quinta-feira, 14 de maio de 2009

Você é viciado em corrida?



A corrida oferece tantos benefícios para o corpo e para a mente, que é difícil pensar num esporte tão completo e tão acessível quanto ela. Alguns minutos de treino diário reforçam a saúde e aumentam a disposição, além de ajudar na eliminação dos quilos que sobram na balança. Com tantas vantagens, não é difícil encontrar quem se torne viciado no esporte e na sensação de prazer que ele proporciona. O lado mau da história é que os benefícios acabam perdendo força frente a série de riscos que seu corpo passa a se sujeitar. Então, antes que isso aconteça com você, responda o teste abaixo.

Escolha uma alternativa para cada pergunta e veja se você está passando da conta na hora de treinar.


http://yahoo.minhavida.com.br/materias/esporte/Voce+e+viciado+em+corrida.mv


Depois de fazer o seu teste e receber o resultado, leia abaixo a questão do "barato da corrida"


Correr dá barato, a ciência comprova

O primeiro efeito é o orgulho de si mesmo, por vencer um desafio e conseguir realizar uma atividade que poucas pessoas conseguem.

Mas o bem-estar trazido pela prática da corrida não pára no aumento da auto-estima.

Tem reação química envolvida no processo, pode acreditar. Aquele sentimento de euforia, relatado por alguns corredores que acabaram de finalizar o treino, é um dos sinais mais evidentes de que há alguma mudança química no cérebro de quem faz atividades aeróbias.

A sensação tem até nome, dado pelos atletas americanos: runner´s high (algo como barato de corredor, em tradução livre). Ela surge graças ao aumento da descarga de endorfina no sangue.

Trata-se de um neurotransmissor naturalmente produzido pelo cérebro e liberado em situações de estresse, pra nos acalmar.

Exames de tomografia comprovaram o que qualquer pessoa que já experimentou um pique mais forte é capaz de atestar.

Mesmo depois do treino, as endorfinas permanecem agindo no sistema límbico e no lobo pré-frontal, áreas responsáveis pelo prazer e pelas emoções.

Atualmente, os especialistas dedicam-se a descobrir a atuação de outra substância, a anandamida. Enquanto a endorfina seria responsável pelo sentimento de euforia, a anandamida relaxaria o atleta, produzindo um efeito mais longo, capaz de durar várias horas após o exercício.

Tendo isso em vista, fica fácil compreender a irritação que assola os alunos quando são privados de praticar seu esporte. Acostumados à prática diária de atividades físicas saudáveis, eles podem apresentar quadros de ansiedade e até depressão.

Pronto! Temos ai pelo menos duas boas razões químicas para justificar nosso vício: a tão conhecida endorfina e a nova descoberta anandamida.

Queremos mais do que isso?

Boas doses de endorfina e anandamida para vocês no final de semana...

Nenhum comentário:

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign