quarta-feira, 22 de julho de 2009

Índice de Percepção do Esforço (IPE)

Segundo a literatura especializada no assunto, existem basicamente duas formas de se medir a intensidade de um treinamento: controle de batimentos cardíacos e a percepção subjetiva de esforço.

Uma das formas mais simples de quantificar a intensidade de seus exercícios é através da escala Gunnar Borg, batizada com o nome de seu inventor, um fisiologista do exercício de origem sueca.

A escala Gunner Borg (simplesmente conhecida como escala Borg) se desenvolveu no inicio dos anos 50 e ajuda a avaliar a intensidade do exercício com base em sua percepção imediata do esforço exigido. O "índice da percepção do esforço realizado" (IPE) é apresentado numa escala que vai de 6 a 20, e é consultada durante a realização do exercício.

Um nível de esforço bem vigoroso corresponde a um desempenho de IPE 13. Já um esforço em que o indivíduo se encontra ofegante tem classificação de, aproximadamente 17.

Geralmente um IPE de 12 a 13 corresponde a uma intensidade de exercício de 60% a 75% da freqüência cardíaca máxima. Em outras palavras, o IPE que está na faixa de 12 a 13 corresponde à sua faixa ideal de freqüência cardíaca durante a realização de exercícios, ou seja, o objetivo a ser alcançado durante a parte aeróbica de sua sessão.

A menos que você seja um atleta que participa de competições e seu médico o tenha liberado, nunca exceda uma estimativa de 15, mesmo que sua freqüência cardíaca esteja abaixo do limite prescrito.

O certo seria usar tanto a freqüência cardíaca quanto a escala de Borg para supervisionar a intensidade das sessões de exercícios. No entanto, desde que um médico garanta que não há risco de acidentes cardiovasculares (como alguma doença da artéria coronária), é possível confiar apenas no IPE.

Exemplo de como utilizar IPE:

Em treinos longos, o ideal é usar cargas leves até moderadas. O ritmo forte é imposto só em atividades mais curtas, como treinos de tiros, ou em competições”.

A tabela abaixo possui diversas “adaptações”, mas a mais comum tem números que variam de 6 a 20. O número mais baixo representa um esforço quase nulo, e o mais alto uma atividade exaustiva:

6

Muito fácil

7

Muito fácil

8

Muito fácil

9

Fácil

10

Fácil

11

Relativamente Fácil

12

Relativamente fácil

13

Ligeiramente cansativo

14

Ligeiramente cansativo

15

Cansativo

16

Cansativo

17

Muito cansativo

18

Muito cansativo

19

Exaustivo

20

Exaustivo




Um comentário:

Suzana Silva disse...

Boa tarde, você poderia compartilhar a bibliografia que você utilizou no seu post.

Grata!

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign