segunda-feira, 18 de maio de 2009

Planilha de Corrida - Gratuita

Conforme solicitado pelos amigos, segue anexo duas planilhas que ajudam bastante o corredor a acompanhar/monitorar os treinos e os objetivos:
A planilha abaixo não é examente a que eu estou usando para Comrades, mas parece-me ser mais completa pelos seguintes motivos:

- Planejamento: Segundo seus objetivos você consegue introduzir o planejamento na planilha e depois, ir acompanhando com os treinos realizado;

- Ritmo: Facilita no acompanhamento dos treinos de velocidade/intervalado

A Planilha de Treinamento de Corrida 2009 foi desenvolvida no Microsoft Excel versão 2002. O único requisito para rodar esta planilha é ter o Microsoft Excel instalado no seu computador. Ela é gratuita.

O arquivo Planilha2009.xls é constituído por um conjunto de 8 planilhas que integram tudo o que você precisa para planejar e registrar os seus treinos e corridas, calcular ritmos de treinos e metas, avaliar o progresso e armazenar outras informações importantes. Esta planilha é uma ferramenta para auxiliar no planejamento e registro de treinos de corrida e não dispensa a orientação de profissionais especializados.As oito planilhas são as seguintes:

Diário - permite fazer o planejamento diário e o registro dos treinos. O calendário é dividido em semanas. Cada semana é dividida em dias. Cada dia é composto pelo nome do tipo do treino principal, a descrição detalhada deste treino, observações e a quilometragem planejada e percorrida no dia. O tipo de treino é escolhido de uma lista e a cor da célula muda de acordo com uma legenda (que pode ser personalizada). As cores facilitam a visualização e a localização dos treinos de um dado tipo. A quilometragem semanal é automaticamente registrada de duas formas: a quilometragem planejada para a semana e a quilometragem efetivamente corrida.

Planejamento - esta é a planilha do planejamento, aonde você dividirá o período até a prova em que deseja atingir o pico do desempenho em fases de treinamento (base, qualidade inicial, qualidade de transição e qualidade final). A planilha calcula o número de semanas a serem dedicadas a cada fase e orienta no estabelecimento das prioridades de cada fase.

Ritmos - nesta planilha você entra com o seu tempo em uma prova recente e ela mostra os tempos esperados para outras distâncias (5Km, 10Km, maratona, etc.), calcula o ritmo que você deve utilizar nos vários tipos de treinamentos e mostra as faixas de batimento cardíaco correspondente a cada ritmo.

Calculadora - Permite fazer o cálculo de tempos e distâncias, tem um conversor de quilômentos para milhas e vice-versa e permite o calculo do número de calorias gastas em uma corrida.

Provas - Aqui você registra as provas das quais participou, entrando com a distância, o tempo e outras informações relevantes.

Gráficos - apresenta um gráfico que mostra o volume semanal do treinamento e outros dois que mostram os ritmos nos quais você fez as suas corridas.

Miscelânea - Para você colar outras informações quaisquer, como links de interesse, fotos e textos sobre corrida.

Calendário de Corridas - Para você colar o calendário de corridas que pretende participar ao longo do ano.

Esta planilha pode ser utilizada, reproduzida e alterada livremente desde que para fins pessoais e não comerciais. Para tirar dúvidas, fazer sugestões ou comunicar problemas com a planilha, enviar email para Jaime (jcoh@ig.com.br).

Para fazer o download da planilha, clique no link a seguir: http://jaimecohen.sites.uol.com.br/Corrida/planilha.html

Notas:* Para que o recurso de coloração automática funcione, as macros do Excel devem estar ativadas, o que implica em alterar uma opção de segurança do Excel (em Ferramenta/Opções/Seguranca/Segurança de Macros mudar para médio e reabrir a planilha aceitando a ativação das macros).


Segue abaixo link para planilha do Fabio Rogério NAMIUTI (apresentada pelo Paulo Sacramento), nessa página além de se fazer o download pode-se seguir as explicações de utilização da mesma: Planilha simples e muito eficiente!

Muito legal para estatísticas de treinos e como o próprio Fabio declara:

"A planilha tem funções meramente estatísticas. Não tem a intenção e não deve substituir, em nenhuma hipótese, o acompanhamento de um profissional de educação física e menos ainda o de um médico cardiologista"

http://fabionamiuti.hd1.com.br/planilha.html

Bons treinos!

E, para aqueles que vão a Porto Alegre (em especial os MMs):

Boa Maratona Guris!

Nos vemos na Maratona de São Paulo...

Até a volta da COMRADES...

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