quinta-feira, 8 de abril de 2010

Conexões entre Soja e Carne - Luc Vankrunkelsven

Como atividade da campanha Segunda sem Carne Luc Vankrunkelsven estará falando sobre o tema:
Conexões entre Soja e Carne






















A população mundial duplicou nos 50 últimos anos, mas o consumo de proteínas animais quintuplicou (5 vezes mais). Nesta história a soja é o vínculo entre o consumo de carne e o carro: 80% dos grãos de soja consumidos no mundo vão para a ração animal. Temos agora no Brasil, na Europa, no mundo a febre do biodiesel. A locomotiva do biodiesel no Brasil é o óleo da soja.

A soja é para Luc Vankrunkelsven o símbolo, a metáfora da globalização. Mas ele não só escreve e fala sobre o 'problema'... também apresenta alternativas e mostra a criatividade dos agricultores familiares no Brasil e na Europa.

Quando: 07 de abril de 2010 - 19:30h
Onde: UMAPAZ - Parque Ibirapuera - São Paulo
Endereço: Av. IV Centenário, 1268 – Portão 7-A
Entrada Franca
INSCRIÇÃO - em breve


Luc Vankrunkelsven estudou filosofia e teologia na abadia de Averbode em 1974 (Ordem dos Premonstratenzes). Viveu na rua entre os pobres de Antuuérpia nos anos 1981-1983. Em 1983, voltou para a abadia e foi diretor da casa de formação (1983-1992). Em 1990 fundou o Wervel ( http://www.wervel.be/ ) (Grupo de trabalho para uma agricultura justa e sustentável). Desde 1992 mora em Bruxelas, tendo sido coordenador do Wervel até 2003.

Desde 2003 vive e trabalha parte do tempo no Brasil, parte na Europa. É consultor independente da Fetraf ( http://www.fetrafsul.org.br/ ), para formação de lideranças sobre OMC (Organização Mundial do Comércio), com especialidade no drama da soja.

Escreveu 8 livros e centenas de artigos para jornais e revistas. Muito sobre a soja e o problema do carne no mundo. Os últimos 4 livros sobre 'Brasil-Europa' (os últimos 2 livros estão também traduzidos para o português).

Navios que se cruzam na calada da noite. Soja sobre o oceano (Cefuria, Curitiba, 2007) está completo em www.vegetarianismo.com.br.

Aurora no campo. Soja diferente (Cefuria, Curitiba, 2008)

Enquanto milhares de navios cargueiros cruzam os oceanos e aviões de carga procuram se desviar nos céus o planeta terra está aquecendo a olhos vistos.Uma parcela significativa da carga dos navios é composta de soja,o grão milagroso: farelo de soja como ração animal - entre outros para aves, suínos, bovinos e peixes, na Europa, China e Japão. O óleo de soja é convertido cada vez mais em biodiesel. O primeiro livro do Wervel, Navios que se cruzam na calada da noite - Soja sobre o oceano, trata da sobrecarga ambiental desenfreada que tudo isso provoca. O livro é um grito de indignação com tanta injustiça ambiental e social. Guerra nas lavouras.

O objetivo do Wervel - Grupo de trabalho por uma agricultura justa e sustentável, de Bruxelas, Bélgica - não é só analisar e denunciar. Junto com a FETRAF -SUL/CUT, no Brasil, e a FERM LOCAL (agricultores belgas que retomaram o cultivo de suas próprias proteínas) estamos trabalhando na busca de alternativas.

O autor deste livro que vive e trabalha parte do tempo no Brasil, parte na Europa, Luc Vankrunkelsven descreve em Aurora no campo. Soja diferente como os agricultores e suas organizações lidam de maneira diferente com a soja e as proteínas. Em crônicas curtas ele ilustra a criatividade dos agricultores e das agricultoras na construção conjunta de uma agricultura mais sustentável. Ele defende que o consumidor também assuma sua responsabilidade nisso. Os fluxos globais de ração animal devem ser urgentemente reduzidos. A valiosa soja pode ser utilizada de outra maneira. Enquanto isso, lavouras e florestas irão se restaurar. A criatividade dos agricultores e a biodiversidade se unem neste objetivo. Wervel conclama a todos, também por meio deste livro, para que os ciclos ecológicos se fechem novamente em ambos os lados do oceano.

Nenhum comentário:

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign