terça-feira, 14 de julho de 2009

Impressões sobre a Maratona de Brasília 2009

Complei a Maratona de Brasilia em 3H57M07S (tempo líquido), bem acima do meu melhor tempo, mas muito bom para as condições adversas de relevo, temperatura e umidade. Fiquei em 69 lugar de um total de 127 que completaram a prova.

A seguir alguns comentários que resumem bem a Maratona de Brasília (RunDay) no domingo 12 de Julho, 2009:

De Nilson Paulo de Lima:
"Sábado (11), numa exposição da Polícia Rodoviária Federal, ainda era possível fazer inscrições na retirada dos Kit’s.
A entrega dos chips uma hora antes da largada nos obrigou a levantar mais cedo. As mulheres se desesperaram, os homens corriam de um lado para outro um busca de um local para suas necessidades fisiológicas, aproximadamente 1.100 corredores entre eles 180 maratonistas procuram em vão um banheiro no local da concentração.
Um tiro de canhão as 7h35 em frente o Ministério da Justiça deu o sinal da largada, rumo a um percurso de sobe e desce de 21 quilômetros, é o percurso mais difícil das 7 maratonas do Brasil. O ar seco e o calor foi um ingrediente a mais para dificultar a prova. O trecho de 2 quilômetros na região das Embaixadas é o mais cruel de todos, uma subida sem fim, que se tornava ainda mais cruel ao se lembrar que deveria ser repetido. Tornou-se um ponto da caminhada, até hoje está em minha memória as embaixadas do Egito, Senegal, Emirados, etc...
Ao completar a primeira volta na metade da prova(21k), um caminhão descarregava os banheiros, já sem utilidade. Apesar da marcação dos quilômetros incorretos, o percurso com sinalização e proteção do transito pela Policia Rodoviária Federal estava perfeito. Ótima distribuição de água complementada com gatorade e Coca. Foi boa idéia a entrega de uma foto de cada maratonista na hora da chegada, uma agradável surpresa. Apesar de não constar a data da prova e nem a edição, mas é uma bonita medalha. Considerando todas as dificuldades da prova e o desgaste pela seguência de maratonas no ano, gostei do meu tempo de 3h39".

De Julio Cordeiro:
"... O famoso clima seco e com o sol forte, aliado a pouca quantidade de maratonistas inscritos (180) era um prenúncio que a minha situação não era muito boa.
Com um susto do tiro de canhão na largada, saí forte, mesmo sabendo que iria sofrer no final.
O percurso de subidas e descidas, pegava feio na região das Embaixadas, mais a distribuição de água a cada 3 kms, gatorade, coca cola e malto dextrina em alguns pontos foi muito boa.
Fechei a meia maratona já "cansado" e por muitas vezes lembrei da frase do amigo Paulo Picanha que diz: "Que porra é que eu tô fazendo aqui????"
A segunda metade foi de lascar...Meus amigos Nilson Lima, Maurício , Alberto Peixoto, e o "feioso brancoso" de Curitiba passaram facilmente por mim.
Sem apoio popular, com muita dificuldade intercalei trotes lentos e pequenas caminhadas, mas sempre olhando para trás pra ver se via uma camisa amarela dos Marathon Maniacs.
No km 37, morto de cansado e com 03 horas e 30 minutos, vi que não daria pra fechar em sub 4 horas...
"

De Miguel Delgado :
"A Maratona de Brasília é uma prova dura e boa. O receio de problemas no abastecimento existia e não ocorreu, mas dá a impressão que nessa terra seriam necessários ainda mais postos de abastecimento porque a garganta seca num instante. Tive que correr carregando um copo d´água sempre e ainda peguei mais um com um motoqueiro que passava perguntando se estavamos bem.
O único furo grave que me recordo foi a falta de banheiros na largada. Os banheiros chegaram quando eu estava passando pela meia maratona, ou seja, duas horas e 15 minutos depois de iniciada a prova. Passaram carregando um na minha frente e tinha mais no caminhão.
Todos sabem que banheiro na largada para os corredores é imprescindível e para Maratonistas é mais imprescindível ainda pela demora da prova. A falta dele foi especialmente grave para os Baleias que tiveram que tomar a providência, independentemente da situação.
O local foi estabelecido, pedimos desculpas à cidade e o excesso de bagagem foi lançado ao chão.
Os Baleias tiveram o seu dia de Senadores da República e fizeram m.... em Brasília..
."

De João Gabbardo:
"Concluída a Maratona de Brasília. Nos últimos 6 meses é a 10º prova, entre maratonas e ultras. Não posso negar que cheguei no limite físico.
O tempo de prova foi 4:27h, o percurso é MUITO difícil.
O importante foi chegar super inteiro mas com cada perna pesando em torno de 100kg."

De Sabine Breton:
"Que prova difícil, Brasília.
O Ésio me alcançou, logo após a subida horrorosa das embaixadas (17km). Muito querido tentou me reanimar, pois, ali, decidi correr apenas 21km. Valeu Ésio!!!!!!"

Gostei muito do que o João Gabbardo escreveu sobre o grupo na Maratona de Brasília, segue abaixo:
"Tem sido muito legal o convívio que temos estabelecido nos encontros para nossas corridas. A de Brasília foi a melhor. Tivemos tempo de reunir no sábado, almoçar, jantar, passear pela Esplanada, reunir novamente uma hora antes da prova, durante a prova e depois da prova. Tem aparecido gente nova mas sempre com o espírito alegre e solidário, estamos competindo conosco e com nossos objetivos, tão diferentes para cada um de nós, mas igualmente importante para todos.
Quando se conhece um pouco mais da história de cada um do grupo, fica sempre uma emoção guardada e uma sensação de vitória pessoal. Espero ter outra provas como a de Brasília, não da corrida, mas da convivência que nos foi proporcionada
.

Obrigado!

Bons Treinos e que venha Bombinhas...

2 comentários:

Correr é meu SPORT disse...

O lamentável é que o TIRO DE CANHÃO não tenha atingido nenhum dos inúmeros corruptos existentes na cidade já que eles fogem na quinta feira.

Harry disse...

Peixoto
Muito bom! + uma pro curriculum...
Abraço,
Harry

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign