sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

INTELIGÊNCIA ANTIESTRESSE (Por Madu Cabral)


O estresse não está mais restrito às pessoas que chegam em casa infelizes com seus trabalhos no fim do dia. Quem adora o que faz, tende a esquecer de suas necessidades e bem-estar, ocupa mais tempo e energia do que deveria e uma hora o estresse aparece.

O professor de Power Yoga, Anderson Allegro, diretor da Aliança do Yoga, dá soluções “yóguicas” para manter a calma e a saúde.

Com as exigências da vida moderna, como encontrar o limite entre eficiência e estresse?
O que caracteriza a eficiência é a capacidade de fazer algo sem esforço. Se existe esforço ou estresse é porque ainda não somos eficientes no que estamos tentando fazer. Por exemplo, para um chef de cozinha, cozinhar é algo simples, basta olhar o que tem na geladeira, combinar tudo e fazer um prato saboroso. Para alguém que não sabe cozinhar, esse processo será longo e tenso: sair para comprar ingredientes, processar tudo, cuidar do tempo que o alimento fica no fogo etc. Assim, para mim, eficiência e estresse se excluem mutuamente. Porém, mesmo se nos dedicamos a fazer apenas as coisas nas quais somos eficientes, é preciso prestar atenção no tempo que cada atividade leva e não se sobrecarregar. Mesmo o chef de cozinha, se tiver que fazer oito pratos em 15 minutos, poderá ficar estressado, pois o tempo que tem não será suficiente para a tarefa. Acho que um dos males da vida moderna é que nos tornamos eficientes em várias coisas e queremos fazê-las todas, mas nosso tempo continua sendo o mesmo de sempre: 24 horas.

Quais práticas e técnicas podem ajudar a estabelecer esse limite?
A Yoga Nidra (relaxamento profundo) é a técnica que diminui os níveis de estresse. Quando estamos equilibrados e conectados conosco, passamos a perceber quando forçamos nossa natureza para realizar algo e o nível de exigência daquela tarefa. A clareza mental dada pela Yoga Nidra, e amplificada pela meditação, nos permite refletir e fazer escolhas melhores. Podemos focar naquilo que somos eficientes e deixar de nos esforçar tanto.

Anderson Allegro é professor de Yoga há mais de 20 anos e biólogo. Estuda e ensina essa disciplina desde os 18 anos e viajou à Índia várias vezes para aprimorar-se. Aprendeu Ashtanga Yoga com Baptiste Marceau, professor francês, discípulo de Pattabhi Jois e participou do Planet Yoga Teacher Training com Leeann Carey em Hermosa Beach, Califórnia. Tem feito palestras sobre Yoga em encontros de professores e praticantes de Yoga em Florianópolis e São Paulo. Atualmente, dirige o Aruna Yoga, onde ministra o Curso Livre para Formação de Instrutores de Power Yoga há mais de dez anos. É o criador e apresentador do DVD POWER YOGA, volume 1 e 2, da Editora Qualidade de Vida. É diretor e um dos idealizadores da Aliança do Yoga. http://www.arunayoga.com.br/


Uma entrevista com Deepak Chopra, autor de mais de 55 livros, médico mundialmente reconhecido na área de cura do corpo e mente.
Por Madu Cabral

1. Quais são os principais hábitos que temos hoje em dia que impactam negativamente nossa saúde?
De acordo com Ayurveda (a ciência da vida) para os seres humanos serem realmente saudáveis precisamos viver de acordo com os ritmos da natureza, mas estamos cada vez mais desconectados destes ritmos. Para satisfazer nossos egos, precisamos sempre de mais poder e controle. Este é um círculo vicioso que vai se acentuando e a cada dia estamos mais desconectados de nosso ser. Portanto, temos que voltar à natureza e ao silêncio, precisamos transferir o nosso ponto de referência do exterior, do mundo material, para o nosso coração espiritual.

2. Como Yoga e Ayurveda podem beneficiar a nossa saúde?
Yoga e Ayurveda são ciências irmãs, que caminham juntas em prol do bem estar da humanidade. Yoga é o caminho da autorrealização. Ayurveda é o caminho para se obter uma boa saúde. O Ayurveda vê a vida como um intercâmbio de energia e de informação entre os indivíduos e meio em que vivem. Se nosso ambiente nos dá frutos e atmosfera agradáveis, nós prosperamos; se o nosso ambiente nos oferece desconforto e toxinas, nós definhamos. O Yoga integra nossos três corpos: físico, sutil e causal. Fortalece nosso corpo físico, equilibra o corpo sutil, nos centrando para entrarmos em contato com o corpo causal, alinhando nossa realidade material com nossa realidade virtual. Neste alinhamento acessamos o campo da potencialidade pura que permite que cada um de nós tenha uma vida saudável e próspera.

3. Como meditação e pranayama podem influenciar nossa saúde e nosso estado de espírito?
Pela primeira vez na história da humanidade a ciência está experimentando a espiritualidade. Quando controlamos o prana (energia vital), somos capazes de controlar nossa mente. Por meio de pranayamas (exercícios respiratórios) equilibramos as emoções, controlamos os pensamentos, fortalecemos o sistema endócrino e imunológico, criando energia que flui em nosso corpo. A meditação nos ensina a aquietar a mente, abrindo espaços silenciosos entre os pensamentos, nos ajuda a avançar no autoconhecimento e autodesenvolvimento.

4. Como podemos encontrar paz interior? O sr. poderia nos dar alguns conselhos práticos e exercícios?
O campo da potencialidade pura é a paz! É um lugar onde não há estresse, dor ou sofrimento e que devemos "visitar" todos os dias. Temos de aprender a aquietar nossas mentes e a viver no momento presente. Esta paz permanecerá em nós, mesmo em meio ao caos, mesmo em situações desafiadoras em nossas vidas.
Em relação aos conselhos práticos, acredito que professores de Yoga podem conduzir seus alunos em pequenas meditações guiadas como: “Sente-se confortavelmente, mantendo a sua coluna em posição ereta. Feche os olhos e leve a sua atenção no momento presente, sem julgamento ou sem qualquer expectativa. Apenas viva este momento. Agora observe sua respiração. Lentamente inspire e expire. Sinta o prana entrar pelas suas narinas e, em seguida, perceba o ar saindo suave e fluidamente. Este processo é natural. Evite controlar, apenas vivencie sua respiração. Se os pensamentos surgirem, basta voltar sua atenção para sua respiração. Vivencie e aprecie este momento por pelo menos dez minutos”. Lentamente, você se acostuma a este exercício. À medida que ele se torna natural e se sinta mais confortável, aumente o tempo de prática

5. Como esta paz interior influencia o nosso meio?
O Universo é um enorme vazio cheio de fótons que vibram permanentemente. Quando pensamos, todos nossos pensamentos são projetados nestes fótons. Isto significa que todos nossos pensamentos de raiva, medo, ressentimento, ficam alojados nestes fótons. Desta forma, todo o Universo vibra nesta frequência de raiva, medo, ressentimento, influenciando-nos com essas emoções que são muito comuns. Se formos capazes de sentir a paz em nossos corações todo o Universo vibrará em paz novamente. Todo o ser humano receberá as vibrações de paz, harmonia, amor e felicidade.

6. O que um grande grupo em meditação pode fazer pelo mundo?
Uma pessoa sozinha em meditação não é capaz de fazer muito pelo mundo. Mas, se formos capazes de reunir pessoas que querem se transformar, pessoas que realmente desejam conectar-se com os seus espíritos e alcançar paz interior, seremos fortes o suficiente para iniciar uma mudança na vibração do universo. Da violência à paz, cada um de nós é responsável por criar um mundo melhor.

Deepak Chopra é o idealizador de um movimento mundial pela paz, com mais de 20 mil participantes. Faça parte, acesse http://itakethevow.com/.

Nenhum comentário:

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign