sexta-feira, 14 de maio de 2010

Angulação e geometria de uma Tri bike e uma Road bike

Como estou procurando uma bike para triathlon e "sofrendo" com a indecisão frente a várias opções e preços, segue abaixo artigo publicado no Mundo TRI:

A diferença entre uma bike time trial/triathlon e uma road bike, está em na geometria e na angulação dos tubos do quadro.

Veja abaixo Bicicleta de Triathlon (esquerda) e Bicicleta de Bicicleta de Ciclismo (direita)












                                                                                     

Bicicleta de Ciclismo
Uma Road bike normalmente tem seu ângulo do seat tube em torno de 73-74 graus, enquanto uma Tri bike tem esse mesmo tubo com o ângulo aumentado para 76-78 graus.

Alguns ciclistas em provas de TT chegam a utilizar uma angulação de Seat Tube próxima de 80º – Algo possível pois esse tipo de prova é realizada em distâncias curtas e em alta velocidade. Para se ter uma idéia, a variação em 1 ou 2 graus em uma velocidade média de 50Km/h, pode resultar em preciosos segundos de vantagem.

Inúmeras pesquisas já foram realizadas pelas maiores fabricantes de bikes e comprovaram que a angulação faz sim uma grande diferença. O maior ângulo do Seat Tube na geometria das tri bikes/TT, significa maior aerodinâmica e gera menos fadiga. Pode ser observado também entre essas diferentes bicicletas, uma variação do tamanho do chainstay, que quanto menor for,menor vai ser a perda de energia transferida para a roda traseira.


Bike de Triathlon em ação

A diferença da geometria de uma tri bike com relação a uma road bike em uma prova de triathlon, diz respeito a transição do ciclismo para a corrida.

Na corrida, certos grupamentos musculares são mais exigidos do que outros e essa angulação faz com que o triatleta utilize menos tal musculatura para poder correr melhor.

A angulação do Seat tube é o principal fator da diferença entre elas. Esse ângulo pode variar 3 até 7 graus, dependendo da marca e modelo da bicicleta.

O Head tube encontrado nas tri bikes, pode ter até metade do tamanho do mesmo tudo encontrado em uma road bike. Fato que mostra que a mudança dos ângulos do seat Tube, proporciona aos demais tubos do quadro, mudanças em seus tamanhos.

Abaixo podemos observar algumas diferenças entre uma tri bike e uma road bike:

Diferença entre a geometria de uma bike de triathlon e uma de ciclismo

Aqui vai um conselho para quem está na dúvida de qual das duas bikes é a melhor compra:

- Se você tiver como objetivo principal comprar uma bicicleta para participar de competições multisport (triathlons e duathlons), compre uma bicicleta com uma angulação de uma tri bike. Para iniciante no esporte uma angulação mais conservadora com 76º de seat tube é o ideal.

- Já se você tem como motivo principal comprar uma bicicleta para fazer provas de ciclismo e pedalar com um grupo, compre uma bicicleta com angulação de uma Road bike, que vai ser mais versátil e melhor para retomadas e pedaladas dentro de pelotões.

Descubra a sua prioridade com relação a bicicleta.Nem sempre a que é melhor para um determinado atleta é melhor para você.

Um comentário:

simplifique disse...

Alberto,
esse mundo das bikes é muito sinistro.
Digo pela experiência que tive.
Mas, vamos lá.
Eu acho legal começar por uma bike road. Além de ser mais barata, vai te dar menos impacto no corpo. A posição mais aerodinâmica exige mais esforço do corpo.
Fora que vc anda com uma bike road em provas de vácuo e sem vácuo, mas só anda de bike TT sem vácuo. O clipe é uma arma no vácuo.
Fora isso, o custo dos brinquedinhos é puxado. Eu comprei uma bike usada que saiu 1900, é uma TREK, que demorei muito a achar por causa do meu tamanho ( tenho 1,96 ) . Fora a bike gastei mais 500 reais na sapatilha e no pedal. A sapatilha tem que ser de triatlhon. Ela só tem um velcro. Vc vai ter que comprar capete, bermuda de ciclismo, óculos e mais um monte de tranqueira. O negócio é puxado, por isso comprar uma bike usada é uma opção boa. Depois, vc revende e parte para algo melhor se o seu objetivo for esse.
Ah, vc tb vai precisar de um macaquinho para correr. Gastei 200 pratas em um e foi o mais barato que achei.
Enfim, o negócio é caro e começar devagar parece ser a melhor solução financeira, heheheheh.
Abs.

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign