sábado, 12 de dezembro de 2009

O que são as mudanças climáticas?

Muito tem se falado, mas pouco se tem explicado... Aqui mesmo, foram publicadas ações verdes para 2010... Mas, quais são as relações entre as mudanças climáticas e nossos hábitos modernos de vida?
A atmosfera terrestre é uma camada natural de gases que envolvem a Terra.

Esta camada permite que as radiações solares atinjam a superfície e mantenha a temperatura média da Terra em 15ºC, uma das principais condições para a existência de vida no planeta.

No entanto, a Terra só atinge esta temperatura média devido ao fenômeno natural do efeito estufa, no qual parte da radiação solar que penetra no Planeta fica retida em forma de calor. O restante é refletido e retorna ao espaço.

O nitrogênio e o oxigênio são os principais gases que compõem a atmosfera. Mas há outros em menor porção como o dióxido de carbono (CO2), o ozônio (O3), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O), juntamente com o vapor d’água (H2O).

Esses gases, presentes em menor quantidade, são conhecidos como gases de efeito estufa, porque exercem a função do vidro de uma estufa, permitindo a passagem da radiação solar, mas evitando a liberação da radiação infravermelha emitida pela Terra.

As atividades realizadas pelo homem, juntamente com as emissões naturais do planeta, provocam um adicional de emissão de gases de efeito estufa – GEE.

O tipo de desenvolvimento econômico e social iniciado pela Revolução Industrial contribuiu ao longo dos anos para o aumento da concentração desses gases na atmosfera. A conseqüência disso é o aumento da capacidade de absorção de energia pela atmosfera, que resulta no aquecimento global do planeta.

Com o aumento da temperatura média do planeta, diversos efeitos climáticos naturais são intensificados, como o acréscimo da ocorrência de furacões e o aumento do nível do mar. O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC na sigla em inglês) divulgou em seu último relatório, em 2007, que há 90% de certeza científica de que o aquecimento global é causado pelas ações humanas. O relatório do IPCC é uma compilação de relatórios produzidos por cientistas de diversos países e publicados em renomadas revistas científicas.

Nenhum comentário:

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign