terça-feira, 27 de julho de 2010

O que é uma bicicleta longtail?


 
Basicamente, é uma bicicleta com uma traseira alongada graças a uma maior distância entre eixos – ‘longtail‘ significa ‘cauda longa’; as rodas estão afastadas mais 40 cm (aproximadamente) do que numa bicicleta normal. Do ponto de vista do aspecto exterior, as longtails serão as station wagons das bicicletas.
 

Que consequências tem a maior distância entre eixos?

  • O centro de gravidade altera-se. Numa bicicleta normal o peso do utilizador distribui-se desigualmente pelas duas rodas, sendo a de trás a que suporta mais peso. Numa longtail o peso do utilizador é distribuído pelas duas rodas de forma mais equitativa. Resultado: a roda de trás fica mais aliviada e a da frente passa a suportar mais peso do que antes.
  • A direcção fica mais pesada – houve transferência de peso para a frente.
  • A bicicleta ganha estabilidade. É mais fácil conduzir sem as mãos no guiador, por exemplo.
  • Há um efeito de suspensão intrínseco à nova geometria, as lombas deixam de ser um desconforto, por exemplo; há um amortecimento natural das irregularidades do terreno.
  • A roda traseira perde alguma tração (com a bicicleta sem carga) – houve transferência de peso desta para a da frente. Isto pode levar a que a roda derrape um pouco quando se começa a pedalar em pé a partir de um estado estacionário. No entanto…
  • A maior distância entre eixos faz com que a roda traseira da bicicleta não “fuja” para os lados se derrapar um pouco. Isto torna as longtails boas para zonas com neve.
  • Torna-se difícil ou mesmo impossível saltar com a bicicleta (bunny hops).
  • A brecagem aumenta, sendo necessário mais espaço para curvar.
  • Consegue-se fazer subidas mais inclinadas sem o risco de a bicicleta ameaçar virar-se por a roda da frente começar a levantar.

 
Para que serve uma longtail?
Para aumentar muito significativamente a capacidade de carga de uma bicicleta, sem perder o aspecto e as características de condução de uma bicicleta tradicional.
 
Dependendo do modelo, dá para transportar passageiros como em qualquer outra bicicleta, crianças em cadeirinhas próprias à frente ou atrás, até bicicletas e reboques atrelados. No entanto, uma longtail também dá para transportar passageiros adultos sobre a roda traseira, ou levar mais crianças de uma só vez, ou levar carga e passageiros tudo ao mesmo tempo.

 

Fonte: Cenas a Pedal

Um comentário:

simplifique disse...

Salve Alberto.
Estou na pilha de montar uma bike dessas. A Kona não vende a bike aqui no Brasil. Vamos ver o que consigo.
Te mantenho informado.
Abs.

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign