quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Desafio Intermodal 2010

O Desafio Intermodal 2010 vai testar, hoje quinta-feira (16), o tempo gasto para se locomover em São Paulo de diferentes formas. Cerca de 20 pessoas participarão em diferentes modais e devem sair da praça General Gentil Falcão, à altura do número 1.000 da avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, com destino ao prédio da Prefeitura de São Paulo, no centro. Vão estar presentes carros, ciclistas, cadeirantes, patinadores, skatistas e até um helicóptero.


Além do tempo gasto para a locomoção, o desafio vai analisar o custo que cada meio de transporte gasta para se locomover e a quantidade de gás carbônico emitida. O evento faz parte dos eventos que promovem o dia mundial sem carro, no dia 22 deste mês.

A saída será às 18h. Neste ano, a partir das 16h, as pessoas terão como acompanhar em tempo real os resultados, assim como a corrida dos modais. Alguns ciclistas e carros estarão com um equipamento cedido pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) para medir a quantidade de materiais particulados.

Regras
O tempo computado será o deslocamento completo da pessoa e não o do meio de locomoção. Assim, será levado em consideração o tempo que a pessoa leva até o modal e o tempo que ele perderá para estacionar o veículo.

No deslocamento deverão ser respeitadas todas as regras de trânsito. Os pedestres terão que atravessar na faixa, a não ser que ela esteja a mais de 50 m de distância. Nesse caso, segundo o art. 69 do Código de Trânsito Brasileiro, eles poderão atravessar no local em que considerarem mais seguro.

O pedestre corredor terá que correr na calçada e caso não seja possível, ele poderá correr na rua. Todos os participantes estarão uniformizados.

Confira os horários:
17h - Início da concentração na praça Gal Gentil Falcão;
17h50 - Alinhamento dos participantes e explicação das regras do desafio;
18h - Contato telefônico com um representante da organização do desafio na prefeitura, para que ele dê a largada pelo viva-voz do celular. Nesse momento as pessoas se dirigem até o seu modal e cada um faz o trajeto que achar mais conveniente;
18h30 - Previsão de chegada dos primeiros participantes em frente à Prefeitura de São Paulo;
20h00 - Previsão de chegada do último participante

Nenhum comentário:

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign