quarta-feira, 27 de maio de 2009

Alguns comentários de um iniciante na Comrades...

Acredito que a experiencia de uma primeira vez na Comrades, já seja suficiente para que eu faça alguns comentários do que considero como oportunidade de melhoria, portanto, gostaria de apontar alguns “erros” que cometi durante a Comrades para que os mesmos sejam evitados no ano que vem:

Logística Pré-prova:
- Viajar um dia antes da data em que eu viajei, isto é, viajando-se na quarta-feira à noite pode-se garantir a presença no tour pelo trajeto da corrida. Esse tour acontece na sexta-feira pela manhã (8 horas)
Motivo: Principalmente para principiantes como eu era, ter uma visão do percurso ajudaria bastante na questão da estratégia de corrida.
- No caso de provas em anos impares, com largada em Pietermaritzburg, deve escolher um hotel para pernoitar de sábado a domingo próximo da largada e não na chegada (Durban) como eu fiz.
Motivo: O ônibus de Durban para largada em PMB sai as 3 horas da manhã, obrigando-me a acordar por volta da 1:30 da manhã de domingo. Se considerarmos o fuso horário somando com a questão da ansiedade fica-se sem dormir nesta noite... O que, para o meu caso, atrapalhou um pouco.

Durante a prova:
- Fazer paradas ativas desde o inicio da prova, mesmo não se sentindo necessidade; isso faz parte da estratégia de manter um ritmo bom até o final dos 89Km.
Paradas ativas = intercalar caminhada com corrida em subidas. Por exemplo, fazer 2’ de caminhada intercalada com corrida até o final da subida.
- Levar papel higiênico para adicionar também a possibilidade de se utilizar banheiro ao ar livre, haja vista, os banheiros, até a metade da prova, encontrarem-se com fila de espera...
- Utilizar uma “pochette” mais apropriada à corrida de longa distancia: A minha não agüentou o tranco e tive que amarra na cintura atrapalhando um pouco a corrida.
- Utilizar os “buses”: Existem vários “pacers” que puxam grupos de corredores com o mesmo objetivo de tempo, geralmente esses pacers são experientes e sabem exatamente quando e por quanto tempo deve-se fazer as tais paradas ativas.
- Ter cuidado com a concentração: São tantas e tão diferentes as atividades durante o percurso da Comrades, que o corredor pode facilmente se distrair do seu objetivo.
Comentários:
. É impossível deixar de se emocionar com as crianças em linha e em torno do percurso com a mãozinha esticada esperando uma tapinha do corredor, entretanto, o corredor deve-se manter atento para o objetivo dele.
. É impossível também deixar de se acelerar o ritmo (esquecendo-se do planejado) quando se entra em um ponto de apóio popular e alguem grita: “Alberto you are looking good! Keep going...”

Outros:
- A marcação da quilometragem na Comrades tem um conceito diferente do que estamos acostumados, isto é, no Brasil se identifica os Km rodados. Na Comrades é identificada a distancia que falta para a chegada. Isso me causou certo “conflito psicológico”, pois eu estava acostumado a me concentrar no que foi realizado e não no que faltava para se completado.
Sugestão: Fazer treinamento mental nesse sentido.
- Subidas: Elas existem e são inúmeras. Não importa se o trajeto é em ano par ou impar; elas existem e são “assustadoras” quando se olha de longe... Portanto, esqueça as subidas e concentre-se no seu planejamento. Evidentemente que nos anos pares elas são um pouco mais acentuadas.
- Descidas: Elas também existem e são igualmente inúmeras. Nos anos impares elas machucão muito, pois são mais íngremes depois dos 50Km quando as pernas já estão mais castigadas.
Sugestão: Treinamento e muita musculação como preparação. Fiz bastante, mas se eu soubesse teria começado bem antes a fazer musculação na Academia do nosso Treinador Da Silva. (Me arrependo de não ter começado antes, conforme solicidado por meu treinador)
- Não ficar gripado!
Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign