IV Centenário, 1268 – Portão 7-A
Entrada Franca
INSCRIÇÃO - em breve


Luc Vankrunkelsven estudou filosofia e teologia na abadia de Averbode em 1974 (Ordem dos Premonstratenzes). Viveu na rua entre os pobres de Antuuérpia nos anos 1981-1983. Em 1983, voltou para a abadia e foi diretor da casa de formação (1983-1992). Em 1990 fundou o Wervel ( http://www.wervel.be/ ) (Grupo de trabalho para uma agricultura justa e sustentável). Desde 1992 mora em Bruxelas, tendo sido coordenador do Wervel até 2003.

Desde 2003 vive e trabalha parte do tempo no Brasil, parte na Europa. É consultor independente da Fetraf ( http://www.fetrafsul.org.br/ ), para formação de lideranças sobre OMC (Organização Mundial do Comércio), com especialidade no drama da soja.

Escreveu 8 livros e centenas de artigos para jornais e revistas. Muito sobre a soja e o problema do carne no mundo. Os últimos 4 livros sobre 'Brasil-Europa' (os últimos 2 livros estão também traduzidos para o português).

Navios que se cruzam na calada da noite. Soja sobre o oceano (Cefuria, Curitiba, 2007) está completo em www.vegetarianismo.com.br.

Aurora no campo. Soja diferente (Cefuria, Curitiba, 2008)

Enquanto milhares de navios cargueiros cruzam os oceanos e aviões de carga procuram se desviar nos céus o planeta terra está aquecendo a olhos vistos.Uma parcela significativa da carga dos navios é composta de soja,o grão milagroso: farelo de soja como ração animal - entre outros para aves, suínos, bovinos e peixes, na Europa, China e Japão. O óleo de soja é convertido cada vez mais em biodiesel. O primeiro livro do Wervel, Navios que se cruzam na calada da noite - Soja sobre o oceano, trata da sobrecarga ambiental desenfreada que tudo isso provoca. O livro é um grito de indignação com tanta injustiça ambiental e social. Guerra nas lavouras.

O objetivo do Wervel - Grupo de trabalho por uma agricultura justa e sustentável, de Bruxelas, Bélgica - não é só analisar e denunciar. Junto com a FETRAF -SUL/CUT, no Brasil, e a FERM LOCAL (agricultores belgas que retomaram o cultivo de suas próprias proteínas) estamos trabalhando na busca de alternativas.

O autor deste livro que vive e trabalha parte do tempo no Brasil, parte na Europa, Luc Vankrunkelsven descreve em Aurora no campo. Soja diferente como os agricultores e suas organizações lidam de maneira diferente com a soja e as proteínas. Em crônicas curtas ele ilustra a criatividade dos agricultores e das agricultoras na construção conjunta de uma agricultura mais sustentável. Ele defende que o consumidor também assuma sua responsabilidade nisso. Os fluxos globais de ração animal devem ser urgentemente reduzidos. A valiosa soja pode ser utilizada de outra maneira. Enquanto isso, lavouras e florestas irão se restaurar. A criatividade dos agricultores e a biodiversidade se unem neste objetivo. Wervel conclama a todos, também por meio deste livro, para que os ciclos ecológicos se fechem novamente em ambos os lados do oceano.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

DESAFIO DAS 6 MARATONAS 2010 (2ª Edição)
















Segue mensagem dos organizadores:

Estamos lançando oficialmente o Desafio das 6 Maratonas 2010. Após o sucesso da edição anterior, que contou com a participação de mais de 30 corredores que cumpriram as 6 provas oficiais do calendário brasileiro, e mediante a existência de diversas vozes perguntando pela segunda edição, nós (Christian, Hideaki, Nishi, Rodney e Rodrigo) decidimos assumir a 2ª edição do “desafio”, dando continuidade ao trabalho de Mauricio Bertuzzi, idealizador e coordenador do evento em 2009.

As provas serão as mesmas, com exceção da Maratona de Santa Catarina que foi cancelada. Decidimos, para este ano, substituí-la por Brasília, por estar na 3ª edição e contar com boa organização.

Fazem parte do calendário do Desafio das Seis Maratonas, as seguintes provas:

a) 02/05/2010 – Maratona de São Paulo
b) 23/05/2010 – Maratona de Porto Alegre
c) 18/07/2010 – Maratona da Cidade do Rio
d) 25/07/2010 – Brasília Run Day
e) 26/09/2010 – Maratona Foz do Iguaçu
f) 21/11/2010 – Maratona de Curitiba

Para este ano alguns critérios serão adotados para a participação:
- Estar devidamente inscrito em todas as provas;
- Ter completado pelo menos uma maratona, ou ultramaratona, até a data da Maratona de SP (os casos que não preencherem este pré requisito serão avaliados por uma comissão);
- Preenchimento e assinatura do termo de responsabilidade;
- Todos os participantes cadastrados nos e-mails abaixo receberão o regulamento do Desafio 2010.

Será marcado um encontro de confraternização com todos os atletas na véspera da Maratona de São Paulo, com local ainda a definir. Neste dia será entregue camiseta do Desafio aos interessados.

Está previsto também a confraternização em Curitiba, no término do desafio, para comemoração da vitória de todos que completarem as 6 provas.

Lamentamos o fato de um Desafio que exige um planejamento redobrado ser elaborado e divulgado a apenas um mês da primeira prova. As reuniões entre os maratonistas ao longo deste ano também terão a função de discutirmos os Desafios dos próximos anos com a devida antecedência (e, portanto, os candidatos para os próximos anos também serão muito bem vindos nos nossos encontros).

Maiores informações:
Vide tambem blog da Contra Relogio

terça-feira, 6 de abril de 2010

Corrida é o segundo esporte mais praticado no Brasil

3o Salão Vegetariano (20 a 23 de Maio de 2010)













Um dos espaços de maior sucesso na edição de 2008 e 2009 da NaturalTech - o Salão Vegetariano volta a acontecer de 20 a 23 de maio de 2010.

O Salão Vegetariano está organizado em três espaços:

segunda-feira, 5 de abril de 2010

O e-lixo


Muitas pessoas entendem por lixo eletrônico os SPAM’s que são enviados em seus e-mails. Mas, quando você descarta um equipamento eletrônico que não possui mais utilidade, você está gerando um lixo eletrônico, também conhecido como “e-lixo”. São materiais como pilhas, baterias, celulares, computadores, televisores, DVD’s, CD’s, rádios, lâmpadas fluorescentes e muitos outros, que se não tiverem uma destinação adequada, vão parar em aterros comuns e contaminar o solo e as águas, trazendo danos para o meio ambiente e para a saúde humana.



Com a rápida modernização das tecnologias, os aparelhos tornam-se ultrapassados em uma velocidade assustadora. No Brasil, por exemplo, o tempo médio de uso de um celular é inferior a dois anos e o de um computador é de quatro anos nas empresas e cinco anos nas residências. A boa notícia é que boa parte deste lixo pode ser reutilizado em equipamentos novos ou reciclado em outros produtos. Basta que as pessoas dêem um destino adequado ao seu “e-lixo”.


Na composição dos equipamentos eletrônicos existem substâncias tóxicas como mercúrio, chumbo, cádmio, belírio e arsênio – altamente perigosos à saúde humana. Além disso, para se produzir os aparelhos também são utilizados compostos químicos retardantes de chamas e PVC, que demoram séculos para se decompor no meio ambiente. Em contato com o ar, as águas e o solo e, por exposição direta ou indireta via água de abastecimento e alimentos, essas substâncias podem causar distúrbios no sistema nervoso, problemas renais e pulmonares, câncer e outras doenças...


















Perigos

Os metais pesados, com alta concentração no lixo eletrônico, têm a propriedade da bioacumulação nos organismos vivos e, dessa forma, se estender por toda a cadeia trófica, isto é, toda a cadeia alimentar afetando, assim, o ser humano.

Veja o que cada um desses elementos químicos pode causar no organismo humano:

Chumbo:
 Provavelmente, o elemento químico mais perigoso; acumula-se nos ossos, cabelos, unhas, cérebro, fígado e rins; causa dores de cabeça e anemia, mesmo em baixas concentrações; age no sistema nervoso, renal e hepático.

Cobre:
Causa intoxicações; afeta o fígado.

Mercúrio:
Altamente tóxico. Concentrações entre 3 g e 30 g podem ser fatais ao homem; é de fácil absorção por via cutânea e pulmonar; tem efeito cumulativo; provoca lesões no cérebro; tem ação teratogênica - malformação de fetos durante a gravidez.

Cádmio:
 Acumula-se nos rins, fígado, pulmões, pâncreas, testículos e coração; causa intoxicação crônica; provoca descalcificação óssea, lesões nos rins e afeta os pulmões; tem efeito teratogênico e cancerígeno.

Bário:
 Tem efeito vasoconstritor, eleva a pressão arterial e age no sistema nervoso central; causa problemas cardíacos. • Alumínio – favorece a ocorrência do mal de Alzheimer e tem efeito tóxico sobre as plantas.

Arsênio:
 Acumula-se nos rins, fígado, sistema gastrointestinal, baço, pulmões, ossos e unhas; pode provocar câncer da pele e dos pulmões, anormalidades cromossômicas; tem efeito teratogênicos.

Cromo:
 Acumula-se nos pulmões, pele, músculo e tecido adiposo; pode causar anemia, afeta o fígado e os rins; favorece a ocorrência de câncer pulmonar.

Níquel:
Tem efeito cancerígeno.

Zinco:
 Entra na cadeia alimentar afetando principalmente os peixes e as algas.

Prata:
Tem efeito cumulativo; 10 g de nitrato de prata são letais ao ser humano

A contaminação no homem pode ocorrer pelo contato direto com os elementos químicos, que entram na fabricação dos equipamentos eletrônicos. Isso acontece principalmente com os que manipulam as placas e os circuitos eletrônicos sem os devidos cuidados. É o caso de muitos trabalhadores que, sem outras fontes de recursos, dedicam-se a recuperar aparelhos do lixo para derreter as placas e comercializar o metal.

Ocorre também de outra forma: com o lixo eletrônico jogado em aterros não controlados. Os metais tóxicos podem contaminar o solo e atingir o lençol freático, interferindo na qualidade dos mananciais. Caso a água venha a ser utilizada na irrigação, criação de gado ou mesmo no abastecimento público, o homem pode ser afetado.

Mais informações:



O Instituto Nina Rosa desenvolveu papéis de parede (wallpapers) para você. Cada mês do ano você terá a companhia de um animal, apresentando-lhe o calendário do mês e as datas especiais. Inspire-se na frase de cada animal e um bom mês para você.

FOOD CITY: Is urban farming possible?

















Project by MVRDV - The Why Factory - Stroom Den Haag with animation by Wieland Gouwens
http://www.mvrdv.nl/  
http://www.thewhyfactory.com/
http://www.stroom.nl/
http://www.wieland-gouwens.nl/



Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign