sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Mais Bicicletas e Ônibus, Menos Carros


Crédito: Uploaded on July 16, 2007 by themikebot_Flickr Creative Commons

Bogotá, pela viabilização do transporte sustentável, se tornou uma cidade mais segura e saudável, com maior integração social e econômica.

Descrição breve do projeto
Em 1998, começa uma transformação no sistema de transporte de Bogotá. Foram construídos mais de 300 km de ciclovias, que se estendem desde as áreas de favelas e subúrbios até o centro da capital. O traçado inclui uma rede de lazer, faixas locais e um sistema longo em áreas verdes. O transporte público também foi melhorado. Não há metrô na cidade, mas o TransMilenio, um sistema rápido e acessível de ônibus, conta com numerosas estações. Devido à restrição de veículos particulares no centro da cidade na hora do rush, esses ônibus funcionam três vezes mais rápido que um típico ônibus de Nova York, o que equivale a 28 km por hora. No “Domingo sem Carro” também se utilizam vias públicas como parques abertos para a prática de esportes e lazer. Bogotá, pela viabilização do transporte sustentável, se tornou uma cidade mais segura e saudável, com maior integração social e econômica.

Objetivos
O projeto visa estabelecer um sistema de transporte mais sustentável, com uma rede de ciclovias capaz de cobrir a maior parte da cidade, um sistema de ônibus atualizado e a restrição ao uso dos carros.

Resultados
• Desde a construção das pistas, o uso da bicicleta aumentou 5 vezes na cidade. Estima-se que aconteçam entre 300 mil e 400 mil viagens feitas diariamente em Bogotá via bicicleta. Uma grande parte dessas viagens acontecem no sul da cidade, onde estão as áreas mais pobres.
• A redução do tráfego de automóvel em Bogotá foi de 40%, o que torna possível aos carros manter uma velocidade média de 28 quilômetros por hora, mesmo durante a hora do rush.
• O total ciclovias construídas em 7 anos e em uso é de 340 km
• Ciclovias em construção: 13 km.
• Investimento global total: US $ 50 milhões. Custo por km construído: USD 147 mil
• Casas com bicicletas: 54%, com a média de 1,596.860 bicicletas por casa
• 83.500 usuários por dia
• 500,650 usuários por semana
• Velocidade média: 17 km / h.
• Motivo de uso: estudos 35%, trabalho 31%, esporte 14%, vários 16%, recreação 4%. No início de 2006, 1.050.000 passageiros viajavam pelo Transmilenio por dia. Devido à restrição de veículos particulares no centro da cidade na hora do rush, os ônibus TransMilenio estão funcionando três vezes mais rápido que um típico ônibus de Nova York, o que equivale a 28 km por hora.

Fontes
http://sustainablecities.dk/en/city-projects/cases/bogota-more-bikes-and-buses-fewer-cars 

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