quinta-feira, 16 de julho de 2009

Yoga para Corredores.

Algumas linhas de yoga buscam a paz interior por meio de mantras; outras, através da devoção espiritual ou intelectual. Porém, a linha de yoga mais difundida no Ocidente, e também a que mais nos interessa aqui, é o Hatha Yoga, que usa o corpo para relaxar a mente. “Através da consciência na respiração e na execução das posturas, você pára de observar o que está acontecendo fora e volta a atenção para dentro do corpo”.

"É um treinamento mental que trabalha ao mesmo tempo a flexibilidade, a força isométrica e o equilíbrio”, explica a professora de Educação Física Vanessa Bolzan, 31 anos, ex-corredora e ex-técnica de corrida que há três anos tornou-se professora de power yoga, um hatha yoga que mistura técnicas de vários outros estilos.

A Yoga ajuda-nos a assumir uma atitude proativa para a nossa saúde, onde são abordados os problemas antes que eles piorem. Vejamos a tendinite do joelho: O sintoma é a dor. O tratamento é basicamente fazer suprimir o sintoma. Geralmente, não se faz nada para atacar a causa raiz do problema. A causa da tendinite é a inflamação tendão. A causa da inflamação é a alta tensão dos músculos encurtados ligada ao tendão. A Yoga trata a causa, aumentando o comprimento do músculo em repouso, diminuindo a tensão do tendão, e promovendo o líquido sinovial que lubrifica as secreções do tendão.

A prática da Yoga não somente ajuda a alongar a musculatura, mas te mostra à razão pela qual o músculo foi encurtado. Assim se estabelece um plano de ação para impedir que aconteça novamente. E, talvez o mais importante, pode advertir-lhe de problemas que ainda nem sequer manifestou.

Nossas mães sabiam o que estavam falando quando nos diziam: "Corrija a Postura!". A importância da postura correta e, mais especificamente, a consciência de sua postura, não pode ser esquecida. A décima edição do livro "Estrutura e Funcionamento do Corpo", diz, "Boa postura significa que as partes do corpo estão mantidos em posições que favorecem a melhor função orgânica”.

Como corredores, devemos prestar muita atenção as orientações/aulas de Yoga. Pois, ela aguça a nossa consciência em relação a coluna vertebral, a caixa torácica, o quadril e ombro. Podemos, ainda, compreender como funciona a nossa postura e melhorar a eficácia da nossa respiração.

A maioria de meus amigos corredores firmam: "Oh, eu sou demasiadamente rígido para fazer Yoga”. Mas, Yoga não é uma questão de sermos capazes de arranhar nossa orelha com o dedão do pé. Trata-se de compreender como o corpo funciona como certos músculos trabalham contra os outros.

A maioria das dores nos tornozelos, joelhos e quadris, podem estar relacionadas ao desequilíbrio dos pés. A Yoga ensina que o pé deve ser considerado como um tripé: O centro do calcanhar, a bola do dedão do pé, e a bola do dedo mínimo são os três pontos, e o peso deve ser distribuído uniformemente entre eles. Os arcos devem ser levantados e os dedos relaxados. A pronação e supinação dos tornozelos estão correlacionados ao desequilíbrio na distribuição do peso em todo o pé.

Yoga se pratica descalço, a fim de escapar do confinamento torto dos nossos sapatos, que nos ajuda a aperfeiçoar a nossa perceptividade de nossos pés.

Bons Treinos!

Namastê

Nenhum comentário:

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign