segunda-feira, 6 de julho de 2009

Torneio de carregamento de esposa...

Após 11 anos, Finlândia vence torneio de carregamento de esposa
Copa do Mundo era dominada por competidores da Estônia.
Vencedor carregou mulher por percuso de 250 m em 1min02s.

Alemão participa de campeonato de carregamento de esposa em Sonkajarvi. (Foto: AFP)
Após onze anos de supremacia da Estônia, um competidor finlandês conseguiu trazer um dos títulos mais importantes da região de volta para o país. No domingo, Taisto Miettinen conquistou a Copa do Mundo de Carregamento de Esposa, realizado anualmente em Sonkajaervi, na Finlândia.

Mettinen correu o percurso de 250 metros, que inclui duas barreiras e um obstáculo aquático, em 1min02s, carregando nas costas a parceira Kristina Haapanen. Eles derrotaram o casal da Estônia, Alar Voogla e Kristi Viltrop, por um décimo de segundo.

Foi a décima vez que o vencedor participou da competição. "Já perdi por frações de segundo. A vitória, enfim, tem um sabor especial", afirmou Mettinen, novo herói finlandês.

Os finlandeses Heikki Hannukainen e Heini Rauhamaa completaram o pódio, chegando a 6s do casal vencedor. Neste ano, participaram da Copa do Mundo competidores de oito países.

Mais sobre o esporte:
Para competir, os homens precisam correr 240 metros carregando as mulheres nas costas e enfrentando uma série de obstáculos. A parte mais difícil era cruzar uma piscina de 1,2 metro de profundidade. Segundo Antony Partradgi, campeão da corrida nos últimos quatro anos, as mulheres não precisavam ser necessariamente as esposas, mas teriam de ser maiores de 17 anos e pesar mais de 50 quilos. "Caso contrário elas teriam que usar um cinturão com pesos extras", ele explicou.

A forma de carregamento também tem regras. "Há apenas três estilos para carregá-las", explicou um dos organizadores, David Vaughan.

Uma das formas é nas costas, com a mulher entrelaçando as pernas na cintura do homem e os braços nos ombros, outra é com as pernas de um lado dos ombros e os braços no outro ombro, no estilo salvamento, e a outra, com a mulher de cabeça para baixo, com as pernas entre o pescoço do homem e com os braços ao redor da cintura do corredor. "Esta é a mais popular", disse Vaughan.

"A mulher tem uma função importante no jogo. Ela ajuda ou atrapalha a corrida dependendo de como ela distribuiu o corpo sobre o homem", explicou David Stow, um dos participantes.

O vencedor é quem conseguir fazer todo o trajeto em menos tempo. Uma das recompensas é o peso da esposa em cerveja.

O esporte é originário da cidade de Sonkajarvi, na Finlândia, e começou como uma brincadeira e uma forma de recordar histórias do passado, quando homens, para cortejar mulheres, usavam a força bruta.

Hoje em dia o esporte é praticado, além da Austrália e Finlândia, na Estônia, Noruega e Estados Unidos. O atual recorde mundial é de um casal estoniano, que completou o percurso em 55.5 segundos.

Bons Treinos (com ou sem esposa no pescoço!)

Nenhum comentário:

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign