quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

DOE MEDULA ÓSSEA!


Imagine, ainda que apenas por um minuto, que tem leucemia. Imagine que o seu médico lhe diz, após vários ciclos altamente debilitantes de quimioterapia, que não existe um dador de medula óssea compatível consigo. Imagine que sabe que isso significa que tem muito pouco tempo de vida, já que uma percentagem esmagadora dos doentes com leucemia, só tem esperança se fizer um transplante de medula óssea. Imagine a angústia, o medo e a ansiedade. Imagine a tristeza de se começar a despedir de quem mais gosta, sabendo que tem muito pouco tempo para o fazer. Os seus pais, filhos, irmãos e amigos. Imagine que há muitas pessoas que, pelas mais diversas razões, mas no fundo por nenhuma em especial, não são Dadores de Medula Óssea e que, provavelmente, uma dessas pessoas, que precisava apenas de ter gasto 1 hora, podia ter salvo a sua vida. Imagine que ainda não é Dador de Medula Óssea. Pare de imaginar.Inscreva-se no Banco de Dadores de Medula Óssea e talvez possa ser a "célulazinha" que falta para um doente com Leucemia ter uma "vida nova".
A medula óssea recompõe-se em poucos dias e não faz falta para quem doa. A falta de informação é, sem dúvida, o maior obstáculo na luta contra a leucemia!

PRA DOAR:
Você tem que ter entre 18 e 55 anos e então será retirada por sua veia uma pequena quantidade de sangue (5 ml);
Seu sangue será tipado para HLA, que é um exame de laboratório para identificar sua característica genética;
Seu tipo de HLA será colocado no REDOME – Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea;
Quando aparecer um paciente, sua compatibilidade será verificada;
Se for compatível, outros exames de sangue serão necessários;
Se a compatibilidade com o paciente for confirmada, você será consultado para decidir quanto a doação;
Seu atual estado de saúde será avaliado.

Você sabia que a doação de medula óssea é um dos procedimentos mais simples entre as doações, e que você pode salvar uma vida?
Acha que vão retirar toda sua medula? Sabe quanto será retirado se for encontrado alguém que necessite dela? Menos de 10%. Com uma agulha inserida direta na medula (próximo a “bacia”) ou retirada da veia depois de tomar um medicamento para que as células saiam da medula é migrem para o sangue periférico. Dentro de poucas semanas a medula doada será recomposta pelo doador.
Depois de um tratamento que destrói a própria medula o paciente irá receber por meio de transfusão a medula doada e depois da segunda semana estará produzindo células novinhas. Simples assim. Seja doador, quanto mais pessoas estiverem inscritas no programa, mais fácil será encontrar um doador compatível.
Passo a passo para se tornar um doador CLIQUE AQUI

QUEM NÃO PODE DOAR:
Você so não pode ser doador se tiver alguma desta doenças. Não podem doar que já teve: HEPATITE B , C , HIV , SIFILIS , CHAGAS, LEUCEMIA OU ALGUM TIPO DE CÂNCER NO SANGUE.
Vá ao hemocentro mais proximo de sua casa, e se cadastre, ou a Santa Casa de São Paulo:
Santa Casa de São Paulo
Rua Marquês de Itu, 579
Vila Buarque – São Paulo-SP
CEP: 01221-001
Telefone: (11) 2176-7000 / 0800-167-055

A VIDA DE ALGUÉM PODE ESTAR EM SUAS MÃOS!
DOE MEDULA OSSEA!

Importante
Um doador de medula óssea deve manter seu cadastro sempre atualizado. Caso haja alguma mudança, a pessoa deve entrar em contato com o REDOME: (21) 3970-4100 / redome@inca.gov.br. caso esteja no RJ.
Ou pela AMEO - Rua Dona Veridiana, 410 Vila Buarque- São Paulo - SP Fone/Fax (11)3333-4424/ ameo.spdoadores@terra.com.br. caso esteja em SP!
Perguntas e Respostas sobre Transplante de Medula Óssea

Nenhum comentário:

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign