domingo, 19 de setembro de 2010

O avanço do vegetarianismo: evidências de uma revolução cultural

A alimentação é muito mais do que um hábito. A psicóloga e socióloga Eliane Carmanim Lima, falou sobre o “O Avanço do vegetarianismo” no segundo dia do III Congresso Vegetariano Brasileiro, que acontece em Porto Alegre até o próximo dia 19.

Eliane Lima apontou que os seres humanos são condicionados por sua cultura, a qual é marcada por um paradigma dominante que confere autenticidade a um conhecimento, sendo este concebido como modelo. Segundo a pesquisadora, o padrão cultural hegemônico é naturalizado, e vivemos sob o paradigma antropocêntrico, especista, em que é normal comer carne (status quo) e que todos o fazem (pensamento hegemônico)”.

Por outro lado, as mudanças culturais levam às mudanças de paradigma e, por conseqüência, surgem leis que dêem conta da mudança. Os paradigmas culturais representam a maioria, sempre havendo pensamentos concorrentes, lembrou a psicóloga. Vivemos uma crise de paradigmas. Ela retomou a palavra crise, de origem grega e derivada de “vento”, cujo significado aponta para um momento de alternância e impossibilidade de ser igual ao que se era antes.

Apesar das mudanças que uma crise impõe, Eliane lembrou que poucas foram as mudanças culturais que foram revoluções, porque uma revolução implica na ruptura do sistema político, econômico e social com a conseqüente formação de um novo sistema. Ela citou como exemplos a revolução do fogo, que marcou o início do sedentarismo e da dominação da terra, e a Copernicana, em que a Terra foi entendida como não sendo o centro do universo.

Eliane acompanha o vegetarianismo há alguns anos e aponta que estamos vivendo uma grande revolução cultural, a revolução vegetariana. Através da rede social Cadastro-Veg, a psicóloga e socióloga percebe o crescimento exponencial do número de pessoas que retiram o consumo de carne e derivados de suas vidas. “Está havendo uma mudança no papel da espécie humana em relação a todas as demais, o despertar para a percepção de que não somos o centro, mas parte da vida”.

Evidências da revolução
Eliane Lima apontou que são muitas as evidências desta revolução. A nível mundial, o crescimento da oferta e demanda de produtos substituindo a carne, sapatos e acessórios veganos, filmes que discutem a questão, além da criação do Partido dos Animais, fundado em 2002, na Holanda e que tem representantes na Comunidade Européia, e a proibição das touradas na Catalunha e Ilhas Canárias. No Brasil, a proibição de animais em circos de diversos estados brasileiros (São Paulo, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul); a proliferação de feiras orgânicas e restaurantes especializados e a informação em rótulos sobre a não-realização de testes em animais ou o uso de derivados destes. Eliane comemora: “o Brasil é o segundo país em que mais cresce o vegetarianismo”, ficando apenas atrás do Canadá.

Por Danielle Sibonis, para EcoAgência de Notícias Ambientais

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign