sábado, 12 de dezembro de 2009

O que são as mudanças climáticas?

Muito tem se falado, mas pouco se tem explicado... Aqui mesmo, foram publicadas ações verdes para 2010... Mas, quais são as relações entre as mudanças climáticas e nossos hábitos modernos de vida?
A atmosfera terrestre é uma camada natural de gases que envolvem a Terra.

Esta camada permite que as radiações solares atinjam a superfície e mantenha a temperatura média da Terra em 15ºC, uma das principais condições para a existência de vida no planeta.

No entanto, a Terra só atinge esta temperatura média devido ao fenômeno natural do efeito estufa, no qual parte da radiação solar que penetra no Planeta fica retida em forma de calor. O restante é refletido e retorna ao espaço.

O nitrogênio e o oxigênio são os principais gases que compõem a atmosfera. Mas há outros em menor porção como o dióxido de carbono (CO2), o ozônio (O3), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O), juntamente com o vapor d’água (H2O).

Esses gases, presentes em menor quantidade, são conhecidos como gases de efeito estufa, porque exercem a função do vidro de uma estufa, permitindo a passagem da radiação solar, mas evitando a liberação da radiação infravermelha emitida pela Terra.

As atividades realizadas pelo homem, juntamente com as emissões naturais do planeta, provocam um adicional de emissão de gases de efeito estufa – GEE.

O tipo de desenvolvimento econômico e social iniciado pela Revolução Industrial contribuiu ao longo dos anos para o aumento da concentração desses gases na atmosfera. A conseqüência disso é o aumento da capacidade de absorção de energia pela atmosfera, que resulta no aquecimento global do planeta.

Com o aumento da temperatura média do planeta, diversos efeitos climáticos naturais são intensificados, como o acréscimo da ocorrência de furacões e o aumento do nível do mar. O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC na sigla em inglês) divulgou em seu último relatório, em 2007, que há 90% de certeza científica de que o aquecimento global é causado pelas ações humanas. O relatório do IPCC é uma compilação de relatórios produzidos por cientistas de diversos países e publicados em renomadas revistas científicas.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Pela manutenção integral do texto atual que tipifica como crime o ato de maus-tratos a animais domésticos

Tramita no Congresso Nacional o projeto de lei número 4548/98 que está apensado ao projeto de lei número 3981/00 e que propõe que seja removida do artigo 32 da lei federal número 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais) a criminalização de atos de maus-tratos a animais domésticos ou domesticados.

Nós, que subscrevemos a esse abaixo-assinado, somos contra a alteração do artigo 32 da lei 9605/98 e, portanto, defendemos que seja mantido em sua íntegra o texto atual que tipifica como crime o ato de maus-tratos a animais domésticos e domesticados, o qual já vigora há 11 anos e está em plena coerência com as normas basilares ambientais expressas em nossa Constituição Federal em seu artigo 225, § 1º, VII, o qual veda práticas cruéis contra animais não humanos.
View Current Signatures
O que podemos fazer?
1°- Assine essas duas Petições Online, ajude a continuar a luta pelo bem estar animal:
2°- Ligue para câmara: 0800-619619... Fale que você é contra o PL 4548/98 do ex-deputado José Thomaz Nonô, que exclui os animais domésticos e domesticados do artigo 32 da Lei 9605/98 de crimes ambientais. Caso o atendente diga que o PL 4548/98 está arquivado, diga-lhe que ele está apensado ao PL 3981/2000.
3°- Mande um e-mail para: cidadao@camara.gov.br falando que não concorda com o PL 4548/98 do ex-deputado José Thomaz Nonô.
4°- Repasse está mensagem e vídeo de todas as maneiras possíveis, por e-mail, orkut, twitter, sites, blogs entre outros.
5°- Copie na caixa o Link deste banner e cole em seu site, blog, orkut e etc. Assim, quando um usuário clicar na imagem será redirecionado para está postagem, ajude-nos a divulgar está matéria:

Seja a voz do povo brasileiro que se cala perante o carnaval de nossos governantes, seja você um agente direto contra este projeto, não precisa amar os animais para tomar partido, é preciso apenas bom senso e respeitar á vida.

Textos oficias da Câmera dos Deputados para confirmação do conteúdo e para possíveis esclarecimentos:
Reforço na Legislação Ambiental

Entrevista Gilberto Gil em Copenhague

Músico e ex-ministro da Cultura fala a O Eco sobre sua preocupação com as mudanças climáticas

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Como mudar o comportamento das pessoas para melhor?

Veja algumas idéias legais que ajudam a mudar o comportamento das pessoas com muita criatividade e diversão.

Essa teoria é conhecida como Fun Theory:







Destruindo o planeta, um bife por vez!

Alguns fatos sobre a relação da pecuária com o aquecimento global
O consumo de produtos de origem animal contribui com a poluição atmosférica, o desperdício da água, a degradação do solo e o deflorestamento.

Aquecimento Global
A pecuária é reconhecida pela ONU como sendo a principal responsável pela emissão de gases nocivos à atmosfera e que, juntamente com o deflorestamento, favorece o superaquecimento do planeta. Considerando que 18% da maior floresta tropical úmida do mundo já foi destruída, e que a derrubada de árvores na Amazônia para a abertura de novos pastos responde por 80% dessa devastação, o consumidor de carne é o causador um dessa tragédia ambiental. Segundo a ONU, 18% dos gases de efeito estufa são emitidos pela pecuária. Em segundo lugar está o setor de transportes, responsável por 15% das emissões.

Poluição atmosférica
O gado é responsável pela emissão de grande quantidade de gases nocivos à atmosfera: CO2 (dióxido de carbono), gás metano (23 vezes mais nocivo que o CO2), óxido nitroso (296 vezes mais nocivo que o CO2) e amônia (causadora da chuva ácida). Só no Brasil, são mais de 200 milhões de cabeças de gado.

Água
A indústria pecuária contribui com a poluição de lençóis freáticos e o consumo sistemático de milhares de litros de água. São necessários cerca de 9 mil litros de água por quilo de carne, chegando a quase 20 mil litros se considerado todo o processo até chegar à sua mesa.

Solo
A indústria pecuária, somente no Brasil, produz cerca de 200 toneladas de excrementos por segundo. Escoam nos frigoríficos cerca de quatro bilhões (4.000.000.000) de litros de sangue por ano. Os resíduos gerados por um rebanho de 10 mil cabeças de gado equivalem aos de uma cidade de 110 mil habitantes. A amônia produzida na criação de animais é, por si só, a maior fonte de deposição ácida no solo.

Desmatamento
Segundo o secretário de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, “a pecuária é o grande motor de desmatamento da Amazônia”. Com o único propósito de criar pastagens para os animais de corte, 200 km quadrados de florestas tropicais são derrubados todos os anos.

Fome
Anualmente, 465 milhões de toneladas de grãos são destinadas à alimentação de bovinos. Com apenas 2,5% desse volume poderíamos resolver o problema da fome no Brasil, o que afeta 46 milhões de pessoas. Com apenas a metade da ração destinada ao gado, poderia ser resolvido o problema da fome em todo o mundo!

E agora?
Todos os animais têm o direito à vida e à liberdade, livres da exploração humana. Ao tomarmos suas vidas para servirem aos interesses da nossa espécie, confinando-os e privando-os de todas as suas necessidades, desde as mais básicas, estamos destruindo não somente as suas vidas, mas também a nossa própria possibilidade de sobrevivência nesse planeta. A previsão é de que a produção global de carne dobrará até 2050, passando dos 229 milhões de toneladas no período de 1991 a 2001 para 465 milhões de toneladas até 2050.
Não faça parte dessa estatística!
Deixe de consumir a carne e os outros derivados animais e você estará garantindo a preservação do nosso planeta!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Semana Foie Gras

REPÚDIO À SEMANA DO FOIE GRAS, EM SP
--------------------------------------------------------------------------------
Conforme divulgado no dia 07/12, no Jornal Folha de São Paulo (Caderno Folha Ilustrada, página E3) e também no site da La Brasserie Erick Jacquin (http://www.brasserie.com.br/promocao/promo_foie-gras.html ), este casa está promovendo a partir de hoje a SEMANA DO FOIE-GRAS.

Um dos exemplos mais bizarros e desumanos de violência contra os animais é a produção do foie gras ou patê de fígado de ganso. Anualmente, 10 milhões de gansos e patos são mortos para a produção de quase 17 mil toneladas de foie gras.

O processo se resume a tortura! Os animais são confinados nos criadouros em espaços pequenos para que não consigam se movimentar e, conseqüentemente, não gastarem energia desnecessariamente. Numa área de dois metros quadrados são confinados até 12 animais.

Como eles se alimentam? Nada naturalmente. Se você está pensando em algo como ciscar, você está, infelizmente, muito enganado.

O criador prende a ave entre as pernas e, esticando seu pescoço, enfia um grosso tubo de metal por sua garganta. Esse tubo tem, em média, 30 centímetros de comprimento. Em seguida, um motor bombeia uma mistura de milho e gordura diretamente no estomago do animal. Um anel de borracha amarrado no pescoço impede que a ave vomite.

Esse processo é repetido de 3 a 5 vezes ao dia, fazendo com que a ave consuma cerca de 3 quilos de ração por dia. Com essa alimentação excessiva e desequilibrada o animal desenvolve problemas cardíacos e disfunções intestinais. Após 3 ou 4 semanas, os “sobreviventes” são abatidos.

O que se vê, então, são órgãos deformados. O fígado de um animal sadio pesa cerca de 120 gramas. O do animal tratado dessa maneira chega a 1200 gramas, dez vezes mais que o normal!

Foie gras

E é esse fígado doente, com mais do que o dobro de gordura de um hambúrguer comum, que as pessoas comem com satisfação em requintados restaurantes.

Texto adaptado de:
http://clickeaprenda.uol.com.br/cgi-local/lib-site/conteudo/mostra_conteudo.pl?nivel=M&disc=not&codpag=NOT0907200601

--------------------------------------------------------------------------------

PROTESTE!

Envie mensagem para:
brasserie@brasserie.com.br
falecomagente@folha.com.br


Mensagem enviada pelo Instituto Nina Rosa

Senhores,

Vergonhoso que, a despeito de todas as atrocidades cometidas contra os animais para a produção do foie gras, e que certamente é do conhecimentos dos srs., ainda venham promover uma "Semana do Foie Gras", financiando esta violência.

Incentivar esta barbárie não se justifica em circunstância alguma, menos ainda em nome da satisfação de prazeres fúteis, absolutamente dispensáveis, que causam tanto sofrimento.

É lamentável que, em pleno século 21, tenham a desfaçatez de promover o foie gras, um dos mercados mais imorais do mundo. Vejam notícia abaixo:

CHICAGO, 26 abr 2006 (AFP) - A prefeitura de Chicago proibiu os restaurantes da cidade de oferecer o patê de foie gras a seus clientes, alegando que sua produção utiliza um método cruel com patos e gansos.

Registramos nosso protesto, informando-os que terão nossa divulgação, sim, mas mostrando o lado das vítimas.

Instituto Nina Rosa

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Conferência das Partes - COP15 COPENHAGEN

A Conferência das Partes é o encontro realizado anualmente entre os países membros da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (na sigla em inglês UNFCCC), na qual diversos países do mundo ratificaram durante e após a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, mais conhecida como Rio 92.
A UNFCCC é como a moldura de um quadro, pois estabelece as linhas gerais das discussões entorno do tema. Cabe aos protocolos definir as diretrizes específicas no que diz respeito às ações de redução de emissão dos gases de efeito estufa – GEE. Vale ressaltar que um país pode ser membro da convenção, mas não assinar os protocolos pertencentes a ela. Portanto, os países que assinaram a Convenção Quadro são os que participam das Conferências das Partes. No caso da UNFCCC, o Protocolo de Kyoto é que define quais países são obrigados a reduzir suas emissões e de que forma eles podem fazer isso.

A 15ª Conferência das Partes – COP15, que ocorre em Copenhague, na Dinamarca, discutirá, entre outros pontos, se os países em desenvolvimento, que atualmente não possuem obrigatoriedade de reduzir suas emissões, deverão assumir tal compromisso nos próximos anos.

Para entender melhor a Convenção Quadro acesse o site http://unfccc.int/

Para saber mais sobre a COP15 acesse o site da conferência http://en.cop15.dk/frontpage
Aqui você confere boletins diários com relatos dos principais destaques da COP15. As informações são traduzidas do boletim produzido pela ONG International Institute for Sustainable Development – IISD.
Para ver as notícias completas em inglês acesse o site http://www.iisd.ca/climate/cop15

Por que o elefante é gordo, se é herbívoro?

Aí é que está: ele não é gordo - só tem umas gordurinhas extras nos quadris e na cabeça.
O elefante parece gordo por ter um grande volume interno em relação à sua massa corporal.
Na natureza há poucos animais gordos. Afinal, a gordura é um isolante térmico para os que vivem em regiões frias (focas, baleias) e uma reserva para os que hibernam (ursos).
Um elefante africano pesa até 7 500 quilos, e um asiático, 6,6 toneladas. Em média, o bicho mastiga 16 horas por dia. No menu, 150 quilos de raízes, frutas e hortaliças. Mas esses alimentos são pobres em energia e seu sistema digestivo elimina 40% disso sem digerir. Ainda assim, são quase 100 mil calorias ao dia!
Achou muito? Pois é proporcional ao consumo de um humano.
Os paquidermes têm uma dieta tão intensa porque possuem um metabolismo lento e demoram pra gastar a energia. Já os animais pequenos precisam de alimentos mais energéticos, para não ficarem comendo toda hora. É, a natureza é sábia. Já pensou se os elefantes fossem carnívoros?
Fonte: Mundo Estranho

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Ações VERDES para 2010...



Neste Natal e para o Ano de 2010, escolha uma das ações abaixo e faça-a com determinação

Você dará sua contribuição para que a Terra continue sendo um lugar muito bom para se morar.

Não são só os carros que emitem gases para a atmosfera. Quando ligamos um aparelho na tomada estamos emitindo gases também!

É isso mesmo, para gerar eletricidade, em muitos casos, usa-se a queima de carvão, que emite gases!

Selecionamos algumas ações que qualquer cidadão poderá fazer. Escolha uma delas e dê uma contribuição importante para o futuro de nosso planeta:

-Calibrar os pneus (25.0 kg/mês)
-Desligar o computador ( 3.12 kg/mês)
-Economizar papel ( 8.0 kg/mês)
-Lembrar de apagar as luzes ( 8.0 kg/mês)
-Optar pelo transporte coletivo ( 19.4 kg/ mês)
-Plantar uma árvore ( 6.33/kg mês)
-Reciclar ( 9.6 kg/mês)
-Regular o motor do carro ( 25.0 kg/mês).
-Usar canecas em vez de copos plásticos ( 0.71 kg/mês)
-Usar lâmpadas fluorescentes ( 12.48 kg/mês)
-Usar o varal para secar roupas ( 10.92 kg/mês)
-Usar um pouco menos o ar condicionado ( 10.4 kg/mês)
-Deixe a carne fora do seu cardápio uma vez por semana! (6.7 kg/mês)
-Usar carro a álcool (41.0 kg/mês)
-Lembrar de fechar as torneiras (8.0 kg/mês)
-Vá de bicicleta (deixe o carro em casa)! (80.0 kg/mês)

EARTHLINGS


EARTHLINGS (Terráqueos) é um documentário sobre a absoluta dependência da humanidade com relação aos animais (usados para companhia, alimentação, vestuário, entretenimento, e pesquisa científica) mas também demonstra nosso completo desrespeito por estes chamados "provedores não-humanos".
O filme é narrado pelo ator e ativista do PETA Joaquin Phoenix e apresenta música do renomado músico vegano Moby.
Em 2005 ganhou 3 prêmios em 3 festivais diferentes Boston, San Diego e Artivist.
EARTHLINGS usa câmeras escondidas e imagens nunca antes vistas para demonstrar as práticas cotidianas de algumas das maiores indústrias do mundo, todas as quais dependem totalmente dos animais para o lucro. (pet shops, criadores profissionais, abrigos de animais, fazendas industriais, comércio de couro e de peles, indústrias de esportes e entretenimento, e finalmente a profissão médica e científica).
Poderoso, informativo e provocador, EARTHLINGS é de longe o documentário mais compreensível já produzido na correlação entre a natureza, animais, e os interesses econômicos humanos.
Existem muitos filmes valiosos de direitos animais, mas este transcende o cenário. EARTHLINGS não pode deixar de ser visto.“Se eu pudesse fazer com que todos no mundo vissem um filme, eu os faria ver EARTHLINGS.”-Peter Singer, autor Libertação Animal.
*na janela abaixo você poderá assistir e baixar Earthlings.
http://video.google.com/videoplay?docid=-239204330856039070&hl=pt-BR#

Ultra 5 Pontões 2009

Segue e-mail recebido dos Organizadores da Ultra 5 Pontões 2009:
Bom dia a todos.

É triste, mas infelizmente teremos que ADIAR (não cancelar), a Ultra 5 Pontões 2009 em virtude das fortes chuvas que vem castigando o município de Laranja da Terra....a nova data é 28/02/2010.

Na madrugada de Sábado para Domingo passado, a cidade foi invadida por uma tromba dagua, que deixou mais de 200 pessoas desabrigadas.

Assim, atendendo uma solicitação da Prefeitura municipal, que sempre foi uma grande parceira nos eventos que realizamos juntos, decidimos por adiar o evento, já que no momento a gestão municipal se encontra totalmente focada em recolocar essas 20 pessoas dentro de suas casas novamente.
Acredito que lamentamos o adiamento até mais que vocês, pois já tinhamos tudo pronto para a prova e seria a nossa primeira organização em ultra terrestre.

Envio fotos e segue alguns links de noticias de como esta a cidade atualmente:
http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2009/12/573654-chuva+deixa+260+desabrigados+em+dez+cidades+do+interior.html
http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2009/12/573780-chuva+inunda+castelo+e+afonso+claudio.html

As inscrições de todos estão mantidas, quais dúvidas entrem em contato conosco através dos telefones: 27 8141-6160 (Thiago e 27 8141-6517 (Valter).

Ainda hoje deverão receber um email do WEBRUN, falando também do adiamento.

Um grande abraço a todos e vamos em frente.

Att. -- Thiago Mol(27) 8141-6160
http://www.focae.com.br/



Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign