sábado, 22 de agosto de 2009

Super Maratona de Nova Friburgo_Turismo



Passear pela história e beleza de
Petrópolis e Teresópolis

Conta a história que, a caminho de São Paulo, onde proclamaria a Independência do Brasil, Dom Pedro I parou no alto da serra do Rio e encantou-se com uma grande fazenda. Em seguida, comprou aquelas terras para seu filho, Pedro II, contratou arquitetos europeus para erguer palácios e assim fez nascer Petrópolis (“Cidade de Pedro”), a nossa Versalhes Tropical. Depois, coube ao próprio Pedro II expandir a região, criando a vizinha Teresópolis, em homenagem a sua mulher, Teresa Cristina. E assim começou uma história de sucesso que dura até hoje: a da bela Serra Fluminense e suas três cidades-sede: Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo – esta, colonizada por suíços, o que manteve a atmosfera européia da região. Atualmente, foi adotada pelos cariocas, como destino dos chiques e bacanas nos fins de semana. Sua nova realeza são alguns chefs, que ali pilotam pequenos restaurantes. Tanto que até surgiu na serra o Vale dos Gourmets, o que não deixa de ser uma ironia, quando se sabe que Pedro II só tomava canja de galinha. No rastro, vieram pousadas de nível e distritos elegantes, como Itaipava e araras, onde a beleza da natureza rivaliza com a do próprio Parque da Serra dos Órgãos, que domina o horizonte, com seus picos salientes. No mínimo, Dom Pedro I sabia escolher bem.

VÁ...
... se quiser uma ótima alternativa para as praias do Rio.
NÃO VÁ...
... se espera gastar pouco, comendo e dormindo bem.

Onde?
A Serra Fluminense fica bem perto do Rio de Janeiro e espalha-se pelos municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, além de distritos, como Itaipava, Araras, Corrêas, Lumiar e Sana – estes dois últimos, bem alternativos. Até Petrópolis são 60 quilômetros pela BR-040. Para Nova Friburgo, pouco mais do dobro disso, pela RJ-116.

Quando?
A temperatura é bastante agradável na serra o ano inteiro, mas o auge da temporada é o inverno, quando os termômetros baixam e os cariocas chegam em peso, para curtir a Suíça do Rio de Janeiro. No inverno, os dias são ensolarados, mas as noites, geladas. O outono e a primavera são lindos. Já, no verão, chove bastante na região.

Se eu fosse você...

... passearia bastante pelo Centro de Petrópolis, que tem, entre outras atrações históricas, o imperdível Museu Imperial, que abriga tudo sobre Dom Pedro II e companhia.

... visitaria, também em Petrópolis, a curiosa Casa Encantada, que pertenceu a Santos Dumont e mostra toda a genialidade do inventor brasileiro.

... assistiria ao espetáculo de som e luzes que acontece nas noites de sábado, nos jardins do Museu Imperial. É uma agradável aula de história do Brasil.

... faria uma caminhada curta, até a Pedra do Sino ou uma das cachoeiras do Parque da Serra dos Órgãos, mas tiraria da cabeça a idéia de fazer a travessia completa de Petrópolis a Teresópolis, porque esta leva três dias inteiros.

... ficaria hospedado numa boa pousada, como a Tankamana, Capim-Limão, Araras, Fazenda das Videiras e Alcobaça, em Petrópolis, ou Rosa dos Ventos, em Teresópolis, e Pousada do Riacho, em Nova Friburgo.

... arriscaria o banquete típico russo do restaurante Dona Irene, em Teresópolis, o melhor (e, talvez, único) do gênero no Brasil.

... iria de carro, mesmo que alugado no Rio, para poder passear pelas três cidades e porque as distâncias na serra não são nada curtas.

... não perderia o visual das montanhas na estrada que liga Petrópolis a Teresópolis.

Quanto tempo ficar?
3 Dias para conhecer apenas uma das cidades, ou uma semana inteira, para curtir todas elas.

A Serra tem até um vale dedicado aos gourmets. Uma ironia, já que Dom Pedro II só tomava canja de galinha.

Aproveite para...
... esticar até as fazendas históricas de café de Vassouras e Barra do Piraí.


Links


Secretária de Turismo de Teresópolis

Fonte: Souza, Jorge de – 100 lugares qu você precisa visitar antes de dizer que conhece o Brasil / Jorge de Souza – São Paulo: Panda Books, 2006

Nenhum comentário:

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign