sexta-feira, 14 de maio de 2010

Angulação e geometria de uma Tri bike e uma Road bike

Como estou procurando uma bike para triathlon e "sofrendo" com a indecisão frente a várias opções e preços, segue abaixo artigo publicado no Mundo TRI:

A diferença entre uma bike time trial/triathlon e uma road bike, está em na geometria e na angulação dos tubos do quadro.

Veja abaixo Bicicleta de Triathlon (esquerda) e Bicicleta de Bicicleta de Ciclismo (direita)












                                                                                     

Bicicleta de Ciclismo
Uma Road bike normalmente tem seu ângulo do seat tube em torno de 73-74 graus, enquanto uma Tri bike tem esse mesmo tubo com o ângulo aumentado para 76-78 graus.

Alguns ciclistas em provas de TT chegam a utilizar uma angulação de Seat Tube próxima de 80º – Algo possível pois esse tipo de prova é realizada em distâncias curtas e em alta velocidade. Para se ter uma idéia, a variação em 1 ou 2 graus em uma velocidade média de 50Km/h, pode resultar em preciosos segundos de vantagem.

Inúmeras pesquisas já foram realizadas pelas maiores fabricantes de bikes e comprovaram que a angulação faz sim uma grande diferença. O maior ângulo do Seat Tube na geometria das tri bikes/TT, significa maior aerodinâmica e gera menos fadiga. Pode ser observado também entre essas diferentes bicicletas, uma variação do tamanho do chainstay, que quanto menor for,menor vai ser a perda de energia transferida para a roda traseira.


Bike de Triathlon em ação

A diferença da geometria de uma tri bike com relação a uma road bike em uma prova de triathlon, diz respeito a transição do ciclismo para a corrida.

Na corrida, certos grupamentos musculares são mais exigidos do que outros e essa angulação faz com que o triatleta utilize menos tal musculatura para poder correr melhor.

A angulação do Seat tube é o principal fator da diferença entre elas. Esse ângulo pode variar 3 até 7 graus, dependendo da marca e modelo da bicicleta.

O Head tube encontrado nas tri bikes, pode ter até metade do tamanho do mesmo tudo encontrado em uma road bike. Fato que mostra que a mudança dos ângulos do seat Tube, proporciona aos demais tubos do quadro, mudanças em seus tamanhos.

Abaixo podemos observar algumas diferenças entre uma tri bike e uma road bike:

Diferença entre a geometria de uma bike de triathlon e uma de ciclismo

Aqui vai um conselho para quem está na dúvida de qual das duas bikes é a melhor compra:

- Se você tiver como objetivo principal comprar uma bicicleta para participar de competições multisport (triathlons e duathlons), compre uma bicicleta com uma angulação de uma tri bike. Para iniciante no esporte uma angulação mais conservadora com 76º de seat tube é o ideal.

- Já se você tem como motivo principal comprar uma bicicleta para fazer provas de ciclismo e pedalar com um grupo, compre uma bicicleta com angulação de uma Road bike, que vai ser mais versátil e melhor para retomadas e pedaladas dentro de pelotões.

Descubra a sua prioridade com relação a bicicleta.Nem sempre a que é melhor para um determinado atleta é melhor para você.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

A produção descontrolada de lixo

Na semana passada, o Jornal Nacional apresentou uma série de reportagens sobre a ameaça ambiental que não depende de acidentes para provocar estragos: a produção descontrolada de lixo.
Uma questão importantíssima e muito bem retratada pelo noticiário, o aumento do volume de lixo é consequência natural do crescimento populacional e do poder aquisitivo desta população.
 No Brasil, novos consumidores ávidos por produtos que antes não estavam ao seu alcance financeiro, surgem à medida que mais pessoas saem da linha de pobreza e atingem a classe média. Um maior consumo é sinônimo de mais lixo: mais embalagens, troca mais rápida de bens, etc.
O JN mostrou a questão do consumo excessivo de sacolas plásticas e soluções encontradas por supermercadistas e outros varejistas para ajudar o consumidor a diminuir a quantidade de sacolas que leva para casa. Sacolas retornáveis, caixas de papelão, deixar as embalagens desnecessárias para encaminhar à reciclagem – são inúmeras as alternativas para reduzir o uso de sacolas plásticas. Até mesmo os fabricantes de produtos em geral estão preocupados com a situação, diminuindo suas embalagens ou incluindo alças de transporte dos produtos (caso do papel higiênico Neve, da empresa parceira da campanha Saco é um Saco, Kimberly-Clark).
Assista à reportagem e conheça essas e outras iniciativas importantes para mudarmos nossos hábitos e a herança que deixaremos para o planeta!
Saco é um saco!! Pra cidade, pro planeta, pro futuro e pra você!




2010: Ano da Biodiversidade

Está chegando uma ocasião duplamente oportuna para se celebrar, refletir e cuidar do planeta! 22 de maio de 2010 é o Dia Internacional da Biodiversidade no Ano Internacional da Biodiversidade.

Foi pensando nisso que foi criada a Rede Biodiversidade 2010, um espaço virtual onde os participantes podem obter informações interessantes sobre biodiversidade, ter acesso a uma agenda de eventos relacionados, postar e ver fotos, e ainda sugerir atividades para celebrar o Dia da Biodiversidade. 

Participe dessa iniciativa e conte o que você vai fazer em 22 de maio para celebrar a biodiversidade.  Acesse http://diadabiodiversidade.ning.com/ , cadastre-se e mostre o que você vai fazer pela natureza e suas espécies.

Não deixe de conhecer também o site do WWF-Brasil, seção Biodiversidade: http://www.wwf.org.br/biodiversidade/

A Rede Dia da Biodiversidade 2010 é uma parceria entre Ministério do Meio Ambiente, governo alemão, GTZ, KFW, Revista GEO, e organizações não governamentais brasileiras como WWF-Brasil, Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN).

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Checklist para provas de triathlon

Para diminuir esses problemas, elaborei um checklist para viagens de competição de triathlon. No checklist há duas seções: materiais para a prova e miscelâneas, como roupas para vestir depois da prova, passagem aérea etc. Além do checklist abaixo você pode fazer o download do arquivo em PDF, imprimir e levar com você."
PDF: checklist de materiais para provas de triathlon
Material para o dia da prova
- geral:
[    ] macaquinho ou maiô
[    ] top (caso não vá utilzar macaquinho)
[    ] bermuda (caso não vá utilzar macaquinho)
[    ] porta-chip
[    ] protetor solar
[    ] relógio ou GPS
[    ] hidratação antes da prova
[    ] alimentação antes da prova
[    ] meia de compressão (caso vá usar)
[    ] manguito (normalmente em provas frias)
[    ] roupas para o aquecimento antes da prova
- natação:
[    ] óculos de natação
[    ] óculos de natação reserva
[    ] lubrificante (vaselina, BodyGlide etc.)
[    ] roupa de neoprene (nas provas permitidas)
[    ] touca (normalmente fornecida pela organização)
[    ] toalha (caso queira enxugar os pés na T1)
- ciclismo:
[    ] bicicleta (verifique se o funcionamento está ok)
[    ] rodas de competição (verifique os pneus e se a pressão está correta)
[    ] sapatilhas (verifique se os taquinhos estão ok)
[    ] capacete
[    ] caramanholas para o ciclismo (com água ou outra bebida)
[    ] gels para o ciclismo (ou outra de fonte de energia)
[    ] óculos de sol (que poderá ser o mesmo durante toda a prova)
[    ] câmara (clincher) ou pneu reserva (tubular)
[    ] cartucho de CO2 para encher o pneu em caso de furo (se seu pneu é tubular vai precisar de 2 de 16g ou 1 de 25g)
- corrida:
[    ] tênis de competição (com elástico no lugar dos cadarços)
[    ] meias
[    ] viseira ou boné (a vantagem da viseira é ser mais fácil molhar a cabeça para esfriar o corpo)
[    ] porta-número para o número de peito
[    ] gels para a corrida (ou outra de fonte de energia)
Miscelânea:
[    ] alimentação (barras de energia, repositores eletrolíticos etc.)
[    ] boné
[    ] sandálias
[    ] tênis de passeio
[    ] roupas para depois da prova
[    ] roupas para o aquecimento antes da prova
[    ] passagem aérea
[    ] fita crepe ou isolante para emergências
[    ] identificação (RG, passaporte etc.)
[    ] passagens aéreas
[    ] vouchers da hospedagem
[    ] carteirinha da CBTri / ITU para as provas oficiais
[    ] música para relaxar
[    ] dinheiro e cartões de crédito/débito
[    ] bomba de pé para a bike
[    ] relógio com alarme para não perder o horário da prova

Por Wagner Araújo – diretor do MundoTRI.com.br  e triatleta amador

terça-feira, 11 de maio de 2010

A História das Garrafas de Água

A História das Garrafas de Água integra a série documental A história das Coisas, que por meio de animações trata de consumo consciente e sustentabilidade de uma maneira integrada, simples e divertida

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Scott lança novo tênis para triathlon

scott
Sistema peculiar de calçar o tênis

O mercado do triathlon é um dos mais tecnológicos e inovadores do esporte mundial, afinal, todos querem salvar alguns segundos em seu tempo. A mais recente novidade é o Scott T2 Pro Triathlon. segundo a fabricante, trata-se do tênis mais rápido de se calçar no mundo, com o exclusivo Quick Entry System, recurso tecnológico que coloca  o fechamento do tênis no calcanhar.
Para calçá-lo, basta enfiar o pé e ajustar um elástico. Mas será que isso é mais prático que um tênis tradicional com cadarço de elástico? Será que, durante a corrida, o calcanhar não abre? Para responder essas perguntas o site MundoTRI solicitou à Scott Brasil um exemplar para testes, assim que chegar será comunicado pelo Twitter (@mundotri).



Abaixo, o vídeo de divulgação do calçado, que conta com o garoto propagando ilustre Norman Stadler, bicampeão mundial de Ironman.




TRIATHLON SHORT DISTANCE

TRIATHLON SHORT DISTANCE
Ubatuba - 27/Junho

DADOS DA PROVA
NATAÇÃO:
750 metros,01 volta de 750 ms. Permitido o uso de roupa de borracha
CICLISMO: 20 kilometros 01 volta de 20km; O vácuo está permitido; Somente quem estiver liderando o pelotão pode estar usando o clipe.
CORRIDA: 5 kilometros
01 volta.

 

Programação Oficial 26/06 - Sábado
14hs - Início de entrega de kits do LONG DISTANCE e SHORT e Expo Sports 17hs - Congresso Técnico Long Distance e Short (obrigatório)18hs - Término da entrega de Kits do LONG DISTANCE e SHORT
Local:
Ginasio de esportes de Ubatuba - Rua Prof. Tomas Galhardo, 875 - Centro
27/06 - Domingo
06hs - Abertura da Transição - Praia do Cruzeiro - Av. Iperoig07hs50 - Fechamento da Área de Transição08hs - Largada Long Distance08hs30 - Largada Short Distance13hs - Inicio da Premiação Long Distance

Obs. Para a entrega dos kits é obrigatória a apresentação do recibo bancário original de pagamento e de documento de identificação.






IDENTIFICAÇÃO DO COMPETIDOR
Touca de natação (kit) Numero de peito para ser usado na corrida (kit) Adesivos numerados: (kit) - 2 para serem usados no capacete nas laterais; - um para ser usado na bike. Chaveiro com numero: (kit) - para identificação da roupa de borracha.

DISPOSIÇÕES GERAIS 

Nas modalidades ciclismo e corrida, é proibido competir com o torso nu (sem camiseta).


Categorias:
Masculino – 15-19 / 20-24 / 25-29 / 30-34 / 35-39 / 40-44 / 45-49 / 50-54 / 55 - 59 / Acima de 60 anos
Feminino - 15-19 / 20-24 / 25-29 / 30-34 / 35-39 / 40-44 / 45-49 / 50-54 / 55 - 59 / Acima de 60 anos


Regulamento:
- O atleta deve cumprir o percurso determinado pela organização
- Vácuo liberado.
- Proibido pedalar ou correr com torso nu (sem camiseta).
- Número na frente do corpo em toda a prova .
- Pode-se usar qualquer tipo de bicicleta, desde que esteja inscrito na modalidade correta.
- Obrigatório o uso de capacete em toda etapa do ciclismo.
- Cabe ao atleta a contagem das voltas.
-
O atleta que não estiver presente na premiação e não nomear um representante, perderá o direito sobre a mesma.


ESSA PROVA FOI ESCOLHIDA PARA  MINHA ESTREIA COM TRI-ATLETA... 

AINDA TENHO MUITO QUE APRENDER E TREINAR POIS FALTAM POUCOS DIAS...

















domingo, 9 de maio de 2010

Mãe

Mãe (Mário Quintana)

Mãe... São três letras apenas
As desse nome bendito:
Também o Céu tem três letras...
E nelas cabe o infinito.
Para louvar nossa mãe,
Todo o bem que se disse
Nunca há de ser tão grande
Como o bem que ela nos quer...
Palavra tão pequenina,
Bem sabem os lábios meus
Que és do tamanho do Céu
E apenas menor que Deus!



Para Sempre (Drummond)
Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign