sábado, 18 de julho de 2009

BR135 Ultramarathon


BR 135 chega a sua sexta edição e os requisitos para inscrição/qualificação mudaram:
Ficaram mais seletivos e rígidos, entretanto, com a possibilidade de se participar em duplas ou trios.
Tudo foi feito para proteger a integridade física dos competidores, como se pode comprovar pelas palavaras de Mario Lacerda (Diretor da Prova):
"Após 5 edições da Brazil 135, não tenho a menor dúvida do quanto a BR 135 é difícil e do quanto ela pode ter sérias consequências na saúde dos atletas."

Como eu tive a oportunidade de correr ao lado dele nos 100Km de Cubatão, na ocasião, ele me adiantava que os requisitos para inscrição iriam mudar e me aconselhou a fazer o Caminho da Fé, justamente para adquirir esse conhecimento.

Segue abaixo trecho da "Palavra do Diretor" divulgada no site do evento:
"Tenho certeza que o conhecimento prévio do percurso da prova por parte dos atletas é o principal parâmetro que pode atenuar as consequências sobre a sua saúde.
Considerando a importância deste conhecimento prévio do percurso, decidi utilizar a prova BR 217: Revezamento - “Revezamento em Duplas e em Trios”, como instrumento para minimizar o impacto provocado pelo extremo esforço físico e mental sofrido pelo atleta durante a prova."

O motivo deste post foi uma chamada telefônica há pouco minutos atrás- diretamente do Recife - na qual meu amigo Julio Cordeiro me convidou para juntos enfrentarmos os 217Km da BR135 em Janeiro, 2010.

Estou, portanto, inciando oficialmente o planejamento que vai desde entender as novas regras e buscar a aprovação/qualificação de nossas inscrições até o treinamento de reconhecimento no local onde acontecerá a prova.
Temos que correr, pois as inscrições vão de 15 de agosto a 15 de novembro e são somente 60 vagas, sendo que 30 vagas (50%) são destinadas para participantes veterenos.

Para maiores informações clique aqui.
Bons Treinos!




Treino do dia


O treino de hoje foi de 22,6 Km completados em 02:09 dando assim um ritmo médio de 5,42 min/km. Fizemos 2 paradas para tomar água e encher o squeeze.

O percurso foi pelas ruas de Barão Geraldo, Cidade Universitária e UNICAMP. Contei também com a companhia do Maurício (Ratinho) o que tornou o treino bem mais prazeroso, não somente pela companhia, mas também pela oportunidade de escutar suas histórias vividas em mais de 10 anos correndo pelo Mundo. Um dos assuntos abordados durante nosso treino foi a questão da importância do planejamento de metas e objetivos para a motivar os treino e para regrar e controlar a nossa evolução: "O corredor deve estabelecer metas desafiadoras a curto, médio e longo prazo, mas reais, possíveis de serem cumpridas".

sexta-feira, 17 de julho de 2009

A Carne é Fraca

DVD cor 54 min.
Ano de produção: 2004
Legendas em inglês, francês, espanhol e português.
Recomendado para maiores de 14 anos.

Depois do post sobre Dieta Vegetariana, recebi alguns e-mails de amigos querendo saber um pouco mais sobre o assunto.
Para não perder o "calor" da discussão, resolvi seguir a orientação do nosso amigo W. Avila e disponibilizar neste post - de final de semana - o video do filme A Carne é Fraca produzido pelo Instituto Nina Rosa:

"Alguma vez você já pensou na trajetória de um bife antes de chegar ao seu prato? Nós pesquisamos isso para você e contamos neste documentário aquilo que não é divulgado. Saiba os impactos que esse ato - de comer carne representa para a sua saúde, para os animais e para o planeta. Com depoimentos dos jornalistas Washington Novaes e Dagomir Marquezi, entre outros."

Pode-se adquiri o DVD pelo site do Instituto Nina Rosa Preço: R$15,00 (+ taxa postal)
Assista ao trailler e ao vídeo clicando aqui.

Bons Treinos & Bom final de semana

Mundial de Atletismo - Berlin, Agosto 2009


Cosme Ancelmo que estava com a terceira vaga para disputar a Maratona do Mundial de Atletismo, se lesionou. O seu técnico, Henrique Viana, informou da desistência, pois ele passará por operação no tornozelo, não havendo tempo hábil para o retorno aos treinos com vistas àquela competição.


Desta forma, Adriano, que era o quarto no ranking, com o tempo obtido em Florianópolis no ano passado (2:16:20), herdou a vaga. Para cuidar de sua preparação, Ricardo D’Angelo volta a ser seu treinador. “Recebi um e-mail da CBAt na terça-feira (14) me convocando. Se soubesse antes, poderia me preparar melhor. Mas agora, com o Ricardo cuidando do meu treinamento, minha perspectiva é conseguir fazer pelo menos 2h18″, afirmou Adriano.


O Mundial de Atletismo será disputado em agosto na capital da Alemanha, Berlim. Nossos representantes serão Marilson Gomes (pelo seu resultado de 2:08:23 em Nova York 2008, quando venceu), José Telles (2:13:09 em Roterdã 2008) e Adriano. Franck Caldeira estava pré-selecionado (2:12:32 em Paris 2008), mas desistiu de participar, já há algum tempo.

Fica aqui a nossa torcida!

Médodo “Rice”

Machuquei-me, e agora?

Contusões acontecem. E quando isto ocorre você deve marcar uma consulta com o seu médico torcendo para que a situação não piore enquanto isso. E pode tomar algumas providências para se tratar em casa evitando que a contusão evolua.

Você também pode estar sentindo uma dor leve após a corrida, que não exigiria cuidados médicos, mas que não gostaria de ver progredindo em algo mais grave. O método mais indicado para tratamento rápido em casa é o "Rice", que explicarei a seguir.

O método "Rice" O método "Rice" (que pode ser combinado com antiinflamatórios) é a melhor resposta imediata para a maioria das contusões. Ele significa (em inglês):

- Rest (repouso) - Repousar é simplesmente bom senso.

- Ice (gelo) - Simplesmente colocar gelo em cima do machucado poderá causar bolhas ou queimaduras. Desta forma, envolva os cubos de gelo em uma toalha molhada ou, melhor ainda, utilize um daqueles "cold packs" vendidos e

m lojas de esporte. O limite de tempo para cada aplicação é 15 minutos, mas você pode repetir a cada hora.

- Compression (compressão) - O uso de compressão diminui a irrigação sangüínea no machucado. Pode ser utilizada uma bandagem, mas tome cuidado para não apertar demais e impedir a circulação o que poderia ocasionar gangrena. Você pode alternar compressão com gelo. Se a região machucada ficar dormente, pare o processo de compressão.

- Elevation (elevação) - Significa elevar o membro contundido, o que diminuiria a pressão sangüínea na área.

O mais importante é evitar que as contusões apareçam. Então, siga estes princípios:

· Não aumente sua quilometragem mais que 10% por semana;

· Use tênis de corrida adequado e os troque quando tiverem mais de 800 km;

· Faça alongamentos;

· Não se descuide do aquecimento e volta à calma;

· Evite pisos muito duros, inclinados ou irregulares e;

· Não aumente volume e intensidade do treinamento simultaneamente.

Fonte: Runner's World Magazine, U.K. edition, Patrick Milroy, Maio 1997, pg. 30.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Yoga para Corredores.

Algumas linhas de yoga buscam a paz interior por meio de mantras; outras, através da devoção espiritual ou intelectual. Porém, a linha de yoga mais difundida no Ocidente, e também a que mais nos interessa aqui, é o Hatha Yoga, que usa o corpo para relaxar a mente. “Através da consciência na respiração e na execução das posturas, você pára de observar o que está acontecendo fora e volta a atenção para dentro do corpo”.

"É um treinamento mental que trabalha ao mesmo tempo a flexibilidade, a força isométrica e o equilíbrio”, explica a professora de Educação Física Vanessa Bolzan, 31 anos, ex-corredora e ex-técnica de corrida que há três anos tornou-se professora de power yoga, um hatha yoga que mistura técnicas de vários outros estilos.

A Yoga ajuda-nos a assumir uma atitude proativa para a nossa saúde, onde são abordados os problemas antes que eles piorem. Vejamos a tendinite do joelho: O sintoma é a dor. O tratamento é basicamente fazer suprimir o sintoma. Geralmente, não se faz nada para atacar a causa raiz do problema. A causa da tendinite é a inflamação tendão. A causa da inflamação é a alta tensão dos músculos encurtados ligada ao tendão. A Yoga trata a causa, aumentando o comprimento do músculo em repouso, diminuindo a tensão do tendão, e promovendo o líquido sinovial que lubrifica as secreções do tendão.

A prática da Yoga não somente ajuda a alongar a musculatura, mas te mostra à razão pela qual o músculo foi encurtado. Assim se estabelece um plano de ação para impedir que aconteça novamente. E, talvez o mais importante, pode advertir-lhe de problemas que ainda nem sequer manifestou.

Nossas mães sabiam o que estavam falando quando nos diziam: "Corrija a Postura!". A importância da postura correta e, mais especificamente, a consciência de sua postura, não pode ser esquecida. A décima edição do livro "Estrutura e Funcionamento do Corpo", diz, "Boa postura significa que as partes do corpo estão mantidos em posições que favorecem a melhor função orgânica”.

Como corredores, devemos prestar muita atenção as orientações/aulas de Yoga. Pois, ela aguça a nossa consciência em relação a coluna vertebral, a caixa torácica, o quadril e ombro. Podemos, ainda, compreender como funciona a nossa postura e melhorar a eficácia da nossa respiração.

A maioria de meus amigos corredores firmam: "Oh, eu sou demasiadamente rígido para fazer Yoga”. Mas, Yoga não é uma questão de sermos capazes de arranhar nossa orelha com o dedão do pé. Trata-se de compreender como o corpo funciona como certos músculos trabalham contra os outros.

A maioria das dores nos tornozelos, joelhos e quadris, podem estar relacionadas ao desequilíbrio dos pés. A Yoga ensina que o pé deve ser considerado como um tripé: O centro do calcanhar, a bola do dedão do pé, e a bola do dedo mínimo são os três pontos, e o peso deve ser distribuído uniformemente entre eles. Os arcos devem ser levantados e os dedos relaxados. A pronação e supinação dos tornozelos estão correlacionados ao desequilíbrio na distribuição do peso em todo o pé.

Yoga se pratica descalço, a fim de escapar do confinamento torto dos nossos sapatos, que nos ajuda a aperfeiçoar a nossa perceptividade de nossos pés.

Bons Treinos!

Namastê

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Badwater Ultramarathon: Deu Brasil!

Marcos Farinazzo é o segundo homem a completar a ultramaratona mais difícil do mundo em menos de 24 horas


O carioca Marcos Farinazzo entrou para história das competições de longa distância ao vencer, nesta terça-feira (14), a ultramaratona Badwater, realizada nos Estados Unidos. Ele completou o percurso de 217 km em 23h39min18s, e se tornou o segundo homem a terminar a prova em menos de 24h. Seu tempo é inferior apenas ao do também brasileiro Valmir Nunes, atual recordista da competição, com 22h51min29s.

A Badwater é considerada por muitos a ultramaratona mais dura do mundo. Com largada no Vale da Morte, na Califórnia, os corredores enfrentam temperaturas de até 55°C no deserto de Mojave, e chegam a subir mais de 3.900 metros.

Dieta Vegetariana

Acredito que quase todos os meus amigos corredores e leitores do Overrunning, ao saberem de minha opção vegana, desejariam fazer a seguinte pergunta:

POR QUE SER VEGETARIANO?

Resolvi, então, publicar neste post, matéria da jornalista e vegetariana desde de nascença: Luciana Santos, como segue abaixo:


Os principais motivos que levam pessoas a adotarem uma dieta vegetariana

Por Luciana Santos

As principais motivações que levam pessoas a se tornarem vegetarianas podem ser resumidas em seis itens:

1. Proteção aos animais - é a motivação mais frequente. Trata-se da conscientização de que matar animais é um tipo de violência, tanto mais cruel quanto se sabe que os bichos sofrem, sentem dor e percebem quando se aproxima a hora de serem abatidos. Parece ainda mais bruto quando se tem provas de qu

e a carne não é um alimento indispensável. No entanto, o senso comum acha que é normal trucidar animais, que eles são "inferiores" e estão aí para "nos servir". Muita gente que se horroriza com as touradas ou a farra do boi, não pensa duas vezes antes de ir para uma churrascaria, e ainda acha argumentos para defender tal incoerência. Podemos observar, portanto, que aderir ao vegetarianismo por compaixão aos animais é uma iniciativa bastante pessoal, diretamente ligada ao grau de conscientização de cada um.

2. Saúde - muita gente evita o consumo de "carne vermelha" por tomar conhecimento dos males que traz à saúde, o mesmo acontecendo com a carne de frango, que dizem ser muito carregada de hormônios e químicas. Este pensamento funciona, em muitos casos, como o passo inicial na direção da dieta vegetariana.

3. Vegetarianos de nascença - indivíduos que nascem em famílias vegetarianas e são acostumados desde pequenos a não comer carne. Observação: Dentro do universo dos vegetarianos de nascença existem aqueles casos mais raros, de pessoas que nascem em famílias não-vegetarianas, mas recusam carne desde bebês. (Confira em Perguntas Frequentes).

4. Motivações religiosas - são indivíd

uos que não comem carne por aconselhamento de alguma religião.

O Hinduísmo, por exemplo, prega o vegetarianismo, e considera o leite como alimento puro. Mesmo assim, na Índia atual, por influências ocidentais, apenas uma parte dos hinduístas é vegetariana, como mostra o depoimento abaixo, retirado do blog Indiagestão, da professora brasileira residente na Índia, Sandra Bose:

"Nem todo indiano é vegetariano. Esta é mais uma das falsas ideias propagadas ai no ocidente. Eu não tenho dados estatísticos, mas o que observo é o aumento de consumo de carne com este êxodo de indianos para países ocidentais. Os sikhs, os cristãos, os zoroastristas, os budistas, os islâmicos e uma parcela dos hindus são carnívoros. Só uma parcela de hindus e alguns budistas são vegetarianos".

5. Ecologia - sabendo que a produção de gado tem grande impacto ambiental, muita gente se preocupa em diminuir ou até mesmo abolir o consumo de carne de boi sem excluir, no entanto, as "carnes brancas". Para alguns, esta mudança de hábito acaba levando ao vegetarianismo.

6. Gosto pessoal - há pessoas que têm nojo de carne e, apenas, não gostam, da mesma forma que tem gent

e que não gosta de jiló, de café, de leite, de abobrinha etc.

(Meus motivos são todos esses com excessão - infelizmente - dos itens 3 e 4)

Outras leituras:

Sitio Veg

GuiaVegano

SVB

terça-feira, 14 de julho de 2009

Projeto Saúde no Esporte: Teste de pisada gratuitos

Fisioterapeutas e ortopedistas do projeto “Saúde no Esporte” realizarão testes de pisada gratuitos para os atletas no próximo domingo

No próximo domingo, dia 19 de julho, fisioterapeutas e ortopedistas participantes do projeto “Saúde no Esporte” farão avaliações gratuitas em corredores e praticantes de atividades físicas na Arena de Eventos do Parque do Ibirapuera (portão 3), em São Paulo, das 9h às 13h.

Entre os exames realizados, estão o de monoximetria, que indica o nível de contaminação por monóxido de carbono nos organismo dos fumantes, e o de pisada, que identifica a maneira como o corredor coloca o pé no chão e é fundamental para se escolher um calçado ideal e evitar lesões e problemas de postura (veja mais detalhes aqui).

O Projeto "Saúde no Esporte" é organizado pelo NEO (Núcleo de Estudos em Esportes e Ortopedia) e pelo Comitê de Traumatologia Desportiva da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), e visa a realização de eventos que permitem a formação e aperfeiçoamento profissional na área de ortopedia e medicina esportiva, além de oferecer apoio à população.

Impressões sobre a Maratona de Brasília 2009

Complei a Maratona de Brasilia em 3H57M07S (tempo líquido), bem acima do meu melhor tempo, mas muito bom para as condições adversas de relevo, temperatura e umidade. Fiquei em 69 lugar de um total de 127 que completaram a prova.

A seguir alguns comentários que resumem bem a Maratona de Brasília (RunDay) no domingo 12 de Julho, 2009:

De Nilson Paulo de Lima:
"Sábado (11), numa exposição da Polícia Rodoviária Federal, ainda era possível fazer inscrições na retirada dos Kit’s.
A entrega dos chips uma hora antes da largada nos obrigou a levantar mais cedo. As mulheres se desesperaram, os homens corriam de um lado para outro um busca de um local para suas necessidades fisiológicas, aproximadamente 1.100 corredores entre eles 180 maratonistas procuram em vão um banheiro no local da concentração.
Um tiro de canhão as 7h35 em frente o Ministério da Justiça deu o sinal da largada, rumo a um percurso de sobe e desce de 21 quilômetros, é o percurso mais difícil das 7 maratonas do Brasil. O ar seco e o calor foi um ingrediente a mais para dificultar a prova. O trecho de 2 quilômetros na região das Embaixadas é o mais cruel de todos, uma subida sem fim, que se tornava ainda mais cruel ao se lembrar que deveria ser repetido. Tornou-se um ponto da caminhada, até hoje está em minha memória as embaixadas do Egito, Senegal, Emirados, etc...
Ao completar a primeira volta na metade da prova(21k), um caminhão descarregava os banheiros, já sem utilidade. Apesar da marcação dos quilômetros incorretos, o percurso com sinalização e proteção do transito pela Policia Rodoviária Federal estava perfeito. Ótima distribuição de água complementada com gatorade e Coca. Foi boa idéia a entrega de uma foto de cada maratonista na hora da chegada, uma agradável surpresa. Apesar de não constar a data da prova e nem a edição, mas é uma bonita medalha. Considerando todas as dificuldades da prova e o desgaste pela seguência de maratonas no ano, gostei do meu tempo de 3h39".

De Julio Cordeiro:
"... O famoso clima seco e com o sol forte, aliado a pouca quantidade de maratonistas inscritos (180) era um prenúncio que a minha situação não era muito boa.
Com um susto do tiro de canhão na largada, saí forte, mesmo sabendo que iria sofrer no final.
O percurso de subidas e descidas, pegava feio na região das Embaixadas, mais a distribuição de água a cada 3 kms, gatorade, coca cola e malto dextrina em alguns pontos foi muito boa.
Fechei a meia maratona já "cansado" e por muitas vezes lembrei da frase do amigo Paulo Picanha que diz: "Que porra é que eu tô fazendo aqui????"
A segunda metade foi de lascar...Meus amigos Nilson Lima, Maurício , Alberto Peixoto, e o "feioso brancoso" de Curitiba passaram facilmente por mim.
Sem apoio popular, com muita dificuldade intercalei trotes lentos e pequenas caminhadas, mas sempre olhando para trás pra ver se via uma camisa amarela dos Marathon Maniacs.
No km 37, morto de cansado e com 03 horas e 30 minutos, vi que não daria pra fechar em sub 4 horas...
"

De Miguel Delgado :
"A Maratona de Brasília é uma prova dura e boa. O receio de problemas no abastecimento existia e não ocorreu, mas dá a impressão que nessa terra seriam necessários ainda mais postos de abastecimento porque a garganta seca num instante. Tive que correr carregando um copo d´água sempre e ainda peguei mais um com um motoqueiro que passava perguntando se estavamos bem.
O único furo grave que me recordo foi a falta de banheiros na largada. Os banheiros chegaram quando eu estava passando pela meia maratona, ou seja, duas horas e 15 minutos depois de iniciada a prova. Passaram carregando um na minha frente e tinha mais no caminhão.
Todos sabem que banheiro na largada para os corredores é imprescindível e para Maratonistas é mais imprescindível ainda pela demora da prova. A falta dele foi especialmente grave para os Baleias que tiveram que tomar a providência, independentemente da situação.
O local foi estabelecido, pedimos desculpas à cidade e o excesso de bagagem foi lançado ao chão.
Os Baleias tiveram o seu dia de Senadores da República e fizeram m.... em Brasília..
."

De João Gabbardo:
"Concluída a Maratona de Brasília. Nos últimos 6 meses é a 10º prova, entre maratonas e ultras. Não posso negar que cheguei no limite físico.
O tempo de prova foi 4:27h, o percurso é MUITO difícil.
O importante foi chegar super inteiro mas com cada perna pesando em torno de 100kg."

De Sabine Breton:
"Que prova difícil, Brasília.
O Ésio me alcançou, logo após a subida horrorosa das embaixadas (17km). Muito querido tentou me reanimar, pois, ali, decidi correr apenas 21km. Valeu Ésio!!!!!!"

Gostei muito do que o João Gabbardo escreveu sobre o grupo na Maratona de Brasília, segue abaixo:
"Tem sido muito legal o convívio que temos estabelecido nos encontros para nossas corridas. A de Brasília foi a melhor. Tivemos tempo de reunir no sábado, almoçar, jantar, passear pela Esplanada, reunir novamente uma hora antes da prova, durante a prova e depois da prova. Tem aparecido gente nova mas sempre com o espírito alegre e solidário, estamos competindo conosco e com nossos objetivos, tão diferentes para cada um de nós, mas igualmente importante para todos.
Quando se conhece um pouco mais da história de cada um do grupo, fica sempre uma emoção guardada e uma sensação de vitória pessoal. Espero ter outra provas como a de Brasília, não da corrida, mas da convivência que nos foi proporcionada
.

Obrigado!

Bons Treinos e que venha Bombinhas...

Desafio Rio de Janeiro / Buzios by Marcio Villar

Segue abaixo mensagem recebida do Marcio Villar:

VAMOS LÁ PESSOAL ESTÁ CHEGANDO A HORA, É ESSA SEMANA, VAMOS AJUDAR O INCA



Todos já sabem que no dia 18 e 19 de julho estarei fazendo o “DESAFIO RIO DE JANEIRO / BÚZIOS” divulgando o trabalho da Área de Ações Voluntárias do Instituto Nacional de Câncer (INCA voluntário)

Objetivos:

Divulgar o trabalho da Área de Ações Voluntárias do Instituto Nacional de Câncer (INCA voluntário) e contribuir com a captação de recursos para as atividades desenvolvidas pela Área, durante a Ultramaratona de corrida a ser realizada nos dias 18 e 19 de julho de 2009, por mim, Marcio Villar.

Largada e Chegada:

A largada será no município do Rio de Janeiro, na Praça Cruz vermelha em frente ao hospital do Câncer, e a chegada em Búzios. Durante a prova, serão distribuídos folhetos sobre o trabalho voluntário no Instituto Nacional de Câncer e divulgada a bandeira do INCA voluntário por mim e no carro de apoio. Além disso, antes da ultramaratona será divulgado que as pessoas que quiserem apoiar o desafio podem contribuir com a compra de quilômetros de corrida, depositando o dinheiro direto na conta corrente do INCA voluntário.

A contribuição:

Cada quilômetro custará R$ 3,00 não tem limite mínimo e nem máximo de quilômetros a serem comprados, qualquer ajuda ao INCA voluntário será bem vinda.Todo o dinheiro arrecadado com a compra dos quilômetros deve ser depositado diretamente pelos doadores na conta do INCA voluntário, no Banco do Brasil, Agência 2234-9, conta-corrente 16021-0. As pessoas depositarão o dinheiro na conta do INCA voluntário e mandarão um e-mail para marciovillar@bol.com.br informando quantos quilômetros comprou.

A pessoa pode correr ao meu lado os quilômetros comprados ou somente comprar para ajudar o INCA voluntário, lembrando que todo dinheiro é para ser depositado na conta corrente do INCA voluntário.

Vamos ajudar pessoal!



Nota: Para saber quem é Marcio Villar, favor ver links abaixo:




segunda-feira, 13 de julho de 2009

Tênis: Meu Mundo é a Corrida!

Tem gente que diz que em nosso Mundo
não há espaço para relacionamentos sérios e duradouros.
Que a correria do Mundo em que vivemos
não permite uma vida saudável em sociedade.

Então, vivemos em Mundos diferentes.
No meu Mundo,
qualidade de vida
vem em primeiro lugar.

No meu Mundo, quem acompanha meus passos
e faz o corre-corre dos meus dias mais agradável
tem muita importância.
Por isso, dou tanto valor a você, companheiro.
Sei que nossa relação não é fácil,
Vivemos entre tapas e beijos.
Noites de frio e dias de calor.
E você sempre lá, pro que der e vier.
Amarrado ao meu corpo.

Por isso, dou tanto valor a você companheiro.

Sua presença me fortalece, melhora meu dia-a-dia.
Você faz parte do meu Mundo.
Você faz parte da minha Corrida.
Sou corredor.
Meu tênis é meu companheiro.
Meu Mundo é a Corrida

Viver e correr by W. Avila

O artigo “A Maratona imita a Vida” do ultimo 30 de junho, publicado no Blog do nosso amigo e ultra-maratonista Alberto Peixoto, me inspirou na elaboração deste texto. Penso que um dos verbos que liga muito bem esses dois conceitos é lutar. Se a maratona, assim como a vida, é uma luta constante, sem tréguas, sem descanso, de ambas podemos também tirar os momentos os mais prazerosos. Meus comentários versarão mais sobre o ato de correr de que sobre maratonas.

“Correr e coçar é só...” parabéns, que achado! Genioso e genial!

Um pouco de história
No inicio dos anos 1970, Tim Gallwey era treinador de uma equipe de tênis. Ficava intrigado com a performance de seus atletas, pois os resultados raramente eram previsíveis, independente da qualidade dos adversários. Se perguntava: o que faz com que um jogador, um dia vence com facilidade o adversário e tempos depois perde feio, para esse mesmo adversário? O que de fato acontece?
Depois de muita observação ele descobriu que existe uma outra variável nesta equação, a qualidade do adversário é apenas uma delas. Com o tempo ele chegou a conclusão de que todo jogador de tênis tem dois adversários, um externo e outro interno. “o oponente na cabeça de alguém é mais extraordinário do que aquele do outro lado da rede”, ele escreveu. Quando alguém, em qualquer esporte, consegue dominar o adversário interior, o seu corpo se ajusta de tal modo e faz as adaptações necessárias, tudo em função da performance a ser alcançada. Foi uma grande descoberta, logo assimilada por muitos outros treinadores, desse e de outros esportes.
Na corrida não é diferente: colocar a nossa mente para trabalhar a nosso favor é certamente garantia de sucesso em nosso projeto. Quando nós conseguimos transformar a mente em aliada, o cansaço, a dor, as dificuldades não vão desaparecer, mas podem deixar de ser adversários.. E quando isto acontece significa que estamos vencendo o adversário interior.

Como proceder

Antes uma observação: sei que existe uma grande quantidade de revistas especializadas que trazem artigos os mais diversos e com excelente qualidade sobre técnicas, estudos científicos, alguns mais, outros menos complexos, a respeito desse assunto. Meu o objetivo aqui, muito mais modesto, é falar sobre minha experiência, eventualmente ilustrando com as ferramentas que utilizo em meu trabalho.
Em uma corrida mesmo curta, inúmeros podem ser os nossos adversários, alguns mentais, outros físicos, como ansiedade, calor, cansaço, dor, etc. Uma boa preparação deveria então, alem da parte técnica e física, contemplar também a parte que chamarei de emocional.
De maneira muito resumida podemos dizer que as limitações do corpo do corredor chegam até o cérebro e após uma avaliação instantânea este devolve o estímulo na condição de dor. Significa que, se em algum momento se conseguir interromper esse estímulo, o corpo pode continuar aumentado ou mantendo o esforço. O segredo está portanto em se conseguir fazer com que o estímulo não chegue até a parte do corpo responsável pelo esforço.
Uma das maneiras de fazer isso é direcionar a mente para algo diverso daquilo que está provocando a dor: uma maneira de “distrair” o nosso cérebro.
Falei também em interromper o estímulo - Pessoalmente faço uso de duas técnicas, que são muito simples e qualquer pessoa conseguirá fazer, sozinha, desde que se exercite um pouco, inclusive durante os treinos. Uma é a visualização e a outra a focalização ou imaginação dirigida.

Visualização

Consiste em criar na mente, um cenário onde a pessoa se vê cheia de recursos internos, como por exemplo, durante uma importante conquista (escolar, trabalho, etc.)ou vivendo fortes emoções (um aniversário, uma grande festa, receber o resultado em um vestibular etc.) ou melhor ainda: em uma corrida, ultrapassando a linha de chegada, com todas as pessoas que lhe são caras, aplaudindo pelo grande feito. Até mesmo relembrar uma música, pode nos colocar em estado de grandes recursos: muitos de vocês certamente se lembram da musica ouvida quando o Ayrton Senna ganhava uma corrida de F1!
Na sua preparação cada um escolhe os cenários mais motivadores para serem utilizados durante os treinos ou a corrida.

Focalização ou imaginação dirigida

Consiste em concentrar-se nas partes do próprio corpo que estão permitindo realizar a corrida. O primeiro, a que chamo a atenção, é o ato de respirar. Inspirando estamos colocando pura energia dentro de nosso corpo. Uma respiração calma, profunda, leva o oxigênio até as mais remotas partes de nosso corpo. Continuar dirigindo a nossa imaginação para outras partes de nosso corpo. Eu costumo dizer que, em algumas corridas, nós somos apresentados a partes de nosso corpo com as quais nunca falamos antes. Nós não corremos apenas com os pés, as pernas e os braços. Quando eu corro, preciso do Avila por inteiro: pés mãos, braços, coração, mente, calcâneo, patela, boca, e...mais do que nunca dos pensamentos. Quando se consegue estabelecer esta harmonia com todos os nossos órgãos, em prol de um único objetivo, nada irá nos deter. “Quando eu tenho um objetivo claro a ser atingido, o universo inteiro conspira a meu favor” – P. Coelho.
Estabelecer um diálogo agradável entre as partes do corpo também costuma ser muito benéfico: aquela parte que está “sofrendo mais” pode ser ajudada, incentivada, por uma outra, que esteja melhor. A harmonia é fundamental: nos movimentos, nas passadas, nos gestos, na respiração: um corpo harmonioso é como um barco que navega com ventos favoráveis.
O que se deve evitar é deixar o pensamento correr solto: a nossa mente detesta o vazio. Deixar ao acaso, algo de ruim, de negativo, de desmotivador, pode ocupá-la.
Com perseverança, treino, aplicação os resultados virão e com eles, até a nossa auto-estima irá melhorar.
Para finalizar, gostaria de chamar a atenção para algo que considero muito importante: agradecer o nosso corpo todas as vezes que exigimos esforços dele. Pode parecer infantil, mas existem memórias, algumas até mesmo inconscientes, a quem nós podemos fazer apelo nos momentos de dificuldades. Elas serão mais ou menos propensas a nos ajudar, de acordo com o tratamento que nós tivermos dado a elas, antes.
Este aprendizado poderá nos ser útil em muitas outras situações, não somente no esporte, mas até mesmo em nosso cotidiano, na qualidade de nossas vidas.

"Não gaste duas palavras se uma única basta." Espero não ter sido exageradamente prolixo em minhas exposições.

Boas corridas a todas e a todos.

W. Avila
Coach de Vida e de Carreira
http://www.i-coaching.com.br/

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign