quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Diário Oficial da Cidade de São Paulo

II São Paulo, 54 (171) Diário Oficial da Cidade de São Paulo terça-feira, 15 de setembro de 2009

Secretaria do Verde e Sociedade

Vegetariana lançam ‘Segunda sem Carne’

O que os brasileiros comem no dia-adia?

Você ficaria sem ‘mistura’ uma vez por semana? Motivos há de sobra para atender a este convite, que será feito pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e pela Sociedade Vegetariana Brasileira no dia 3 de outubro, quando será lançada a campanha Segunda sem Carne. A intenção é incentivar as pessoas a deixar de consumir carne uma vez por semana, com benefícios à sua saúde e à saúde do planeta. Ampliar o repertório de alimentos no cardápio das pessoas por meio de um convite para deixar a carne de lado por um dia e testar novas receitas.

A campanha já tem o apoio de entidades como Greenpeace, Agência de Notícias de Direitos Animais, movimento Slow Food São Paulo, Instituto Polis, Revista dos Vegetarianos, Instituto Nina Rosa, Prefeitura de São Lourenço da Serra, entre outras.

Lançado nos Estados Unidos em 2003, o movimento Meatless Monday (segunda sem carne) vem ganhando adeptos em vários países e ficou famoso quando o beatle Paul McCartney chamou a atenção da mídia ao lançar a campanha na Inglaterra, acompanhado pela filha, a estilista Stela McCartney.

Os impactos causados pelo consumo de carne vão muito além das questões éticas, que envolvem os direitos dos animais. A qualidade de vida e o meio ambiente podem melhorar com atos aparentemente simples como este. A dieta carnívora, sobretudo em ampla escala, é comprovadamente insustentável.

Ao eliminar o consumo de carne a pessoa diminui, ao mesmo tempo, o desperdício de água, de proteínas vegetais, o desmatamento, a desertificação, a extinção de espécies, a destruição de habitats e até de biomas inteiros. De quebra, ainda ajuda a diminuir o rebanho bovino e sua emissão de metano - poderoso agente de efeito estufa. Tomado isoladamente, o gesto individual não tem resultado objetivo mensurável, mas, quando é uma postura adotada por grande número de pessoas, influi objetivamente nas condições do planeta.

A campanha é também um convite a repensar nossa alimentação cotidiana, muitas vezes pobre em nutrientes pelo simples desconhecimento da variedade de hortaliças e verduras disponíveis. O consumo de comidas prontas, fast food ou similares, facilitou a vida altamente urbanizada dos grandes centros, diminuindo o tempo gasto com a alimentação.

O preço de tudo isso se reflete em nossa saúde, nas experiências de sabor que perdemos, além do nosso bolso. Alimentos prontos, enlatados, cheios de conservantes, todos com sabor parecido, muitas vezes elaborados sinteticamente.

A padronização dos temperos. A restrição das experiências do paladar. O consumo desenfreado e a excessiva praticidade desses alimentos também sugerem o questionamento de como estamos gerenciando nossa saúde e de que maneira estamos educando as próximas gerações para hábitos alimentares mais seguros.

A nutricionista e secretária do Grupo Seiva, da Sociedade VegetarianaBrasileira (com sede em São Paulo), Ana Ceregatti, diz que o condicionamento das pessoas em consumir carne e alimentos industrializados é tão grande que automaticamente elas já se julgam incapazes de viver sem eles. Ana propõe uma dieta desintoxicante num período de até 20 dias, em que a pessoa retira congelados, laticínios, carnes, etc. e se propõe a experimentar novos sabores.

“O paciente chega ao consultório e me questiona: mas, se eu tirar a margarina e a manteiga, eu vou passar o que no pão? Então proponho alternativas que ele mesmo pode desenvolver e apreciar, como uma geléia caseira, um azeite na torrada, possibilidade simples com a qual muitas vezes ele só tem contato quando vai a um restaurante chique”, indica Ana.

Indagada sobre como deveria ser uma boa refeição do ponto de vista nutritivo,

Ana define: “Faça de seu prato um arcoíris”. E apressa em redefinir: “Um arco-íris é muito restrito, uma boa refeição nos proporciona mais possibilidades. Então faça de seu prato uma aquarela”. Para saber mais sobre a campanha Segunda sem Carne, fique de olho no endereço http://diasemcarne.wordpress.com e no twitter http://twitter.com/diasemcarnesp . O lançamento será no dia 3 de outubro, no Parque Ibirapuera.

Interessados podem inscrever-se até hoje, por e-mail ou pessoalmente

Texto: Nino Cardoso

antoninoferreira@prefeitura.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign