quinta-feira, 7 de maio de 2009

Supere a Exaustão

Concentração em Movimento

A corrida já foi comparada com um tipo de meditação em movimento e muitos corredores dizem que atingem um estágio meditativo.
Geralmente os corredores se referem a “estar na zona”; Nesse estado, a mente chega a um ponto de ondas alfa que freqüentemente estão presentes na meditação.
Na corrida (principalmente as de longas distancias), utilizamos esse estado mental meditativo para ir mais além e para tirar o foco das dores e desconfortos.
Então, o Yoga nos sugere repetir frases mentalmente que motivem e que ajudem a nos concentrar durante a corrida.
Existem opiniões diferentes alegando que a corrida é um tipo de concentração ( e não meditação) em movimento.
Deixando-se a polemica de lado, o importante é reconhecermos que nas corridas de longas distancias (grandes desafios) a concentração o tempo todo é fundamental para alcançarmos um bom resultado, resistindo assim, as dores e incômodos provocados por longos períodos em movimento de alto impacto.
Fonte: Prana Yoga Journal, Abril 2009


Supere a exaustão

Um novo estudo publicado no periódico Journal of Aplieed Sport Psychology mostra como Maratonistas vencem o cansaço:

1. Tenha pensamentos Dissociativos: Pense em outras coisas. Cante, reze, olhe para a platéia. Mas distração nem sempre funciona, pois você precisa de muito esforço mental para bloquear a dor, afirma o autor do estudo (Mathew Buman da Universidade da Flórida).

2. Mude o Pensamento: Não pense: “Tanto esforço e ainda faltam 10 quilômetros”. No lugar, pense: “Já corri 34 quilômetros. Estou perto do fim”. Se perceber que não vai atingir a meta de tempo, estabeleça uma nova, mais realista. Muitos corredores repetem um mantra positivo ou visualizam a vitória.

3. Controle as Emoções: Ansiedade, frustração , vergonha e depressão são comuns no auge da exaustão. Relaxe, ignore o ritmo e curta os aspectos não competitivos da corrida. Experimente correr com um amigo ou um grupo. Alguns corredores relataram que falar sobre seus sentimentos ajudou a processar as emoções e manter uma postura positiva.

Nenhum comentário:

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign