sábado, 19 de setembro de 2009

Principais dúvidas sobre suplementação vitamínica

Aproximadamente um terço da população mundial convive, hoje, com algum tipo de deficiência nutricional. A escassez de vitaminas e minerais pode provocar inúmeros males, a curto e longo prazo: de anemia, fadiga, cáries, perda de concentração até maior suscetibilidade a infecções, arritmias cardíacas, depressão, osteoporose, hipertensão e câncer. Mas o que fazer para evitar esses problemas e garantir qualidade de vida ao longo dos anos?
“Para se ter uma idéia, apenas três das 26 substâncias sine qua non para a sustentação da vida são ‘fabricadas espontaneamente’ pelo organismo e ainda assim em quantidades inferiores ao que necessitamos. O restante deve ser buscado na natureza, por meio de uma dieta variada”, afirma o geriatra Eduardo Gomes de Azevedo, diretor da rede de Clínicas Anna Aslan. O médico, que é adepto da terapia ortomolecular, esclarece as principais dúvidas sobre a suplementação vitamínica:

1- Da vitamina A ao zinco, nacionais e importados, suplementos com vitaminas e minerais fazem parte do cotidiano de milhões de pessoas em todo o planeta. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos um terço da população global toma esses complexos diariamente. Só nos Estados Unidos existem 29 mil marcas à venda. Lá, como no Brasil, porém, pouco se sabe sobre o funcionamento ou a necessidade desses micronutrientes.
Quando é necessário fazer a suplementação vitamínica?
Eduardo Gomes de Azevedo - É preciso ter muito cuidado com as vitaminas. As lipossolúveis – solúveis em gordura: A, D, E, K – se depositam no organismo, ao contrário das solúveis em água – como as do complexo B e C – que são eliminadas na urina. Doses altas dos dois tipos são capazes de intoxicar o organismo e os sintomas são muito parecidos com os da deficiência desses micronutrientes. A melhor medida é procurar orientação antes de tomar qualquer vitamina, elas só devem ser incorporadas à dieta, a partir de uma indicação médica e em quantidades adequadas. Doses exageradas podem causar danos sérios, como sangramentos e distúrbios neurológicos.

2- Quem precisa mais de suplementação vitamínica durante a vida adulta: homens ou mulheres?
Eduardo Gomes de Azevedo – A determinação da porção diária de vitaminas é adaptada para atender às carências nutricionais dos indivíduos saudáveis de ambos os sexos. Excetuando o período de menopausa, quando o organismo feminino solicita níveis maiores de certos nutrientes, até o momento, acredita-se que homens e mulheres necessitam quase da mesma dosagem. Por essa razão, as DRIs – abreviatura da sigla inglesa que significa ingestão dietética de referência, do Instituto de Medicina dos Estados Unidos – mostram desde o consumo adequado de vitaminas até a estimativa máxima a ser ingerida para todas as pessoas que tenham atividade leve, de acordo com a sua faixa etária.

3- Além de vitaminas, é necessário fazer uma suplementação de minerais?
Eduardo Gomes de Azevedo – O excesso de comida industrializada, o estresse e a poluição podem prejudicar o fornecimento e a absorção dos minerais pelo organismo. É por isso que para alguns pacientes é necessário fazer a suplementação de minerais, sob supervisão médica, pois qualquer nutriente ingerido acima das necessidades recomendadas se torna um medicamento. Doses altas de um determinado mineral podem ser tóxicas ao organismo, causando vários efeitos colaterais, como náuseas, tonturas e dores abdominais. Após a realização de um hemograma, se a deficiência mineral constatada for grave, difícil de ser corrigida com mudanças na alimentação, os suplementos são prescritos.

4- Qual a importância dos minerais para o funcionamento do organismo?
Eduardo Gomes de Azevedo – O melhor caminho para contar com cardápios adequados, que contemplem as necessidades de minerais do organismo é contar com orientação nutricional apropriada, pois as fontes destas substâncias são mais restritas que as das vitaminas. Os minerais são substâncias que - apesar de inorgânicas em sua constituição, em oposição ao caráter orgânico das vitaminas - participam das ações de várias enzimas em nosso metabolismo. Os problemas metabólicos podem ser uma das causas do excesso de peso. Isso significa que, independentemente de você se exercitar e ter uma alimentação saudável, quando faltam determinados minerais no seu organismo, o seu metabolismo fica mais lento e você não emagrece. Para favorecer a perda de peso, a presença dos minerais na dieta é imprescindível.

5- Quais seriam os minerais imprescindíveis para o metabolismo funcionar corretamente, facilitando o emagrecimento?
Eduardo Gomes de Azevedo - Apenas a presença de minerais na dieta não garante o emagrecimento. Sozinhos, eles não emagrecem ninguém. A perda e a manutenção do peso dependem de uma série de fatores, como mudar os hábitos alimentares, moderar nas porções e fazer exercícios. Mas é importante dizer que os minerais que mais favorecem o equilíbrio metabólico são o cromo, o selênio, o magnésio, o potássio, o zinco e o vanádio. Eles também participam da digestão dos carboidratos, das proteínas e das gorduras. Sem eles, a insulina não consegue agir direito, o que complica o transporte do açúcar para dentro das células. Ou seja, o açúcar que sobra circulando no organismo é transformado em gordura e armazenado, formando culotes e pneuzinhos. Outro inimigo do emagrecimento saudável são os metais tóxicos. Quando transitam pelo organismo além da dose suportável, eles também contribuem para somar pontos na balança. O chumbo, por exemplo, deixa o metabolismo lento e pode causar depressão.

Fonte: Ativo.com

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

2° Curso de Culinária Vegana!


Para quem perdeu as deliciosas receitas da primeira oficina e ficou morrendode vontade de comer!!!

Dia 27 de Setembro, Domingo, das 13h às 18h. O curso será ministrado por Luisa, do grupo VeganasCardápio que será ensinado:

- Estrogonofe de soja com leite de aveia

- Pão integral- Esfiha integral- Recheio para esfihas

- Patês vegetais

- Salada com lentilha germinada

- Bolo vegano de chocolate

- Bolo de maça com canela

- Suco de maracujá com leite de aveia

As inscrições devem ser feitas antecipadamente!
Vagas Limitadas!

Para fazer a inscrição, entre em contato em: mix@riseup.net

Pagamento antecipado de R$15,00*. O curso será apostilado, e ao final todos saboreiam os pratos preparados!

*O valor arrecadado será convertido para compra dos ingredientes do curso e parte dele, para a manutenção da Casa da Lagartixa Preta.Participe!Aproveite para conhecer nosso espaço!

A Casa da Lagartixa Preta é um espaço de cultura onde funciona uma biblioteca comunitária, uma horta agroecológica, algumas experiências com permacultura, o baú de dádivas, entre muitas outras coisas!

Local: Casa da Lagartixa Preta Malagueña Salerosa

Rua Alcides de Queiroz, 161Casa Branca - Santo André - SP
Próxima à estação de trem de Pref. Celso Daniel Santo André, do terminal de tróleibus, ônibus, SENAI, Av. Firestone, Av. Perimetral, cruza com a Av. Arthur de Queirós.Mais informações: ativismoabc@riseup.net www.fotolog.com/ativismoabc.


Mapa de como chegar na Casa, saindo da estação de trem de Santo André.

GLOBO É CONDENADA EM AÇÃO CIVIL PÚBLICA PELO PROGRAMA"NO LIMITE"



Divulgado por http://www.gatoverde.com.br/ em Defesa dos Direitos Animais:

Recebi hoje pela manhã, do Fórum do Trairi, via FAX, uma cópia da Ação Civil Pública contra a Globo. São 10 (dez) páginas. Poderia scanear, e mandar via e-mail para todos, pois sei que estão ansiosos. Mas todo o relatório do juiz GUSTAVO HENRIQUE CARDOZO CAVALCANTE é baseado na representação que fizemos, na negativa da Globo de assinar o TAC, etc., coisas que todos já sabem. Então vou transcrever somente o que interessa, ou seja, a decisão:
Ex posites, atento aos fatos fundantes do pedido liminar, bem como ao princípio da proporcionalidade, concedo em parte a medida liminar pretendida, determinando a imediata proibição da gravação e exibição, no programa "No Limite", de provas que envolvam animais de quaisquer espécies, bem como a gravação e exibição de cenas em que se submetam animais a maus tratos, fixando multa diária em R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais) para o caso de descumprimento desta ordem, por cada programa exibido em desobediência à determinação judicial, o que faço com esteio no artigo 789 do Código de Processo Civil e artigos 4ª, 5º, 11 e 12 da Lei nº 7.347/ 85.
Intime-se o Diretor Geral do programa "No Limite", sr. José Binifácio Brasil de Oliveira (conhecido como "Boninho") para cumprimento desta ordem, sob as penas legais.
Intimem-se a acionada, por seu representante legal.
Enpós, cite-se.
Ciência ao MP.
Demais expedientes necessários.
Trairi, 15 de setembro de 2009
GUSTAVO HENRIQUE CARDOZO CAVALCANTE
JUIZ DE DIREITO

OBS:

1. Divulguem e guardem esta decisão que servirá para instruir outros processos de maus tratos contra animais. Decisões dos tribunais formam jurisprudência.

2. Soube que Ana M. Braga esteve gravando nesse programa e fizeram corrida de jumentos, mas isso foi antes de receberem a intimação.
Se metam a fazer agora!

Esporte e performance: fatores críticos para o sucesso do atleta







De 24 a 27 de Setembro na Bienal do Ibirapuera durante a SP Running Show. Consulte programação abaixo:

Programação
Quinta-feira - 24/09 - 17 horas
Do primeiro maratonista aos corredores atuais: o que fez de nós mais resistentes?
Palestrante: Osmar de Oliveira Osmar de Oliveira fala sobre as mudancas que os treinos, alimentacao a medicina e o vestuario troxeram e que melhoraram a performance esportiva.
Sexta-feira - 25/09 - 19 horas
Corrida e Lesões: o que a sobrecarga pode causar ao atleta
Palestrante: Cristiano Frota de Souza Laurino Cristiano Laurino trata de um tema importante e recorrente: a sobrecarga e suas possiveis consequencias na pratica do esporte.
Sábado - Dia 26/09 - 16 horas
Roupas tecnológicas: elas fazem a diferença na performance?
Palestrantes: Osmar de Oliveira e José Favilla Osmar de Oliveira e Jose Favilla falam sobre as mudanças que o vestuario esportivo sofreu e os impactos que ele pode causar no resultado atingido pelo corredor.
Sábado - 26/09 - 17 horas
Bate papo sobre motivação: além da força de vontade, o que leva o atleta a continuar a correr?Participantes: Sergio Xavier Filho e Ariane Gomes Monticelli de OliveiraComecar a correr e seguir praticando o esporte e um desafio para muitos. Nesse bate papo entre Sergio Xavier Filho e Ariane Gomes Monticelli de Oliveira dicas e conselhos sao discutidos sobre como manter o ritmo dos treinos e nao desistir do esporte.
Domingo - 27/09 - 16 horas
Mesa redonda sobre alimentação, treinos, roupas: quais as novidades do futuro do mercado de corrida.
Participantes: José Carlos Fernando, José Favilla, Fábio Carvalho, Priscila de Mattos Machado Andrade, Fabíola Caruso.Mediador: Sergio Xavier Filho Discussao que vai tratar, com especialistas de areas diversas, questoes relacionadas ao futuro do esporte e como o atleta podera ser beneficiado.
Domingo - 27/09 - 17 horas
Metabolismo e temperatura corporal: o que isso tem a ver com a performance do atleta?Palestrante: Aulus SellmerAulus Sellmer explicara como uma temperatura corporal estavel pode promover uma maior performance e quais os fatores que podem contribuir para que o corpo se mantenha aquecido na medida certa.
Clique aqui para se inscrever neste evento.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

1ª Maratona Cross Country de Búzios

Para aqueles que procuram por novos desafios com uma bela paisagem de fundo, acontecerá no feriado de novembro a 1ª Maratona Cross Country de Búzios. Serão 42 quilômetros em um percurso circular que irá passar por trilhas e pelas lindas praias da cidade. A participação está aberta nas categorias individual (masculino e feminino), dupla (masculino, feminina e mista) e quarteto (masculino, feminina e mista).

O Kit de participação de evento, vinculado a taxa de inscrição é composto de: Número de Peito de uso obrigatório, camisa promocional / comemorativa, medalha de participação (a todos que completarem a prova), guia de informações e brindes de apoiadores. O local da entrega de kits e do congresso técnico será divulgado em breve no site www.maratonacrosscountrybuzios.com.

Haverá premiação para os três primeiros de cada categoria (individual masculino e feminino; dupla masculino, feminina e mista e quarteto masculino, feminina e mista) e será composta de troféu + brindes dos patrocinadores.

Inscrição:
12/09 a 30/09 - Abertura das inscrições - Valor R$120 por atleta
01/10 a 31/10 – 1ª Mudança no preço de inscrição por atleta. Valor R$150 por atleta
01/11 a 10/11 – 2ª Mudança no preço de inscrição por atleta. Valor R$ 180 por atleta

Programação:
14/11/09 - 10h às 21h - Entrega de kits
14/11/09 - 18h30 - Congresso Técnico
14/11/09 - 19 às 21h30 - Jantar de massas
15/11/09 - 7h - Largada
15/11/09 - 16h - Cerimônia de Premiação

Serviço
- 1ª Maratona Cross Country de Búzios
- 15 de novembro de 2009
- local: Búzios (largada Rua das Pedras)
- horário: largada 7h

Produção e realização: Tribus Adventure e Obvia’

Inscrições e outras informações aqui.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Você sabe quanto custa 1 Kg de Carne?


Sabe mesmo?


Diário Oficial da Cidade de São Paulo

II São Paulo, 54 (171) Diário Oficial da Cidade de São Paulo terça-feira, 15 de setembro de 2009

Secretaria do Verde e Sociedade

Vegetariana lançam ‘Segunda sem Carne’

O que os brasileiros comem no dia-adia?

Você ficaria sem ‘mistura’ uma vez por semana? Motivos há de sobra para atender a este convite, que será feito pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e pela Sociedade Vegetariana Brasileira no dia 3 de outubro, quando será lançada a campanha Segunda sem Carne. A intenção é incentivar as pessoas a deixar de consumir carne uma vez por semana, com benefícios à sua saúde e à saúde do planeta. Ampliar o repertório de alimentos no cardápio das pessoas por meio de um convite para deixar a carne de lado por um dia e testar novas receitas.

A campanha já tem o apoio de entidades como Greenpeace, Agência de Notícias de Direitos Animais, movimento Slow Food São Paulo, Instituto Polis, Revista dos Vegetarianos, Instituto Nina Rosa, Prefeitura de São Lourenço da Serra, entre outras.

Lançado nos Estados Unidos em 2003, o movimento Meatless Monday (segunda sem carne) vem ganhando adeptos em vários países e ficou famoso quando o beatle Paul McCartney chamou a atenção da mídia ao lançar a campanha na Inglaterra, acompanhado pela filha, a estilista Stela McCartney.

Os impactos causados pelo consumo de carne vão muito além das questões éticas, que envolvem os direitos dos animais. A qualidade de vida e o meio ambiente podem melhorar com atos aparentemente simples como este. A dieta carnívora, sobretudo em ampla escala, é comprovadamente insustentável.

Ao eliminar o consumo de carne a pessoa diminui, ao mesmo tempo, o desperdício de água, de proteínas vegetais, o desmatamento, a desertificação, a extinção de espécies, a destruição de habitats e até de biomas inteiros. De quebra, ainda ajuda a diminuir o rebanho bovino e sua emissão de metano - poderoso agente de efeito estufa. Tomado isoladamente, o gesto individual não tem resultado objetivo mensurável, mas, quando é uma postura adotada por grande número de pessoas, influi objetivamente nas condições do planeta.

A campanha é também um convite a repensar nossa alimentação cotidiana, muitas vezes pobre em nutrientes pelo simples desconhecimento da variedade de hortaliças e verduras disponíveis. O consumo de comidas prontas, fast food ou similares, facilitou a vida altamente urbanizada dos grandes centros, diminuindo o tempo gasto com a alimentação.

O preço de tudo isso se reflete em nossa saúde, nas experiências de sabor que perdemos, além do nosso bolso. Alimentos prontos, enlatados, cheios de conservantes, todos com sabor parecido, muitas vezes elaborados sinteticamente.

A padronização dos temperos. A restrição das experiências do paladar. O consumo desenfreado e a excessiva praticidade desses alimentos também sugerem o questionamento de como estamos gerenciando nossa saúde e de que maneira estamos educando as próximas gerações para hábitos alimentares mais seguros.

A nutricionista e secretária do Grupo Seiva, da Sociedade VegetarianaBrasileira (com sede em São Paulo), Ana Ceregatti, diz que o condicionamento das pessoas em consumir carne e alimentos industrializados é tão grande que automaticamente elas já se julgam incapazes de viver sem eles. Ana propõe uma dieta desintoxicante num período de até 20 dias, em que a pessoa retira congelados, laticínios, carnes, etc. e se propõe a experimentar novos sabores.

“O paciente chega ao consultório e me questiona: mas, se eu tirar a margarina e a manteiga, eu vou passar o que no pão? Então proponho alternativas que ele mesmo pode desenvolver e apreciar, como uma geléia caseira, um azeite na torrada, possibilidade simples com a qual muitas vezes ele só tem contato quando vai a um restaurante chique”, indica Ana.

Indagada sobre como deveria ser uma boa refeição do ponto de vista nutritivo,

Ana define: “Faça de seu prato um arcoíris”. E apressa em redefinir: “Um arco-íris é muito restrito, uma boa refeição nos proporciona mais possibilidades. Então faça de seu prato uma aquarela”. Para saber mais sobre a campanha Segunda sem Carne, fique de olho no endereço http://diasemcarne.wordpress.com e no twitter http://twitter.com/diasemcarnesp . O lançamento será no dia 3 de outubro, no Parque Ibirapuera.

Interessados podem inscrever-se até hoje, por e-mail ou pessoalmente

Texto: Nino Cardoso

antoninoferreira@prefeitura.sp.gov.br

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Dean Karnazes no Globo Esporte.

Dean Karnazes

Ufa!

Dean Karnazes irá correr uma maratona em cada país do mundo durante todo ano de 2012!
Fonte: TheNorthFace_BR
Alguem poderia me dizer de quantas maratonas ele vai correr em 1 ano?

Segundo minhas fontes há 194 membros participantes da ONU, mas há também países que escolheram não se tornarem membros da ONU. (8 países REALMENTE independentes).

Tenho, portanto, um total de 202 países para o Dean correr Maratonas em 2012.

Quem vai acompanhar?

Para saber nos mínimos detalhes:

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Mauro Chasilew

Maratonas das Praias: Resultado



Após 1 semana do meu melhor tempo em Maratonas (Maratona de Punta del Este), participei da primeira versão da Maratona das Praias em Bertioga.

Meu resultado foi surpreendentemente satisfatório, considerando que:
- Percurso 99% na areia da praia
- Trechos com maré alta
- Vários rios e riachos cortavam o nosso caminho
- Sol quente após vários dias de chuva
- Correr após 1 semana do meu melhor tempo em Maratona

Abaixo segue link do resultado:
(Clicar em Maratonas das Praias)

Classificação
41 Lugar na classificação Geral
6 Lugar na categoria (faltou pouco para ganhar um troféu)
Tempo 03:45:51 (Cheguei novamente na frente da 2 mulher na classificação geral

Prós da Prova:
- Prova Inédita:
Percurso diferenciado para Maratonas, nada igual no Brasil. (Desconheço uma prova Internacional com percurso igual, isto é, 90% em areia de praias)
- Suporte de água:
A hidratação foi excelente (a cada 3Km)
- Marcações das distâncias:
Mesmo sendo em praia, as marcações foram constantemente informadas por placas e com uma excelente acuracidade. Não verifiquei discrepâncias significativas quando comparadas com o meu GPS.
- Kit:
Razoavelmente bem organizado, com sorteio de viagem para Maratona da Disney

Contras da Prova:
- Largada: Deveria largar mais cedo (7 horas)
- Abatecimento com Frutas: Faltou!
- Indicação no trajeto "entre praias": Faltou marcação para indicar o caminho em alguns pontos fora das praias.

Recomendação:
Prova difícil (não existe maratona fácil!), que exige muito dos músculos das pernas, pois o peso do tênis molhado com areia é incrivelmente insustentável numa maratona. Entretanto, esse é um dos diferenciais desse tipo de prova!
Maratona recomendada para aqueles que desejam testar seus limites.

Por último (mas sempre no começo de tudo!), eu não poderia de agradecer ao meu treinador Prof José Carlos da Silva, pelos treinamentos e conselhos.

Grande Abraço!

Virada Esportiva em São Paulo

CORRIDA TEM INSCRIÇÕES GRATUÍTAS
INSCRIÇÕES GRATUÍTAS
LIMITADAS A 1000 ATLETAS


Camisetas e medalhas a todos os participantes. Troféus para a maior equipe, as equipes (6, 12 e 24 atletas) que fizerem o maior percurso e os atletas individuais masculino e feminino que fizerem o maior percurso.

Com o objetivo de participar da Virada Esportiva 2009 e incentivar o esporte a pista de atletismo do Parque Esportivo do Trabalhador - PET (antigo Ceret) Rua Canuto de Abreu, s/n , Tatuapé estará disponível das 14h00 horas do sábado dia 19/09 até às 14h00 do domingo dia 20/09, para a 2a. edição da 24 HORAS DE CORRIDA NO PET.

Você poderá correr o quanto quiser (mínimo de 5 km) e na hora que puder durante as 24 horas do evento.

Você poderá também inscrever sua equipe de corrida ou montar uma equipe e correr o quanto quiser ou às 24 horas do evento. O centro da pista (campo de futebol) estará disponível para que as equipes montem suas tendas ou barracas de apoio.

As inscrições poderão ser feitas pelo email 24horas@runnersp.com.br, enviando seu nome, telefone, telefone de emergência, email e data de nascimento. Para inscrever sua equipe é obrigatório passar os dados de todos os integrantes.

Pedimos a colaboração de 1 kilo de alimento não perecível, que poderá ser entregue no dia do evento.

Vamos nessa?

Correndo 24 Horas em Esteiras



Sorte ao João e a Sabine!



Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign