sexta-feira, 5 de junho de 2009

Antarctic Ice Marathon & 100 Km

Estamos sempre procurando pelo próximo desafio... É essa vontade de "desbravar" o desconhecido e superar limites que nos mantém vivos e treinando duro... E é justamente com esse propósito de procurar pelo próximo grande desafio, que mantenho esse blog com os amigos corredores.

Tenho, portanto, o imenso prazer de apresentar para quem ainda não conhece, e tornar a relembra para quem já tinha ouvido falar: A Maratona & os 100 Km da Antártida.

A Maratona (42,2 Km):
A Maratona vai acontecer no dia 12 de dezembro de 2009 (um bom presente de Natal). Essa vai ser sua quinta edição. Segundo os organizadores: “Essa prova oferece aos corredores o extraordinário e genuíno desafios da Antártida sob os pés”

A temperatura média será em torno dos -20ºC e, ainda existe a grande possibilidade de se enfrentar ventos, gelados e fortes causados, principalmente, pela altitude de 3.000 pés.

Essa é a única maratona no interior do Continente Antártico e é organizada pelo Polar Running Adventures, o mesmo organizador da maratona anual do Pólo Norte (Nort Pole Marathon)

A agenda de oito dias, cobre desde o embarque em Punta Arenas (Chile) de avião para Antártida (Patriot Hill) até a volta no mesmo lugar, veja abaixo detalhes:
December 8th - Chegada em Punta Arenas, Chile
December 9th - Recomendações de Pre-Embarque
December 10th – Vôo para o local da Maratona em Patriot Hills, Antarctica
December 11th – Aclimatização (processo de adaptação) & Corrida Teste
December 12th – Grande dia: Antarctic Ice Marathon
December 13th – Meia-maratona (caso haja demanda suficiente)
December 14th – Descanso
December 15th – Dia da Ultra-maratona: Antarctic 100k
December 16th - Conclusão dos 100k (caso necessario)
December 17th – Dia livre
December 18th – Vôo de return para Punta Arenas, Chile
December 19th – Embarque para casa
No site a organização afirma que todo esforço vai ser feito para se seguir a agenda, mas que em função das condições do tempo pode-se ter vôos cancelados e pode-se esperar dias de atraso o que é normal em vôos na Antártida... Eles continuam dizendo que não se deve agendar nada importante nas duas semanas seguintes a data que você pretende voltar.
Os desafios são realmente grandes e começam na logística de transporte!

A Ultra Maratona (100Km)
A ultra maratona vai acontecer no dia 15 de dezembro (conforme agenda acima) e serão os 100 quilômetros mais frios do mundo, segundo a organização do evento.
Ainda segundo a organização, essa ultra maratona é reservado somente para os atletas mais fortes e resistentes... Esses 100Km vão ser corridos sob um sol que nunca se põe por trás das montanhas de Patriot Hill e Ellsworth Mountains.
A taxa de inscrição é de US$16,500 com direito aos vôos ida-volta entre Punta Arenas e o acampamento em Patriot Hills. Acomodações, alimentação durante os 8 dias que estarão na Antártida e a inscrição para participar da prova de sua escolha.
A organização sempre deixa claro que os 8 dias programados podem ser mais ou menos dependendo da condições do tempo.
Somente lembrando que nesse período temos 24 horas com luz do dia (sem noites)
Acredito que até hoje nenhum brasileiro tenha ido... Quem vai se candidatar para ser o primeiro?
Pena que o preço é salgado! Mas, quem sabe... quem sabe... quem sabe...
As fotos abaixo mostram as acomodações em Patriot Hills:

http://www.npmarathon.com/


Nenhum comentário:

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign