segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Quebradeira TOTAL


Tudo começou muito cedo no domingo, pois a largada da geral começava as 7 horas, mas os cadeirantes largavam logo as 6:30... E como o local da largada (Itaipú Binacional) fica longe da cidade, tivemos que utilizar os ônibus da organização para nos dirigirmos até lá.

A cidade ainda esta curtindo o final das "baladas": postos de gasolina lotados, carros para cima e para baixo, casais brigando, bêbados pelas ruas, gritarias e uma turma de atletas quietos amontoados nas calçadas dos hotéis conveniados a espera da condução prevista para 5 horas da manhã.

Problema com o ônibus dos cadeirantes que foi "tomado" por atletas não-cadeirantes, mas tudo resolvido e saímos em direção a largada.

Na área de concentração para largada, encontramos vários amigos, fotos, abraços e desejos de uma boa prova para todos...

O sol já raiva no horizonte prometendo um dia de sol quente apesar do vento forte. Entretanto, ainda tínhamos na cabeça a ultima informação da previsão do tempo que iria chover ou pelo menos fazer um dia menos quente... Que ilusão! Que erro de previsão!

Foram dada uma serie de largadas: Cadeirante, deficientes visuais, elite feminina e por fim, foi dada a nossa largada..

Todos (ou quase todos) sabiam que era importante dosar o ritmo no inicio, pois o a sequencia de subidas e descidas tendem a quebra o atleta durante o trajeto dos 42 Km. Somando-se isso a questão do calor intenso, adivinhem no que deu?
Quebradeira total!
Alguns maratonistas experientes com mais de 100 maratonas nas costas, já estavam andando no Km 10 reclamando do calor... Afirmando: “O sol me pegou!”
Outros foram um pouco mais além até o quilometro 18 ou 25 ou 30, mas, vários atletas experientes, inclusive que fizeram as 3 edições de Foz, simplesmente caíram pelo cansaço causado pelo calor...

Também tive problemas com o calor, mas ao tentar ajudar alguns amigos e conhecidos, me auto ajudei... Continuei “quase” firme tentando manter um ritmo de 5min/Km e literalmente tomando banho nos postos de hidratação para resfriar o corpo.

Bom! Completei a prova com muita mas muita felicidade, por ter conseguido um tempo consideravelmente bom em relação as dificuldades que encontrei no longo caminho até a chegada!

Comparando com o ano passado, quando a temperatura estava muito mais favorável a corrida, eu aumentei o tempo total da prova em 10 minutos, mas falta confirmação oficial.

Vamos aos pontos positivos:
- Excelente suporte durante e no final da prova
- Medalha
- Resfriamento no final da prova
- Massagem
- Banheira de gelo
- Frutas
- Banheiros no percurso
- Horário da largada

Pontos negativos:
- Nenhum

Sugestões de melhoria:
- Medalhas diferentes conforme o tempo, por exemplo:
- abaixo de 3 horas Ouro
- de 3 a 3,30 Prata
- entre 3,30 – 4,00 Bronze e
- acima de 4,00 “medalha de participação genérica”.
(Pois, acredito que deveríamos prestigiar (reconhecer) aqueles atletas que ontem fizeram um tempo entre 3:00 e 3:30 e não conseguiram se classificar na faixa etária)

Congresso Técnico / Retirada do Kit:
Poderia passar para o período da manhã, possibilitando maior descanso aos atletas no período da tarde.
Jantar de Massas passaria a ser Almoço de massas e a tarde seria para descansar
Obrigado ao pessoal do SESC - Paraná envolvido na organização da prova! Vocês foram fantásticos!

Grande abraço e parabéns ao meu amigo que não quebrou e fez um tempo fantástico:
Samuel Luiz Toledo (e foi sua primeira vez e Foz)



2 comentários:

Ivo Cantor corre e conta disse...

Prezado amigo Alberto, estava aguardando ansioso o seu relato. E agora, estou tranquilo com sua descrição, dando conta de que foi tudo bem apesar do clima difícil. Se ontem nós sofremos aqui com o calor durante uma prova de 10km, imagine-se vocês aí em Foz, onde habitualmente já é calor, e ainda durante 42km. Mas, parece que você saiu-se muito bem. Parabéns por mais uma brilhante conquista. Cumprimentos de Ivo Cantor.

Unknown disse...

Alberto: Está cada vez mais difícil te acompanhar. Parabéns por mais uma vitória.
Abraço, Gabbardo

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign