sexta-feira, 16 de abril de 2010

RELATIONSHIP

A "estorinha" abaixo  talvez espelhe muito do que acontece com alguns de nos:


NÃO SOMOS SERES HUMANOS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL.

SOMOS SERES ESPIRITUAIS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA HUMANA.

Convocação: Protesto contra a Puxada de Cavalos!

Mensagem convite do InstitutoNina Rosa e AMA bichos:

Convocamos a todos os amantes, protetores, ativistas pelos direitos animais e defensores da vida e da liberdade a protestar contra essa covardia que acontecerá no próximo DOMINGO, 18 de abril, em Pomerode -SC.


A Puxada de Cavalos é um evento (ou sessão de tortura?) onde estes animais são obrigados a puxar cargas de até (pasmem!) 2 toneladas, “incentivados” por tapas, socos e ponta-pés. O evento será no Clube de Caça e Tiro da cidade, local bem apropriado, diga-se de passagem, visto a crueldade dos fatos. Veja aqui vídeo de uma Puxada de Cavalos.

Ano passado voluntários da OBA! participaram do protesto organizado pela AMA bichos, Ong de proteção animal da cidade - leia o relato aqui.


Especialistas em Direito dizem que a prática é tão cruel quanto a farra do boi, portanto criminosa e deveria ser combatida como tal!

Enquanto isso, do outro lado o poder público finge não saber de nada, a CIDASC continua autorizando esse show de horrores e a maioria da população da cidade prefere não se manisfestar!

Recentemente, dois protestos da causa animal foram destaque em todo mundo.

Em São Paulo, ativistas fizeram uma manifestação na avenida Paulista contra o confinamento de animais. O Grupo Ativeg espalhou nas calçadas, cinco jaulas com pessoas que ali permaneceram presas durante todo o domingo, sem acesso a água ou comida, dividindo entre si o apertado espaço com praticamente nenhuma mobilidade corporal.

A outra grande manisfestação aconteceu em Portugal e reuniu mais de 3 mil pessoas em Lisboa. A associação Animal convocou a todos para uma marcha-protesto pela defesa dos animais e contra as touradas e a população atendeu, chamando a atenção de todos os governantes mundiais.Veja o vídeo aqui.
Essas pessoas deram o exemplo e deixaram claro que realmente se importam, exigindo uma mudança urgente.

É chegada a hora de mostrar que nosso povo tem força quando unido!
Venha conosco até Pomerode neste domingo para exigir que esta barbaridade tenha um fim!
Contatos: Heike Weege – voluntária AMA-Bichos –  (47) 9955-1669
Ana Lúcia Martendal – Diretora Organização Bem-Animal –  (48) 9114-2537
Quem puder, leve cartazes com frases de conscientização.


Mostre a sua indignação!

LIGUE E PROTESTE:

Prefeitura de Pomerode: (47) 3387-7200
Rádio Pomerode: (47) 3387-1788
Rádio Portal: (47) 3387-0165

EMAILS PARA PROTESTO:

Prefeito de Pomerode: prefeito@pomerode.sc.gov.br
Câmara de vereadores : camara@cmpomerode.sc.gov.br
Jornal Pomeroder Zeitung: jornalpz@jornalpz.com.br
Ministério Público de Santa Catarina: ouvidoria@mp.sc.gov.br
BLOCO DE EMAILS:
prefeito@pomerode.sc.gov.br, camara@cmpomerode.sc.gov.br , jornalpz@jornalpz.com.br , ouvidoria@mp.sc.gov.br

O APELO:
Ilustríssimos Prefeito e Vereadores de Pomerode

Assim como Farra do Boi, rodeios, vaquejadas e tantas outras manifestações violentas disfarçadas de tradição, a Puxada de Cavalos é uma crueldade absurda! Como podem submeter animais a um esforço excessivo de até 2 toneladas? Como podem tratar os cavalos como fossem máquinas e obrigá-los a puxar tamanha carga apenas para divertimento humano? Gandhi afirmou uma vez que ”A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados”. E como a população de Pomerode está tratando seus animais? Os vídeos e as fotos demonstram apenas a falta de respeito e compaixão para nossos irmãos não-humanos. Cavalos não são nossos escravos. Por isso, solicito a imediata proibição de tal prática, fazendo cumprir deste modo o Artigo 32 da Lei 9605/98 de Crimes Ambientais, que considera crime praticar maus-tratos e ferir animais, fatos que se verificam na Puxada de Cavalos.


Atenciosamente


NOME COMPLETO: ______________


CIDADE: ______________


PAÍS: ______________


Fonte: http://www.obafloripa.org/blog/2010/04/convocacao-protesto-contra-a-puxada-de-cavalos/

K42- Patagônia

SALOMON K42 Argentina é muito mais do que uma corrida de montanha, é uma meta, quase uma obsessão. O espírito do corredor K42 não encontra limites; enquanto ainda perduram as dores musculares pensa inquietamente no próximo ano, busca cúmplices, aperta os seus dentes por doze meses durante os quais desconta os dias do calendário.

Os ganhadores homem e mulher de cada etapa viajarão à Argentina para disputar a FINAL SALOMON K42 na Villa la Angostura, já são dois os classificados até agora e se estão preparando à espera desse momento. Por enquanto, um milhar e meio de corredores esperam na Argentina a chegada dos visitantes, cada um detrás de seu próprio objetivo. Com a Serie Internacional, a alma do K42 começa a se estender para outros continentes, e a se nutrir das suas particularidades. A gente os espera”


Projeto Casa Alemã

Uma casa que gerasse toda a energia necessária para acender a luz, ligar eletrodomésticos, refrigerar ou aquecer os quartos. Foi a partir dessa ideia que surgiu o projeto Casa Alemã: A Casa Ecoeficiente, inaugurada nesta quarta-feira no Parque do Ibirapuera. Painéis solares, paredes com isolamento térmico, sistemas de ventilação, calefação e iluminação inteligentes são algumas das inovações que a casa apresenta, em uma mistura de novas tecnologias e soluções criativas na arquitetura.


O ambiente, criado por especialistas alemães da Universidade Técnica de Darmstadt, é auto sustentável: consome toda a energia que produz. A exposição segue até dia 28 e está aberta à visitação do público. São Paulo é o primeiro destino da casa ecoeficiente e o único no Brasil. Nos próximos meses, a casa percorrerá outros 12 países da América Latina.

Casa Alemã: A Casa Ecoeficiente

Data: 14 a 28/04
Local: Parque do Ibirapuera, Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, em frente ao Planetário.
Horário de visitação: 3ª a 6ª das 11h às 17h; sáb. e dom. das 14 às 17h.
Entrada gratuita

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Dow Live Earth Run for Water: Inscrição Grátis


Data 18/4/2010

Local Praça da Apoteose
Horário 09:00
Endereço Praça da Apoteose
Bairro Centro
Cidade RIO DE JANEIRO
Estado RJ
País BR


Encerramento das inscrições: 16/4/2010

Descrição
18 de abril de 2010 – A maior iniciativa da história destinada a solucionar a crise global da água

A Dow Live Earth Run for Water tem uma surpresa para você. Todos os inscritos na corrida pela água do Rio de Janeiro vão poder levar dois acompanhantes para a Praça da Apoteose. Os convidados poderão assistir ao show do Jorge Ben Jor e participar da Water Village. Aproveite esta oportunidade para presentear duas pessoas queridas para fazer parte, junto com você, do maior movimento da história pela conservação da água!

A Dow Live Earth Run for Water será realizada em mais de 50 cidades. Ao longo de 24 horas uma série de corridas e caminhadas de 6 kms - distância média que mulheres e crianças de países em desenvolvimento caminham diariamente para obter água- atrairão milhares de pessoas em todo o planeta.

No Rio de Janeiro o evento contará com uma corrida/caminhada de 6kms, uma Water Village com atividades educacionais sobre a água e um super show do Jorge Ben Jor.

10% das inscrições e todas as doações on-line - você poderá fazer doações no momento de sua inscrição - serão distribuídas para o Instituto E, que implementará projetos para a preservação da água no Brasil.

Participe você também e garanta a sua vaga nessa grande corrida e caminhada mundial!

Clique aqui para conferir o mapa do percurso.

Para inscrição de Assessorias esportivas com mais de 20 atletas, por favor entrar em contato com a organização.

Para mais informações acesse: www.run4water.com.br

Retirada de Kits
Dados de retirada:
Data - 16 e 17/04
Horário - 09:00 às 21:00h
Local - Hotel Mar Palace (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 552
Copacabana - Rio de Janeiro - RJ, CEP: 22020-001 Próx. Metrô - Estação Siqueira Campos)

Informações Adicionais
Premiação
- Os 5 (cinco) primeiros colocados na categoria masculina e as 5 (cinco) primeiras colocadas na categoria feminina, geral, receberão troféus;
- Todos os atletas que cruzarem a linha de chegada de forma legal, receberão medalhas de "finisher";

Observações
Por meio de um esforço global de arrecadação de fundos, todas as doações arrecadadas pela Dow Live Earth Run for Water serão distribuídas para financiar programas sustentáveis em prol da água. Uma crescente rede mundial de ONGs sociais, incluindo a Global Water Challenge, a A Child's Right, a Akvo, o Fundo Para A Paz, a Indonesia Water Partnership, a Lien Ad, a Pump Aid, a Wildlands Conservation Trust e muitas outras, implementarão projetos para a preservação deste recurso em todo o mundo.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Já pensou em ser parceiro de Arnaldo Antunes?






















Já pensou em ser parceiro de Arnaldo Antunes em uma música inédita? Na seção Musique, do Caderno 2+Música (Estadão), o artista manda a letra e você, a música. Para participar é preciso seguir o regulamento com atenção.

O interessado deve se cadastrar, através do menu Participe, criar uma canção (harmonia, melodia, ritmo) para a letra publicada nesta página e enviá-la através do menu Envie sua Música. A música deve ser gravada e enviada para o site do estadão até o dia 17 de Abril.

O parceiro, que será escolhido por um grupo de jurados e pelo próprio artista, lançará a composição nos estúdios da Radio Eldorado, na TV Estadão e no Caderno 2+Música. Boa sorte!


Planta colhe, de Arnaldo Antunes

o arroz
que se planta se colhe
o amor
que se planta se colhe
o que vai
volta um dia mais forte
o que fica
escondido explode

o feijão
que se planta se colhe
solidão
que se planta se colhe
se fugir
a estrada te escolhe
e o destino
também não dá mole

ao redor
pra onde quer que se olhe
a saída
é uma porta que encolhe
aflição
que se planta se colhe
algodão
que se planta se colhe

se cair
nessa chuva se molhe
sempre há sede
pra dar mais um gole
toda culpa
se planta e se colhe
na garupa
do tempo que corre

cada grão
que se planta se colhe
furacão
que se planta se colhe
cada um
inaugura sua prole
pedra dura
procura água mole

tudo vem
quando o tempo é propício
todos têm
sua porção precipício
o que sabe
não busca sentido
o que sobe
retorna caído

ilusão
que se planta se colhe
confusão
que se planta se colhe
num segundo
o desejo te engole
só não corre
esse risco quem morre

Lei Ficha Limpa













A votação do Projeto de Lei Ficha Limpa foi adiado e enviado de volta para uma comissão onde corre o risco de sofrer sérias alterações.

A Lei Ficha Limpa irá remover das eleições candidatos que cometeram crimes sérios como desvio de verba pública, corrupção, assassinato e tráfico de drogas. Nós só precisamos convencer os membros da comissão a não alterar o texto para não torná-lo ineficaz contra a corrupção.

Nós temos os emails de todos os deputados que fazem parte da comissão -- vamos surpreendê-los com milhares de mensagens pedindo para eles se manterem firmes contra a corrupção. Envie a sua mensagem abaixo:

VAMOS INUNDAR OS DEPUTADOS COM EMAILS

Envie uma mensagem agora!

Retiro de Yoga: 108 motivos para participar

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Relatório de Qualidade Ambiental do Estado de São Paulo


Relatório de Qualidade Ambiental (RQA) 2010 pode ser acessado no site http://www.ambiente.sp.gov.br/ , link Biblioteca

Revelar o retrato ambiental de São Paulo, por meio da consolidação das informações correspondentes em um único documento, de forma estratégica. Essa foi a proposta que embasou a elaboração do recém-divulgado Relatório de QualidadeAmbiental (RQA) 2010 pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente(SMA).

O documento apresenta a evolução da qualidade ambiental dos recursos hídricos, do solo, uso do solo, ar, recursos pesqueiros, biodiversidade, saneamento ambiental e saúde ambiental, em resultados concretos.
Iniciativa conjunta com o Núcleo de Economia Socioambiental da Universidade de São Paulo (Nesa-SP), o documento dá continuidade a uma série de relatórios iniciados em 2003, com informações sobre a área. Os dados são apresentados em meio eletrônico, organizados num banco, e num conjunto de textos descritivos
sobre cada um dos temas. Agora, o RQA inclui, pela primeira vez, textos analíticos elaborados pela equipe do Nesa/USP. Segundo o coordenador de planejamento ambiental da SMA, Casemiro Tércio Carvalho, o objetivo da publicação é fornecer aos tomadores de decisão informações pertinentes, atentando para a necessidade de elaboração de planos de ação em áreas críticas, que necessitam atingir níveis da qualidade
ambiental melhores. “Não é só um relatório com tabelas e dados, mas também uma análise crítica”, avalia Carvalho.

Ética e Experimentação Animal

O uso de animais não-humanos em pesquisa biomédica será o tema da próxima reunião do Grupo de Estudos de Direitos Animais da Unicamp (Campinas/SP).

Data: 17 de abril de 2010.

Horário: 15h.

Local: Teatro de arena da Praça da Paz, Unicamp, Campinas-SP.
Em caso de chuva, o estudo será realizado no vão do Prédio Ciclo Básico II.
Consulte o mapa.

Após a reunião haverá uma confraternização com piquenique vegano.
Mais informações: gdaunicamp@gmail.com

Sociologia dos Desastres


Grupo de pesquisadores da UFSCar lança livro Sociologia dos Desastres. Segundo eles, tragédias se repetem porque Brasil não tem cultura de prevenção e proteção civil contra desastres

A cada ano, em períodos de chuvas mais intensas, repetem-se pelo Brasil as cenas de tragédias provocadas por enchentes e deslizamentos de terra. Esses desastres periódicos são, muitas vezes, indevidamente atribuídos apenas à intensidade dos fenômenos naturais. No entanto, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), um grupo de especialistas no tema adota uma perspectiva mais crítica: os desastres são recorrentes no país por falta de uma cultura de prevenção e proteção civil.

Essa é uma das principais conclusões do livro Sociologia dos Desastres: construção, interfaces e perspectivas no Brasil, lançado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais em Desastres (Neped), do Departamento de Sociologia da UFSCar. A obra é fruto dos estudos realizados no núcleo desde 2003 e reúne artigos de 12 especialistas diferentes.

Organizado pela coordenadora do Neped, Norma Valêncio, e pelos pesquisadores Mariana Siena, Victor Marchezini e Juliano Costa Gonçalves, o livro tem o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Defesa Civil.

De acordo com Mariana, o foco do grupo é a relação entre desastres, direitos humanos, defesa civil e dimensões políticas e institucionais. “Estudamos também as dimensões psicossociais dessa associação. Para isso, trabalhamos com entrevistas in loco, por exemplo, com moradores que perdem suas casas em desastres”, disse Mariana à Agência FAPESP.

Sob a orientação de Norma, a pesquisadora desenvolve atualmente, com auxílio da FAPESP, um estudo de doutorado com o tema “Vulnerabilidade diante dos eventos extremos relacionados às mudanças climáticas: uma análise sociológica do discurso e prática da assistência social em cenário de desastre associado às chuvas”.

Segundo Mariana, praticamente todos os estudos realizados pelo Neped convergem para a constatação de que não há, no Brasil, uma cultura relacionada à prevenção e à proteção civil em relação a desastres. De acordo com a pesquisadora, o caso dos desastres ocorridos recentemente em Angra dos Reis (RJ) é um exemplo atual de uma constatação feita pelos especialistas no livro: os órgãos públicos têm dificuldades para reagir aos desastres.

"Se houvesse prevenção, a espacialização da população não geraria desastres. Se há fatores que caracterizam ameaça, é preciso preparar a população. E, após o resgate, é preciso buscar maneiras de reabilitar a população imediatamente e fazer uma reconstrução resiliente", disse.

A ineficiência do sistema de defesa civil, segundo Mariana, não se resume à incapacidade de resposta imediata. Ela é percebida especialmente no trabalho de prevenção quase inexistente. “A falta de prevenção é generalizada e o ente público está sistematicamente ausente. As lições aprendidas com as falhas na prevenção quase nunca são incorporadas”, afirmou Mariana.

Sempre os mesmos

Cerca de 25% dos municípios brasileiros são afetados por desastres relacionados a chuvas e seca a cada ano, de acordo com dados levantados pela equipe do Neped. Segundo Mariana, os estudos feitos pelo grupo mostram que, nos últimos sete anos, a existência de desastres é verificada nos mesmos estados e municípios.

“Entre 2003 e 2007, observamos em estudos de caso que os mesmos locais e as mesmas famílias haviam sido atingidas diversas vezes. Tudo se repete periodicamente, com as mesmas características e os mesmos prejuízos. E eventualmente em situação pior, já que pessoas que mal tiveram tempo para se recuperar são atingidas novamente”, afirmou.

De acordo com Mariana, há uma estreita relação entre desigualdade social e exposição ao risco. “Os fenômenos naturais, ainda que extremos, não são desastres. Entendemos por desastre uma combinação da ameaça natural com a alta vulnerabilidade. É o que temos visto no caso dos terremotos no Haiti. O país tem grande vulnerabilidade econômica, social e institucional dos mais diversos matizes. Quando ocorre um terremoto, nesse caso temos de fato um desastre”, explicou.

Os estudos constataram, segundo Mariana, que o processo de vulnerabilidade está relacionado à indiferença social em relação ao direito de territorialização das populações empobrecidas. “É essa indiferença e o descomprometimento dos órgãos de defesa civil que tornam essas pessoas vítimas fáceis dos impactos dos desastres naturais”, disse.

Embora a vulnerabilidade tenha um componente inequívoco ligado à pobreza, a parte mais rica da população também é afetada por desastres, de acordo com Mariana. “Todos são atingidos. Mas quem tem mais poder aquisitivo dispõe também de mais facilidade para suplantar essas adversidades, reconstruir o que foi destruído e garantir a prevenção para que o desastre não se repita”, afirmou.

Os pesquisadores do Neped, segundo Mariana, realizaram nos últimos anos estudos dedicados aos diferentes grupos sociais que apresentam vulnerabilidade aos desastres. “Esses grupos são submetidos a um expressivo sofrimento social em situações de desastre. Na maioria dos casos, essas vulnerabilidades se combinam com políticas sociais precárias. Estudamos como os desastres afetam as populações de baixa renda, mulheres, idosos e crianças, por exemplo”, declarou.

Atualmente, o grupo se dedica a estudar também a vulnerabilidade a eventos extremos associados às mudanças climáticas globais. “O nosso núcleo tem hoje 18 profissionais de diversas áreas, sendo que a maior parte vem da sociologia”, disse a pesquisadora.

O livro, segundo a pesquisadora, está dividido em quatro seções. A primeira trata de políticas institucionais da defesa civil, a segunda aborda as dimensões sociais da vulnerabilidade e a terceira discute o tema “Educação para redução de desastres”.

A última seção é a única que trata de estudos feitos fora do Brasil, abordando as pesquisas feitas por Norma Valêncio na África, nas quais avaliou os impactos das mudanças climáticas sobre países do continente. “Essa seção faz uma reflexão sobre a contribuição das ciências humanas para pensar o sofrimento social no continente africano”, disse Mariana.

Sociologia dos Desastres: construção, interfaces e perspectivas no Brasil
Autor: Norma Valêncio e outros
Lançamento: 2010
Preço: Distribuição gratuita
Páginas: 268
Mais informações:
Mais informações: desastres@terra.com.br

Fotos

terça-feira, 13 de abril de 2010

Pouco consumidos no Brasil, cogumelos têm alto valor nutritivo

Usados corriqueiramente na Ásia há mais de 2.500 anos, frequentes na culinária europeia e mesmo nos Estados Unidos, os cogumelos ainda são incomuns nas refeições nacionais do dia a dia. Na versão champignon, batem ponto certo no já tradicional estrogonofe, mas, fora isso, são vistos apenas em restaurantes mais sofisticados.

Fungos comestíveis, no entanto, são muito saborosos, praticamente não engordam e têm alto valor nutritivo - têm baixo teor de gordura, são ricos em vitaminas e carboidratos e, em alguns casos, seu percentual de proteína é superior ao da carne vermelha, revela reportagem de Roberta Jansen publicada na edição deste domingo do GLOBO. Enquanto 100 gramas de carne vermelha têm 14% de proteína, a mesma quantidade de champingon, dependendo da linhagem, pode conter até 38%.

- Os japoneses usam, inclusive, uns cogumelos grandes, como bifes mesmo - conta o nutrólogo Márcio Bomtempo, consultor científico da UnB. - E os cogumelos não têm toxinas, diferentemente das carnes, que costumam ser ricas em hormônios e antibióticos.

Estatísticas internacionais sobre o consumo de cogumelos revelam o baixo uso no país. São meros 30 gramas ao ano por habitante no Brasil, contra 4 quilos na Alemanha, 2 quilos na França e 1,3 quilo na Itália. E isso porque não se tem acesso aos números da China, certamente mais altos.

- Comemos muito pouco porque não temos o hábito alimentar, a tradição. Os europeus, americanos e, principalmente, os asiáticos, consomem diariamente - afirma a bióloga Arailde Urben, especialista em cogumelos da Embrapa.

Cogumelos de Paris (os branquinhos champignons) e os normalmente associados à cozinha oriental, como shimeji e shitaki, entram nos pratos das mais diversas formas, como molhos, acompanhamentos e mesmo estrela principal. Os vegetarianos chegam a fazer bobó de shitaki, que não deixa nada a dever ao original. Na China e no Japão eles são figurinhas fáceis numa grande variedade de pratos.

Para além das tradições culturais, dificuldades na produção e, consequentemente, o alto custo do produto no Brasil são as razões mais alegadas para o baixo consumo da saudável alternativa alimentar, dizem especialistas.

Mas a Embrapa está empenhada em mudar esse quadro. Pesquisas coordenadas por Arailde desde 1996, quando voltou da China, onde aprendeu várias técnicas, levaram à formação do Banco de Cogumelos para Uso Humano que hoje conta com mais de 300 espécies desses fungos.

Fonte: O GLOBO

Aldo Rebelo, deixe as florestas em paz

Mais uma vez, o Código Florestal, corpo de leis que protege as florestas brasileiras desde 1934, está ameaçado.
Assine aqui a petição para não permitir que a bancada da motosserra desfigure nosso Código Florestal.
O deputado Aldo Rebelo irá apresentar em breve um documento com as propostas de alteração dessa lei. E tudo indica que elas vão anistiar desmatadores e flexibilizar a proteção de nossas matas.

Proteste contra mais essa tentativa de acabar com as florestas no Brasil.

Há mais de dez anos, representantes da bancada ruralista deram partida numa ofensiva para mudar o Código Florestal em seu próprio benefício. A preservaçao das florestas é fundamental não só para a manutenção da biodiversidade, mas para equilibrar o clima no Brasil e no resto do planeta. Diante das chuvas torrenciais que provocaram deslizamentos e mortes no Rio de Janeiro, e que tendem a se tornar cada vez mais frequentes, a tarefa de resguardar o que resta de nossas matas é cada vez mais urgente.

Aldo Rebelo já deu indicações que está ao lado dos ruralistas que querem cada vez mais empurrar a agricultura e a pecuária para dentro da Amazônia e para o que sobrou de vegetação nativa em outros biomas brasileiros.

Mande um e-mail para o Aldo Rebelo dizendo que a questão é relevante demais para ser decidida apenas por meia dúzia de deputados em um ano de eleições. O assunto precisa ser debatido por todos os brasileiros e, portanto, o mínimo que se espera de nossos representantes no Congresso é que, ao invés de mexerem em legislação tão fundamental no fim de seus mandatos, tenham a coragem de levar o assunto para a campanha eleitoral.

Ajude a impedir que as nossas florestas continuem a ser devastadas. Assine aqui.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

PASSEIO DE BIKE PELA VIA CLAUDIA AUGUSTA

Construída há aproximadamente 2.000 anos, a Via Claudia Augusta foi uma estrada utilizada pelos romanos para transportar mercadorias do centro do império para as ricas províncias germânicas do norte, através dos Alpes. A estrada começou a ser construída em 15aC, pelo General Drusus e concluída 60 anos depois, em 46-47 DC, pelo filho de Drusus, o Imperador Claudius. A estrada liga o mar Adriático aos Rios Po e Danúbio. Hoje a Via Claudia Augusta é utilizada para passeios turísticos, principalmente de bicicletas, pois a maior parte da sua extensão é de ciclovias. O trecho bávaro começa na cidade alemã de Donauworth, com ciclovia que segue às margens do Rio Danúbio. No trecho da Austria a ciclovia segue com visão dos Alpes, passando-se por pequeno trecho em território suíço. Ao chegar em Tentro, na Itália, há duas opções de percurso. Uma que segue até Veneza e outra que segue até Ostiglia. O percurso total da viagem é de 770Km até Veneza.


O trajeto idealizado abaixo é de 440km percorridos em nove dias, permitindo pedaladas moderadas, para se curtir as paisagens e as cidades ao longo do percurso. O Paulo de Tarso, do Sampa Bikers percorreu a Via Claudia Augusta junto com a Renata Falzoni, em 2009. A viagem deles foi exibida em matérias na ESPN no final de 2009 e início de 2010. As fotos e informações do passeio deles podem ser conferidas nos seguintes links: Sampabikers   e ESPNBRASIL 

O trajeto total da VIA CLAUDIA AUGUSTA, mapeado por GPS, pode ser visualizado no Google Earth, fazendo download em: http://www.gpsies.com/map.do?fileId=hijwtwkfkijzsals

Mais informações podem ser obtidas no site oficial da Via Claudia Augusta em http://www.viaclaudia.org/  .

Após adquirir um guia da Via Claudia Augusta, específico para ciclistas e conferir todo o trajeto no Google Earth, eu idealizei a programação abaixo que acredito ser apropriada para um passeio de nível moderado. Contudo, esta programação está sujeita a modificações em relação às distâncias que serão percorridas a cada dia, que podem ser administradas ao,longo do passeio. Sugestões de quem já conhece o trajeto ou possui experiência em ciclo turismo, serão bem vindas.

Eu (Garé) estou divulgando este passeio no estilo vai comigo quem quiser. Afinal, pedalar em grupo é sempre melhor do que pedalar sozinho. Neste caso, a responsabilidade será de cada um no que diz respeito às passagens, hotéis e qualquer outro tipo de providência. Os hotéis listados abaixo são meramente exemplificativos de preços. Existem muitas outras opções. Eu vou de TAM porque tenho milhas disponíveis. Mas existem outras companhias aéreas que atendem Frankfurt. Munique é uma opção bem mais próxima da cidade de Donauworth.

Programação preliminar
01/10/2010 -Saída de Guarulhos às 22:00– Vôo TAM JJ8070 para Frankfurt.
12/10/2010 -Vôo TAM de Milão para São Paulo, chegando em SP dia 13/10, às 5:00 da manhã

PASSEIO DE BIKE PELA VIA CLAUDIA AUGUSTA

(CICLOVIA ENTRE ALEMANHA, AUSTRIA e ITÁLIA)
Roteiro de Donauworth (Alemanha) a Bolzano (Itália)
Período de 01/10/2010 a 12/10/2010 - Percurso total de 440 Km .

02/10/2010 - 15:00 - Chegada em Frankfurt (horário local)
17:54 – Trem de Frankfurt p/ Donauworth (ICE 725) com conexão em Nurnberg (ICE 1615).
21:14 - Chegada em Donauworth. Preço da passagem de trem p/ o trajeto = €59 a €69.
Pernoite em Donauworth (Alemanha) – Onde começa a ciclovia Via Claudia Augusta

DATA / ROTEIRO / OPÇÕES DE HOTÉIS

02/10/2010 -
15:00 - Chegada em Frankfurt (horário local)

17:54 – Trem de Frankfurt p/ Donauworth (ICE 725) com conexão em Nurnberg (ICE 1615).
21:14 - Chegada em Donauworth. Preço da passagem de trem p/ o trajeto = €59 a €69.
Pernoite em Donauworth (Alemanha) – Onde começa a ciclovia Via Claudia Augusta


03/10/2010:  1º dia de pedal
De Donauwoth a Konigsbrum (Alemanha) = 59 Km
Altimetria: 415m a 517m
Passando pelas cidades de Baumenhein, Mertingen, Druishein, Nordendorf, Westendorf, Ostendorf, Gersthofen e Augsburg.
Hotel:
Em Konigsbrum: Best Hotel ZELER (€49 / 69) ou Arkadenhof (€79 / €89)

04/10/2010: 2º dia
De Konigsbrum a Schongau (Alemanha) 61 km
Altimetria: De 517m a 704m
Passando pelas cidades de Oberottmarshausen, Klenaitingen, Graden, Untermeitingen, Obermeitingen, Hurlach, Unterrigling, Igling, Erpfting, Ellighofen, Epfach, Kinsau, Hohenfurch e Altenstadf.
Hotel:
Em Shongau: Rossle Garni (€56 / €85 ) ou Alte Post (€55 / €85)

05/10/2010: 3º dia
De Shongau a Fussen (Alemanha) = 41Km
Altimetria: De 704m a 797m
Passando pelas cidades de Burggen, Lechbruck am See, RoBhaupten, Dietringen, Von Rieden am Forggensee, Osterreinenn.
Hotel:
Em Fussen: Hotel Filser €57 / € 104 ou Euro Park Hotel - €49 / €79

06/10/2010 4º dia
De Fussen (Alemanha) a Imst (Austria) = 67,5 km
Altimetria: De 797m a 816m
Depois de 1,5km de Fussen, fronteira com a Austria, passando pelas cidades de Pinswang, Pflach, Reutte – 849m, Klause, Heiterwang, Bichlbach, Lahn, Lermoos, Ehrwald, Biberwier - 998m, em 5Km sobe a 1260m, Schloss Fernstein – 1200m, descendo para Nassereith, Tarrenz e Imst (816km).
Hotel:
Em Imst: Hotel Gasthof Sonne - €40 / €72

07/10/2010: 5º dia
De Imst a Pfunds (Austria) = 55km
Altimetria: De 816m a 968m
Passando pelas cidades de Mils,Schonwies, Zams, Landeck, FlieB, Urgen, Prutz, Ried e Tosens
Hotel:
Em Pfunds: Hotel Tyrol - €43 / €50 ou Edelweiss - €28

08/10/2010: 6º dia
De Pfunds (Austria) a Resia (Itália) = 28 km
Altimetria: De 968m a 1521m
Passando pelas cidades de Martina, Nauders – 1365m, Reschenpass (Fronteira entre Austria e Itália) – 1455m e Curon 1529m
Hotel:
Em Resia: Etschquelle - € 44 ou Goldener Adler - €47

09/10/2010: 7º dia
De Resia a Laces (Itália) = 54 km
Altimetria: De 1521m a 640m
Passando pelas cidades de San Valentino, Burgusio, Clusio, Laudes, Malles, Glorenza, Prato, Lasa, Covelano e Morter
Hotel:
Em Laces: Landhotel Latscherhof - €48 ou Rinner Julia Pensione - €36

10/10/2010: 8º dia
De Laces a Merano (Itália) = 38 km
Altimetria: De 640m a 310m
Passando pelas cidades de Castelbello, Ciaders, Stava, Natuno, Plaus, Rablà, Tel, Lagundo.
Hotel:
Em Merano: Tirolerhof - €60 ou Kapellgut - €59

11/10/2010: 9º dia
De Merano a Bolzano (Itália) = 36,5 km
Altimetria: De 310m a 266m
Passando pelas cidades de Marlengo, Cermes, Lana, Nalles e Adriano
Hotel
Em Bolzano: Fragart - € 41 ou Chrys Hotel - €65 - €90

12/10/2010 – Volta para São Paulo
9:31 – Trem de Bolzano para Verona (chega em Verona 11:11)
12:02 – Trem de Verona para Milão (chega em Milão às 13:25) €27 para os dois trajetos (Rail Europe)
22:00 - Vôo TAM de Milão para São Paulo, chegando em SP dia 13/10, às 5:00 da manhã

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estimativa de Custo da Viagem

Passagem aérea São Paulo/Frankurt/Milão/São Paulo TAM US$ 1.000,00 R$ 1.900,00
Passagens de Trem (€59 + €27) € 86 R$ 215,00
Hotéis 10 x média de € 55,00/noite €550 R$ 1.375,00
Alimentação € 30 por dia x 10 €300 R$ 750,00
Estimativa de gasto total............................................................................................R$ 4.240,00

Seguem meus e-mails para contatos:
Luiz Claudio GARÉ
e- mail: gare@gareortiz.com.br  ou lcgare@uol.com.br

Anda – Música e Consciência Pelos Animais, pelo Planeta

A ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais) - www.anda.jor.br – realizará um show para sensibilizar as pessoas em relação aos direitos animais e à preservação do planeta, no próximo dia 29 de abril, no SESC Pompéia (choperia), às 21h.

Grandes nomes da música brasileira, como: Fernanda Porto, Nuno Mindelis, Palavra Cantada, Patrícia Marx, Renato Teixeira, Teatro Mágico já estão confirmados. A atriz Gabriela Duarte também estará presente para chamar a atenção sobre a necessidade de mudarmos nossas atitudes.

O concerto “ANDA – Música e Consciência – Pelos animais, pelo Planeta” pretende disseminar por meio da música e dos artistas a importância de vivermos em harmonia, respeitando a vida.

Durante o evento, o artista plástico ambiental Alexandre Huber, pintará um grande painel retratando animais marinhos (a vida nos oceanos).
Será o primeiro show no Brasil com a proposta de levar uma mensagem de convivência pacífica e ética com todos os seres. Os artistas dão um exemplo de consciência ao se reunirem para cantar e se apresentar sem cachê. Todo o evento está sendo construído com colaborações voluntárias.

As emissões de gases estufa provocadas pela realização do show "ANDA – Música e Consciência" serão neutralizadas com o plantio de árvores no Parque Ecológico do Tietê. A iniciativa é uma parceria da ANDA com o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza.

Mais sobre a ANDA (Informar para Transformar)

A ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais – foi fundada em 28 de novembro de 2008 pela jornalista Silvana Andrade e tem como seus principais objetivos difundir informações e valores que gerem consciência para defesa e garantia dos direitos animais, incentivar à reflexão sobre a necessidade de mudar a maneira como os animais são considerados na sociedade, gerar a percepção de que podemos construir um mundo de paz para todos os seres e criar ações que estimulem a convivência harmônica entre pessoas e animais.

A equipe é formada por jornalistas, filósofos, biólogos, nutricionistas, advogados, promotores públicos, professores, escritores, publicitários, entre outros profissionais que atuam voluntariamente na ONG. Atualmente são 36 colunistas, além das colunas, o site conta com mais de 300 artigos postados e entrevistas exclusivas. Cerca de 50% das notícias publicadas são produzidas pela redação da ANDA, o restante são clipadas de outros veículos. Com tão pouco tempo de existência, a ANDA já conta com cerca de 200 mil acessos únicos por mês e internautas em 65 países.
Serviço:
Anda – Música e Consciência Pelos Animais, pelo Planeta
Data: 29/04/2010
Horário: 21h
Censura livre
Local: Sesc Pompéia - Choperia - São Paulo / SP
Ingressos: R$20,00 (inteira), R$10,00 (meia-entrada) e R$ 5,00 (comerciários)
Idealização e Realização: ANDA
Parte da renda será revertida para a ONG

domingo, 11 de abril de 2010

Veganismo: uma nova religião?


Discute-se no Reino Unido que o veganismo merece as mesmas proteções legais que a religião. Isso pode parecer meio utópico, mas em novembro passado um tribunal votou a favor de um empregado que disse ter sido mandado embora por causa de suas crenças ambientalistas.

O comitê de igualdade e direitos humanos redigiu uma proposta nova à Equality Bill (lei da igualdade), que traria – e limitaria – uma nova interpretação ao conceito de religião. “Uma crença não necessariamente inclui fé ou adoração a deuses, mas afeta como uma pessoa vive sua vida ou percebe o mundo”. Em vez de proteger apenas religiões principais, poderia envolver cultos, religiões alternativas e até a “falta de fé” que os ateístas mantêm.

O veganismo foi especialmente chamado de sistema de crença cujo “comprometimento ético para o bem-estar animal” encontra o critério de ser sério, coesivo e importante como qualquer religião tradicional.

Quando você pensa a respeito, a moralidade do veganismo não é muito diferente das grandes religiões do mundo. Envolve o respeito aos outros, não fazer mal e apreciar o mundo natural. Na verdade, muitas restrições alimentares religiosas são baseadas em motivos de bem-estar animal. Então por que alguém deveria ser tratado diferente se recusa produtos de origem animal por motivos morais, e não religiosos? Ou, como Brandon Bosworth escreveu em Modos Vegetarianos à Mesa, “restrições vegetarianas por religião são importantes, mas por questões pessoais e éticas, não são?”

A intenção da Equality Bill não era redefinir crenças religiosas ou filosóficas… mas por que não? Só por oferecer oportunidades iguais para as pessoas que permanecem numa lista de dogmas pré-aprovados, é uma outra forma de dizer que algumas pessoas são mais iguais do que outras. Essa pode ser a forma como a maior parte do mundo funciona atualmente, mas a pauta de novembro, que coloca preocupações ambientais no mesmo plano legal que o cristianismo e o islamismo significa que veganos (e outros sob o mesma conduta) podem começar a ser um pouco mais respeitados.

Fonte: vegetarianospelosanimais

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign