sábado, 18 de setembro de 2010

"Síndrome do Corredor"


 O crescimento do número de adeptos mostra que a corrida é um esporte cheio de benefícios, como a manutenção do peso, auto-estima elevada, melhor rendimento cardiovascular, entre outros. Além disso, quem corre também já sabe que uma dorzinha aqui, outra acolá, está sempre rondando o corpo dos praticantes. O  joelho é responsável pela metade das lesões que acontecem na corrida. Isso por conta do impacto que a atividade produz. 

O joelho é a maior articulação do corpo e apresenta uma grande amplitude de movimentos. Por conta da sua anatomia complexa e da sua vulnerabilidade, é a articulação mais fácil de lesionar, diferentemente do quadril, por exemplo, que é protegido por grandes músculos. As principais estruturas do joelho são ligamentos, meniscos, cartilagem e osso. Assim, os problemas que um corredor pode ter estão relacionados a todas essas estruturas.

Há quem acredite que a melhora de seu desempenho durante a corrida esteja associada à necessidade de "sofrer".  Na verdade, sentir dor é sinal de que alguma coisa está errada e a presença desse incômodo pode, justamente, ser o fator determinante para não alcançar melhores marcas. E insistir no esforço pode causar lesões mais graves.

O problema mais comum é a "síndrome do corredor". Na face lateral, na parte de fora do joelho, devido ao atrito entre uma membrana e a estrutura óssea do joelho, o corredor pode sentir uma dor forte, depois de correr os primeiros quatro ou cinco quilômetros. Essa dor faz com que ele tenha que parar de correr; a dor desaparece, mas volta na corrida seguinte. É um problema simples, que se resolve com fisioterapia, mas precisa ser cuidado, pois, do contrário, pode evoluir para lesões mais sérias.

Dicas para prevenir a síndrome do corredor

- Os treinos devem ser orientados por um profissional para que se possa dosar a intensidade adequada;
- Escolha um tênis apropriado para corrida e de uma marca idônea. É fundamental usar um tênis que garanta uma boa estabilidade, para não agravar a tendência a pisar para fora ou para dentro;
- Cuidado com o piso do chão, evite piso muito rígido como o asfalto ou irregular; o ideal é correr na terra ou na grama porque amortece um pouco o impacto;
- Consulte um ortopedista, para checar a necessidade de algum tipo de inserção especial como calcanheiras ou até uma palmilha inteira para o tênis;
- Faça um aquecimento prévio e a prática regular de alongamentos;
- Evite treino em ladeiras e curvas fechadas.

Tratamento da lesão
- Sempre que surgir uma lesão deve-se reduzir a carga de treinos e procurar um profissional habilitado que lhe orientará no tratamento;
- Pratique formas alternativas de treinamento para não perder o condicionamento cardiorespiratório; como por exemplo a bicicleta de ombro.

- Não faça subidas em escadas durante a reabilitação;
- Adotar sempre o principio de repouso e aplicação de gelo.

Não havendo melhora satisfatória, deve-se procurar um fisoterapeuta, médico ortopedista ou do esporte.

Outras leituras:
Noispedala
Ativo
Fisioterapia Desportiva
PodCorrer
MundoTRI

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Conexão Repórter (SBT) disponibiliza na internet vídeo sobre crueldade com animais

Foi ao ar ontem, quinta-feira, 16 de setembro de 2010, às 21h30m.

O jornalista Roberto Cabrini do SBT comandou um programa realmente contundente e provavelmente o primeiro a mostrar de forma clara na tv aberta brasileira os motivos pelos quais milhões de pessoas no mundo todo deixaram de consumir produtos com ingredientes animais e de participar da indústria da morte.

Câmeras escondidas mostraram a indústria da morte e descobriram flagrantes de abandono, maus-tratos, além de denunciar como funciona um mercado que movimenta milhões de reais.

Segue abaixo o programa na íntegra.





Intervalo entre pensamentos

Na mente ordinária percebemos a corrente de pensamentos como se fosse contínua; mas não é bem isso o que acontece. Você descobrirá por si mesmo que há um intervalo entre cada pensamento.
Quando o pensamento passado já passou e o futuro pensamento ainda não chegou, você encontrará sempre uma brecha na qual Rigpa, a natureza da mente, se revela.
O trabalho de meditação, assim, consiste em tornar mais lentos os pensamentos, a fim de tornar aquele intervalo mais e mais evidente.
Sogyal Rinpoche (Tibete, 1947 ~)
“O Livro Tibetano do Viver e do Morrer”, 1 | 5

Próxima Ultra: 75Km Bertioga - Maresias


Pela primeira vez vou poder "saborear" a  famosa ultramaratona entre Bertioga - Maresias....



PROGRAMAÇÃO OFICIAL

Entrega de Kits
19/10 - Terça-feira
Horário: 09:30 hs às 19:30
Local: Velocità - Av. Pavão, 342 - São Paulo


20/10 - Quarta-feira
Horário: 09:30 hs às 19:30
Local: Velocità - Av. Pavão, 342 - São Paulo

22/10- Sexta-feira
Local: ao lado do Forte perto da balsa (Bertioga)
16h - Início da entrega de kits.
19h - Término da entrega de kits.

23/10 - Sábado
Local: Forte de Bertioga (ao lado da balsa)
7:00h - Largada The Survivors Solo
7:15h - Largada dos Trios
7:30h - Largada dos Aberta
08h - Largada do Força Livre
Chegada em Maresias

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Desafio Intermodal 2010

O Desafio Intermodal 2010 vai testar, hoje quinta-feira (16), o tempo gasto para se locomover em São Paulo de diferentes formas. Cerca de 20 pessoas participarão em diferentes modais e devem sair da praça General Gentil Falcão, à altura do número 1.000 da avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, com destino ao prédio da Prefeitura de São Paulo, no centro. Vão estar presentes carros, ciclistas, cadeirantes, patinadores, skatistas e até um helicóptero.


Além do tempo gasto para a locomoção, o desafio vai analisar o custo que cada meio de transporte gasta para se locomover e a quantidade de gás carbônico emitida. O evento faz parte dos eventos que promovem o dia mundial sem carro, no dia 22 deste mês.

A saída será às 18h. Neste ano, a partir das 16h, as pessoas terão como acompanhar em tempo real os resultados, assim como a corrida dos modais. Alguns ciclistas e carros estarão com um equipamento cedido pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) para medir a quantidade de materiais particulados.

Regras
O tempo computado será o deslocamento completo da pessoa e não o do meio de locomoção. Assim, será levado em consideração o tempo que a pessoa leva até o modal e o tempo que ele perderá para estacionar o veículo.

No deslocamento deverão ser respeitadas todas as regras de trânsito. Os pedestres terão que atravessar na faixa, a não ser que ela esteja a mais de 50 m de distância. Nesse caso, segundo o art. 69 do Código de Trânsito Brasileiro, eles poderão atravessar no local em que considerarem mais seguro.

O pedestre corredor terá que correr na calçada e caso não seja possível, ele poderá correr na rua. Todos os participantes estarão uniformizados.

Confira os horários:
17h - Início da concentração na praça Gal Gentil Falcão;
17h50 - Alinhamento dos participantes e explicação das regras do desafio;
18h - Contato telefônico com um representante da organização do desafio na prefeitura, para que ele dê a largada pelo viva-voz do celular. Nesse momento as pessoas se dirigem até o seu modal e cada um faz o trajeto que achar mais conveniente;
18h30 - Previsão de chegada dos primeiros participantes em frente à Prefeitura de São Paulo;
20h00 - Previsão de chegada do último participante

Luiz Lima mostra as diferenças entre nadar no mar e na piscina.

A dieta do corredor - Livro


Susana Bonumá
Libro Práctico
Páginas: 176 páginas
ISBN: 9788560096824
Formato: 14 x 23 cm.
Encadernação: Tapa rústica
Selo: Academia de Inteligencia
Nº de Edição: 1
Publicação: Junho 2010
Preço: R$ 24.90
Faça da alimentação a sua aliada para queimar gordura, ganhar resistência e melhorar o desempenho.

Cerca de 3 milhões de praticantes correm diariamente nos parques, ruas e estradas do Brasil afora, treinando, competindo ou apenas se exercitando. Mas o que estes atletas comem? Como se alimentar corretamente para aproveitar ao máximo o treino?

Suzana Bonumá, especialista em nutrição esportiva, reuniu em A dieta do corredor todos os benefícios que uma alimentação bem planejada proporciona a um corredor, seja ele iniciante ou experiente. Com uma abordagem prática e simples, a nutricionista coloca no papel sua experiência de mais de 10 anos, período em que orientou e acompanhou desde corredores amadores até atletas profissionais. O que comer antes, durante e após um treino de acordo com seu objetivo; os erros mais comuns à mesa; alimentos aliados dos corredores; indicação de cardápios para quem corre de manhã, na hora do almoço ou à noite; como evitar câimbras, enjoos, cansaço, lesões e outros sintomas comuns aos corredores – o único livro sobre o tema do mercado brasileiro.

O lançamento dá continuidade à série voltada a corredores e iniciada com Corra – guia completo de corrida, treino e qualidade de vida, de Mario Sergio Andrade Silva, lançado em 2009 pela Editora Planeta através do selo Academia

Da Autora:
Há dez anos, Suzana Bonumá trabalha com nutrição esportiva ou, nas suas próprias palavras, “o filé mignon da nutrição”. É especialista em Fisiologia do Exercí¬cio pela USP e diretora da Associação Brasileira de Medicina do Esporte (ABME). Por seu consultório já passaram mais de 5 mil pacientes, entre corredores veteranos, amadores e até pessoas sedentárias. Além de clinicar, atua no ambulatório de Medicina Esportiva do Hospital das Clí¬nicas de São Paulo e coordena o atendimento nutricional na ONG de atletismo Esporte Solidário. Acompanhou inúmeros corredores em diferentes provas de corrida pelo mundo, vivenciando a nutrição na prática.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Médicos fazem propaganda anti-McDonald’s nos EUA


O Comitê de Médicos para a Responsabilidade da Medicina, uma entidade dos Estados Unidos, promoveu um comercial de televisão anti-McDonald’s que está sendo criticado até mesmo por concorrentes da empresa. No filme publicitário, a mensagem implícita é de que hambúrger mata.

O anúncio é uma encenação em que um cadáver aparece segurando um sanduíche do McDonald’s. Uma voz em “off” diz: “Colesterol alto, pressão sanguínea alta, ataques do coração. Esta noite, vire vegetariano”. Ao final, aparece na tela a frase: “Eu estava amando isso”, em referência ao slogan da lanchonete nos EUA, “Estou amando isso”. A logomarca do McDonald’s aparece na propaganda.

A peça publicitária causou revolta na Associação Nacional de Restaurantes dos EUA. Ao site do jornal britânico “The Guardian”, a entidade afirmou que a iniciativa é “irresponsável” e que assusta o público com uma visão limitada da nutrição.

O McDonald’s, por meio de porta-voz, disse que o comercial é “ultrajante, enganador e desonesto com os consumidores”. Ao “Wall Street Journal”, a rede de fast food afirmou que “está comprometida a oferecer um menu balanceado e uma variedade de opções que vão ao encontro das necessidades e preferências dos clientes”.

O presidente da entidade que fez a propaganda, Neal Barnard, foi conselheiro da PETA Foundation, uma instituição internacional de proteção a animais, lembra o site do “Wall Street Journal”.

Fonte: Radar Econômico

Leite de soja caseiro: como fazer

Leite de soja, além de um alimento muito bom para quem tem intolerância a lactose é maravilhoso para mulheres que estão entrando na menopausa. Infelizmente, ou felizmente* o custo do leite de soja industrializado é um pouco alto, então aqui vai a receita de como fazer esse alimento em casa.
*Felizmente porque em casa não se adiciona conservantes.

Você vai precisar de:

Um bom liquidificador, uma peneira, uma panela de pressão com capacidade para 5 litros, uma panela onde caibam +- 10 copos de água e que comporte a peneira escolhida apoiada em sua borda.

Um coador de voal de +- 50 cm x 60 cm.

Ingredientes:

■1 copo de grãos de soja sem hidratar.

■3 litros d’água

■1/3 de colher de sopa de melaço

■1 colher de sopa de mel

■1 colher de chá de shoyu


 
Modo de Preparo:

Lave a soja e deixe-a hidratar de molho em 2 litros d’água de um dia para o outro.

Descarte a água que a soja não absorveu e separe a soja. Se você for paciente retire as cascas da soja para o sabor ficar mais gostoso, se não sem problemas ela não fará mal algum.
Ferva 2.5 litros d’água +- 10 copos.

Coloque a soja no liquidificador e adicione um copo d’água fervendo.

Bata pulsando por 20 segundos, aumente a velocidade gradualmente.

Junte mais 3 copos d’água fervendo e bata devagarinho por 5 minutos.

Coloque o liquido na peneira forrada com o voal umidecido.

Depois que escorrer bastante, levante o voal pelas pontas, retire a peneira e juntando as pontas do voal segureo formando uma “bolinha” aperte-o para extrair todo o leite, volte as fibras para o liquidificador e repita até os 10 copos de água serem batidos e espremidos Cuidado para não queimar as mãos!

Agora coloque todo o leite extraido em uma panela em fogo médio e deixe ferver devagarinho, mexendo sempre.

Demora +- 10 minutos para ferver, quando a espuma que se forma em cima do leite sumir quase toda, apague o fogo e coloque imediatamente em um “banho maria ao contrário” ou seja, coloque a panela em outra cheia de água gelada.

Adicione os temperos e se desejar coloque algumas gotas de essência de baunilha.


Consuma na hora ou guarde na geladeira para usar em receitas ou tomar mais tarde, mas não muito mais tarde, afinal o leite de soja caseiro deve ser consumido rapidinho já que não tem conservantes e é mais nutritivo se consumido imediatamente.

Algumas pessoas cozinham a soja antes de preparar o leite de soja, mas fazendo dessa maneira você preserva os nutrientes.

Bicicleta: Das ruas para a sala de estar

A empresa americana Bike Furniture Design cria móveis utilizando bicicletas jogadas no lixo
Por Cristiane Senna
A mesa de canto da série S-2 possui armação de alumínio e, para apoiar objetos, vidro colocado na roda da bicicletaSabe aquela bicicleta encostada na garagem há anos? O que você faria com ela?
a - Embrulharia novamente e daria de presente para um sobrinho
b - Tiraria a roda e faria um mural de fotos moderno
c - Doaria para uma casa de caridade

Se você optou pela resposta “b”, provavelmente irá gostar desta notícia.








Desde 1990, o mecânico Andy Gregg ganha a vida transformando “magrelas” em móveis contemporâneos com design arrojado. Além de bicicletas, a Bike Furniture Design ainda utiliza partes de carros, como o cinto de segurança, e janelas de trens em suas criações. São mesas, cadeiras e poltronas que podem ser encomendadas pelo site - a empresa envia os móveis para o Brasil - ou vistas em exposições e mostras pelos Estados Unidos.









O espelho CC é feito da roda de uma bicicleta reciclada e combina com ambientes divertidos
A cadeira Vector possui armação feita do aro de alumínio e almofadas de vinil. Pode ser utilizada no jardim ou na varanda

Fonte: Casa e Jardim

8º DESAFIO DA SERRA DE CAMPOS- 2010



DATA: 21 de novembro de 2010
LARGADA: BOULEVERD ARAUCÁRIA - SANTO ANTONIO DO PINHAL
CHEGADA: Campos do Jordão, Rua Vitor Godinho, 44, Capivari
PERCURSO: 50K
HORÁRIO DE LARGADA: 9h00
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A CARTA DE PERCURSO




RETIRADA DE KIT:
Local a definir
OBS: Não serão entregue kits na data da prova e após o evento.

INSCRIÇÃO:
Assinante VO2 – R$76,00 até 17/10 após: R$96,00.
Individual – R$96,00 até 17/10 após: R$116,00.
Inscrição + assinatura – R$205,90 até 17/10 após: R$225,90
KIT DO ATLETA:
CAMISA DE CICLISMO
SACOLINHA DE TREINO
MEDALHA (PÓS EVENTO)
REVISTA VO2
Clique aqui para visualizar o kit

PREMIAÇÃO:
TROFÉUS para os três primeiros colocados das provas Elite e Amador masculino e feminino.

Definida como minha primeira competição em Ciclismo... Vamos pedalar?

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Receita de como fazer o suco verde

prepraro-do-suco-verde

Leite da Terra (Suco Verde)- Rendimento: cerca de 300 mL
Ingredientes:
Horti: 1 pepino e/ou 1 abobrinha e/ou 1 chuchu, 1 beterraba pequena e/ou 1 inhame e/ou 1 pedaço de abóbora, 1 cenoura
Fruti: 1 maça tipo Fuji
Folhas: Três tipos ou mais de: couve, chicória, agrião, alface, repolho, acelga, grama do trigo, etc.
Sementes germinadas e castanhas hidratadas: Um ou mais tipos de : trigo, girassol, aveia, gergelim, linhaça; e nozes, amêndoas, castanhas-do-pará
Temperos: hortelã, gengibre, manjericão.

Preparo:
Germinação de sementes:
Deixar as sementes de molho na água, durante à noite. No dia seguinte, escorra a água e deixe as sementes em uma peneira ou escorredor e regue de 6 em 6 horas. No outro dia, as sementes estão apontando um “narizinho”, indicando a germinação.
Hidratação das castanhas e da linhaça:
Deixar as castanhas e as sementes de linhaça de molho, durante à noite, em água. No dia seguinte utilizar no suco.
Coar: Será necessário um coador de voal. O voal é encontrado em qualquer casa de tecidos. Corte o tecido deixando um círculo, queime as bordas com uma vela. Fure as bordas com um incenso (deixando buracos para passar o elástico). Passe o elástico e de um nó.
No copo do liquidificador, colocar o pepino picado (e/ou abobrinha, e/ou chuchu) junto à hélice do aparelho. Em seguida colocar a maçã, o inhame picado (e/ou beterraba, e/ou abóbora). Ligar o liquidificador na primeira velocidade e socar com o auxílio da cenoura (biossocador). O giro da hélice e a socagem formarão uma papa, que gira no sentido da hélice do liquidificador. A seguir, acrescentar as folhas, os temperos, e as sementes e/ou castanhas, batendo em velocidades maiores. Coar em coador de pano, preferencialmente de voal. Depois de coar, acrescente um fio de qualquer azeite extra virgem (linhaça, gergelim, castanha-do-pará) ao suco, para absorção de vitaminas lipossolúveis. Beber em seguida, de preferência pela manhã em jejum.

Lugar de Médico é na Cozinha

Dr. Alberto Gonzalez, autor do livro "Lugar De Médico É Na Cozinha" no Globo Reporter.



Para receber informações sobre o curso "Oficina da Semente" cadastre-se em  newsletter, desta forma você receberá periodicamente informações relevantes sobre os temas relacionados ao nosso trabalho e também novidades sobre nossos cursos e produtos. 
Dr. Alberto Peribanez Gonzalez é médico, professor, cientista e autor de livros conhecido em âmbito nacional e internacional. Nos últimos anos vem tornando-se um palestrante em diversos países. Poliglota, traz em suas palestras informações de profundo conhecimento científico, mas surpreende ao inserir nestas instruções mensagens de simplicidade, amor, paz e expansão de consciência.
ler mais »

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Livro: alimentação sem carne





ALIMENTAÇÃO SEM CARNE
Como médico, transito em unidades de terapia intensiva, enfermarias e pronto-socorros, onde a fragilidade da vida se mostra inquestionável. Informações inadequadas podem colocar as pessoas em risco.
Meu objetivo, ao escrever este livro, foi fornecer informações consistentes, seguras e, sobretudo, imparciais sobre a dieta vegetariana. Não me importa por qual motivo o indivíduo se tornou vegetariano e nem qual é a linha que segue. O importante é que opção pela dieta sem carne seja segura.
Este é o primeiro livro que ensina como montar o cardápio vegetariano através dos grupos alimentares, para qualquer tipo de dieta vegetariana, 100% embasado em artigos científicos. Ele também traz as informações mais importantes sobre os principais nutrientes sobre os quais se tem dúvidas na dieta vegetariana, juntamente com tabelas de valores nutricionais de centenas de alimentos.
Espero, com esse enfoque, atingir os simpatizantes e adeptos do vegetarianismo que se preocupam com a coerência e a precisão das informações que recebem. Da mesma forma, espero que este livro sirva como uma fonte de informações para as pessoas que, equivocadamente, acreditam que a dieta vegetariana não é segura.
Eric Slywitch





Dr. Eric Slywitch - CRM 105.231

  • Médico (formado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí)
  • Mestre em Nutrição (pela UNIFESP / EPM)
  • Especialista em Nutrologia (pela ABRAN - Associação Brasileira de Nutrologia)
  • Especialista em Nutrição Parenteral e Enteral (pela SBNPE - Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral)
  • Pós-graduado em Nutrição Clínica (pelo GANEP - Grupo de Apoio de Nutrição Enteral e Parenteral)
  • Docente dos cursos de especialização (pós-graduação "latu sensu"):
    GANEP (Grupo de Apoio de Nutrição Enteral e Parenteral)
    IPCE (Instituto de Pesquisa, Capacitação e Especialização)
    Faculdades CBES (Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos)
  • Coordenador do Departamento de Medicina e Nutrição da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira

Nas principais livrarias do país!

Bicicletada

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign