Na ultima edição da revista O2 tem, como em outras edições, um bom artigo do Nuno Cobra (ncobra@revistao2.com.br) sobre treinamento físico e metal. Nesta edição, em especial, ele trata de um aspecto muito importante em relação a corrida: Equilíbrio
Veja a seguir trechos desse maravilhoso artigo:
"... posso afirmar que a corrida transforma as pessoas, exercendo um papel terapêutico. Isso ocorre devido a vários fatores bem distintos e o principal é você estar presente com todo o seu ser dentro da corrida."
Mas adiante ele afirma:
"... Seu corpo não é uma perna que se movimenta, nem uma mente que pensa. Ele é um todo que funciona no mais perfeito equilíbrio de tudo junto exatamente ao mesmo tempo. Uma corrida em que você se agride não é uma corrida e sim uma tortura. De nada adianta correr forte e conseguir tempos extraordinários se fizer isso por apenas alguns anos em sua vida porque conseguiu uma lesão que o impossibilita de correr. Perde-se a chance de aquela máquina produzir saúde e torná-lo feliz""
Mais adiante ele continua:
"... Você precisa se permitir estar dentro de sua corrida e ter maior consciência do que seu corpo está realizando. Esta é a parte fundamental para que tudo acima seja aproveitado. Do contrário, a corrida torna-se apenas algo físico e sem nenhuma consequência de formação e transformação...."
E por fim, ele afirma:
"... Faça da corrida um meio dos mais excelentes para desenvolver seus corpos emocional, mental e espiritual. Faça uma corrida justa, equilibrada e acima de tudo saudável. Viva com a corrida e na se mate com ela. Realize este diálogo tão sublime entre seus corpos físico, emocional e mental em uníssona oração."
Fantástico artigo! Me faz considerar os seguintes aspectos:
- Se estou exigindo muito de mim mesmo (físico, emocional e mental)?
- Se a corrida que faço esta contribuindo para essa transformação que o Nuno Cobra se refere?
- Se estou realizando o diálogo que o Nuno Cobra se refere e que possibilita a união entre os meus estados: físico, emocional e mental?
A resposta é uma só:
Sim! Tenho feito isso, mas preciso fazer mais... Preciso ficar mais atento a essa questão:
"A corrida transforma se você transformá-la!"
Bons treinos (físicos, mentais emocionais)!
Nenhum comentário:
Postar um comentário