domingo, 14 de fevereiro de 2010

Yoga e corrida têm muito em comum


O Yoga pode revolucionar os treinos de um corredor. E o praticante de Yoga ganha benefícios ao combinar asanas, pranayamas e meditação com a corrida

Pode soar esquisito, mas o Yoga e a corrida têm muito em comum. Ambos desenvolvem prática, agilidade, flexibilidade e métodos respiratórios. Corredores tendem a enxergar a corrida como uma missão, pois desafiam suas limitações físicas e superam expectativas pessoais, desenvolvendo disciplina e autocontrole. “Por isso a ciência milenar do Yoga beneficia o corredor do século 21”, afirma Greta Hill, professora de Anusara Yoga da Califórnia radicada no Brasil. Durante um workshop sobre Yoga & corrida realizado no estúdio Yoga Flow em São Paulo, Greta apresentou uma seqüência dinâmica de posturas e exercícios respiratórios do Yoga para melhorar a flexibilidade do atleta, prevenir lesões, aumentar a concentração, estamina – resistência – e desenvolver consciência corporal, força e coordenação. Exatamente o que o corredor precisa para alcançar seus objetivos.

A corrida também ajuda na prática de Yoga – não tanto quanto na mão inversa, pelo fato de o Yoga já ser uma atividade completa, mas é bem válida para alguns casos. Aulus Sellmer, diretor técnico da assessoria esportiva 4any1 e praticante de Power Yoga, afirma que a corrida é extremamente benéfica para yogis, pois aprimora a condição cardiovascular do praticante. O treino aeróbio da corrida melhora a execução dos movimentos dinâmicos de um estilo vigoroso de Yoga como o Ashtanga Vinyasa. Ou ainda, como lembra Charlie Barnett, fundador do Yoga Flow, a corrida pode ser um ótimo complemento aeróbio para praticantes de métodos sem muito fluxo, mais baseados na permanência de posturas. “Na época em que eu praticava Iyengar, saía do estúdio de Yoga e ia direto correr no parque. Sentia-me completo com essa combinação”, diz.

Sellmer enfatiza a questão da concentração, bastante trabalhada no Yoga. Segundo ele, também é possível atingir um estado de concentração por meio da corrida: no momento em que pernas e músculos fluem sem qualquer esforço, as ondas cerebrais trabalham em uma freqüência baixa conhecida como zona alfa. Nesse estado, o corpo apresenta um estado de equilíbrio entre o consumo e a produção de oxigênio, proporcionando relaxamento. Ele sugere que corredores utilizem o Yoga para aprimorar a concentração e atingir a zona alfa com mais facilidade.

Charlie também teve essa sensação fora da teoria: “Chega uma hora na corrida que é mesmo como entrar em meditação, você não sente e não pensa em mais nada”. Natália Yudenitsch, jornalista, explora a fundo os benefícios da combinação de corrida com Yoga. Praticante de Yoga há quatro anos e corredora há dois, faz Ashtanga Vinyasa cinco vezes por semana e corre quatro, com Cris de Carvalho, diretora técnica do Projeto Mulher. “É uma combinação perfeita, porque a corrida melhora a capacidade aeróbia e cardiovascular, dá resistência, enquanto o Yoga desenvolve concentração, força e flexibilidade”.

Natália costumava fazer musculação, mas como o Yoga fornece o treinamento funcional, fica despreocupada quanto ao risco de lesões. Já participou de diversas provas de 10 k e no momento se prepara para a meia-maratona de São Paulo, em abril. Outra vantagem da corrida para praticantes de Yoga: os treinos tiram a responsabilidade do Yoga de exercer o papel “mundano” de compensar os abusos da vida moderna. Com a corrida, a prática de Yoga fica mais pura em seus objetivos. Em palavras mais simples e diretas, quem corre livra-se de pensamentos como “será que queimei as calorias do sorvete de ontem nesse vinyasa?” ou “espero que esse asana ajude a enrijecer as pernas”. Claro, é possível ter todos esses benefícios com prática regular das posturas, mas os objetivos
finais do Yoga vão muito além disso.

Teoria Aplicada
A filosofia do Yoga e a psicologia do esporte têm tanto o sankalpa – intenção – como dharana, concentração. No Yoga, não é nenhuma novidade usar o poder da mente. Mas depois que a tecnologia aplicada ao esporte evoluiu, os esportistas ganharam uma estrutura física melhor e mais nivelada. Então os especialistas começaram a acreditar na mente como o diferencial de um atleta. Ela pode aumentar a autoconfiança, concentração e assim, o rendimento no esporte.

A prática de concentração ajuda o atleta em todo aspecto de sua vida. Cyndi Lee, fundadora do estúdio Om em Nova York, afirma que no Yoga, os desafios estão sempre no caminho da prática e têm de ser bem-vindos, pois só assim o crescimento acontece. A transformação ocorre no limite. Tanto no Yoga quanto nos treinos de corrida, tem de haver equilíbrio entre tapas, que é o esforço sobre si próprio, e santosha, o contentamento, aceitação e capacidade de rendição. Segundo Swami Satchidananda, a prática de Yoga é como uma corrida de obstáculos. Eles estão lá para entendermos nossa capacidade. Todos temos esta força, mas parece que não a conhecemos. Precisamos ser desafiados e testados para que entendamos nossas próprias capacidades.

Na filosofia védica, é preciso ter equilíbrio entre o esforço e a rendição, e isso se aplica à rotina de treinos diários de corrida. Todo dia é um dia diferente. A energia da corrida flutua, assim logo é possível intuir como está a energia do dia. A energia é uma consciência que se aplica em prol da eficiência, mas é preciso suar a camisa! Pattabhi Jois afirma que o Yoga é 99% de prática e 1% de teoria (embora isso possa sercompreendido de várias maneiras, e até mesmo mal interpretado). Os asanas preparam o corpo para a “maratona” dos yogis, o mais elevado nível que se atinge: sentar-se em meditação. No caminho até esse objetivo, o praticante evolui sua prática de posturas e se aprofunda nos exercícios respiratórios.

De fato, corredores sabem que a melhoria na respiração é vital para o sucesso. O aumento de capacidade aeróbia traz maior liberdade de movimentos e prazer de realizar atividades físicas. Tensão representa queda no rendimento do atleta, portanto, uma respiração consciente é a chave para reduzir a tensão a níveis saudáveis. Exercícios de pranayamas – respiratórios – acalmam o sistema nervoso, tonificam os pulmões e relaxam o corpo inteiro. Corredores com alto nível de VO2 máx – índice que mede o volume máximo que uma pessoa é capaz de absorver de oxigênio em um minuto – bombeiam rapidamente o sangue rico em oxigênio para trabalhar os músculos. O máximo de oxigênio consumido é uma variável psicológica crucial para determinar a performance e resistência do corredor. Com o condicionamento dos asanas e pranayamas, é perceptível a quantidade de sangue fresco percorrendo o corpo.

Uma prática para combinar com a corrida
A partir de um condicionamento consistente e sistemático, é possível fortalecer e exigir mais de todos os grupos de músculos, que suportam e estabilizam o sistema esquelético. Isso pode de fato compensar os efeitos de treinos repetitivos do corredor. As posturas especialmente prescritas para esse fim por Greta Hill favorecem o alongamento, flexibilidade e equilíbrio fisiológico. Para uma prática combinada com corrida, comece com 3 a 5 Saudações ao Sol A (veja nossos vídeos, fotos e instruções no canal Asanas).

Yoga para ouvir o corpo
O Yoga ensina o praticante a cultivar a sabedoria do corpo, a confiança e conhecer seus limites. Assim que desenvolvida a habilidade de entender como o próprio organismo funciona, é possível receber e responder mensagens que o corpo envia. Essa questão é particularmente importante para o corredor, já que o organismo produz muita endorfina, substância produzida pelo mesmo que atenua a sensibilidade à dor e provoca a sensação de bem-estar. Esse “sentir-se bem” químico mascara a dor e isso pode causar lesões. Fique atento: em um percurso de 1.600 m, os pés tocam o chão mil vezes, o que representa três a quatro vezes o peso do corpo. Por isso, para compensar a tensão, os corredores experimentam desequilíbrios que comprometem as articulações e os músculos saem prejudicados. Músculos não alongados inibem o movimento das juntas, aumentando a possibilidade de lesões.



Saudação ao Sol A




Saudação ao Sol B


Nenhum comentário:

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign