quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Exercícios educativos para correr mais


Eles ajudam a melhorar a coordenação, a postura, a eficiência e a economia de energia na execução de seus movimentos na corrida

Não é difícil vermos pessoas correndo um pouco tortas, passadas descoordenadas, sem ritmo e parecendo estar sem direção. Ou seja, não correndo como manda o figurino, embora alguns corredores famosos, como José João da Silva, João da Mata, Valdenor dos Santos, entre outros, não tivessem/tenham uma forma bonita de correr e mesmo assim conseguiram/conseguem grandes resultados. Para quem não os conhece, José João corria saltando, João da Mata dava passadas muito largas e Valdenor corre "sentado".
Daí, a justificativa dos chamados treinamentos educativos, apesar de serem considerados por muitos como pouco úteis, especialmente para adultos, na medida em que não se consegue corrigir eventuais posturas "erradas" (como os três casos citados), por já estarem sedimentadas, por terem sido desenvolvidas naturalmente.
Passada curta ou rápida? Qual é mais adequada a cada um? Tem que treinar para saber. Correr sobre uma linha imaginária ou real, como acontece em provas de rua no asfalto, correr elevando os joelhos, correr prestando atenção à pisada ora na ponta dos pés, ora no meio ou fazendo o rolamento. Cruzar excessivamente os braços na frente do corpo dificulta a fase do vôo. Corredores mais velozes não fazem isso, mas não existe uma regra fixa. É a que o indivíduo melhor se adapta de acordo com seu tipo físico.
Muitos atletas de ponta foram descobertos ao acaso já adolescentes, de origem muito pobre e tiveram uma ascensão rápida sem muita chance de corrigir a postura durante o desenvolvimento. Não é raro histórias de atletas que na infância tinham de correr de casa para a escola em duras regiões. Depois de adultos formados realmente fica mais difícil a correção desses vícios posturais.
Entretanto, defendo a tese da importância dos educativos, mesmo que não tenham a mesma eficiência na corrida como têm em outros esportes de movimentos mais técnicos, como a natação, uma das modalidades em que a perfeição dos movimentos faz a diferença.

Veja abaixo uma lista com os erros mais comuns entre os atletas na hora de correr:

- Atacar o solo,com toques dos pés chapados no chão, diminuindo a capacidade de amortecimento das articulações;
- Tocar o solo nas pontas dos pés o que pode levar a uma lesão no músculo tibial anterior;
- Toque forte com os calcanhares, o que aumenta o impacto e desacelera a corrida;
- Pouca flexão do quadril ou desalinho de uma perna em relação à outra, o que pode causar desequilíbrios no corpo todo;
- Pouca flexão dos joelhos, o que diminui a amplitude das passadas, fazendo com que a mesma distância necessite de muito mais passadas para ser vencida e aumente o impacto repetitivo sobre as articulações;
- Falta de coordenação entre braços e pernas, lembrando que os braços devem sempre estar a favor da movimentação, na amplitude e angulação correta para favorecer o deslocamento a frente e ajudar na economia de energia e eficiência dos movimentos;
- Falta de fortalecimento da região do core, afinal o centro do corpo é o que rege todos os movimentos e um centro fraco com certeza vai prejudicar toda a corrida pela falta de estabilização central.

 Vamos lá, comece como o...

1º Skipping baixo: Elevação alternada dos joelhos até a altura dos quadris, correndo no lugar;
Efeito: Fortalece a panturrilha.

2º Skipping alto: Levante o joelho até a altura da cintura, com os braços perpendiculares ao corpo em um ângulo de 90º, e as pontas dos pés tocando o solo;
Efeito: Fortalece os músculos da coxa e impulsão da Perna. Trabalha a elevação da perna em 90º .

3º Skipping para trás ou Anfersen: Correr no lugar ou em locomoção, com o corpo ligeramente inclinado à frente, encostando os calcanhares nos glúteos. Os braços continuam num ângulo de 90º.
Efeito: Concentra a força nos calcanhares.

4º Kick out: Movimento ritmado com as pernas estendidas tocando a Ponta dos pés no solo de forma alternada ao movimento dos braços ((que permanecem num ângulo de 90º).vide foto acima)
Efeito: Amplia força e amplitude dos membros inferiores.

5º Saltitamento: Pequenos saltos contínuos, mantendo um afastamento das pernas na largura do quadril. Saltos curtos sem tocar o caminhar no solo;
Efeito: Fortalece a panturrilha e melhora o equilíbrio.

6º Hopserlauf ou passeio no parque: Corrida alternando saltos com a elevação dos joelhos e o conseqüente trabalho de braços.
Efeito: Fortalece os músculos da coxa e melhora a impulsão do atleta durante o salto,

Obs.: Para todos exercícios educativos, realizar de 3 a 5 vezes, na distância aproximadamente de 20/30 metros.


Lembre-se que cada atleta tem suas peculiaridades na hora de praticar o esporte, por isso, é importante procurar um treinador que saiba apontar os erros e corrigi-los de forma natural.

Nenhum comentário:

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign