terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Conferência das Partes - COP15 COPENHAGEN

A Conferência das Partes é o encontro realizado anualmente entre os países membros da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (na sigla em inglês UNFCCC), na qual diversos países do mundo ratificaram durante e após a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, mais conhecida como Rio 92.
A UNFCCC é como a moldura de um quadro, pois estabelece as linhas gerais das discussões entorno do tema. Cabe aos protocolos definir as diretrizes específicas no que diz respeito às ações de redução de emissão dos gases de efeito estufa – GEE. Vale ressaltar que um país pode ser membro da convenção, mas não assinar os protocolos pertencentes a ela. Portanto, os países que assinaram a Convenção Quadro são os que participam das Conferências das Partes. No caso da UNFCCC, o Protocolo de Kyoto é que define quais países são obrigados a reduzir suas emissões e de que forma eles podem fazer isso.

A 15ª Conferência das Partes – COP15, que ocorre em Copenhague, na Dinamarca, discutirá, entre outros pontos, se os países em desenvolvimento, que atualmente não possuem obrigatoriedade de reduzir suas emissões, deverão assumir tal compromisso nos próximos anos.

Para entender melhor a Convenção Quadro acesse o site http://unfccc.int/

Para saber mais sobre a COP15 acesse o site da conferência http://en.cop15.dk/frontpage
Aqui você confere boletins diários com relatos dos principais destaques da COP15. As informações são traduzidas do boletim produzido pela ONG International Institute for Sustainable Development – IISD.
Para ver as notícias completas em inglês acesse o site http://www.iisd.ca/climate/cop15

Nenhum comentário:

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign