segunda-feira, 6 de julho de 2009

Força, envelhecimento, treinamento e saúde

Dos 18 aos 30 anos atingimos o pico de hormônios como Testosterona e GH (hormônio do crescimento). Nessa fase ganhamos músculos e perdemos massa gorda com facilidade. Depois a concentração do hormônio diminui década a década.

Então, depois dos 30 anos, tendemos a perder tecido magro e massa muscular e a ganhar gordura. Um adulto perde aproximadamente 200 gramas de músculo por ano e ganha cerca de 600 gramas de gordura. Isso equivale a uma perda de 1 Kg de músculo e o acúmulo de 3Kg de gordura por década.

Se isso não bastasse, o gasto energético cai em média, 5% a cada dez anos. É como se nossa massa muscular fosse como o cilindro do motor de um carro: Quanto mais cilindros, mas combustível ele gasta. Sendo assim, quanto mais músculos se têm, mais energia consume.

Vale ressaltar, portanto, os benéficos que os exercícios aeróbicos e a musculação para todos e principalmente para os jovens com mais de 40 anos:
Os exercícios aeróbicos tem mais repercussão sobre o sistema cardiorrespiratório (capacidade de trabalho do coração, capacidade de consumo de oxigênio), levando a uma melhoria do potencial geral do trabalho físico. Isso é importante, quando se sabe que a capacidade aeróbica declina com o envelhecimento.

Quanto à força, sabe-se que uma das características mais marcantes do processo de envelhecimento é o declínio gradual da capacidade de desempenho muscular, portanto, a manutenção da força muscular contribui para prevenir a instabilidade articular, a osteoporose e melhora a auto-estima.

Outras leituras:
Nível de atividade física e hábitos alimentares
O envelhecimento e o treinamento de força
Prescrição e benefícios do treinamento de força para indivíduos idosos
Nutrição e atividade física para a promoção da saúde no envelhecimento
Qual é a sua idade de corredor?

Um pouco da poesia de Fernando Pessoa:

Nada Fica
Nada fica de nada.
Nada somos.
Um pouco ao sol e ao ar nos atrasamos
Da irrespirável treva que nos pese
Da humilde terra imposta,
Cadáveres adiados que procriam.

Nenhum comentário:

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign