sábado, 21 de maio de 2011

Alimentos Antioxidantes

O grande interesse no estudo dos antioxidantes é decorrente, principalmente, do efeito dos radicais livres no organismo. Os radicais livres são produzidos naturalmente em nosso organismo durante processos como respiração e produção de energia. Estas moléculas reagem com DNA, RNA, proteínas e outras substâncias oxidáveis, contribuindo para o envelhecimento precoce e a instalação de doenças degenerativas, como câncer, aterosclerose, artrite reumática, entre outras.

Quando há um desequilíbrio entre a produção de radicais livres e os mecanismos de defesa antioxidante, ocorre o chamado “estresse oxidativo”. Os radicais livres em excesso podem ser originados não só de processos endógenos, mas também por fatores exógenos, como poluição, hábito de fumar, ingestão de bebidas alcoólicas, ou ainda, por uma nutrição inadequada. O excesso de radicais livres no organismo é combatido por antioxidantes, que podem ser obtidos através da alimentação.

Conheça 10 alimentos antioxidantes que não podem faltar em sua dieta

1- Cacau - presente em grandes quantidades no chocolate amargo. Rico em polifenóis, substâncias antioxidantes benéficas a saúde do coração e para circulação.

2- Cenoura – fonte de betacaroteno um pigmento natural, também conhecido como pró-vitamina A. Atua no retardo do envelhecimento precoce. O betacaroteno pode ser encontrado na forma de cápsulas.

3- Chá verde – preparado através da infusão da planta Camellia sinensis, é fonte de catequinas que apresentam importante ação antioxidante. Evita danos celulares que promovem a iniciação do desenvolvimento de tumores.

4- Cúrcuma – também chamada de açafrão. Fonte de curcumina, de ação antioxidante, protege contra doenças cardiovasculares e também contra iniciação e desenvolvimento de tumores.

5- Frutas cítricas – como laranja, limão e tangerina, são fontes de vitamina C que atua no retardo do envelhecimento precoce.

6- Linhaça – fonte de ômega 3 que apresenta ação vasodilatadora e inibe a agregação plaquetária, que previne doenças cardiovasculares.

7- Oleaginosas – fontes de gorduras insaturadas, vitaminas e minerais. Atuam na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e combatem o envelhecimento precoce.

8- Óleo de coco – rico em vitamina E, que atua na diminuição do processo de envelhecimento das células, e na proteção a doenças crônicas não transmissíveis como câncer e doenças cardiovasculares.

9- Suco de uva integral – fonte de resveratrol, um poderoso antioxidante presente na casca da uva. Atua “varrendo” os radicais livres do organismo, inibe a oxidação das gorduras e a agregação plaquetária, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.

10- Tomate – fonte de licopeno, um antioxidante da família da vitamina A. Seu consumo está relacionado à redução do risco de desenvolvimento de câncer de próstata, pulmão e estômago. O licopeno também pode ser encontrado em cápsulas.


Fonte: Thais Souza -Nutricionista da Rede Mundo Verde

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Motorzinho Ironman

Eliziário dos Santos, o “Motorzinho”, ficou conhecido pela determinação e pelo carisma. O paratleta, que este ano levou para casa o prêmio Outsiders 2010 (dado pela revista Go Outside), está pronto para correr a etapa brasileira do Ironman em Florianópolis, no próximo dia 29. Neste vídeo, você descobre por que ele é uma unanimidade quando o assunto é determinação.

MOTORZINHO O HOMEM DE FERRO from Sergio Mello / SMFILMES on Vimeo.

Fonte: Go Outside.com.br

Ciclista morto é homenageado...


A morte do ciclista Wouter Weyland nesta ultima segunda-feira causou grande comoção aos atletas que disputam o Giro D'Itália. Na etapa desta terça-feira, disputada entre Gênova e Livorno, a quarta da competição, os ciclistas realizaram uma emocionada homenagem ao belga de 26 anos que faleceu ao colidir contra um muro na parte final da prova.
A prova foi disputada normalmente até quando restavam quatro quilômetros para o final do percurso de 216km. Neste momento, 206 ciclistas abriram passagem para os companheiros de equipe de Weyland na Leopard, que passaram à frente e pedalaram nos quilômetros finais de braços dados, lado a lado.
Visivelmente emocionados, os nove pilotos cruzaram a linha de chegada debaixo de lágrimas.

O resultado da prova desta terça-feira, no entanto, não irá contar para a classificação final da competição, em uma medida decidida em comum acordo pela organização do torneio e pelas equipes integrantes. Na largada da prova, ainda, foi realizado um minuto de silêncio, respeitado por todos os presentes na cidade genovesa.

Weyland morreu em virtude de um traumatismo craniano sofrido ao se chocar com o muro em uma descida do circuito. Atendido, ele não resistiu aos ferimentos, e faleceu no local. O perfil do atleta no site de relacionamentos Facebook recebeu mais de 50 mil mensagens. A Bélgica amanheceu em luto pela morte do atleta que, curiosamente, vencia a terceira etapa do Giro D'Itália há um ano.
Para ajudar a família de  Wouter Weylandt estão sendo feitas camisetas com o número que foi eternizado pelo ciclista
Vendas aqui com a receita revertida em prol da família de Wouter Weylandt.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Batata Cozida

A Batata Cozida é uma opção que alguns atletas - como eu - gostam de levar para consumir durante a etapa de ciclismo, afim de evitar a fadiga do paladar.

A quantidade correta que substitui um CARBOIDRATO EM GEL é em torno de 220g da batata crua, que corresponde a 3 batatas pequenas (veja a foto abaixo). Nessa quantidade o valor de carboidrato consumido será em torno de 25g.

Para levar, cozinhe a batata, amasse-a e coloque em um "saquinho de din-din". Importante colocar 1 sachê de sal para garantir o sódio (400mg).

ai ai ai ai
Está chegando a hora
O dia já vem raiando meu bem
E eu tenho que ir embora


BONS TREINOS!!

Fonte: Clínica 449 - Nutrição Esportiva


segunda-feira, 16 de maio de 2011

domingo, 15 de maio de 2011

Afastar, observar e transformar

“Quando situações estressantes surgirem, pratique esses três passos:
(1)   afaste-se mentalmente e fisicamente da cena por alguns minutos;
(2)   veja novamente a situação como um espectador ou observador desapegado; pergunte a si mesmo se os pensamentos que surgem estão indo na direção que você escolheu;
(3)   no silêncio resultante, oriente o seu pensamento usando afirmações pessoais como ‘Eu estou consciente de que sou calmo e pacífico’ ou ‘Eu sou o mestre da minha mente’.
Através dessa técnica você pode mudar suas atitudes e sentimentos, influenciando positivamente as situações e a forma como os outros reagem.”

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign