quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Estudo prova que BCAAs parecem melhorar a longevidade

Para quem não sabe os os BCAAs ou aminoácidos de cadeia ramificada que são os aminoácidos Leucina, Valina e Isoleucina (leia abaixo)
Esses aminoácidos são muito usados por fisiculturistas e atletas de endurance (corredores, ciclistas, nadadores, triatletas…) para manter a massa muscular. No caso dos atletas de endurance o suplemento serve também para a manutenção do sistema imunológico que se encontra em baixa de pois de treinos e competições muito longas.
Aminoácidos são pequenas unidades que formam uma estrutura maior chamada proteína, que por sua vez é a unidade básica do tecido muscular. Em nosso corpo ocorre a produção de alguns aminoácidos, entretanto outros devem ser adquiridos através alimentação, pois não são fabricados pelo nosso corpo. Estes são chamados de aminoácidos essenciais.
São exemplos de aminoácidos essenciais: leucina, isoleucina e valina que são aminoácidos de cadeia ramificada encontrados, principalmente, em fontes protéicas de origem vegetal. São conhecidos popularmente como os BCAAs, sigla derivada da sua designação em inglês: Branched Chain Amino Acids.
Após a ingestão, os BCAAs são absorvidos no intestino e transportados até o fígado, via circulação porta. No fígado, os BCAAs podem ser utilizados como substrato para síntese protéica e assim entram na construção dos músculos. Além disso, os BCAAs estimulam a produção de glutamina e alanina, entre outras substâncias. O aminoácido glutamina apresenta efeito benéfico sobre a função do sistema imunológico e é o principal combustível das células epiteliais do intestino.
Entretanto, durante a atividade física o corpo entra em um estado de catabolismo, quando ocorre a quebra de um substrato para o fornecimento de energia para as células e esse substrato pode ser a proteína muscular. Para que ocorra a construção de proteínas, e não a degradação, o ideal é que a alimentação seja rica em carboidratos (para oferecer energia para as células) e em aminoácidos diversos, inclusive os BCAA’s, que irão entrar principalmente na construção do tecido muscular. Este estado de construção a partir de substratos é chamado de catabolismo.

Um estudo publicado recentemente na revista Cell Metabolism, trouxe a tona novamente esses aminoácidos, com resultados muito bacanas. Segundo o estudo o BCAA pode ser um ótimo suplemento para os idosos.
Cientistas italianos deram a ratos machos adultos e sadios água que continha uma quantidade de BCAA além da dieta habitual. Outro grupo de animais só recebeu água normal. Depois de vários meses os cientistas constataram que os que receberam o coquetel de aminoácidos viveram em média 12% a mais.

Outro resultado surpreendente foi que além da melhora na longevidade os animais suplementados tiveram um aumento significativo em suas mitocôndrias, as estruturas responsáveis pela produção de energia nas células. Isso em outras palavras melhora o desempenho físico.

O último resultado demonstrado foi a melhora no sistema de defesa que combate os radicais livres, que, se acredita, causarem danos as células. Segundo os cientistas a melhora no combate aos radicais livres pode “retardar” o processo de envelhecimento.

Apesar de o estudo ter sido realizado com ratos os cientistas esperam encontrar resultados semelhantes com humanos, resultados que serão buscados na segunda fase do estudo. Estudos desse tipo são conduzidos com ratos por alguns fatores. Primeiro que o metabolismo do rato é muito semelhante ao metabolismo humano, e muitos resultados podem ser transferidos aos humanos; segundo que o ciclo de vida dos ratos é bem menor do que os humanos, um rato vive em média 2 anos, enquanto um humano pode viver por volta de 80 anos (imagine ter que esperar 80 anos para ver o resultado de um estudo!); e por fim, no caso de novas drogas, os estudos são feitos em ratos para se verificar a segurança das drogas antes de se testar em humanos. Vale ressaltar que, nesse caso, o suplemento BCAA é um suplemento seguro e liberado a vários anos para consumo humano.

Referências:

Nenhum comentário:

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign