quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Tal como o oceano produz ondas

“Nós não viemos a este mundo:
viemos dele, como as folhas de uma
árvore. Tal como o oceano produz ondas,
o Universo produz pessoas. Cada indivíduo
é uma expressão de todo o reino da natureza,
uma ação singular do Universo total.
Raramente este fato é, se é que alguma
vez chega a ser, sentido pela maioria
dos indivíduos.”
Alan Watts.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Segunda Sem Carne

Todo começo de ano é marcado por renovações. Queremos sempre mudar – para melhor! E pensando nisso, propomos uma mudança no seu hábito alimentar, acompanhada de inúmeros benefícios à saúde do corpo e da mente. Sugerimos a segunda-feira sem carne!
Essa ideia não é novidade. Encabeçada pelo ex-Beatle Paul McCartney e apoiada por inúmeros líderes internacionais, a campanha vem ganhando destaque nos Estados Unidos e na Europa. No Brasil, o projeto foi lançado em outubro de 2009 numa parceria da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) da prefeitura de São Paulo, e posteriormente estendendo-se a várias outras cidades brasileiras.
A Campanha Segunda Sem Carne se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de carne para alimentação tem sobre o meio ambiente, a saúde humana e os animais, convidando-as a tirar a carne do prato pelo menos uma vez por semana e a descobrir novos sabores.
Há vários motivos pelos quais opta-se por não consumir carne. Veja abaixo alguns deles:

Pelas pessoas
Uma alimentação centrada em vegetais favorece a prevenção de doenças crônicas e degenerativas como doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, obesidade, diversos tipos de câncer e diabetes. Por apresentar tantos benefícios, dietas sem carne são estimuladas pela Associação Dietética Americana e Nutricionistas do Canadá, bem como por renomadas instituições como o American Institute for Cancer Research, American Heart Association, FDA (Food and Drug Administration), Universidade de Loma Linda, Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e Clínica Mayo.

Pelos animais
Hoje, mais de 67 bilhões de animais terrestres são criados no mundo a cada ano, com a justificativa de que precisamos nos alimentar. O reino vegetal, porém, é plenamente capaz de encher nossos pratos, com muitas vantagens. Privação aos animais dos seus comportamentos naturais básicos, aceleração do crescimento, procedimentos mutilatórios e outros maus tratos são rotina na indústria da carne. Animais são seres sencientes (capazes de sofrer e experimentar alegria) e merecem o nosso respeito.
Pela sociedade
Grande parte dos grãos produzidos mundialmente vai para a alimentação de animais, incluindo 60% do milho e da cevada e até 97% do farelo de soja. E a maioria destes produtos animais é consumida pelos povos mais ricos. Em um planeta com um bilhão de pessoas passando fome, as carnes apresentam-se como uma fonte de alimentos extremamente ineficiente, demandando recursos escassos como água e terras agriculturáveis – que poderiam ser usados para alimentação humana direta.

Pelo planeta
Já há quase 7 bilhões de pessoas na Terra e, para produzir carne para esta população, é preciso criar bilhões de animais que consomem água, comida e recursos energéticos, demandam espaço, produzem grande quantidade de excrementos, contaminam os mananciais, causam erosão e geram poluição atmosférica. A criação de animais para abate é uma forma ineficiente de produzir alimentos: para cada quilo de proteína animal são necessários de 3 a 15 quilo de proteína vegetal (milho, soja e outros).
Junte-se você também à essa campanha!

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign